A Terra das Sombras - Meg Cabot

Fonte da Imagem: O blog da Mari
Sinopse: Falar com um fantasma pode ser assustador. Ter a habilidade de se comunicar com todos, então, é de arrepiar qualquer um. A jovem Suzannah seria uma adolescente novaiorquina comum, com seu indefectível casaco de couro, botas de combate e humor cáustico, se não fosse por um pequeno detalhe. Ela conversa com mortos. Todos eles. Qualquer um. Ela é uma mediadora, em termos místicos, uma pessoa cuja missão é ajudar almas penadas a descansar em paz. Um dom nada bem-vindo e que a deixa em apuros com mãe e professores. Como convencê-los da inocência nas travessuras provocadas por assombrações? Essa é a emocionante trama de A mediadora série best seller de Meg Cabot, que ganha nova capa.
Em A TERRA DAS SOMBRAS, primeiro volume da série, Cabot apresenta a vida desta mediadora divertida, que tem certa ojeriza a prédios antigos — quanto mais velho um edifício maiores as probabilidades de alguém ter morrido dentro dele —, um pai-fantasma nada ausente e uma nova família, que inclui um pai adotivo e três irmãos postiços. A história começa com a mudança de Suzannah para a ensolarada Califórnia e, para seu desespero, uma casa do século passado. Assombrada, claro. Só que por um fantasma bonitão, que nada faz para assustá-la. Muito pelo contrário.
Os problemas de Suzannah, porém, não estão só no lar, mas também na escola. Lá, o espírito de uma garota, que se matou por causa do namorado, ameaça a segurança de todos. Só Suzannah com suas habilidades e poderes especiais pode salvar seus amigos e professores da fúria terrível de uma assombração com grandes poderes... (Skoob)

Claro que eu sempre adorei tudo que li da Meg Cabot. Mesmo assim, não estava preparada para gostar tanto do primeiro livro da série A Mediadora, publicado pela editora Galera Record. A Terra das Sombras é uma mistura de tudo aquilo que gosto: leveza, mistério, romance, aventura.

Suzannah até parece uma garota normal. Mas o fato de ela estar sempre  falando sozinha, arrumando confusões e causando estragos por onde passa comprova que isso não é bem verdade. O maior problema nisso é que ela normalmente não tem culpa. Mas quem acreditaria? Essas são as consequências para quem vê e fala com fantasmas.

"Ele me olhou fixamente com seus olhos negros e úmidos. E perguntou, com uma voz rouca por falta de uso:
- Que quer dizer... bateu as botas?
Não pude deixar de revirar os olhos de impaciência. E traduzi:
- Esticou as canelas. Dobrou o Cabo da Boa Esperança. Foi desta para melhor.
Quando vi por sua expressão de perplexidade que ele continuava sem entender, finalmente eu disse, algo exasperada:
- Morreu.
- Ah - fez ele - Morri."

Suze, como é normalmente chamada, já se acostumou a ser a esquisita do colégio, e não espera muito mais que isso ao se mudar com sua mãe, que se casou há pouco tempo, para a Califórnia. Com o dom que recebeu, de ajudar os mortos a encontrarem o caminho para o outro mundo, Suze é uma Mediadora. Mesmo assim, ela não esperava encontrar um fantasma tão charmoso em seu novo quarto e, principalmente, ter de lidar com uma namorada ciumenta que se suicidou por ter sido abandonada pelo garoto que amava, e que agora pretende levá-lo para junto dela.

Dessa vez, ela não precisa enfrentar tudo isso sozinha. Agora ela sabe que existe outros como ela. Padre Dom, diretor do colégio onde foi matriculada, é um deles, utilizando, contudo, metódos bem diferentes.

E pela primeira vez, por incrível que pareça, o dom de Suzannah a faz se tornar popular no colégio logo no primeiro dia de aula. Pela primeira vez, também, ela se sente parte de alguma coisa. Isso, entretanto, não representa menos problemas e desafios.

A história do livro talvez nem seja tão inovadora assim, mas a escrita simples e fácil da Meg, junto com o fluxo de informações perfeito que ela cria para dar ritmo ao texto, torna o livro impossível de largar. Isso, sem contar com os personagens, que são carismáticos ao extremo, apaixonantes, divertidos, ricos. Encantei-me com cada um deles, inclusive com a louca da Heather, com o fofo do David, com a Cee Cee e o Adam. Padro Dom é o tipo de pessoa que eu adoraria conhecer, com sua paciência infinita.

E o Jesse. Ah, o Jesse. Jesse é aquele típico cavalheiro que toda a mulher sonha encontrar. Sabe se impor, não é um homem fraco, mas sabe os limites que tem, e tem respeito. E eu nunca pensei que algumas palavras em espanhol pudessem fazer um personagem tão charmoso. Suspirava cada vez que ele chamava Suze de "mi hermosa". Talvez só tivesse um detalhe não tão bom sobre ele...

Em relação à história, não se pode falar muito mais, pois qualquer detalhe que eu adicione pode ser spoiler. Só posso dizer que a trama foi muito bem montada e faz todo o sentido no contexto criado por Meg. A história teve um desfecho nesse livro, mas deixou no ar a probabilidade de problemas que podem ressurgir.

A edição que tenho é da Saraiva vira-vira, que eu recomendo muito. São raríssimos os erros, o preço é menor, além de ser bem levinho para carregar na bolsa.
j
j

27 comentários:

  1. Eu tbm gosto muito da Meg Cabot
    Mas infelizmente não li muitos livros dela, em comparação ao que ela já escreveu
    E tenho bastante curiosidade sobre este livro
    Mas não gostei muito da capa
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Eu nunca vi essa versao da saraiva.. até pq aqui nem tem saraiva hahahah e nunca vi pra comprar on line, mas gostei da dica!

    Porem como tenho 3 serie pra ler em casa (Guia do Mochileiro das galaxias; house of nigh e cidade dos ossos) nao vao nem cogitar comprar hahahaa


    Beeijos
    Rapha - Doce Encanto

    ResponderExcluir
  3. Olá, Ju!
    Não sou a maior fã da Meg, mas ouço falarem muito bem dessa série e acho uma graça que o Jesse tenha um quê de latinoo muy hermoso, haha.
    Sua resenha foi muitíssimo bem escrita, diga-se de passagem. Fiquei imaginando que "A Terra das Sombras" seja um livro daqueles despretensiosos, românticos e bem juvenis.
    Como estou lendo "A Guerra dos Tronos" no momento, cairia bem algo mais leve em seguida.

    Beijinhos,
    Ana - Na Parede do Quarto

    ResponderExcluir
  4. Eu amo essa série!! Fica cada vez melhor :)

    Gabi

    ResponderExcluir
  5. Aai que bacana Juh! Eu fico com o pé atrás em relação à essa série porque ou você ama ou você odeia, pelo menos é isso que tenho encontrado. E como são vários livros, fico com receio de comprar o primeiro e não gostar... :x

    Mas pela sua resenha eu adorei, é um tipo de livro que eu com certeza vou gostar e imagino o jeitinho da Meg na narrativa!

    Adorei a resenha!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Parece loucura, mas ainda não li nenhum livro da Meg Cabot. Sempre quando vou comprar algum livro dela acabo comprando outro livro.

    Sua resenha está ótima *-*
    A Mediadora é concerteza um dos primeiros livros que quero comprar.

    Bjs...
    http://assuntosobrelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. oiiii sortuda! haha'
    Caramba, eu to louca pra ler essa série, não li a resenha porque eu realmente quero ler, dai num quero spoiler dos anteriores! HUAHAUHA :P
    Adoro os livros da Meg *-*

    Beijos, nanda
    www.julguepelacapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Oiii
    adoro esse livro, é muito bom.
    Li, mas não fiz resenha, acho que vou pegar pra ler novamente.

    Beijos Literários
    Marinah Barcelos | Livros pela Casa
    No blog: Promoções + E-book + BookTour

    ResponderExcluir
  9. Oi Julia!
    Também comprei a edição vira-vira! Suze é muito legal e o Jesse é uma delícia, preciso ler as continuações!

    ResponderExcluir
  10. Eu ainda não li nada da Meg =/
    Tenho muita vontade de ler essa série, tô participando de um book tour que é inclusive desse vira-vira.
    Tem um meme de casais que eu vi em alguns blogs, e vários citaram o Jesse e a Suzannah.
    Quero ler.
    Bjo

    ResponderExcluir
  11. Sou louca pra ler essa série, Julia, mas nunca tive a oportunidade!
    A Meg tem essa capacidade mesmo de transformar histórias até que simples em deliciosos livros, por causa da escrita ótima dela!
    Fiquei mais curiosa ainda ;)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Eu também adoro a Meg, e tudo o que ela escreve. Ultimamente, ando com a lista de leitura beeem cheia, então estou deixando de colocar mais livros e ler o que receni de parcerias.
    Mas você, com a sua resenha, me despertou a curiosidade que tinha nessa saga há um tempo. Vou ver pra comprar *-*
    Beijo.

    ResponderExcluir
  13. Nossa!! Eu adoro a Meg Cabout!!
    O unico livro que eu li dela foi diario de uma princesa, quero muito ler outros!! bjs
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Ei Julia,

    Eu amo esta série, o Jesse é perfeito. Eu quase derretia quando li o minha hermosa hahaha. Ainda não tem todos no blog, mas já comprei para reler só não sei quando :P

    bjos
    Nanda

    ResponderExcluir
  15. Eu sou doida para devorar essa série! Ainda não encontrei essa edição da Saraiva, mas já ouvi falar q é ótima!

    Meg arrasa e essa série parece ser irresistível.

    BjoO
    Pri
    Entre Fatos e Livros

    ResponderExcluir
  16. Oi Ju todo mundo fica elogiando essa série da Meg e como sempre eu estou completamente desatualizada. Acho que vou apelar para a coleção vira-vira da Saraiva e começar a ler o meu primeiro livro da meg.

    Xero.
    Caline - Mundo de papel

    ResponderExcluir
  17. Como te falei no outro post, A Mediadora é minha série favorita. Eu li em 2006, quando ainda não existiam muitos livros da Meg traduzidos - tanto que o Crepúsculo eu li em inglês. Foi a série que eu mais relutei pra ler e, por isso, fiquei muito surpresa quando amei demais a história e tudo o mais. Se você gostou de Terra das Sombras, vai amar o 4, o 5 e o 6. Eu chorei muito, hahaha!

    Beijo

    Ps: "mi hermosa" virou hit entre eu e minha amiga, que leu comigo a série, hahaha!

    ResponderExcluir
  18. Oi Ju :)
    Dentro todos os livros divinos da Meg, essa série é minha favorita!
    Super bem escrita, e ainda tem o Jesse com esse "mi hermosa" que me deixa louca uhsauhusahuashuahs
    Sua resenha ficou ótima!
    Obrigada pela visita e pelo comentário!
    Tem post novo no blog: Novidades Literárias #13
    Participe das promoções do blog!
    Passa lá :)
    Beijos, Nath
    @brgnat
    Books In Wonderland - http://www.booksinwonderland.com

    ResponderExcluir
  19. Ah, confesso que estou em um momento "super fã de Meg" 'Haha. Ando com vontade de ler tudo dela que vejo pela frente. No entanto não sei porque mais essa série não desperta a minha atenção. Enfim, ótima resenha xD

    Beijos&beijos
    Book is life

    ResponderExcluir
  20. Ainda não li nenhum livro dessa série, mas parece bem interessante.
    Mas minha montanha não para de crescer.
    haha
    Já vai mais um para a montanha.
    Vou procurar esse da saraiva.

    Beijos -glowofthemoonlight-

    ResponderExcluir
  21. Oi Ju!
    Preciso ler essa série! Todo mundo fala super bem e vc me deixou com água na boca!! :D
    Bjss!

    ResponderExcluir
  22. mag é incrível... gosto muito dos trabalhos dela..
    .beijos
    boa semana.

    ResponderExcluir
  23. Eu li a série em 1 mês é simplesmente muito boa, e o melhor é o primeiro, pq sempre é bom o primeiro? Ai o Jesse é tudo de bom mesmo né? Menina eu queria ele pra mim, ai ai (suspiros).

    Bjs

    ResponderExcluir
  24. Muito boa a resenha...
    eu ainda não li essa série porque na verdade tenho o maior medo.
    li alguns livros da Meg e não me identifiquei sabe?
    mas acho que um dia vou tomar coragem^^

    beeeijos

    ResponderExcluir
  25. Eu ainda não li a série, mas ela me pareceu com o seriado Medium (será que foi inspirada nessa série da Meg?). Sou louca para ler algo da Meg, mas estou com muita leitura atrasada e não to com tempo. Parabéns pela resenha, me deixou com gostinho de querer o livro.

    Beijos,
    Mah | Livro e Coração

    ResponderExcluir
  26. Já ouvi falar muito bem desta série, tenho muita vontade de conhece-la, ainda mais porque nunca li nada da Meg. Gostei do gênero é a minha cara. vou procurar ler.
    beijos.

    Books E Desenhos

    ResponderExcluir
  27. Oi Julia!
    Eu AMEI essa série! É minha preferida da Meg!
    E esses vira-vira são muito bons né! Principalmente no preço.
    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir

Agradeço muito sua visita e peço que participe do blog, deixando um recadinho. Opiniões, idéias, sugestões, são muito importantes para fazer o blog cada vez melhor!
Assim que possível, retribuirei a visita.

Beijos, Julia G.