Horizontes: Vocação - Roberto Laaf

Sinopse: Ana Clara continua às voltas com suas visões de assassinatos, mas desta vez o protagonista de seus tormentos é um homem elegante e envolvente chamado Eduardo, que lhe foi apresentado por sua melhor amiga, Clarisse.
Depois de muito tempo com o coração endurecido e mergulhado em solidão, sente-se tocada pelo jeito especial de Eduardo, o que lhe deixa ainda mais angustiada pela certeza do perigo.
Incapaz de imaginar que o assassino de seus pais está tão próximo, o perigo continua rondando a si e aos seus amigos, em uma espécie de sinistro ensaio para a morte.
---
“Zaconi olhava para sua vítima com frieza. Nada em seu ser sinalizava um mínimo de compaixão... Tratava-se apenas de mais um prazeroso negócio lucrativo...” (Skoob)
LAAF, Roberto. Horizontes - Vocação. Alcantis, 2011. 198 p.

 
Depois do incidente que traumatizou Clarisse, Ana Clara percebeu que precisava dar todo o apoio necessário para a amiga se recuperar. Por isso, ignorou as atitudes precipitadas de Matheus e aceitou entrar em um relacionamento com ele, mesmo sabendo que não sentia nada mais do que respeito por seu chefe.
 
Clarisse começava a dar novamente espaço para outras pessoas entrarem em sua vida, e com ajuda dela, Ana Clara conhece um amigo que poderia, talvez, ajudar com seu estranho dom. Eduardo, em pouco tempo, se tornou algo mais, mas Ana Clara sentiu que ele corria perigo. Como ela faria para protegê-lo, já que, depois de tanto tempo, tinha finalmente encontrado alguém com quem queria ficar?

"Eduardo esticou o braço sobre a mesa e segurou a mão de Ana Clara, pressionando-a suavemente como que desejando transmitir-lhe um pouco de confiança.
No mesmo instante ela sentiu um calor subir-lhe pelo rosto e ficou sem ação. Não foi capaz de recuar àquele toque inesperado e uma onde de sensações distintas a dominou. Em parte, sentiu uma repentina satisfação ao ser tocada daquela forma tão carinhosa, mas algo desagradável também ocorreu: quase imperceptivel, sentiu o peculiar formigamento atrás da nuca que precede as desagradáveis visões de morte que invadem sua mente mostrando a pessoa com quem matém o contato sendo assassinada brutalmente."

Horizontes - Vocação, de Roberto Laaf mantém vários dos pontos positivos de seu antecessor, como a escrita sem erros de ortografia ou digitação e os fatos da história entrelaçados em uma teia de mistérios que é impossível deixar de querer ler. O fato de alguns detalhes serem entregues aos poucos durante a leitura também nos mantém impelidos para saber o que acontecerá na sequência.

Infelizmente, senti que faltou alguma coisa nesse segundo volume, e alguns dos aspectos que considerei bom em Revelações me pareceram falhos dessa vez. A narração extremamente direta parecia tirar um pouco do brilho das cenas, como se o autor estivesse contando sua história para um amigo, sem se ater muito aos detalhes, nos distanciando um pouco dos acontecimentos, e não nos inserindo neles. Até uma das cenas mais tristes dos livros, que poderia tocar como nenhuma outra, passou indiferente por mim na história, sem causar qualquer tipo de emoção.

Não me convenci muito do fato que a protagonista, que parece tão forte, se sujeitasse a estar em uma situação imposta como estava, mesmo que achasse que era a única saída. Conformismo não me pareceu uma boa solução nesse caso, e era como se ela simplesmente achasse que não poderia ter nada melhor em sua vida naquele momento.

Estranhei a criminalidade exacerbada da história. Não que eu não saiba que exista e esteja em qualquer lugar, mas ter apenas 2 ou 3 personagens que não sejam "bandidos" é um pouco improvável. Nesse caso, porém, acho que a "falha" veio em razão de o autor não querer adicionar novos personagens, para não perder os focos principais do texto, mas precisar de diversas fontes de insegurança para amarrar bem todas as pontas. Um detalhe positivo disso tudo, entretanto, é que Laaf conseguiu mostrar o lado humano de cada um, como se os sentimentos que os guiassem em determinado momento é que os estivessem motivando a procurar a crueldade, e não apenas por serem naturalmente cruéis. Tanto é verdade que uma das passagens que mais gostei desse livro estava relacionada à "felicidade" de um dos principais vilões da história, e cheguei a torcer por ele.
 
Apesar dos detalhes que, em minha opinião, deixaram um pouco a desejar, a história é viciante. Senti falta de uma ou outra explicação, assim como no primeiro livro, mas acho que é mais um dos ingredientes que o autor está guardando para o próximo volume da série. Achei o fim do livro muito inteligente, e abre tantos novos caminhos que me deixou bastante curiosa pela continuação, que será lançada em breve.


Se quiser conhecer um pouco mais sobre Horizontes - Revelações, clique aqui.
Ju
Ju

Apaixonada pela leitura desde a infância, tantos livros lidos que é impossível quantificar. Alguém que vê os livros como uma forma de viajar o mundo e lugares mais incríveis que possam ser criados pela imaginação, sem precisar sair do lugar. Tem o blog como uma forma de dividir experiências e, principalmente, as emoções que as leituras despertaram, para compartilhar idéias e aproveitar sugestões de leitura, envolvendo mais e mais pessoas em um mundo onde a imaginação não tem limites.

19 comentários:

  1. Olá!
    Achei o livro interessante, diferente!!
    Acho que eu quero ler!! Gostei da capa!

    Beijinhs*
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Julia!
    Não li o primeiro livro então só dei uma olhada na resenha por alto, mas uma parte chamou minha atenção: a que você fala de excesso de bandidos. Acho que em alguns lugares, dependendo da onde se passa a história, até seria provável. Mas as vezes pode parecer meio forçado mesmo.
    Gostei da capa do livro!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Gosto da história, mas não consigo ir muito com a cara da Ana Clara, nem no primeiro, nem no segundo volume rs.
    Mas eu gostei mais do Vocação do que do Revelações, sabia?

    Bjs,
    Kel
    www.itcultura.com

    ResponderExcluir
  4. Então, não li nem o primeiro livro :s Uma pena, parece ser muito bacana. Então por isso não li a resenha, medo de spoilers caso algum dia eu leia o livro. Mas li o finalzinho falando que recomendo. E poxa, odeio quando faltam explicações, fico tão brava UAHSUAHSUAH

    Beijos, Vanessa.
    This Adorable Thing

    ResponderExcluir
  5. Eu não li, pois ainda não li o anterior...

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Li só o final, pois ainda não li o primeiro livro.
    Apesar do livro não manter o ritmo do primeiro e deixar muitos pontos de interrogação, a história me interessa muito. Vou ler a resenha do primeiro livro agora rs
    bjs

    ResponderExcluir
  7. Oi Julia!
    Li a resenha meio por cima, pois ainda não li o primeiro livro! Mas me interessei bastante pela história!
    Sua resenha ficou ótima!
    Obrigada pela visita e pelo comentário!
    Tem post novo, passa no blog!
    Beijos,
    Nathi
    @bookswonderland
    Books in Wonderland

    ResponderExcluir
  8. Eu não li o primeiro livro, mas não me contive em ler a resenha do segundo, a capa me chamou muuita atenção, e o livro parece ser muito bom... eu vou ler a resenha do primeiro kk gostei!

    Agente já postou lá, quer ler? http://falleninme.blogspot.com/ desde já obrigada!
    - Mica

    ResponderExcluir
  9. Como não li o primeiro livro, preferi não ler sua resenha.

    Beijos!

    Carissa
    Arte Around The World

    ResponderExcluir
  10. Oi Julia,

    Só li o final da resenha, pq não li o outro livro. Na verdade não sei se vou ler, mas de qualquer forma é melhor garantir hehe.

    beijos

    ResponderExcluir
  11. oi Julia,
    normalmente passou aki pra falar sobre livros (que é o foco do seu e do meu blog títulos de livros), mas tenho outro blog no qual divulgo meus trabs gráficos e nos ultimos tempos bijuterias que tenho feito para vender, se tiver interesse visite:
    http://jskobayashi.blogspot.com.br/search/label/Bijuterias

    obg
    bjinhus

    ResponderExcluir
  12. A sua resenha está ótima, mas acho que a história do livro não me convenceu muito. Quem sabe um dia eu dê uma chance.

    Beijos. Tudo Tem Refrão

    ResponderExcluir
  13. Oi, Julia!
    Ah, dessa vez eu tive que pular a resenha. Quero muito ler os dois livros e não quero estragar a surpresa.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Estou lendo vários blogs de resenhas nessa semana e o seu foi um dos que mais me agradou! Os comentários dos livros são muito bons. Acho importante, e na minha opinião, influencia quem vai comprar. Vou dar uma pesquisada nos preços e se vende em uma livraria perto da minha casa.
    Beijo!

    ResponderExcluir
  15. A sua resenha esta muito bem escrita, flor e eu fiquei mega afim de ler os livros dessa saga :) Mais um pra minha listinha.
    http://www.senhoritaliberdade.com

    ResponderExcluir
  16. Li por cima, porque não li o primeiro...
    A capa é interessante! Gostei bastante...
    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Eu tenho alguns marcadores desse livro. Quando recebi, fiquei com muita vontade de ir procurar pelo primeiro livro. Mas ainda não tive oportunidade. :/
    Espero ler em breve!

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  18. Oie Julia!

    Como comentei na resenha do primeiro livro, tenho muita curiosidade para ler essa sérei. Só leio elogios sobre a escrita do autor.

    Fiquei um pouco chateada em saber que a continuação deixa um pouco a desejar, mas o segundo livro é sempre complicado mesmo...

    Parabéns pela resenha querida!

    bjus

    anereis.

    mydearlibrary | bookreviews • music • culture
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  19. Oi, Julia!
    Não li o primeiro livro, mas como não tenho a intenção de ler (por falta de tempo), li a resenha. Bom, não entendi muita coisa, é óbvio, mas vou comentar que adoro escritas onde o autor revela os acontecimentos aos poucos. Ao mesmo tempo que também não gosto muito quando falta detalhes, quando a escrita é muito linear. Só dois personagens não bandidos? Que medo! ._.
    Beijo.

    ResponderExcluir

Agradeço muito sua visita e peço que participe do blog, deixando um recadinho. Opiniões, idéias, sugestões, são muito importantes para fazer o blog cada vez melhor!
Assim que possível, retribuirei a visita.

Beijos, Julia G.