Novidades #74: Anelisa sangrava flores


Eu adoro literatura nacional. Acho que tem uma galera muito boa por aí que às vezes não tem as oportunidades que merece, então eu nunca recuso a oportunidade de ler um livro brasileiro. Assim, de leitura em leitura, descobri dezenas de autores dos quais me tornei fã, alguns são quase como amigos.

Quando o autor Anderson Henrique entrou em contato com o Conjunto da Obra por e-mail, fiquei muito feliz de poder divulgar e conhecer seu trabalho.


O livro Anelisa sangrava flores, publicado recentemente pela Editora Penalux, marca a estreia de Anderson Henrique. No livro, o razoável e o absurdo são separados por uma membrana muito sutil em 13 contos que reforçam os méritos da boa literatura fantástica. Em seu universo particular, premissas físicas, temporais e lógicas são subjugadas por tramas e personagens tão improváveis quanto verdadeiros. Transbordam pelos caminhos do contrassenso, mas o fazem indagando ações e sentimentos humanos, interpondo-se sobre o que temos como real em um convite a reflexões multíplices.

Em contos como Uma noite, uma década, as barreiras do tempo são distorcidas e recriadas sempre que um casal se relaciona intimamente. Em A previsão de José Pasqual acompanhamos as últimas horas da única pessoa ciente das circunstâncias do fim dos tempos; Em Estela e Anelisa Sangrava Flores, são as mulheres as responsáveis por moldar e alterar a realidade – a primeira transmuta a si própria, a segunda tem em seu sangue a força transformadora. Em Carolina, Scarlet, Jordana, os sonhos servem de material para as peripécias do autor.

Seria apropriado enquadrar o livro de Anderson Henrique nas concepções do realismo fantástico latino-americano, mas a boa literatura escapa dos limites de tais classificações. Neste livro de estreia, o autor desponta como criador de um realismo mágico próprio, repleto peculiaridades e alegorias que insistem em fazer verdade o que parece tão afastado dela.

~~*~~*~~

Incomum, não? Por isso, talvez, mais interessante. Em breve, trarei minha opinião sobre a obra, para que vocês também possam tirar suas conclusões.

Ficha técnica:
Título: Anelisa Sangrava Flores
Autor: Anderson Henrique
Total de páginas: 124
Editora: Penalux
Lançamento: Julho de 2014
Onde comprar: http://www.editorapenalux.com.br
Blog: http://anelisasangravaflores.blogspot.com.br
Skoob: http://www.skoob.com.br/livro/402399-anelisa-sangrava-flores


Ju
Ju

Apaixonada pela leitura desde a infância, tantos livros lidos que é impossível quantificar. Alguém que vê os livros como uma forma de viajar o mundo e lugares mais incríveis que possam ser criados pela imaginação, sem precisar sair do lugar. Tem o blog como uma forma de dividir experiências e, principalmente, as emoções que as leituras despertaram, para compartilhar idéias e aproveitar sugestões de leitura, envolvendo mais e mais pessoas em um mundo onde a imaginação não tem limites.

7 comentários:

  1. achei a capa um pouquinho simplória!
    mas com um bom interior até que dá animo pra ler!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Que nome forte heim, gostei! Adoro contos ;)

    xoxo
    http://amigadaleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Julia!
    O título e a capa já me deixaram super curiosa! Depois quero ler sua resenha para saber o que achou do livro.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  4. oie Ju
    a literatura nacional tem crescido muito atualmente, e eu fico tão feliz por isso. Minha estante é recheada de nacionais, e tenho o maior orgulho disso.
    Achei muito legal a proposta dos contos, e a capa é bem clean. Amei.
    Depois volto para saber o que achou do livro
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
  5. Olá Julia,

    A literatura nacional esta cada vez crescendo mais e com qualidade, não conhecia esse livro e quero saber sua opinião...abraços.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Que capa maravilhosa. Sendo de contos, levaria para casa, com toda certeza. Adorei!

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de julho

    ResponderExcluir
  7. Gosto muito de livros de contos, amei a capa e achei o título bem interessante, fiquei doida pra ler!

    ResponderExcluir

Agradeço muito sua visita e peço que participe do blog, deixando um recadinho. Opiniões, idéias, sugestões, são muito importantes para fazer o blog cada vez melhor!
Assim que possível, retribuirei a visita.

Beijos, Julia G.