Conjuntando #27: Sobre ter um blog


Já comentei aqui, outra vez, algumas das vantagens e desvantagens que eu percebia, para mim, desde que havia criado o blog. Claro que aquele foi um texto simples em um contexto específico, que me fez narrar apenas algumas das perspectivas de, efetivamente, fazer um blog. Da mesma forma, também já tive oportunidade de filosofar um pouquinho sobre o tempo, as coisas que queremos e as que conseguimos fazer. E ambos os temas acabam por convergir neste post, que nasce de uma vontade de falar sobre as realidades de quem está deste lado da tela.

Mesmo o tempo ou as vantagens e desvantagens, tudo isso é nada mais que uma pequena parte da vida daqueles que escrevem para seus leitores. Não importa se é um blog grande, com milhares de seguidores, ou pequeno, ainda em fase de crescimento – o trabalho é mesmo, quando a dedicação é a mesma. Porque ter um blog não se resume a benefícios e malefícios.

Escrever postagens envolve todo o processo criativo, reflexivo e, ainda, o cuidado ao escolher palavras e expressões para mostrar, de forma clara e sem equívocos, aquilo que se pretende abordar. Envolve pensar toda uma programação e conseguir executá-la dentro dos limites da agenda, conseguir acompanhar as novidades e trazê-las para a organização do blog, envolve lidar com as coisas mais urgentes e com prazos que precisam ser inseridos entre tudo aquilo que já estava programado. E, principalmente, ter um blog significa fazer tudo isso sem deixar os demais aspectos da vida de lado.

É por isso que o blogueiro precisa ser malabarista, para conseguir conciliar suas diversas facetas: a de estudante, profissional, filho, mãe/pai, leitor, escritor, entre todas as outras que precise assumir.

Porém, se tem uma coisa que vale a pena, é saber que, ao final daquele dia corrido, você conseguiu cumprir tudo a que se propôs e, principalmente, que alguém lerá o que você escreveu e, mesmo do outro lado desta rede mundial, criará um carinho especial pelo cantinho que você cuida com todo o amor.


~~*~~*~~



Primeiro: eu sei que sempre faço isso, mas quero agradecer novamente aos leitores aqui do blog. Sem vocês, nenhuma motivação se manteria intacta no meio da rotina turbulenta que eu tenho.

Segundo: estou pensando em dar alguns passos adiante para o Conjunto da Obra. Pode ser que não dê certo, ou que eu mesma mude de idéia no meio do caminho, mas acho que está na hora. Se tudo permanecer como espero, daqui a no máximo um mês, teremos novidades. E eu espero contar, mais uma vez, com o apoio de vocês.


Ju
Ju

Apaixonada pela leitura desde a infância, tantos livros lidos que é impossível quantificar. Alguém que vê os livros como uma forma de viajar o mundo e lugares mais incríveis que possam ser criados pela imaginação, sem precisar sair do lugar. Tem o blog como uma forma de dividir experiências e, principalmente, as emoções que as leituras despertaram, para compartilhar idéias e aproveitar sugestões de leitura, envolvendo mais e mais pessoas em um mundo onde a imaginação não tem limites.

11 comentários:

  1. Oi, Julia!
    Ter um blog é uma coisa terapêutica, não é mesmo?
    Nunca encarei o meu como uma obrigação, mas sim como um hobby. Tenho meu blog apenas pra compartilhar e escrever sobre as coisas que me interessam.
    Às vezes tenho preguiça, aí fico uns dias sem atualizar, mas depois eu volto com todo o gás.

    Não me imagino sem o meu!

    Beijo grande!

    www.oblogdasan.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Ju*

    Gostei muito do seu texto. Já faz um tempinho que eu visito aqui e gosto muito.
    O blog foi algo que começou para mim como um diário, partilhas de leitura e depois foi crescendo e hj em dia mesmo com todas as coisas que eu tenho pra fazer, não consigo mais me ver sem o blog, é como se fizesse parte de mim.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi Julia, tudo bem?

    Concordo completamente com você. Ter um blog é um desafio, algo que nos toma tempo, dedicação e amor, por isso o malabarismo é tão importante, porque em alguns momentos chega a ser difícil dar conta da vida e ainda do blog.
    Pra mim o importante é fazer com amor e no seu tempo. Eu era muito ligada em cobranças que eu mesmo criava, e agora estou tendo mais liberdade para viver e blogar com puro amor.

    Fico feliz por sua vontade de mudar, espero que essa nova fase seja muito especial!

    Beijos,

    Pah - Livros & Fuxicos

    ResponderExcluir
  4. Julia, concordo com tudo o que você disse. Já tive diversos blogs, sobre diversos assuntos e que sempre começavam por minha causa. Aos poucos, você vai atraindo outras pessoas, que têm gostos em comum com você, e aí fica ainda mais divertido. Com isso, vem a "cobrança" e a necessidade de encaixar mais essa tarefa no dia a dia que já é complicado. Mas vale a pena, não é? Aguardo as novidades e boa sorte ^_^

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi Julia tudo bem?
    Blogar é uma arte, sempre digo isso. Não é fácil manter, mas sempre dá pra dar um jeitinho. Sucesso com as mudanças.
    Abraços,
    Amanda Almeida
    http://amanda-almeida.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oie Ju =)

    Manter um blog dá trabalho e confesso que as vezes tenho vontade de jogar tudo para o alto rs...
    Mas, depois eu paro e fico imaginando a minha vida sem o MDL, e bem ela não teria tanta graça assim. Também estou pensando em algumas mudanças para o blog, mas todas serão para o ano que vem.

    Sucesso sempre para você <3

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  7. Oi Julia!
    Não é fácil manter um blog, mas é uma delícia, né! Adoro compartilhar os livros que leio e ler as opiniões de outras pessoas. É uma das coisas que mais gosto de fazer na vida!

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  8. Tenho blog desde que era mais nova e sempre me dediquei bastante pra isso. Teve os tempos mais apertados, com bloqueios criativos e tudo mais, em que acabava deixando-os de lado, mas logo sentia um vazio, sabe? Agora estou com um e espero ser definitivo, de vez. O esforço vale a pena, principalmente se é para vê-lo crescer. E organizando bem o tempo, dá pra fazer tudo que planejamos e mais um pouco, não é? ;D

    Abraços,

    Cabeças de Vento

    ResponderExcluir
  9. oi ^^
    Nossa, estamos em sintonia! Eu passei aqui justamente para falar fiz grande mudanças no meu blog Títulos de Livros, que agora se chama: Hey Dudi! Eu fiz uma mudança de layout e ampliei os assuntos que trato no blog, apesar de que os livros continuarão representando a maioria dos post!
    Eu queria que você desse uma olhada no blog e me falasse o que achou, espero um retorno! E também te desejo sorte e que você siga com mudanças positivas como eu segui!

    bjinhus

    Hey Dudi!

    ResponderExcluir
  10. Adorei seu post!! Faço das suas as minhas palavras. E em meio a todo esse malabarismo fazemos tudo por amor, porque gostamos mesmo desse cantinho *--* Parabéns pelo post.

    xoxo
    http://amigadaleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Olá Ju,
    Ter um blog e compartilhar a sua opinião e receber o feedback das pessoas é muito bom, mas para mim é um hobby..abraços.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Agradeço muito sua visita e peço que participe do blog, deixando um recadinho. Opiniões, idéias, sugestões, são muito importantes para fazer o blog cada vez melhor!
Assim que possível, retribuirei a visita.

Beijos, Julia G.