Sinopse: O quanto uma mudança de cidade pode afetar uma vida? Você acredita em alma gêmea? Como você se sentiria se não gostasse do grande amor da sua vida? É o que Flávia vai descobrir ao deixar Lavras, onde mora com os tios desde o acidente que matou seus pais, quando era criança. Aos dezoito anos, ela decide estudar Agronomia na Universidade Federal de Viçosa, trocando o sul de Minas pela Zona da Mata do mesmo Estado na esperança de uma "mudança de ares". Em sua nova vida, ela conhece Sônia, amiga de infância de sua mãe e agora sua vizinha, que lhe conta a história de sua família materna, até então desconhecida para Flávia. Embora o passado não seja sua maior preocupação, Flávia reluta em aceitar seu destino e ainda precisa superar uma paixão não correspondida pelo seu melhor amigo. Para se ver livre dessa rejeição, ela tenta atrair sua alma gêmea para Viçosa e descobre que o grande amor de sua vida é uma pessoa que ela não suporta. (Skoob)
Até eu te encontrar - Graciela Mayrink
Arquivado em: Editora Novo Conceito, resenhas
MAYRINK, Graciela. Até eu te encontrar. 2ª ed. Ribeirão Preto, SP: Novo Conceito Editora, 2013.
Comentei outra vez por aqui que, muitas vezes, não sei qual leitura iniciar e, quando isso acontece, são os livros que me escolhem. Desde o ano passado, Até eu te encontrar, de Graciela Mayrink, estava esperando uma oportunidade e, por mais que eu o tenha tido em mãos várias vezes, nunca havia lido nem a primeira página... até que o livro finalmente me escolheu, e eu não tive qualquer chance de largá-lo pelos dois dias seguintes.
"- Coincidências não existem - disse Sônia. - O que acontece é que a vida sempre nos leva na direção de certas pessoas." (p. 38)
Ambientado na Universidade Federal de Viçosa, em Minas Gerais, a história criada por Graciela mistura um ambiente jovem e a sensação de estar entre amigos, descobrindo algumas verdades e sensações da vida pela primeira vez, com algo totalmente inusitado e que pode, à primeira vista, parecer não se encaixar: Wicca e, por consequência, bruxas e feitiços.
Por incrível que pareça, a junção de todos esses elementos foi feita com tal sutileza pela autora que é possível mergulhar na trama e mesmo acreditar na possibilidade de aquilo existir. Tais elementos foram tratados como um complemento a todo o resto, e se tornaram tão naturais em meio ao enredo que deram um toque especial à construção da obra.
A escrita simples e cotidiana, desprovida de frases poetizadas, não pode, de jeito algum, ser considerada sem graça ou qualquer adjetivo parecido. Pelo contrário. Enquanto o enredo se incumbe de envolver o leitor e de fazê-lo devorar as páginas, a linguagem trata de aproximar leitores de qualquer idade, por não se tornar barreira nem para os mais jovens, nem para os mais velhos. O que quero dizer é que o que encanta no livro não é uma linguagem rebuscada, mas uma comunicação bastante fluida - com base em fatos que poderiam acontecer na vida de qualquer jovem ou, caso não pudessem, que, no fundo, muitos de nós gostaríamos de vivenciar.
"- Eu não quero que ele seja minha alma gêmea. Não pode ser, eu não gosto dele.
- Será?
- O que você quer dizer?
- Por que você pensa que não gosta dele?
Flávia suspirou. Deu um passo para a frente, mas parou.
O que quer que ela fosse fazer, desistiu. Tinha o olhar distante.
- Ele é irritante demais. Está sempre sorrindo, sempre sendo simpático e atencioso. Não sei explicar, mas ele sempre me tira do sério.
- É isso mesmo? Ou você que tenta sentir isso?
- Como assim?
- Você realmente não gosta dele ou você não quer gostar dele. Pense bem, Flávia. São coisas diferentes." (p. 252-253)
Outro ponto a ser citado é que, apesar de jovens, os personagens criados pela autora têm inseguranças e medos naturais da idade, sem serem irritantes. Cito isso por ser comum os autores errarem a mão e criarem personagens ou adultos demais, ou crianças demais, e não é o que acontece neste livro. Eles passam por aquele momento de sair da casa dos pais e têm de aprender a viver sozinhos e, portanto, amadurecer.
O fato de a história se passar no Brasil e, ainda, em uma Universidade Federal contribuiu muito para a identificação com a trama. Isso também me trouxe uma sensação gostosa de nostalgia, de saudades de coisas que nem mesmo vivi, porque, ao mesmo tempo que tenho muito em comum com a personagem, minha vida não tem nada a ver com a de Flávia.
Eu adorei Até eu te encontrar. Foi uma história leve, gostosa, que vale muito a pena ser conhecida.
Ju
Apaixonada pela leitura desde a infância, tantos livros lidos que é impossível quantificar. Alguém que vê os livros como uma forma de viajar o mundo e lugares mais incríveis que possam ser criados pela imaginação, sem precisar sair do lugar. Tem o blog como uma forma de dividir experiências e, principalmente, as emoções que as leituras despertaram, para compartilhar idéias e aproveitar sugestões de leitura, envolvendo mais e mais pessoas em um mundo onde a imaginação não tem limites.
Leia também
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Sobre
Julia G
Busca
Curta no Facebook
Seguidores
Categorias
Outras Histórias
-
▼
2014
(169)
-
▼
julho
(16)
- Primeiro Amor - James Patterson
- Conjuntando #27: Sobre ter um blog
- Novidades #74: Anelisa sangrava flores
- Esposa 22 - Melanie Gideon
- Novidades #73: Novo Conceito em Agosto
- Conjunto de Séries #5: Fringe
- Novidades #72: Lançamentos de Julho Intrínseca
- No limite da atração - Katie McGarry
- Conjuntando #26: Junho em fotos
- Promoção: A culpa é das estrelas
- Resultado: Promoções
- A culpa é das estrelas - John Green
- Conjuntando #25: Filme de A Casa do Céu
- Conjunto de Ganhadores #11
- Até eu te encontrar - Graciela Mayrink
- Promoção: 3 anos de Minha Vida Literária
-
▼
julho
(16)
Leitura Atual
Postagens Populares
Livros Lidos em 2019
01 - A Nuvem
02 - Uma noiva para Winterborne
03 - Sol em Júpiter
04 - Leah fora de sintonia
Eu estou na situação que você estava com esse livro, já peguei ele várias vezes, mas nunca engatei na leitura. Agora fiquei bem curiosa e logo o pegarei para ler. Adorei a resenha.
ResponderExcluirBeijos
http://palavrasdeumlivro.blogspot.com.br/
OI Julia tudo bem? Faz um tempinho que procuro algo leve e divertido para ler, e este livro me parece uma ótima dica, pude ter uma boa perspectiva dele através da sua resenha ^^
ResponderExcluirAchei seu blog através da Pah do Livros & Fuxicos, amei e já estou seguindo. Se quiser conhecer meu cantinho sera super bem vinda.
Beijos Joi Cardoso
Estante Diagonal
Oi Ju*
ResponderExcluirEu tenho muita curiosidade para conhecer a escrita da autora, ainda não li nada dela.
Pelo que vc diz o livro é muito bom.
Beijos
Oi Julia!
ResponderExcluirEsse livro parece ser super legal! Gostei de 2 coisas que você citou na resenha, o fato dos adolescentes não serem irritantes e a história se passar no Brasil. Fora que é uma história com bruxas, assunto que eu adoro ler. Vai para a lista de desejados!
Beijos,
Sora - Meu Jardim de Livros
Oi Julia,
ResponderExcluirLi algumas resenhas positivas sobre esse livro e o fato dos personagens não serem irritantes, já me agrada bastante. Espero no futuro ter uma oportunidade de lê-lo.
*bye*
http://loucaporromances.blogspot.com.br/
Oi Julia
ResponderExcluirTenho curtido bastante os livros nacionais lançados recentemente. Apesar de não conhecer muito dos lugares citados nas histórias é como se eles fossem familiares pra mim.
Essa mistura de elementos parece ser bem interessante e é muito legal o fato da autora conseguir trabalhar com ele de forma que seja crível para os leitores.
Ele já foi escolhido como uma das minhas próximas leituras.
Beijos
Mundo de Papel