Conjuntando #32: Os 10 Melhores Livros de Fantasia

Desde que aprendi a ler, sou fascinado por literatura fantástica. Qualquer dos três gêneros: ficção-científica, fantasia ou terror. Acho que é uma fuga para mundos fora da realidade onde qualquer coisa pode acontecer. Não existe limite para a imaginação e nem é necessário se prender às regras que limitam nossas vidas. Pode-se criar magia, ignorar as leis da física, química ou biologia, criar mundos impossíveis e criaturas extremamente belas ou terríveis.

Fazer uma lista com os dez melhores livros fantásticos seria... difícil. Então, preferi me concentrar no tema fantasia. Reuni minhas preferências e saí navegando pelo Google em busca das obras que não conhecia.

Existe coisa demais! O.O

Mas consegui, com a ajuda de um site fantástico, o que queria. As obras abaixo são o que de melhor existe em termos de literatura fantástica, no quesito fantasia. Recomendo, enfaticamente, que procurem aquelas que não conhecem, inclusive as que ainda não foram traduzidas para nossa língua. É possível encontrar um ou outro PDF em português por aí... ;)

Façam bom uso dessa lista, mas sem moderação... abusem!!! :D

O Nome do Vento
Ninguém sabe ao certo quem é o herói ou o vilão desse fascinante universo criado por Patrick Rothfuss. Na realidade, essas duas figuras se concentram em Kote, um homem enigmático que se esconde sob a identidade de proprietário da hospedaria Marco do Percurso. Da infância numa trupe de artistas itinerantes, passando pelos anos vividos numa cidade hostil e pelo esforço para ingressar na escola de magia, O nome do vento acompanha a trajetória de Kote e as duas forças que movem sua vida: o desejo de aprender o mistério por trás da arte de nomear as coisas e a necessidade de reunir informações sobre o Chandriano - os lendários demônios que assassinaram sua família no passado. Quando esses seres do mal reaparecem na cidade, um cronista suspeita de que o misterioso Kote seja o personagem principal de diversas histórias que rondam a região e decide aproximar-se dele para descobrir a verdade. Pouco a pouco, a história de Kote vai sendo revelada, assim como sua multifacetada personalidade - notório mago, esmerado ladrão, amante viril, herói salvador, músico magistral, assassino infame. Nesta provocante narrativa, o leitor é transportado para um mundo fantástico, repleto de mitos e seres fabulosos, heróis e vilões, ladrões e trovadores, amor e ódio, paixão e vingança.

O Senhor dos Anéis
Romance de fantasia criado pelo escritor, professor e filólogo britânico J.R.R. Tolkien. A história começa como seqüência de um livro anterior de Tolkien, O Hobbit, e logo se desenvolve numa história muito maior. Foi escrito entre 1937 e 1949, com muitas partes criadas durante a Segunda Guerra Mundial. Embora Tolkien tenha planejado realizá-lo em volume único, foi originalmente publicado em três volumes entre 1954 e 1955: A Sociedade do Anel, As Duas Torres e o Retorno do Rei. E foi assim, em três volumes, que se tornou popular. Desde então foi reimpresso várias vezes e foi traduzido para mais de 40 línguas, tornando-se um dos trabalhos mais populares da literatura do século XX.



A Guerra dos Tronos
Quando Eddard Stark, lorde do castelo de Winterfell, aceita a prestigiada posição de Mão do Rei oferecida pelo velho amigo, o rei Robert Baratheon, não desconfia que sua vida está prestes a ruir em sucessivas tragédias. Sabe-se que Lorde Stark aceitou a proposta porque desconfia que o dono anterior do título fora envenenado pela manipuladora rainha - uma cruel mulher do clã Lannister - e sua intenção é proteger o rei. Mas ter como inimigo os Lannister pode ser fatal: a ambição dessa família pelo poder parece não ter limites e o rei corre grande perigo. Agora, sozinho na corte, Eddard percebe que não só o rei está em apuros, mas também ele e toda sua família. Esse é o início da trama da série de livros de George R. R. Martin, que ainda está sendo escrita e tem os cinco primeiros volumes impressos no Brasil. A previsão do autor é que a saga se encerre no sétimo livro, ainda por escrever.

The Way of Kings
Os homems viviam em um lugar chamado The Tranquiline Halls, uma analogia para o Céu. Mas os Voidbringers invadiram o Céu e expulsaram os homens e Deus. Os homens foram viver em um mundo chamado Roshar, assolado por tempestades mágicas, mas os Voidbringers, não satisfeitos, os seguiram. Deus presenteou os homens com o poder de criar incríveis armaduras e armas mágicas, chamadas de Shardblades, para se defenderem. Liderados por dez anjos chamados Heralds, e dez ordens de cavaleiros chamados Radiants, após dez mil batalhas, a humanidade finalmente derrota os Voidbringers. Ou pelos menos é o que dizem as lendas formadas durante os séculos posteriores. Hoje, os Radiants se voltaram contra a humanidade, existe uma constante luta de poder entre os reinos e para a posse das Shardblades, que garante ao seu dono um enorme poder nos campos de batalha. Este é o primeiro volume da série intitulada The Storlight Archives, planejada pelo autor para durar dez livros.

The Wheel of Time
Um dia houve uma guerra tão definitiva que rompeu o mundo, e no girar da Roda do Tempo o que ficou na memória dos homens virou esteio das lendas. Como a que diz que, quando as forças tenebrosas se reerguerem, o poder de combatê-las renascerá em um único homem, o Dragão, que trará de volta a guerra e, de novo, tudo se fragmentará. Nesse cenário em que trevas e redenção são igualmente temidas, vive Rand al'Thor, um jovem de uma vila pacata na região dos Dois Rios. É a época dos festejos de final de inverno - o mais rigoroso das últimas décadas -, e mesmo na agitação que antecipa o festival, chama a atenção a chegada de uma misteriosa forasteira. Quando a vila é invadida por Trollocs, bestas que para a maioria dos homens pertenciam apenas ao universo das lendas, a mulher não só ajuda Rand e seus amigos a escapar dali, como os apresenta àquela que será a maior de todas as jornadas. A desconhecida é uma Aes Sedai, artífice do poder que move a Roda do Tempo, e acredita que Rand seja o profético Dragão Renascido, aquele que poderá salvar ou destruir o mundo. Série de livros de fantasia escritos pelo estadunidense James Oliver Rigney, Jr., sob o pseudónimo de Robert Jordan. Em 1984, Rigney começou a escrever o primeiro livro, que foi lançado em 1990. No início apenas três livros foram planejados, depois seis e finalmente doze. Após a morte de Rigney, onze livros já foram publicados. Então Brandon Sanderson foi eleito para escrever o último livro, intitulado A Memory of Light. Entretanto, considerando o tamanho da obra, o livro foi desmembrado em três. O primeiro, The Gathering Storm e o segundo, Towers of Midnight, já foram lançados, em 2009 e em 2010 respectivamente. Em 2009 e 2010 saiu no Brasil, pela editora gaúcha Caladwin (hoje extinta), os primeiros dois livros, O Olho do Mundo e A Grande Caçada. Em 2013 a editora Intrínseca adquiriu os direitos da série e começou a publicar a serie no Brasil.

Mistborn, O Império Final
O que acontece se o herói da profecia falhar? Descubra em Mistborn! Certa vez, um herói apareceu para salvar o mundo. Um jovem com uma herança misteriosa, que desafiou corajosamente a escuridão que sufocava a Terra. Ele falhou. Desde então, há mil anos, o mundo é um deserto de cinzas e brumas, governado por um imperador imortal conhecido como Senhor Soberano. Todas as revoltas contra ele falharam miseravelmente. Nessa sociedade onde as pessoas são divididas em nobres e skaa – classe social inferior –, Kelsier, um ladrão bastardo, se torna a única pessoa a sobreviver e escapar da prisão brutal do Senhor Soberano, onde ele descobriu ter os poderes alomânticos de um Nascido da Bruma – uma magia misteriosa e proibida. Agora, Kelsier planeja o seu ataque mais ousado: invadir o centro do palácio para descobrir o segredo do poder do Senhor Soberano e destruí-lo. Para ter sucesso, Kel vai depender também da determinação de uma heroína improvável, uma menina de rua que precisa aprender a confiar em novos amigos e dominar seus poderes.


O Temor do Sábio
Quando é aconselhado a abandonar seus estudos na Universidade por um período, por causa de sua rivalidade com um membro da nobreza local, Kvothe é obrigado a tentar a vida em outras paragens. Em busca de um patrocinador para sua música, viaja mais de mil quilômetros até Vintas. Lá, é rapidamente envolvido na política da corte. Enquanto tenta cair nas graças de um nobre poderoso, Kvothe usa sua habilidade de arcanista para impedir que ele seja envenenado e lidera um grupo de mercenários pela floresta, a fim de combater um bando de ladrões perigosos. Ao longo do caminho, tem um encontro fantástico com Feluriana, uma criatura encantada à qual nenhum homem jamais pôde resistir ou sobreviver até agora. Kvothe também conhece um guerreiro Chandriano que o leva a sua terra, um lugar de costumes muito diferentes, onde vai aprender a lutar como poucos. Enquanto persiste em sua busca de respostas sobre o Chandriano, o grupo de criaturas demoníacas responsável pela morte de seus pais, Kvothe percebe como a vida pode ser difícil quando um homem se torna uma lenda de seu próprio tempo. Esta é a continuação da saga iniciada com O Nome do Vento.

O Poder da Espada
Sand dan Glokta é um carrasco implacável a serviço da Inquisição de Sua Majestade. Nas mãos dele, os supostos traidores da Coroa admitem crimes, apontam comparsas e assinam confissões – sejam eles culpados ou não. Por ironia, Glokta é um ex-prisioneiro de guerra que passou dois anos sob tortura. Mas isso nunca teria acontecido se dependesse de Logen Nove Dedos. Ele jamais deixaria um inimigo viver tanto tempo. Só que isso foi antes. Agora ele está decidido a mudar. Não quer ser lembrado apenas por seus feitos cruéis e pelos muitos inimigos que se alegrarão com sua morte. Já a felicidade do jovem e mulherengo Jezal dan Luthar seria alcançar fama e glória vencendo o Campeonato de esgrima, para depois ser recompensado com um alto cargo no governo que lhe permitisse jamais ter um dia de trabalho pesado na vida. Mas há uma guerra iminente e ele pode ser convocado a qualquer momento. Luthar sabe que, nos campos do Norte gelado, o embate segue regras muito menos civilizadas que as do esporte. Enquanto a União mobiliza seus exércitos para combater os inimigos externos, internamente se formam conspirações sanguinárias e um homem se apresenta como o lendário Bayaz, o Primeiro dos Magos, retornando do exílio depois de séculos. Quem quer que ele seja, sua presença tornará as vidas de Glokta, Jezal e Logen muito mais difíceis. Agora a linha que separa o herói do vilão pode ficar tênue demais.

Harry Potter
Harry Potter é um garoto comum que vive num armário debaixo da escada da casa de seus tios. Sua vida muda quando ele é resgatado por uma coruja e levado para a Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. Lá ele descobre tudo sobre a misteriosa morte de seus pais, aprende a jogar quadribol e enfrente, num duelo, o cruel Voldemort. Com inteligência e criatividade, J. K. Rowling criou um clássico de nossos tempos. Uma obra que reúne fantasia e suspense num universo original atraente para crianças, adolescentes e adultos. Originou sete filmes, um de cada livro, e se tornou uma das mais rentáveis franquias do mundo.



As Mentiras de Locke Lamora
O Espinho é uma figura lendária: um espadachim imbatível, um especialista em roubos vultosos, um fantasma que atravessa paredes. Metade da excêntrica cidade de Camorr acredita que ele seja um defensor dos pobres, enquanto o restante o considera apenas uma invencionice ridícula. Franzino, azarado no amor e sem nenhuma habilidade com a espada, Locke Lamora é o homem por trás do fabuloso Espinho, cujas façanhas alcançaram uma fama indesejada. Ele de fato rouba dos ricos (de quem mais valeria a pena roubar?), mas os pobres não veem nem a cor do dinheiro conquistado com os golpes, que vai todo para os bolsos de Locke e de seus comparsas: os Nobres Vigaristas. O único lar do astuto grupo é o submundo da antiquíssima Camorr, que começa a ser assolado por um misterioso assassino com poder de superar até mesmo o Espinho. Matando líderes de gangues, ele instaura uma guerra clandestina e ameaça mergulhar a cidade em um banho de sangue. Preso em uma armadilha sinistra, Locke e seus amigos terão sua lealdade e inteligência testadas ao máximo e precisarão lutar para sobreviver.

Esta seleção foi baseada na lista criada pelo site The Best Fantasy Books. Nele, você encontra duas listas: uma organizada pelos membros do site, e outra por votação dos visitantes. Eu considerei esta última.

Comentem se concordam ou discordam. :D
Carl
Carl

7 comentários:

  1. Adorei os escolhidos, desses só li Harry Potter. tentei ler Guerra dos Tronos, porém a letra era muito pequena.
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lola! Letras pequenas e muitas páginas é o padrão nos livros de fantasia rsssss ;)
      Obrigado pelo comentário! Abs

      Excluir
  2. Oi, Carlos!
    Ain, só li Harry Potter dos citados e nossa. Como não amar essa série? Me vejo sofrendo cada vez que leio/assisto algo sobre. É realmente uma fantasia excepcional. Tenho muita vontade de ler "O Nome do Vento", pois adoro fantasia.

    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Oi, Sofia! Acredito que a maioria dos visitantes também! ;)

    Obg pelo comentário! :D

    ResponderExcluir
  4. E a lista do Conjunto da Obra? Queremos uma lista feita por vocês!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Anderson! Falando apenas por mim, infelizmente minha lista não passa dos 4, pq ainda não li os outros :(, a não ser que inclua os de ficção-científica. Quem sabe mais pra frente? Obrigado pelo interesse e pelo comentário :) Abs

      Excluir
    2. Oi Anderson, sabe que não é uma má ideia? rsrs Ainda não consegui tempo para elaborarmos postagens integradas entre os colaboradores do blog, mas é uma coisa que pretendo fazer mais para a frente. Ainda assim, adorei a lista do Carlos, tem vários títulos que não tinha visto falar, então serve para conhecer também.
      Bjos ;)

      Excluir

Agradeço muito sua visita e peço que participe do blog, deixando um recadinho. Opiniões, idéias, sugestões, são muito importantes para fazer o blog cada vez melhor!
Assim que possível, retribuirei a visita.

Beijos, Julia G.