Bruxos e Bruxas - James Patterson e Gabrielle Charbonnet

Sinopse: Em pleno século XXI, os irmãos Allgood, With e Whisty são arrancados de sua casa no meio da noite e jogados na prisão, acusados de bruxaria. Vários outros jovens como eles foram sequestrados, presos e outros desapareceram.
Tudo isso acontece porque o mundo foi comandado por um novo governo "Nova Ordem", que acredita que todos os menores de dezoito anos são suspeitos e que praticam bruxaria. Quem comanda a N.O é O Único Que É O Único, e seu objetivo é tirar tudo que faz parte da vida de um adolescente normal, livros, música, arte, comandar o mundo e desvendar todos os segredos da magia.
Qualquer forma de protesto contra a N.O será punida com muita rigidez e tortura, até que a pessoa possa completar dezoito anos, e assim ser condenado a morte.
A missão dos irmãos Allgood é livrar o mundo desse novo regime e resgatar seus pais desaparecidos. Mas será que eles conseguirão enfrentar a Nova Ordem, salvar todos dessa tortura e encontrar seus pais? (Skoob)
PATTERSON, James. CHARBONNET, Gabrielle. Bruxos e Bruxas. Witch & Wizard # 1. Editora Novo Conceito, 2013. 288 p.


Wisteria e Whitford Allgood, dois irmãos adolescentes, foram retirados de sua casa no meio da noite e levados a uma prisão, acusados de bruxaria, levando consigo apenas uma baqueta e um livro em branco que, aparentemente, não serviam para nada. Mas se engana quem pensa que isso acontecia na idade média: estavam o século XXI, e a Nova Ordem era a responsável pelo governo ditatorial e irracional que estava prendendo crianças e adolescentes. Até porque, quem acreditaria em magia?

Só que os dois foram surpreendidos por si mesmos: com as emoções à flor da pele, a mágica começou a se manifestar, e parar objetos no ar, levitar e ficar em chamas já não eram mais coisas tão absurdas. Com essa nova "arma" em mãos, eles precisavam de um plano de fuga, para salvarem a si mesmos e aos seus pais.

"- Silêncio! - o juiz berrou. - Escute aqui sua menina insolente! Vocês são uma ameaça a tudo o que é adequado, certo e bom. Soubemos pelo testemunho da polícia sobre suas últimas perpetrações nas artes das trevas. Sabemos disso graças a inúmeras investigações conduzidas pela Agência de Segurança da Nova Ordem, e sabemos disso, acima de tudo, graças à Profecia.
- Profecia? - Comecei a tirar um barato da cara do juiz. - Prometo ao senhor: eu e minha irmã não estamos em nenhuma passagem da bíblia. Fala sério, Ezekiel!" (p. 51)

Antes de começar a ler Bruxos e Bruxas, de James Patterson e Gabrielle Charbonnet, já tinha lido algumas resenhas que comentavam sobre a faixa etária a que o livro se dirigia. Assim como a muitos, eu havia sido ludibriada pela publicidade e levada a acreditar que era uma história mais adulta, e só não desanimei com isso enquanto lia por já saber antes. Com isso, já que não esperava coisa diferente, o livro se tornou agradável.

Gostei da personalidade dos irmãos Allgood  e ri um pouco com suas tiradas. Achei engraçadas as referências à música, à literatura e à cultura em geral de uma forma indireta, como os citados nomes de "Freida Halo" e do rapper "Lay-Z", que são facilmente identificáveis em nossa realidade.

Bruxos e Bruxas é o primeiro livro de uma série que parece fazer muito sucesso em outros países. Particularmente, achei o livro bom, porém bastante introdutório, já que possui algumas cenas de ação que tentam dar um ápice à história, mas eu não consegui entender o objetivo de certas partes da história - elas simplesmente estavam lá. Talvez seja algo que venha a ser explicado nos próximos livros (tive a impressão de que serão muitos!), e espero que assim seja.

Além disso, ficou devendo em algumas coisas. Não consegui me convencer de que os irmãos viviam em uma realidade como a nossa e, de repente, a magia parecia ser tão comum e estar em todos os lugares. Dimensões paralelas também eram facilmente encontradas, mesmo por aqueles que não podiam se dizer bruxos, e pareciam ser algo bastante conhecido e difundido. Como se, do dia para a noite, só porque alguém disse que existia magia, todo mundo acreditasse e começasse a buscar por ela.

Independente desses "furos", deixando de lado o que não parece ser possível - mesmo em um mundo fantasioso, diga-se de passagem -, Patterson e Charbonnet criaram uma nova realidade interessante que, se bem desenvolvida e explicada nos próximos volumes, tem mesmo tudo para agradar. A leitura do livro fisga e a maneira como os capítulos são dispostos - são bem curtos e alternam a visão de Wisty e Whit - faz a leitura se desenvolver bem rápido.

Sabendo de antemão como se passa a história e sem grandes expectativas para a leitura, a história tem tudo para agradar, pelo menos um pouquinho.
Ju
Ju

Apaixonada pela leitura desde a infância, tantos livros lidos que é impossível quantificar. Alguém que vê os livros como uma forma de viajar o mundo e lugares mais incríveis que possam ser criados pela imaginação, sem precisar sair do lugar. Tem o blog como uma forma de dividir experiências e, principalmente, as emoções que as leituras despertaram, para compartilhar idéias e aproveitar sugestões de leitura, envolvendo mais e mais pessoas em um mundo onde a imaginação não tem limites.

23 comentários:

  1. Oi Ju*

    Eu imaginava a história deste livro bem diferente e eu vi que todo mundo tbm.
    Gosto muito do autor mas no momento não será minha prioridade, mas se tiver chances eu o lerei.

    Beijinhos*

    ResponderExcluir
  2. Oi Julia!
    A NC tem muito livros desinteressantes, mas tem alguns desta editora que eu quero muito ler e Bruxos e Bruxas é um deles.
    Eu acho que a propaganda que a editora fez gerou muita expectativa e vi gente dizendo que odiou o livro, que não é TUDO ISSO... Bom, o que me chamou atenção foi a magia, pois, adoro estas coisas.
    Ótima resenha.

    ResponderExcluir
  3. Oi Julia,
    Bem, depois de ler sua resenha acho que vou ficar esperando sua opinião dos próximos livros. Porque pode ser que essas lacunas não sejam explicadas e que essas coisas meio absurdas se tornem ainda maiores, e eu não quero começar a ler uma série assim, pq sempre q começo qro terminar, msm q n sejam mto boas kkkk Vou ficar no aguardo, sei q vai demorar um pouco pq esse livro foi lançado por agora, mas tenho tantos livros p ler q tem tempo! kkk
    tem postagem nova no blog
    espero sua visita
    bjinhus

    TÍTULOS DE LIVROS

    ResponderExcluir
  4. Pelas resenhas que tenho lido, todo mundo esperava mais desse livro!
    Já comecei a ler, mas espero gostar!
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  5. Já li algumas resenhas sobre esse livro e me chamou atenção, resenhas que só falavam bem, oq ue me deu mais vontade ainda de ler.

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi Julia,
    Bem quero ler esse livro mais já estou preparada para o que ele oferece, já que é uma série e séries são assim o primeiro livro é sempre introdutório acho que vou compreender isso bem. Acho que essa parte de aceitação a magia rápido de mais me deixaria um pouco irritada, mais se a leitura fluir bem acho que tem tudo para ser um bom livro.
    Beijocas,
    Cindy, Livros e Piratas. Visite o blog!

    ResponderExcluir
  7. Oi Ju! Eu esperava mais do livro, achei a história bem rasa, eu queria uma história de pura magia, mas na verdade vi muto pouco no livro, fora outros detalhes que não convenceram.

    Bjos!!

    ResponderExcluir
  8. Não vou mesmo com grandes expectativas na leitura desse livro, parece que a sua opinião é vista em outros blogueiros também, o colaborador do meu blog basicamente achou o mesmo que você do livro. Mas espero que seja uma leitura não muito ruim pra mim, pelo menos. rs

    Beijos ;]
    Meu outro lado

    ResponderExcluir
  9. hum. a propaganda é a alama do negócio,e a NC soube direitinho fazer a lição de casa. o marketing em cima de Bruxos e Bruxas foi incrível. e por isso mesmo,eu fiquei meio com um pé atrás,porque geralmente a propaganda não é justificada. não é a primeira vez que leio que se esperava mais do livro,mas concordo contigo Ju,quem sabe nos próximos livros,a história se desenvolva um pouco mais.a história em si parece interessante,essa mistura de distopia(oi? rsrs) com magia é instigante,mas acho que Patterson,que já li alguns livros dele e Charbonett que não conheço,criaram um mundo a ser desenvolvido. quero muito ler Bruxos e Bruxas =)

    ResponderExcluir
  10. oi querida,
    estou querendo ler este livro, mas me chamou a atenção isto que tu falastes de magia ser uma coisa "normal". Não é, entao achei bem estranho. Ainda quero ler e tal, mas espero não me chatear com isso hehehe
    boa semana
    ;*

    www.redbehavior.com

    ResponderExcluir
  11. Ainda bem que todo mundo já tá alertando da idade para qual o livro é direcionado, porque a publicidade excessiva realmente fez parecer que era mais adulto.
    Mas mesmo assim, espero que esses furos melhores nos próximos livros. Afinal, é James Patterson, o cara sabe como fazer livros bons! ;)

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  12. Oi Ju!

    Apesar de tudo, Bruxos e Bruxas não é um livro que me desperte tanta atenção. Porém, se houvesse oportunidade, leria!

    Beijo

    ResponderExcluir
  13. Oie Ju =)

    Eu comecei a ler esse livro, mas dei um tempo por que a leitura não estava fluindo =/
    Até pensei em terminiar ele no feriado (aqui em SP 9 de julho é feriado), mas olhei na minha estante livros "mais interessantes" e ele continua parado esperando para ser terminado.

    Até o ponto que eu li achei que a publicidade foi meio forçada, mas como ainda não terminei espero que o livro me surpreenda nem que seja um pouco rs...

    Beijos e um ótima semana;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  14. Oi!
    Minhas expectativas com esse livro começaram a cair. rs
    Ele parecia ser tão bom, agora já estou passando outros na frente dele.

    BjO
    http://the-sook.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Achei esse livro muito bom. Li várias resenhas sobre ele e gostei. Sei que é dirigida a um público mais jovem,mas vou ler assim mesmo e tirar minhas conclusões. Beijos.

    ResponderExcluir
  16. Ei Julia,

    Ainda não li, mas tenho visto muita gente reclamando.
    Mas eu não esperava um livro adulto não, pelo que vi na divulgação achei mesmo que era bem juvenil.
    Espero gostar, mas estes furos na historia sempre me incomodam.
    bjs

    ResponderExcluir
  17. Achei o enredo desse livro mais furado do que queijo suíço. Sei que é um infanto-juvenil, mas infanto-juvenil não significa subestimar o leitor...

    ResponderExcluir
  18. Oi Ju.
    Nossa, eu imaginava que a história fosse diferente, nunca me passou pela cabeça que fosse deste jeito. Mas apesar destes furos, pretendo ler.
    Adorei a resenha.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  19. Oi Ju, a NC caprichou bastante na divulgação desse livro e por ser de um autor super conhecido todo mundo tinha grandes expectativas com relação a ele. Mas pelo que eu andei lendo por ai parece que decepciona um pouquinho. Sua resenha também não é muito animada, rsrsrsrs.
    Como se trata de uma série, assim como você espero que os próximos livros explique mais coisas e sejam bem melhores.
    Acredito que seja minha próxima leitura.

    Beijos
    Caline - Mundo de Papel

    ResponderExcluir
  20. Bom dia Julia,

    Li e resenhei esse livro no blog e gostei bastante, mas tem alguns detalhes que incomodam sim, mas recomendo....parabéns pela resenha...abraços.


    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. Nossa. Eu tenho lido umas resenhas desse tipo mesmo. Eu ainda quero ler o livro, mas vou com menos sede ao pote e já sei que a historia nao é bem como eles deram a entender com a divulgaçao ne? Ai, odeio furos, to vendo que vou ficar incomodada com isso!

    Beijokas
    escolhasliterarias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  22. Oi, Ju!
    Tenho lido tanto resenhas negativas quanto positivas a respeito desse livro, e nada melhor do que tirar minhas próprias conclusões, não? Estou muito querendo lê-lo!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  23. Estou louca para comprar este livro, assim que o vi só lembrei de O Livro Perdido das Bruxas de Salém, A descoberta das Bruxas, e algumas séries, a capa me lembra da Inquisição, e uau, de tirar o fôlego, tenho tendencia a ir para o lado de bruxos, e pela sua resenha sei que não vou me decepcionar!

    ResponderExcluir

Agradeço muito sua visita e peço que participe do blog, deixando um recadinho. Opiniões, idéias, sugestões, são muito importantes para fazer o blog cada vez melhor!
Assim que possível, retribuirei a visita.

Beijos, Julia G.