Sinopse: Pedro Diniz tem um desafio e um problema pela frente.
O desafio: filmar um roteiro magnífico capaz de surpreender o público e conquistar o prêmio mais importante do cinema brasileiro.
O problema: não ter a menor ideia de como fazer isso.
Aos 25 anos, recém-formado, Pedro está convencido de que é um sujeito muito especial, que tem a missão de usar o cinema como instrumento para melhorar o mundo. Diagnosticado na adolescência com uma doença degenerativa que o condenaria à cegueira, ele contraria a lógica da medicina quando a perda de sua visão estaciona de forma inexplicável. Enquanto comanda o último cineclube de São Paulo e trabalha em uma videolocadora na periferia, Pedro planeja seu próximo filme - a obra que vai consagrá-lo. E, para animar as coisas, conhece a intrigante Cristal, uma ruivinha decidida, garçonete e estudante de física nuclear, que mexe com seu coração.
A perspectiva idealista de Pedro, porém, sofre sérios abalos. Atormentado por um segredo, ele parte com os amigos Fit, Mayla e Cristal numa longa viagem até Pirenópolis, em Goiás, a bordo de um Opala envenenado. Com câmeras nas mãos e espírito de aventura, a equipe técnica improvisada está disposta a usar toda a sua criatividade na filmagem, feita na estrada ao sabor de encontros inesperados e de sentimentos imprevisíveis. E o jovem cineasta descobre que, quando o destino foge do script, nada supera o apoio de grandes amigos. (Skoob)
Surpreendente! - Maurício Gomyde
Arquivado em: Editora Intrínseca, resenhas
GOMYDE, Maurício. Surpreendente! Rio de Janeiro: Intrínseca, 2015.
Para entender Surpreendente!, pense em um filme que te deixou feliz. Aquele que você não sabe dizer porque gosta tanto, mas que deixou seu coração transbordando de amor. Aquele, que pode até parecer bobo aos olhos de outra pessoa, mas que tocou seu coração e te fez suspirar e pensar em como a vida pode ser boa. Aquele que, mesmo que você saiba que nunca poderia acontecer na realidade, ainda assim te enche de esperança.
Cinema felicidade: é assim que Pedro Diniz classifica os filmes que se enquadram na descrição acima. E se Surpreendente!, de Maurício Gomyde, fosse um filme, acredito que se encaixaria facilmente nessa categoria.
"- E seu filme é sobre o quê?
- Sinceramente? - Pedro deu um demorado gole no chope. Cristal balançou a cabeça. Ele suspirou e soltou:
- Não faço a menor ideia..."
Há algum tempo, tive oportunidade de ler outro livro de Maurício. Na época, achei sua obra precipuamente despretensiosa, muito embora a tenha descrito como um texto que "preza pela ausência de complexidade". Nesta leitura, tive a mesma impressão, já que é nítido que o autor não tem a intenção de criar um livro cheio de reviravoltas mirabolantes e sentimentos conflituosos.
Há, sim, altos e baixos relevantes à história do personagem principal. Não se trata de uma leitura morna, devo dizer. Só que esse não é o ponto alto do livro, e sim o toque sonhador inserido em cada gesto do protagonista, a força dos seus relacionamentos, a vontade e genuinidade de buscar aquilo que acredita. Especialmente porque, mesmo quando tudo parecia já estar perdido para Pedro, quando ele se sentia sem fé, ele mostrou, de outras formas, que sempre há esperança.
"O Opala roncou cidade adentro e assim partia, rumo ao interior do Brasil, a equipe de cineastas mais improvável da história. Na bagagem, nada além de um pequeno equipamento, algumas ideias na cabeça, e a vontade de cada um dos três amigos de registrar a viagem de sua vida. Pedro não sabia se as respostas para o que o destino havia lhe apontado cruzariam seu caminho, mas tinha certeza de que precisava seguir em frente. [...]"
Maurício Gomyde se destaca pela leveza de sua escrita, pelas nuances de conto de fadas que insere em suas obras. O livro é cheio de clichês e pode até ser que o enredo não seja lá muito surpreendente de verdade, mas não precisa disso para ser especial. Ele encanta pela simplicidade, pela amizade, pelos simples momentos em que a vida mostra como é especial só pelo fato de ser vida.
Comecei a leitura sem grandes expectativas e fui presenteada com sorrisos bobos no rosto e com lágrimas nos olhos. E claro, também ganhei de brinde a edição incrível do livro. Por isso tudo, Surpreendente! pode não ser uma obra grandiosa, mas é uma bela obra, como o cinema felicidade.
Ju
Apaixonada pela leitura desde a infância, tantos livros lidos que é impossível quantificar. Alguém que vê os livros como uma forma de viajar o mundo e lugares mais incríveis que possam ser criados pela imaginação, sem precisar sair do lugar. Tem o blog como uma forma de dividir experiências e, principalmente, as emoções que as leituras despertaram, para compartilhar idéias e aproveitar sugestões de leitura, envolvendo mais e mais pessoas em um mundo onde a imaginação não tem limites.
Leia também
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Sobre
Julia G
Busca
Curta no Facebook
Seguidores
Categorias
Outras Histórias
-
▼
2016
(255)
-
▼
janeiro
(22)
- Surpreendente! - Maurício Gomyde
- Promoção: Aniversário Interesses Sutis
- Conjuntando #53: A vida em um lugar fictício
- Minha vida mora ao lado - Huntley Fitzpatrick
- Conjunto de Séries #8: The Flash
- Esta é uma história de amor - Jessica Thompson
- Promoção: Aniversário Obsession Valley
- Segundo a lei da arma - José Casado Alberto
- Promoção: Amamos Nacionais
- Tag: Palavras Cruzadas
- Novidade #123: Autores Nacionais
- Top School! Código Secreto - Toni Brandão
- Promoção: Aniversário do blog Lisossomos
- Emily The Strange: os dias perdidos - Rob Reger
- Promoção: 4x Crepúsculo/Vida e Morte
- Conjuntando #52: Dezembro em Fotos
- Vida e Morte: Crepúsculo Reimaginado - Stephenie M...
- Novidades #122: Lançamentos Editora Intrínseca
- Joyland - Stephen King
- Promoção: Ano novo, livros novos!
- Leituras do Mês: Dezembro
- Top Comentarista - Janeiro
-
▼
janeiro
(22)
Leitura Atual
Postagens Populares
Livros Lidos em 2019
01 - A Nuvem
02 - Uma noiva para Winterborne
03 - Sol em Júpiter
04 - Leah fora de sintonia
awn Julia <3 acredita que nunca li um livro do Mauricío, somente por falta de oportunidade. mas tenho um carinho pela escrita dele, acho ele tão boa gente! e isso acaba refletindo em seus livros. Surpreendente me parece um livro leve, uma boa leitura. Isso é o que me encanta, em quase todas as resenhas que leio sobre os livros do Mauricio, tem isso. Não são livros cheios de ÓÓÓ, são cheios de simplicidade e marcantes. quem sabe agora eu comece a ler e me surpreenda!
ResponderExcluirOi, Ju!
ResponderExcluirAinda não li nenhum livro do Maurício Gomyde, mas fiquei encantada com a sua resenha do livro Surpreendente!
Beijos!
Não conhecia o livro e nem o autor, mas que capa bonitinha! hahah O nome dele parece título de notícia sensacionalista, e o ponto de exclamação só enfatiza isso hahaha
ResponderExcluirMago e Vidro
já tinha visto o livro e me encantando por ele agora que vi sua resenha me apaixonei ainda mais e ele ta na minha lista ^^
ResponderExcluirbjss
Estou louca para ler esse livro e ele já está na minha meta de leituras desse ano. Espero que ele seja tão bom quanto o que falam :)
ResponderExcluirEstou doida pra ler esse livro, curto muito a escrita do Maurício Gomyde, parece ser super emocionante e cada resenha que leio dele me deixa ainda mais ansiosa em conferi essa história.
ResponderExcluirNão sei o motivo mas essa livro me lembra muito o Extraordinário, acho que é por causa da capa e do nome, mas enfim. Nunca li nenhum trabalho do autor mas esse livro está na minha lista, depois da resenha minha vontade só aumentou.
ResponderExcluirOi Ju!
ResponderExcluirEu li outras resenhas desse livro e é impressionante, todas falam bem demais! A história do Pedro parece ser bem tocante por si só, pelo o que eu li. Nunca tive oportunidade de ler nada do Maurício, mas choven tantos elogios para as obras dele que vontade não me falta, viu!? Às vezes é bom a gente ler algo despretensioso mesmo, principalmente quando vêm aquelas ressacas literárias.
Beijo!
http://www.roendolivros.com
Olá!
ResponderExcluirEu já vi várias resenhas sobre esse livro e já ouvi muita coisa sobre ele.
Não sei dizer se eu irei ler, mas realmente parece algo empolgante e interessante. Vou dar uma chance quem sabe rsrsr
lereliterario.blogspot.com
ainda não li nada do maurício,
ResponderExcluiresse livro está na minha lista faz um tempinho, mas ainda não tive uma oportunidade de ler e o engraçado que uma das coisas que me ganhou foi quando eu li em algum canto que o autor considerava algo despretensioso.
ps. se não me engane acho q foi esse livro que fizeram um filme de uns 5 min e me ganhou total
Oi Julia, sinceramente a sinopse do livro não me chamou a atenção, mas como sempre sua resenha esta incrível bjs.
ResponderExcluirJulia!
ResponderExcluirSou muito fã do Maurício e já li todos os livros anteriores dele, falta apenas essa, mas ainda não perdi a esperança de lê-lo ainda esse ano.
“A parte que ignoramos é muito maior que tudo quanto sabemos.” (Platão)
cheirinhos
Rudy
http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
Ainda não li nenhum livro do autor, mas esse parece ser bem divertido e mostra que o personagem corre atras do seu sonho e é corajoso, mesmo sem saber ao certo qual seria seu filme ele vai atrás.
ResponderExcluirOi!
ResponderExcluirFaz um tempo que vi o livro do Maurício Gomyde e fiquei bem interessada achei o livro leve e até divertido com uma ótima historia e lendo a resenha adorei esses sentimentos que o livro trás se tiver oportunidade quero ler !!
Adoro histórias que envolvem os tipos de artes e acho que vou amar de paixão esse livro, além me divertir e emocionar bastante. Abraços.
ResponderExcluirEsse ano prometi que iria tentar ler muitos livros nacionais, e esse e um dos livros que esta na minha lista de desejados, sou apaixonada pela trama que o autor criou achei a história linda, e estou muito ansiosa por essa leitura.
ResponderExcluirOie
ResponderExcluirEu adoro os livros do Maurício e sou suspeita em falar. Eu curti muito a leitura deste livro e até me emocionei no final. Vale muito a leitura.
Beijos
http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/