Blogosfera Anti-Plágio


Então é assim: você pega aquele seu livro bacana da estante. Abre, começa a ler. Presta atenção em todos os detalhes, cola post-its, faz anotações. Pensa em como aquela frase vai fazer o maior efeito na sua resenha. "Poxa, acho que os leitores vão gostar disso". Às vezes, você embarca na história. De outras, deixa até mesmo o seu prazer de lado para pensar em como vai apresentar sua opinião aos leitores do seu blog. Aí você, incauto blogueiro, termina a leitura. Pega seu livro, seu caderninho de anotações, seu arquivo com notas, o que seja; e vai para a frente do computador. Passa umas boas duas horas pensando em como irá traduzir em palavras o que sentiu durante a leitura. Se não usa a sinopse oficial do livro, gasta mais duas horas escrevendo uma sinopse personalizada, tomando aquele cuidado especial para não colocar nenhum spoiler.


Então vem a fase de revisão. Você lê, relê. Muda frases de lugar, ajusta conceitos. Reformula ideias. Talvez apague tudo e recomece. Afinal, você é um blogueiro responsável. Quer que seu texto saia o melhor possível, que os leitores puxem lencinhos e se emocionem com você, ou que leiam e riam porque você também riu lendo aquele livro. E você procura imagens. Capas de várias edições pelo mundo. Imagens em gif que traduzam seu surto ao ler aquela história. Trilhas sonoras que acompanharam sua leitura. Imagens que ilustrem o quanto você foi afetado pelo que o autor te contou naquelas páginas.

Quem sabe você não seja tão perfeccionista e só escreva seu texto, tomando o cuidado de ver se não tem nenhum errinho. Tudo bem. Deu trabalho do mesmo jeito escrever as coisas da melhor maneira que você sabia. Tudo isso te custou tempo. Aquele espaço entre seus dois empregos. Suas horas de folga que podiam ser empregadas em outras formas de lazer. Minutos e mais minutos madrugada adentro, em que você poderia estar dormindo. O drama pode parecer exagerado, mas muitos blogueiros deixam o lazer e o sono de lado pra manter o blog! Mas você ama ler. E ama seu blog. Ama escrever e ama o que faz  e é por isso que você está ali, persistente. Criando seu próprio conteúdo. ...Tudo isso para vir um babaca chupinhador e roubar seu trabalho suado de horas em alguns poucos segundos, postando aquilo que você deu o sangue pra criar como se fosse dele. SEM CRÉDITOS. Enganando a todos: aos leitores, que nem sempre sabem do que o kibador é capaz; às editoras e autores que inadvertidamente fecham parcerias com tais blogs... e a ele(a) mesmo(a), que anda por aí achando que ninguém percebe a grande e robusta mentira que é.


PLÁGIO É CRIME. É ANTIÉTICO. RESPEITE O TRABALHO DE QUEM CRIOU O CONTEÚDO. QUER MANTER UM BLOG? ESCREVA VOCÊ MESMO! (Ou fique na sua, que é melhor pra todo mundo. E mais respeitoso também.)
Esse post é parte de uma postagem coletiva contra o plágio na blogosfera. Acesse o site "Blogosfera Anti-Plágio", saiba mais sobre o assunto e veja quem mais apoia essa causa.
Ju
Ju

Apaixonada pela leitura desde a infância, tantos livros lidos que é impossível quantificar. Alguém que vê os livros como uma forma de viajar o mundo e lugares mais incríveis que possam ser criados pela imaginação, sem precisar sair do lugar. Tem o blog como uma forma de dividir experiências e, principalmente, as emoções que as leituras despertaram, para compartilhar idéias e aproveitar sugestões de leitura, envolvendo mais e mais pessoas em um mundo onde a imaginação não tem limites.

15 comentários:

  1. Post super apoiado, a gente se esforça pra colocar em palavras os sentimentos que sentimos, nos esforçamos pra trazer conteúdo original para chegar uma hora e uma pessoa se sentir no direito de copiar, ja aconteceu comigo, um blog mais reconhecido que o meu copiou meu post mudando algumas palavras e ainda quase admitiu para mim. Me senti terrível, mas fiquei quieta porque eu sei que eu me esforço.

    Beijos. Tudo Tem Refrão

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Eu gostei muito deste post e apoio!!
    Todo nosso esforço e dedicação e vem alguém e copia, isso é horrivel!

    Bjs
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi, Julia!
    Engraçado que enquanto eu lia o 'passo-a-passo' de escrever uma resenha, me vi nessa cena. Nunca passei por isso, ou pelo menos, nunca vi nenhum post meu em outro blog. Mas sei que isso acontece e com grande frequência, infelizmente.
    Super apoiado o seu post!

    Beijos,
    Bianca - www.epilogosefinais.co.cc

    ResponderExcluir
  4. Oi Julia!
    Achei muito legal essa iniciativa dos blogs com essa postagem Anti-Plágio, uma pena eu não ter visto antes. Hoje quando fui ver já não tem mais as inscrições abertas.
    Mas realmente é muita sacanagem as pessoas que fazem isso. Eu primeiro escrevo a resenha em um caderno, aí passo pro computador, mudando muita coisa dela. Depois ponho no blog, reviso de novo e tudo isso leva mais de uma hora. Sacanagem vir alguém pegar depois.
    Acho que se não tem criatividade pra escrever uma resenha, nem faça blog literário. Mas acho que essas pessoas na verdade querem apenas alguns livros de graça.
    Enfim, gostei muito do post!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Olá Júlia,
    Adorei esse post e super apoio essa iniciativa.
    Acredito que esse movimento vai ajudar muito :)
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Nossa, fui lendo o texto e me identifiquei muito! Passei hj a manhã toda escrevendo a resenha de um livro, lendo, relendo, vendo se não esqueci de acrescentar nda, revisando, procurando imagens, notícias sobre a continuação da série. Nunca vi meu texto roubado, mas se visse alguem copiando sem os créditos ficaria mto brava!
    bjinhus

    TÍTULOS DE LIVROS

    ResponderExcluir
  7. #BlogosferaAntiplagio É a blogosfera unida contra essa prática que, além de antiética, é ilegal.

    ResponderExcluir
  8. Apoiado com certeza!
    Nós passamos um tempão escrevendo e vendo se está tudo certo para depois vir um ser e copiar tudo? Não dá, de jeito nenhum!

    Beijos
    -glowofthemoonlight-

    ResponderExcluir
  9. Super apoio! Crie, não copie! Odeio esses plagiadores,agente trabalha pra fazer resenhas pra os nossos leitores e eles vão só no Ctrl+C e no Ctrl+V e se aproveitam da gente! Super apoio! Se o meu blog quiser apoiar, como eu faço? posso colocar o gif la no blog? (: gostei mesmo!

    Agente já postou resenha lá, quer ler? http://falleninme.blogspot.com/ desde já obrigada!
    - Mica

    ResponderExcluir
  10. totalmente apoiado o movimento, pena que não deu tempo de me inscrever!!
    bjos

    ResponderExcluir
  11. Amei a postagem e vou apoiar também. Entrarei no blog pra saber como ajudar e estar junto com os blogueiros nessa causa! No meu primeiro blog, que eu mantinha no servidor do blogspot, já fui copiada e confesso que fiquei super revoltada com a situação. Mas fui lá e falei com a pessoa, pedindo explicações. Acho que todos nós temos que nos unir e apoiar a campanha. Super legal a iniciativa.
    Beijo!
    http://elasdisseram.com

    ResponderExcluir
  12. Mais que apoiado! Acho mesmo que devemos nos unir e combater o máximo de plágios que for possível!

    Bjs,
    Kel
    www.itcultura.com

    ResponderExcluir
  13. Muito verdade isso. Nunca passei por essa situação — que eu saiba —, mas eu ia ficar péssima se entrasse em um blog com um texto meu, sério. Depois de todo o trabalho e etc, deve ser muito ruim =(
    Apoio completamente. Adorei o post =)

    Beijoss
    Thaís - Instinto de Leitura

    ResponderExcluir
  14. Plágio é um assunto complicado né? A gente se esforça para fazer um post, resenha ou qualquer coisa do tipo e chega uma pessoa e simplesmente copia todo o seu trabalho, felizmente ainda não aconteceu isso comigo. Mas enfim, super apoio o seu post, é uma pena que não fiquei sabendo dessa campanha antes.

    Beijos&beijos
    Book is life

    ResponderExcluir

Agradeço muito sua visita e peço que participe do blog, deixando um recadinho. Opiniões, idéias, sugestões, são muito importantes para fazer o blog cada vez melhor!
Assim que possível, retribuirei a visita.

Beijos, Julia G.