Malévola: a Rainha do Mal - Serena Valentino

Sinopse: Era uma vez uma adorável e indefesa donzela que dorme profundamente anos a fio – vítima de uma maldição – antes de ser resgatada pelo belo e corajoso príncipe encantado. Mas essa é apenas a metade da história.
E quanto à Fada das Trevas, Malévola? O que a levou de fato a sucumbir à maldade e ao ódio a ponto de desejar o mal de alguém? Por que ela amaldiçoa a princesa inocente?
Este é um relato passado ao longo dos séculos. É uma história de amor e de traição, de magia e de fantasia, de perdão e de arrependimento. É a história da Rainha do Mal. (Skoob)

Livro recebido em parceria com a Editora
VALENTINO, Serena. Malévola: a Rainha do Mal. Universo dos Livros, 2018. 240 p.


Há muito tempo eu venho namorando os livros desta série. Sempre gostei muito das princesas e dos filmes da Disney, então, quando vi que tinha uma série de livro sobre os vilões mais amados e odiados dos filmes infantis, logo coloquei todos na minha lista de desejos.

Malévola é o primeiro livro que leio da coleção e me decepcionei um pouco no começo quando a autora fez referência ao que imagino que tenha sido o final dos livros anteriores. Mas isso não me impediu de continuar. Apesar de ter travado um pouco no começo, pois fiquei bem perdida com alguns nomes e personagens que não conhecia, além das referências aos outros títulos da série, a leitura fluiu de forma natural, de modo que, ao aproximar da metade, não consegui mais parar de ler.

Nem sempre Malévola foi uma bruxa impiedosa que sai por aí colocando princesas em um sono eterno. Quando ela nasceu, foi abandonada em uma árvore oca até que a fada Babá a encontrou e a criou como sua própria filha. Desde pequena, todos enxergavam Malévola como uma criatura propensa ao mal, ela sempre fora descriminada pelas outras fadas por ser diferente.

“Todas as fadas temiam porque consideravam sua aparência perturbadora. Deixaram-na lá naquela árvore, sozinha, pois ninguém sabia quem a abandonara. Se os pais não a quiseram, por certo tampouco as fadas a quereriam. Até onde podiam saber, ela muito bem podia ser uma ogra. Ou algo vil demais até para os ogros. Além disso, ela não tinha nem asas nem feições agradáveis. E existia um aspecto distintamente maligno a respeito dela, portanto, estava claro que ela não podia ser uma fada. Não, ela definitivamente não era uma fada. Pelo menos era o que o Povo das Fadas dizia para se consolar quando ficava acordado até altas horas, perguntando-se se tinha feito a coisa certa ao deixar uma criaturinha indefesa no côncavo de uma velha árvore.”

O mais irônico é que, apesar de tudo, no começo Malévola não era má. Os vários acontecimentos e preconceitos sofridos pela garota enquanto pequena que a tornaram o ser horripilante e maléfico que tantos a julgavam ser. Ao cria-la, Babá tentou mostrar a ela que existia mais de uma opção a ser seguida e ela teria conseguido fazer a menina escolher o bom caminho, não fosse pelas implicâncias das outras fadas.

O estilo de Serena é leve e de fácil entendimento, ela consegue nos transportar para a leitura de forma que entendemos o lado dos “vilões”. Todos eles na verdade foram injustiçados em algum momento e nunca fizeram o mal apenas por puro prazer. Conhecer este outro lado da história nos faz refletir sobre as nossas próprias atitudes e como elas podem influenciar as pessoas ao nosso redor.

A história conta sobre o presente e passado de Malévola, para que possamos entender o porquê de tanto mal. O que levou a bruxa a colocar Aurora no sono eterno vai muito além do que nos foi contado e a autora consegue ligar todos os acontecimentos e interligar os contos de fadas de uma maneira fantástica.

“Degrau a degrau, Aurora subiu, até chegar à torre mais alta do castelo. A Fada das Trevas transformou a esfera verde maligna em uma roca de fiar. Finalmente sua maldição se concretizaria.”

Com um foco totalmente diferente dos filmes e livros que já existiam sobre Malévola e A Bela Adormecida, a obra nos mostra o poder que nossas atitudes têm sobre os outros. Como, de tanto escutar que você é isso ou aquilo, você acaba acreditando e correspondendo à fama pela qual não pediu. O livro está longe de ser um conto de fadas ou uma historinha para dormir. Apesar do início conturbado, a obra superou minhas expectativas e agora, mais que nunca, quero adquirir o resto da coleção.


Ale Afonso
Ale Afonso

9 comentários:

  1. Não sou fã dos vilões (exceto por Descendentes 😍), então acho que por isso não fiquei com interesse nessa série.
    Mas achei tão legal saber que mostra um outro lado da personagem, e sempre temos os dois lados e precisamos saber qual alimentar.
    Parece uma leitura interessante.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Fiquei curiosa com o livro, tem alguns vilões que são interessante, gostaria de saber como ela seguiu esse lado perverso, já que não era assim, deve ser uma leitura que mexe com os nossos pensamentos, sobre como as pessoas se tornam. É uma pena esse começo bagunçado, mas que bom que depois valeu a pena.

    ResponderExcluir
  3. Andei lendo dois livros desta série e adorei, A Fera Em Mim e Um Coração Gelado! Além desta nova roupinha, as capas são belíssimas, mas a gente dá uma perdidinha mesmo nos nomes..rs Mas nada que tire a beleza dos livros.
    Ainda não puder ler este da Malévola,mas com certeza, espero fazer isso em breve, pois pelo que li acima, traz também uma bela lição de vida.
    Beijo

    ResponderExcluir
  4. Olá! Curto muito os contos de fadas, sou muito curiosa em conhecer a história dos vilões, amei o filme, esse livro é bem diferente, agora fiquei ainda mais curiosa em conferi tudo que foi dito aqui.
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. O que eu mais gosto na série desses livros é como ele já contam as versões dos vilões nos contos de fadas me apaixonei logo que terminei de ler o livro da Malévola Com certeza quero ler o da Úrsula

    ResponderExcluir
  6. Olá Alessandra!
    Já está nos meus desejados, qro mto conhecer essa releitura, pelo que andei acompanhando é mto boa, amei as capas e espero conseguir ler em breve.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  7. Alessandra!
    Gosto muito das releituras dos contos de fadas e ver que aqui teremos uma visão diferenciada sobre a Malévola, torna o livro ainda mais interessante, mesmo com suas ressalvas do início da resenha.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  8. Oi, Alessandra
    Ainda não li nenhum desses livros que fala sobre os vilões dos contos de fadas.
    Esse livro esta na minha lista de desejos porque deles podemos tirar várias reflexões sobre como tratamos o próximo, ninguém é mau porque quer sempre ter motivos para as pessoas se tornarem amargas, vingativas.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Puxa, ainda bem que a história tomou um rumo legal, ja que o inicio pelo jeito deixou a desejar. Mas como o livro fica bom, quero ler. Melhor ainda por fugir dos filmes.

    ResponderExcluir

Agradeço muito sua visita e peço que participe do blog, deixando um recadinho. Opiniões, idéias, sugestões, são muito importantes para fazer o blog cada vez melhor!
Assim que possível, retribuirei a visita.

Beijos, Julia G.