Não Pare! - FML Pepper

Sinopse: Nina Scott não suportava mais a vida nômade e solitária que sua mãe, Stela, a obrigava a ter. Mudar de cidade ou de país a cada piscar de olhos, conviver com tantas perguntas que a consumiam, assombrada por mistérios de um passado guardado a sete chaves. Agora, aos 16 anos, a garota das estranhas pupilas verticais exigia respostas.
E, para sua péssima sorte, elas já estavam a caminho!
Quando Stela decide ficar em Nova York, Nina acredita que seu sonho de ter uma vida normal vai se tornar realidade. Finalmente terminará o ano letivo em um mesmo colégio, poderá fazer amigos sem ter que abandoná-los em seguida, viver um grande amor, amadurecer, criar raízes... Enfim, curtir a juventude.
Mas o “normal” está muito longe da vida de Nina!
Perdida no olho de um furacão de mortes e inexplicáveis acidentes, tendo que esconder os terríveis fatos da mãe paranoica, Nina começa a desconfiar da própria sanidade mental, de tudo e de todos. O que explicaria os paralisantes calafrios, a perda de visão e de memória que experimentava sempre que alguém morria ao seu redor? O que ela teria a ver com os bizarros e sobrenaturais acontecimentos? Estariam eles interligados?
Seria a Morte sua companheira para toda a vida?
É chegada a hora da verdade. (Skoob)
PEPPER, FML. Não Pare! Valentina: 2015. 280 p.

Mesmo antes do lançamento de Não Pare!, de FML Pepper pela Editora Valentina, já havia visto comentários sobre a trilogia autopublicada pela autora. O livro esteve parado no meu kindle há meses, mas só quando comprei o livro físico é que decidi conhecer a tão falada história. Sabia que o enredo era um sucesso e que os leitores em geral adoravam, mas comecei a leitura sem muita noção, e isso foi a melhor coisa que fiz.

Não Pare! conta a história de Nina, uma garota de 16 anos que não tem nada de normal: suas pupilas são verticais, vive como nômade, de cidade em cidade, país em país, e a todo o tempo está próxima demais da morte. Além disso, ela sabe que sua mãe esconde algo, o verdadeiro motivo que não as deixa permanecer em lugar algum, só que não sabe como descobrir o que é. E pior: quando a verdade começa a ser revelada, Nina não sabe mais se tudo não passa de criação da sua cabeça ou se as coisas podem ser tão absurdas quanto parecem ser.

Acompanhar a história criada por FML Pepper me trouxe um misto de emoções. Eu gostei da leitura e me envolvi com o desenrolar dos acontecimentos, mas alguns aspectos deixaram um pouco a desejar. Do mesmo modo como Nina não tem as respostas, tudo o que o leitor tem são perguntas. O livro é narrado em primeira pessoa, portanto só conseguimos conhecer aquilo que a própria protagonista conhece e as deduções que ela faz - que nem sempre são muito acertadas. Isso traz certa frustração, já que Nina sempre faz as perguntas erradas, se preocupa em saber coisas que nem são tão relevantes, enquanto se esquece de investigar o que realmente importa.

Um detalhe que me incomodou muito durante a leitura foi o fato de a mãe de Nina nunca ter contado nada para ela e que só tenha resolvido falar quando não era mais possível. Isso porque uma garota de 16 anos tem maturidade o suficiente para compreender a verdade, ainda que pareça insana, especialmente se a pessoa que conta é sua mãe. Ademais, as coisas estavam graves demais para fingir que nada estava acontecendo - e Stela sentia quando sua filha estava correndo perigo, então mesmo que Nina mentisse, ela sabia.

"A avidez com que meus olhos procuravam Richard me surpreendia. Não conseguia evitar as estranhas sensações que aquele garoto gerava em mim. Apesar de rude, ele era lindo. Como a morte poderia ser tão bela? O certo seria que ela fosse horripilante, como nos filmes de terror. Mas lá estava ele. Para contradizer tudo e todos. Lindíssimo! [...]"

Por outro lado, essa falta de informação impulsiona a leitura. O sobrenatural contado na história é original e quase não aparece em outros livros, e as dimensões criadas por Pepper dão à fantasia um enredo ainda mais instigante. Por conta disso, durante a leitura, tentamos compreender como tudo funciona e por que Nina está sendo perseguida, e os acontecimentos se sucedem em tal velocidade que é realmente difícil parar.

Não Pare! não traz todas as respostas que buscamos em suas páginas, mas eu espero que cada detalhes seja esmiuçado nos outros dois volumes que estão por vir. Ainda assim, tenho a triste impressão de que nem tudo será explicado nas sequências, já que alguns detalhes parecem ser pequenos demais para ser lembrados nos próximos livros, como no caso, por exemplo, de Stela, que aparece tão pouco neste livro e deixou tantos mistérios em aberto.

Tive também meus problemas com a protagonista. O mundo estava desmoronando em volta de Nina e ela pensava mais em garotos do que em descobrir o que realmente acontecia. Kevin também me deixou na dúvida, ok, mas Richard demorou demais para me descer pela goela, porque, apesar de gato, o garoto era um ogro master, e não consigo acreditar que a atração se baseie apenas nos aspectos físicos da pessoa. Depois, muito depois, quase lá no final do livro, comecei a ver algo mais no personagem, mas confesso que demorou.

Ainda que eu comente esses detalhes que são um pouco irritantes, a aventura presente no livro é tão intensa que é fácil mergulhar na fantasia e relevar esses aspectos. A leitura é fácil e rápida e se envolver com a história do livro não se trata de uma questão de escolha, ou seja, mesmo com alguns pontos negativos, Não Pare! é delicioso e vale a leitura. Tanto que Não Olhe! já está me aguardando na estante.

Ju
Ju

Apaixonada pela leitura desde a infância, tantos livros lidos que é impossível quantificar. Alguém que vê os livros como uma forma de viajar o mundo e lugares mais incríveis que possam ser criados pela imaginação, sem precisar sair do lugar. Tem o blog como uma forma de dividir experiências e, principalmente, as emoções que as leituras despertaram, para compartilhar idéias e aproveitar sugestões de leitura, envolvendo mais e mais pessoas em um mundo onde a imaginação não tem limites.

12 comentários:

  1. Oi Ju
    Eu li este livro ainda em e-book, tipo eu o devorei de tanto que curti a história. Estou louca para ler os outros livros e ver como tudo irá terminar.
    As capas são lindas né?

    Beijos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Ele esta na minha lista de compras. Pena que em alguns quesitos deixa a desejar, mas acredito que a leitura vale a pena, por esse mistério que envolve a obra e que adoro rs. Fiquei curiosa em saber o que acontece com essas sensações da morte que a protagonista sente e essas mudanças de local repentinos da mãe.

    ResponderExcluir
  3. Julia!
    Tenho o livro aqui para leitura, mas só quero fazê-la quando tiver a série toda na mão, assim leio de uma só vez e não fico com as dúvidas que ficou...por serem esclarecidas apenas nos outros livros.
    “A bondade deve estar ligada ao saber. A simples bondade pouco adianta; é o que tenho constatado.” (Mahatma Gandhi)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi, Ju!
    Eu li esse livro quando a FML lançou da primeira vez e lembro bem pouco da história. Só lembro que achei a Nina bem chatinha.
    Vou reler para terminar a trilogia.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe do sorteio Mês das Mulheres em Dobro
    Porcelana - Financiamento Coletivo

    ResponderExcluir
  5. Olá,

    Nunca tinha lido nada a respeito desse livro, gostei bastante da resenha, parece ser uma história cheia de mistérios e tudo mais. E de acordo com sua resenha, não é parecido com nenhum outro livro, isso é muito bom! Adoro novidades!

    ResponderExcluir
  6. Olá Ju! Estou doida pra começar a ler essa trilogia, curto muito esse gênero, parece ser bem emocionante e cada resenha que leio dos livros me deixa ainda mais curiosa em conferi essa história.
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Tenho curiosidade em ler essa série mais pela simpatia da autora que pelo livro em si, pois ele não é muito meu estilo rs

    Bjs

    EntreLinhas Fantásticas - SORTEIOS NO BLOG! PARTICIPE :)

    ResponderExcluir
  8. Oii! Adorei a sinopse, já tinha me interessado pelo livro, mas qto mais eu leio as resenhas mais anciosa fico pra ler rsrs ... Bjs!

    ResponderExcluir
  9. Já tinha lido coisas muito positivas desse livro, mas não lembrava dele ser uma serie. Lendo a sinopse e a resenha a história dele não me interessou muito, mas falam tão bem dele que acho que merece uma chance.

    ResponderExcluir
  10. Esse é um livro que não pretendo ler tão cedo, pelas opiniões de amigas que já leram, vi que não é para mim.

    ResponderExcluir
  11. Amei a resenha (tive a vontade de ler tudo de novo),essa trilogia é mto intensa e eletrizante...FML PEPPER que me segure kkkkkkkkkkk já estou no terceiro livro da serie(Não Fuja!) .

    “Tudo dentro de mim já havia perdido o controle há um bom tempo!”

    ResponderExcluir
  12. Olá Ju!!!
    Já vi tantas resenhas sobre esse livro que toda vez eu fico na dúvida: "Se eu dou uma chance ou não?", mas também acho que fico na dúvida por ver que as pessoas que já leram citam esses mesmos aspectos que você citou e eu fico com um certo receio. Porém quem sabe eu ainda leia o livro, porque de certa forma eu tenho uma curiosidade sobre ele.
    Parabéns pela resenha e pela sinceridade sobre o livro, até uma próxima o/

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir

Agradeço muito sua visita e peço que participe do blog, deixando um recadinho. Opiniões, idéias, sugestões, são muito importantes para fazer o blog cada vez melhor!
Assim que possível, retribuirei a visita.

Beijos, Julia G.