Créditos da imagem: Blog Parafraseando Livros. |
O reino secreto de Todd - COMO FOI QUE ELE SE TORNOU UM DEUS POR ACIDENTE?
INGREDIENTE A: meias esportivas muito usadas
INGREDIENTE B: imundície do GRANDE e Poderoso TODD (em pessoa)!
INSTRUÇÕES: deixar embaixo da cama por meses e meses. NÃO ARRUMAR O QUARTO
Mas atenção! Quando o valentão da escola, Max Loving, coloca em risco o futuro da minúscula civilização toddliana, Todd terá que fazer tudo o que estiver ao seu alcance para salvar essa raça que ele mesmo criou sem querer.
Perfeito para os fãs de livros de aventura que saem da mesmice, O REINO SECRETO DE TODD vai fazer você rir bem alto. Descubra o que acontece quando você deixa a roupa suja jogada no chão...
GALVESTON, Louise. O Reino Secreto de Todd. #irado, 2015. 252 p.
Infanto-juvenis são sempre bons. Eu sempre me imagino rindo horrores quando se trata deles. Felizmente, não foi diferente com O Reino Secreto de Todd. Até mesmo porque a premissa dele já é bem... engraçada.
Todd é um garoto de 12 anos que inesperadamente cria vida. Em meio a intensa sujeira de seu quarto, restos de bolinhos e muitas meias sujas, existe uma civilização. Minúsculos, os toddlianos (como eles passam a ser chamados) são criaturinhas que se alimentam da sujeira de seu deus todo poderoso Todd, que fica desesperado ao ver que é sua aquela responsabilidade. Mas ora, ele não conseguiu manter vivo um caranguejo, quem dirá uma civilização inteira.
Todd está entrando no sexto ano e espera que algumas coisas sejam diferentes, especialmente em relação aos valentões da escola, que se aproveitam de sua fraqueza para "zoar". Quando um desses valentões, que agora é seu mais novo amigo, ameaça a sua civilização microscópica, ele terá que salvá-los, com coragem ou não.
"Foi então que percebi que havia vários palitos de dente presos na moldura da minha janela sobre a cama. Uau. Perséfone não apenas havia fugido das garras de Spud como também de alguma maneira aprendera a chegar até minha casa, escalar o muro e subir até minha cama com um palito de dentes e fio dental. Eu havia criado uma Mulher-Aranha em miniatura".
A maioria dos infanto-juvenis têm o poder de nos trazer risadas e leveza e era tudo isso que eu esperava de O Reino Secreto de Todd. A obra não traz inovações ou contexto mirabolante, mas sim uma premissa pra lá de engraçada, cumprindo seu papel de divertir e entreter o leitor. A narrativa em primeira pessoa por Todd nos permite acompanhar todas as frustrações escolares e sociais, não somente suas, mas daqueles que o rodeiam (e talvez, o coloquem naquele abismo social). Quando surge a oportunidade de se tornar um garoto "descolado" (justamente no período de transição para o 6° ano), é quase como se fosse uma proposta irrecusável. A partir daí ele terá que decidir que caminho seguir.
"Eu não acreditava no que estava acontecendo
Eu, Todo Butroche, era mais legal do que Ernie Buchenwald."
Nota especial para a edição. Está fantástica, em capa dura e com um diagramação notável. O conjunto da obra ficou realmente muito agradável.
Eu gostei bastante de O Reino Secreto de Todd. Tenho uma certa paixão por infanto-juvenis (e essa leveza e sensibilidade que os acompanham), e esta obra conseguiu muito bem cumprir o seu papel. Leve, despretensioso e engraçado, é uma dica absolutamente excelente para (principalmente) crianças. Entretanto, quem disse que não pode agradar os mais grandinhos? ;)
Oie
ResponderExcluirGostei da premissa, do livro, parece ser bem gostoso de se ler.
Engraçado que pela capa eu esperava algo mais dramático. Me enganei...
Beijos
Curto muito livros Infanto-juvenis, sempre são história super divertidas, tenho esse livro aqui e muito em breve irei ler.
ResponderExcluirlivro super simpático que tenho certeza que vai agradar o público alvo e também os mais grandinhos, afinal, quem nunca inventou um mundo só seu, enfrentou essas ciladas na época de escola. Todd é bem esperto, carismático. a capa é legal condiz com o livro. não seria um livro que eu leria agora, mas com certeza vou procurar lê-lo =)
ResponderExcluirAdorei a resenha, e tenho que dizer que eu amo livro infanto-juvenis,esse parece ser muito bom e concerteza entra para a minha lista de desejados.
ResponderExcluir