Sinopse: Doze histórias apaixonantes de doze grandes escritores, entre eles Cassandra Clare, Veronica Roth e Stephanie Perkins.PERKINS, Stephanie. Aconteceu naquele verão. Editora Intrínseca, 2016. 384 p.
Bem-vindos à estação mais ensolarada e apaixonante de todas! No verão, somos todos iguais, diz um dos personagens do conto “Mil maneiras de tudo isso dar errado”. No Brasil, nos Estados Unidos ou em qualquer lugar do globo, uma coisa é certa: no verão, nossos corações ficam mais leves, mais corajosos, impetuosos e confiantes — talvez por isso esta seja a estação perfeita para se apaixonar... e Aconteceu naquele verão é o livro ideal para quem adora histórias de amor.
Mas essa coletânea tem algo ainda mais especial. Algumas histórias têm uma pitada de estranheza, de mistério, um toque sobrenatural. Em “Cabeça, escamas, língua, calda”, a lagoa de uma cidadezinha é morada de um monstro marinho que só uma menina vê. No intrigante “Inércia”, dois grandes amigos há muito afastados vão se encontrar num quarto de hospital para uma última visita. No belo “O mapa das pequenas coisas perfeitas” é sempre dia 4 de agosto. Presos num loop temporal, dois jovens vão comprovar do que a força do amor é capaz.
A lição é simples: o amor não escolhe lugar nem hora para surgir. Coloque seus óculos escuros e abra sua cadeira de praia, porque neste verão você terá doze motivos para suspirar e se apaixonar. (Skoob)
Livro recebido em parceria com a Editora
Os elementos dos textos, por outro lado, não se limitam ao romance. Os autores imaginaram formatos atípicos para contar suas histórias e a liberdade criativa foi amplamente usada. Alguns contos envolvem mistério, fantasia, distopia e até mesmo terror. Cassandra Clare, por exemplo, criou um parque de terror com energia gerada por um demônio, em Nova Atração. Um filme amaldiçoado tornou O último suspiro do Cinemorte, de Libba Bray, um conto assustador. Cabeça, escamas, língua, calda, de Leigh Bardugo, teve um final surpreendente sobre o misterioso ser do lago.
Fiquei encantada com a forma como cada conto conseguiu me tocar. Assim que eu elegia um favorito do livro, lia outro em seguida e me apaixonava ainda mais. Na ordem de leitura, os que mais gostei foram O fim do amor, de Nina Lacour, Em noventa minutos, vá em direção a North, de Stephanie Perkins, Inércia, de Veronica Roth e Mil Maneiras de tudo isso dar errado, de Jennifer E. Smith. Esses, em especial, conseguiram despertar em mim a lembrança de estar apaixonada e, se eu consegui sentir o que os personagens sentiam, é porque realmente vivi aquela história.
Dos contos que não me agradaram tanto, Prazer doentio, de Francesca Lia Block, está em primeiro lugar, sem dúvidas. O conto até é fofo e bonito por um tempo, mas de uma hora para outra desanda e eu só não consegui gostar do caminho que tomou. Lembranças, de Tim Federle, foi uma leitura boa e me trouxe boas sensações ao finalizar a leitura, mas acho que eu gosto mais de tramas sobre o nascer do amor, e não sobre o seu fim. Amor é o último recurso é engraçado e divertido, mas não conseguiu me encantar como os outros.
Boa sorte e adeus, de Brandy Colbert, e O mapa das pequenas coisas perfeitas, de Lev Grossman, também podem ser enquadrados como histórias belas e tocantes, repletas de mensagens profundas sobre realidades diversas das nossas vidas, como recomeços, mudanças e novas chances. Não entraram na lista de preferidos, mas são realmente muito bons também.
Uma das maiores diversões que tive enquanto lia o livro era identificar, nos desenhos da capa, onde cada casal está representado. Achei genial a ideia de incluir todos os contos na imagem e é incrível como alguns detalhes de cada história estão tão bem reproduzidos em um desenho tão pequeno, embora só seja possível saber o que procurar depois de ler. Acredito que aconteça o mesmo na capa de O presente do meu grande amor, mas como não li aquele livro, não sabia que era assim tão detalhista.
Aconteceu naquele verão é uma bela coletânea de contos sobre essa estação mágica que inspira amor. Uma ótima opção de leitura para relembrar aquele amor de verão ou, para quem nunca teve um, para vivenciar a sensação intensa e única de amar alguém nessa estação enérgica, quente e fugidia que é o verão.
Aain Ju qro ler logo!!!
ResponderExcluirGosto desses contos que nos faz relembrar certos momentos da vida...
Adorei!
Bjs!
Oi, Ju!!
ResponderExcluirEsse livro está maravilhoso!! Estou adorando cada vez mais descobrir um pouco dele!! Como gosto muito de contos vou amar ler esse livro!!
Bjoss
Oiii !!!! adoro contos e vejo tanta gnt falando do livro que estou supeeer curiosa !!! gostei de saber que os detalhes da capa representam cada casal dos contos !!
ResponderExcluirEu não aguento mais ver post desse livro ~sqn KKK o que não aguento mais é a vontade compra-lo, cada dia/post que passa a vontade só aumenta. Vou ser obrigada a compra-lo urgente KK
ResponderExcluirkkkkk, eu suspeitava!
ExcluirAmo romance então gostei bastante da resenha... mas confesso que os contos que mais me atrairam foram os mais sombrios e com toque de magia rsrs Também quero ler o da Veronica Roth, pq gosto da autora
ResponderExcluirJu!
ResponderExcluirParece mesmo uma ótima coletânea de contos sobre o verão e o amor e ainda tem alguns autores bem conhecidos.
O conto Inércia tem sido quase uma unanimidade entre os blogueiros do mundo literário.
Gostaria de ler o livro.
“Eu quase que nada não sei. Mas desconfio de muita coisa.” (Guimarães Rosa)
cheirinhos
Rudy
http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
TOP Comentarista de FEVEREIRO, livros + KIT DE MATERIAL ESCOLAR e 3 ganhadores, participem!
Oi Ju! Estou doida pra ler esse livro, curto muito contos, alguns desses autores já conheço e gosto muito da escrita e os outros estou super curiosa em conferi, amei essa capa, parece uma ótima coletânia.
ResponderExcluirBjs
Gosto muito de coletâneas de contos, e estou cada vez mais curiosa com esse livro. As histórias parecem ótimas, tem autores muito bons, e estou adorando essa divulgação da Intrínseca com os blogueiros. Não vejo a hora de ler e poder identificar quem é quem na capa.
ResponderExcluirAbraços :)
Como li O presente do meu grande amor, é claro que fiquei com muita vontade de conferir essa obra. Gostei do conto da Cassandra, foi o que mais me chamou a atenção dos citados, por envolver o sobrenatural. Gostei dos tipos de amor abordados, e da estação, embora prefira o inverno é realmente no verão que as melhores histórias acontecem. Quando li O presente do meu grande amor também me diverti identificando os casais na capa, é realmente uma ideia genial. Ótima resenha e dica, espero gostar tanto quanto você.
ResponderExcluirAbraço!
A Arte de Escrever
Amo livros que se passem no verão até porque e a época do ano em que mais me divirto, por isso quando soube do lançamento desse livro fiquei bastante entusiasmada. Quando vi os autores, reconheci alguns deles, apesar de ainda não ter lido nenhuma de suas obras. Fiquei feliz em saber que cada conto toca de uma forma a nos leitores, e cada um aborda uma história diferente, porém cativante e envolvente.
ResponderExcluirLi o livro anterior dos contos de Natal. E assim que terminei a leitura,me senti muito bem!
ResponderExcluirCada conto foi especial. E me fez refletir bastante!
E acredito que os contos desse livro sobre o verão, serão tão especiais quanto. :)
Falou em verão vem mesmo férias na cabeça ou então praia, piscina algum modo de se refrescar rs. Não tive um amor de verão pra relembrar mas relembro os bons momentos que passei nesse tempo. Contos são assim tem alguns que gostamos e outros não, acho difícil gostar de todos.
ResponderExcluirAdoro livros de contos e este parece ser maravilhoso!! Com certeza nós leitores iremos saborear um livro que traz uma pitada de humor e reflexão. Uma narração apaixonante onde são abordados dilemas como: trabalho de férias, drama escolar ou familiar, reencontros e despedidas, erros e recomeços, inseguranças, romances de verão e amadurecimento!! Já quero ler!!
ResponderExcluirA capa do livro é bem bonitinha. Não sou muito fã de livro de contos, mas gostaria muito de ler esse, pois os autores merecem a devida atenção e Stephaine Perkins teve muito carinho para organizar. Gostei da resenha.
ResponderExcluirQuero muito ler o livro principalmente pela presença de alguns dos meus autores favoritos. Fiquei curiosa para ler Lembranças justamente por falar do fim do amor. Adorei sabe sobre o detalhe da capa.
ResponderExcluirOi Ju!!
ResponderExcluirAdorei O Presente do Meu Grande Amor, mesmo que nem todos os contos sejam maravilhosos, mas tenho os meus preferidos como o da Stephanie Perkins, o do David Levithan e mais uns 3.
Mesmo não gostando tanto do verão acredito que vou gostar dos contos deste livro, inclusive porque estou muito curioso com os contos da Leigh Bardugo e da Cassandra Clare.
Abraço.