Volta para Casa - Harlan Coben

Sinopse: Dez anos atrás, dois meninos de 6 anos foram sequestrados enquanto brincavam na casa de um deles, uma mansão em um bairro elegante de Nova Jersey. Mas, após o pedido de resgate, as famílias nunca mais tiveram notícias dos sequestradores nem de seus filhos.
Agora, Myron Bolitar e seu amigo Win acreditam ter localizado um deles, o adolescente Patrick, e farão de tudo para resgatá-lo e obter as respostas pelas quais todos anseiam:
O que aconteceu no dia em que foram raptados?
Onde ele esteve durante todo esse tempo?
E, o mais importante, onde está Rhys, seu amigo ainda desaparecido?
Após cinco anos sem escrever nenhum livro da série Myron Bolitar, Harlan Coben brinda os leitores com Volta Para Casa, um suspense explosivo, como só o seu talento pode criar. Um thriller profundamente comovente sobre amizade, família e o verdadeiro significado de lar. (Skoob)

Livro recebido em parceria com a Editora 
COBEN, Harlan. Volta para Casa. Arqueiro, 2018. 304 p. 


Não há dúvidas de que as leituras mais despretensiosas são aquelas com o maior potencial para te encantar. E foi exatamente o que aconteceu comigo em Volta para Casa. Nunca tinha lido nada do autor, mas bastou este livro simplesmente maravilhoso para me apaixonar. A obra é o 11º livro da série Myron Bolitar, de Harlan Coben.

Há dez anos Patrick Moore e Rhys Baldwin foram sequestrados. Na época, com 6 anos, os meninos brincavam na casa dos Baldwins e estavam sob a supervisão da babá finlandesa, Vada Linna. Ao receber um email anônimo, Win Lockwood parte para Londres em busca dos meninos desaparecidos. Mas, ao chegar lá, ele acaba metendo os pés pelas mãos e liga para seu amigo, Myron Bolitar, em busca de ajuda.

“Se eu pegar o Patrick neste instante, se atravessar a rua e simplesmente arrastá-lo comigo, o que será do Rhys? Diante de mim está um dos garotos desaparecidos, mas a minha missão é resgatar os dois. Portanto, não posso me precipitar. Preciso ser paciente. O que quer que tenha acontecido dez anos atrás (não acredito em golpes cruéis do destino, já que os culpados geralmente somos nós mesmos, homens de carne e osso) que tirou esses meninos da opulência de uma mansão para coloca-los na imundície das ruas, meu receio é dar um passo em falso e fazer com que ele suma de novo, dessa vez para sempre.”

Rhys Baldwin é na verdade primo de Win, filho de sua prima Brooke. Por isso, mesmo quando todos já tinham desistido do caso, afinal já tinham se passado dez anos, Win ainda procurava por pistas. Já com seus 40 e tantos anos, Win é um homem misterioso e até mesmo perigoso, se você não é amigo dele. O homem faz de tudo para conseguir o que quer quando os envolvidos são as pessoas por quem ele se importa.

Myron Bolitar, como alguns já sabem, é um ex-jogador de basquete que, devido a uma lesão grave no joelho, foi obrigado a largar o sonho de fazer do esporte sua carreira. Depois do acidente, Myron se formou em Direito e abriu uma agência para atletas e, eventualmente, outros artistas. Ele conheceu Win ainda na faculdade e os dois são melhores amigos desde então.

“O jogo enfim começou. Myron estava no paraíso, sentado ali ao lado do pai, vendo o sobrinho dominar aquele esporte que ele tanto amava, um jogo tão simples e primitivo, mas ao mesmo tempo tão emocionante. Já não havia remorsos ou feridas por cicatrizar. Ele sentia falta das quadras, claro, mas sabia muito bem que seu tempo já havia passado. E, puxa, como era bom ver aquele moleque, seu sobrinho, mandando tão bem e gostando tanto da experiência.”

Posso dizer, sem sombra de dúvidas, que Volta para Casa é o melhor livro que li este ano, se não o melhor livro que já li na vida. Não é à toa que Harlan Coben é conhecido como “o mestre das noites em claro”. Não só a trama, mas todos os personagens também são muito bem explorados e, em se tratando de uma série, aqueles que deixam um gostinho de quero mais são os que já apareceram em outros livros e não são o foco do atual. Existem duas séries com histórias voltadas para os personagens do livro, a série Myron Bolitar, a qual a obra pertence, e também a série Mickey Bolitar (sobrinho de Myron). Acho que nem preciso dizer que todos os livros das duas séries já estão na minha lista de desejos.

Apesar de ser um livro de suspense, Harlan consegue incorporar um toque de humor ao livro, especialmente em se tratando de Win e Myron. Não sei dizer quantas piadas sem graça eu li durante a história, mas foi um detalhe que me agradou bastante. As piadas, entre outros detalhes, fazem com que ambos tenham aquele jeitão bem característico de homens em seus 40 e tantos anos.

“ – Você, Myron, tem um complexo de super-herói. Acha que pode tornar o mundo um lugar melhor. É um Quixote lutando contra moinhos de vento – dizia ele.
– E você, é o quê?
– Um colírio para os olhos da mulherada.
Win.”

Harlan tem um estilo que te prende do começo ao fim do livro, não tem altos e baixos na leitura, a história flui muito bem e os detalhes são apenas o suficiente para te situar no espaço e tempo e te manter com aquela curiosidade do que vem depois. Não é uma daquelas narrativas que, nas primeiras páginas você já sabe tudo o que vai acontecer até o final. Quando cheguei aos últimos capítulos, fiquei sinceramente chocada com o desfecho da história e não fazia ideia que tomaria aquele rumo até ler tudo em detalhes.

Para aqueles que já conheciam a série Myron Bolitar, Volta para Casa está simplesmente espetacular e acredito que vai atender a todas as expectativas que possam surgir. Para quem, assim como eu, não conhecia nenhuma obra do autor, a experiência é fantástica. Harlan Coben está na minha lista de autores favoritos e mal posso esperar para ler os outros livros da série.


Ale Afonso
Ale Afonso

10 comentários:

  1. Sei que vou ser linchada, mas preciso ser honesta. Quando li meu primeiro livro do Halan, simplesmente me apaixonei por sua historia, escrita e trama, tanto que durante a leitura eu havia comprado mais dois livros para terminar um começar o próximo, porém qual foi minha surpresa??? Na metade do segundo livro eu comecei a confundir fatos. Os suspenses sao maravilhosos porém é tudo muito parecido, entende?? Até que parei nesse segundo e fiquei com medo de seguir com a confusão. Essa resenha é muito boa e assim que eu achar que me desintoxiquei da sua escrita quero voltar a le-lo, pois certamente é um baita autor.

    ResponderExcluir
  2. Olá! Estou doida pra ler esse livro, curto muito suspense e mistério, gosto muito da escrita do Harlan Coben, cada resenha que leio desse livro me deixa ainda mais curiosa em conferi isso tudo que estão dizendo desse livro.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Alessandra!
    Não tive oportunidade de ler nenhum dos livros do Harlan com o Bolitar, mas leio tantas boas resenhas e ver que ele depois de tanto tempo trouxe esse enredo tratando de desaparecimento, me fez despertar e quer ler todos logo de uma vez.
    É doloroso não saber o que aconteceu com aquela pessoa que amamos e desapareceu...
    E como os diálogos são muitos e facilitam a leitura, fica ainda mais atrativo.
    Bom final de semana!
    “A consciência é o melhor livro de moral e o que menos se consulta.” (Blaise Pascal)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA JULHO - 5 GANHADORES - BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM!

    ResponderExcluir
  4. Só Coben tem o poder de nos colocar na história, nos fazer acreditar que já resolvemos tudo, achamos os suspeitos, identificamos os fatos e deciframos todo o mistério.Daí, ele vem e num virar de páginas, nos coloca com cara de alface murcha em frente às páginas e nos faz não entender nadinha.rs
    Ainda não li este novo trabalho do autor, mas já está na lista de desejados tem um tempinho e não vejo a hora de poder conferir!
    Beijo

    ResponderExcluir
  5. Olá, Alessandra
    Ainda não li nenhum livro de Harlan, mas quero muito.
    Vejo muitas pessoas comentando maravilhas de seus livros, gosto muito de suspense, livro policial então sei que vou amar esse livro.
    Espero ler logo para saber o que aconteceu com essas famílias, os meninos, o que aconteceu com eles.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi Alê,
    Adoro a escrita do autor, ele molda muito bem seus personagens, com característica bem específicas para o leitor se conectar com eles.
    A história sem dúvidas é interessante, e fico bem curiosa para saber o que esses meninos andaram fazendo, já que vi por ai que eles não tinham tanta intenção de voltar para a casa, se eu conheço o autor, ele nos brindará com um final digno de seu nome, e melhor, que surpreende. Já quero ler.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oi Alessandra!
    Eu li há poucos dias um livro do autor, desanimei tanto, esperei tanto da leitura, mas infelizmente não foi lá aquelas coisas, eu espero qdo conseguir ler outras obras del saia essa má impressão que ficou...Mas confesso que estou com o pé atrás...
    Bjs!

    ResponderExcluir
  8. Eu gosto muito da escrita do Harlan, sempre que quero ler um suspense procuro livro deles. Ainda não li volta para casa, mas parece ser um daqueles livros muito envolves com uma boa premissa. Fiquei muito curiosa para saber mais sobre essas crianças raptadas, onde estiveram todo esse tempo longe de casa? E como a família conseguiu se manter unida?

    ResponderExcluir
  9. Até agora li um livro do autor e gostei muito. Esse parece ser muito bom, fiquei curiosa com o mistério da trama do desaparecimento, o autor deixa o leitor em um estado de ansiedade tentando desvendar o que aconteceu. Gosto de historias com personagens principais mais de idade é difícil achar, geralmente são mais adolescentes.

    ResponderExcluir
  10. Infelizmente, nunca li nada do Harlan, apenas por falta de oportunidade mesmo. Já vi tantos elogios á seus livros que não lê-lo seria um crime, hahah. Com certeza lerei.

    ResponderExcluir

Agradeço muito sua visita e peço que participe do blog, deixando um recadinho. Opiniões, idéias, sugestões, são muito importantes para fazer o blog cada vez melhor!
Assim que possível, retribuirei a visita.

Beijos, Julia G.