Semana Especial Rick Riordan: Mitologia


A Editora Intrínseca convidou os parceiros para falarem, durante a semana, sobre um dos autores mais queridos da nova geração de leitores: Rick Riordan. E o assunto de hoje é a mitologia, que faz parte de seus livros.

Comentei na última postagem que as séries escritas pelo autor geralmente envolvem mitologia, seja ela qual for. Não existe preconceito e todas são abordadas de uma forma criativa, já que o autor não recria a mitologia original, simplesmente a insere no contexto atual como se não fosse mito, mas um fato. Os deuses, poderes, castigos, monstros e o que mais houver aparecem como elementos da história, mas os personagens principais geralmente são adolescentes que parecem ser como quaisquer outros, até serem atropelados por algum mistério antigo.

A mitologia grega, por exemplo, aparece em séries como Percy Jackson e os Olimpianos, Os Heróis do Olimpo e As Provações de Apolo. Por mais que às vezes a gente ignore o que foi aprendido na escola, é fácil ir rememorando alguns detalhes ao esbarrar nos acontecimentos dos livros. Cronos, Zeus, Hades e Poseidon, que fazem parte da início das histórias mitológicas, são citados com frequência, e outros seres como náiades, dríades, sátiros, fúrias, além de vários heróis de que tanto ouvimos falar, aparecem nas páginas dos livros.

Na série As Crônicas dos Kane, por sua vez, a aventura se volta à mitologia egípcia. Particularmente, conhecia muito pouco sobre essas crenças, e os livros de Rick Riordan me explicaram muito sobre elas. Na história, os deuses egípcios estão presos, mas ganham força para serem liberados. Hórus, Set, Rá e outros deuses se fazem presentes, e termos como Maat, ordem do universo, e Caos, personalizado na serpente Apófis, entre outros pertencentes àquela mitologia, fazem também parte da trama.



Magnus Chase e os Deuses de Asgard, que eu infelizmente ainda não tive oportunidade de ler, aborda ainda outro conjunto de crenças: a mitologia nórdica. Nesta trama, trolls, gigantes e outros monstros horripilantes são os principais desafios enfrentados pelo protagonista, que faz de tudo para impedir o fim do mundo. Ah, e deuses como Thor e Loki também se fazem presentes.

Independente da mitologia adotada por Riordan para contar suas histórias, o fato é que ele sabe fazer isso muito bem. É incrível como ele consegue manter a essência do mito e, ao mesmo tempo, criar histórias fascinantes, cheias de aventura e totalmente próprias. Claro que isso não poderia ser feito sem muito estudo e uma pesquisa profunda sobre os detalhes de cada mitologia, mas o autor é um estudioso de longa data da mitologia grega e atuou anos como professor na área, então não seria difícil investigar as demais.

Particularmente, não consigo eleger minha mitologia favorita. Tenho uma mente curiosa e qualquer trama construída com precisão me atrai - e, vamos combinar, mitologia é uma coisa que sempre faz algum sentido. Por isso, sempre que leio os livros de Rick Riordan fico louca de vontade de ler vários e vários livros sobre as mitologias, apesar de nunca fazer isso de fato.

De todo modo, os livros do autor sempre trazem conhecimentos profundos sobre as crenças que aborda e, considerando toda a liberdade criativa, dificilmente parecerá maçante como alguns livros de História.


Ju
Ju

Apaixonada pela leitura desde a infância, tantos livros lidos que é impossível quantificar. Alguém que vê os livros como uma forma de viajar o mundo e lugares mais incríveis que possam ser criados pela imaginação, sem precisar sair do lugar. Tem o blog como uma forma de dividir experiências e, principalmente, as emoções que as leituras despertaram, para compartilhar idéias e aproveitar sugestões de leitura, envolvendo mais e mais pessoas em um mundo onde a imaginação não tem limites.

8 comentários:

  1. Oi, Ju!!
    Como já comentei em outra postagem ainda não li nenhum livro de Rick Riordan, mais agora estou super curiosa para começar esses livros, pois adoro mitologia!! Espero comprar em breve essas séries para começar a ler.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi, Ju.
    Estou adorando essa semana de especial.
    Não me julgue mas ainda não li nada do autor, em contra partida estou muito curiosa para conferir a série do Percy Jackson, li algumas resenhas e tenho certeza que vou amar. Achei bem interessante o fato de que o autor escreve sobre diferentes tipos de mitologias e quw faz isso muito bem, ansiosa pelo próximo post.
    Boa tarde.

    ResponderExcluir
  3. O que me faz ter vontade de ler essas séries dele é justamente isso, o monte de mitologias e histórias com que ele brinca e explora nelas. Deve ser legal ir procurar a origem depois, ver o que era verdade ou não, imaginar os personagens fazendo paralelo com as mitologias apresentadas e tal. Assim fica até um jeito interessante de aprender novas coisas e conhecer mais. Essa com mitologia nórdica vem me chamando muita atenção porque esse ano viciei no assunto e estou tentando ler e ver séries e coisas do tipo que falem dele. Mas tem pra todo os gostos né! ^^

    ResponderExcluir
  4. Ju!
    É verdade! Fica bem difícil escolher apenas uma das séries do Rick para eleger como a melhor.
    O que mais gosto dos livros são justamente as mitologias, que sempre acrescentam muito conhecimento e nos fazem conhecer todos seus deuses, poderes e personagens.
    “O Natal não é um momento nem uma estação, senão um estado da mente. Valorize a vida.” (Desconhecido)
    Boas Festas!
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de DEZEMBRO ESPECIAL livros + BRINDES e 4 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  5. Que semana interessante, ainda não li essa série e não sabia que era sobre mitologia Egípcia conheço pouco também, gostei assim saberei mais sobre ela. Parece que todos os livros do autor são voltados para a mitologia para quem gosta é um prato cheio rs.

    ResponderExcluir
  6. Oi Ju! Curto muito mitologia e os livro do Rick Riordan são maravilhosos, quero ler todos, sempre que sai um novo já entra na lista de leitura.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Eu ainda não li nem um livro do autor Rick Riordan, mas como gosto muito de livros com histórias sobre mitologia, tenho diversos livros dele em minha lista de leituras, adorei essa semana especial.

    ResponderExcluir
  8. Não conhecia nada sobre o autor e sempre pensei que os livros dele fossem focados apenas na mitologia grega (que nunca gostei muito) mas achei bem interessante esse sobre mitologia egípcia (que é a minha favorita) vou procurar saber mais.

    ResponderExcluir

Agradeço muito sua visita e peço que participe do blog, deixando um recadinho. Opiniões, idéias, sugestões, são muito importantes para fazer o blog cada vez melhor!
Assim que possível, retribuirei a visita.

Beijos, Julia G.