Gone - Lisa McMann

Sinopse: No início Janie acreditava que já sabia o que o futuro lhe reservava e pensou que estava em paz com isto. Mas, o que Janie não suportou, foi ver Cabel afundando com ela. Janie só vê uma maneira de dar a Cabel a vida que ele merece – ela precisa desaparecer. Mas isto pode destruir os dois. Então, um estranho entra em sua vida – e tudo se desfaz. Seu futuro, antes previsto, sofre uma reviravolta trágica e suas escolhas se tornam mais terríveis do que Janie jamais imaginou. Ela só precisa escolher o menor dos dois males. E o tempo está se esgotando… (Skoob)
 MCMANN, Lisa. Gone. Wake #3. Novo Século, 2010. 200p.


No livro anterior, Fade, Janie acreditou que já sabia tudo o que tinha para saber sobre ser uma apanhadora de sonhos. Ela até já estava pensando na decisão que teria que tomar, e ela seguiu essa neste livro. Porém, antes de fazer essa decisão definitiva de como viver, ela vai descobrir que é ainda mais difícil do que parecia. 

Este livro talvez seja mais dramático que os anteriores, pelo menos do que o primeiro. O segundo tinha aquele balanço com romance e alívio cômico, por isso, apesar de ter acontecimentos bem pesados, o terceiro volume acaba parecendo mais dramático, pois tem pouco de qualquer elemento que não seja drama. Isso não foi negativo para mim, acho que é até necessário para terminar a trilogia com poucas páginas.

Eu acredito que dá para se identificar com a indecisão da Janie e a questão de escolher entre duas opções horríveis, por mais que geralmente as nossas não sejam tão ruins quanto as dela. Mais uma vez a série me ganha por mostrar que a vida não tem saída fácil. 

Gone conseguiu dar um final para todos os aspectos da vida da Janie. Só não entendi a última frase, que é bem aberta e daria para pensar que há outra continuação ou que foi a tentativa de chamariz para um spin off que não chegou a acontecer. Eu cheguei a pensar isso, e também pensei que na verdade não haveria necessidade de uma continuação por causa disso, e ela pode estar falando da pessoa mais provável mesmo. Independente, essa frase não interfere no fato de que o livro foi completamente fechado e para mim foi um bom final. Eu sei que muitas pessoas não gostam, mas não sei o porquê (e não fiz questão de ler porque às vezes - muitas - prefiro ficar cega aos supostos defeitos de coisas que eu amo haha). Não me decepcionou em momento algum. Continuo adorando essa trilogia.
Mah
Mah

Escrever (por prazer) me acalma e resenhas são uma terapia pra mim. Assim como doces, séries e ler. Autora do Programa Resistir, um podcast sobre suicídio.

7 comentários:

  1. Eu pretendo ler esta trilogia, que bom que este livro teve um final para todos os aspectos da vida da personagem, fiquei curiosa para saber qual foi a última frase do livro, pretendo ler esta trilogia em breve.

    ResponderExcluir
  2. Ola, Que bom que você gostou da série e que a autora deu um final satisfatório para a vida da protagonista, fiquei curiosa com essa ultima frase do livro que vc mencionou, gostei da resenha e pretendo ler assim que possível!!

    ResponderExcluir
  3. Mah!
    Não li nenhum dos livros da série, portanto, ão sei bem sobre o que se trata, porém se tem drama e terminou fechadinha e a contento, vale uma conferida, concorda?
    Livros são bem pessoais e por isso as pessoas pensam de forma diferente ao lê-los.
    Desejo um maravilhoso e florido final de semana!
    “Para saber uma verdade qualquer a meu respeito, é preciso que eu passe pelo outro.” (Jean-Paul Sartre)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE OUTUBRO 3 livros, 3 ganhadores, participem.

    ResponderExcluir
  4. Ainda não tive o prazer de ler nenhum livro da autora, mas essa trilogia está na minha lista!
    Adorei a resenha e creio vou adorar a leitura também pois gosto bastante deste gênero.
    Que bom que teve um bom final, e ela conseguiu bom desfecho para todos os aspectos

    ResponderExcluir
  5. Olá! Ainda não li o primeiro livro dessa trilogia, curto muito um drama, essa resenha me deixou ainda mais curiosa em conferi essa história.

    ResponderExcluir
  6. Ainda não li nenhum livro da série, mas gosto muito de drama esse iria me agradar rs. Deve deixar o leitor refletindo sobre a vida não ter uma saída fácil, muitas vezes é difícil saber o que fazer. a personagem passa por esse dilema de escolher entre duas opções e que não são nada agradáveis pelo visto.

    ResponderExcluir
  7. Quero muito ler esta trilogia, até pelo fato de ler sua resenha a respeito da segunda obra, que acabou me encantando. Confesso que prefiro obras que possuem um teor maior de drama, e fiquei feliz por isto, outro ponto que me chamou a atenção, foi o fato do desfecho da estória ter sido satisfatório, e encantador.

    ResponderExcluir

Agradeço muito sua visita e peço que participe do blog, deixando um recadinho. Opiniões, idéias, sugestões, são muito importantes para fazer o blog cada vez melhor!
Assim que possível, retribuirei a visita.

Beijos, Julia G.