Maratona Literária de Inverno 2015



Eu NUNCA participei de uma maratona.
Uma vez, há bastante tempo atrás, tentei participar de um desafio e, sério, foi um fracasso total.

Por diversas razões, quando vi essa postagem no blog Pensamento Tangencial, decidi que queria participar, ainda que eu não conseguisse cumprir tudo.

O primeiro motivo é que o semestre da faculdade está acabando. Minha última prova será no dia 10, então acredito que conseguirei me recuperar dos primeiros dias na inatividade e ler bastante.

O segundo motivo é que eu já queria acelerar minhas leituras em julho. Nos últimos meses só consegui ler três livros, pelo mesmo motivo que citei acima (faculdade), e minha intenção já era tentar tirar alguns livros que estão parados na estante há tempos, e que eu quero muito ler.

O terceiro motivo é que a proposta da maratona é relativamente fácil. Já vou comentar como funciona abaixo, mas existem as semanas temáticas, nas quais os livros escolhidos devem seguir os estilos pré-definidos, e os desafios extras. Mas as regras não são engessadas e você pode optar por segui-las ou não. Claro que a graça na Maratona é exatamente conseguir cumprir as regras.

Funciona assim:

A ideia da Maratona é incentivar os participantes a lerem, de 6 de julho a 3 de agosto, uma quantidade maior de livros do que estão habituados a ler no período de um mês. Ao montar a sua TBR (to-be-read / livros a serem lidos), os inscritos são livres para escolher se desejam participar das semanas temáticas, que funcionarão da seguinte forma:

• Semana 1: Fantasias, Distopias e/ou Ficção Científica
• Semana 2: Thriller, Suspense e/ou Terror
• Semana 3: YA Contemporâneo, Romance e/ou Drama
• Semana 4: Livros Nacionais

Além das semanas temáticas, existem os desafios:
• Um livro com figuras ou ilustrações
• Comece e/ou termine uma série, trilogia ou duologia
• Um livro que alguém escolheu por você
• Um livro que já virou ou vai virar uma adaptação cinematográfica
• Um livro com a capa azul
• Um livro do gênero que você menos leu ano passado
• Um livro que você ganhou
• Um livro com mais de 400 páginas

 Os meus escolhidos foram:


  • Semana 1: Delírio (Comece e/ou termine uma série, trilogia ou duologia) e O Feitiço Azul (Um livro com a capa azul);
  • Semana 2: Sangue na Neve (Um livro com mais de 400 páginas) e Uma Questão de Confiança (Um livro do gênero que você menos leu ano passado);
  • Semana 3: Louco por você (Um livro que alguém escolheu por você) e Por Toda a Eternidade;
  • Semana 4: Filho da Terra (Um livro que você ganhou) e Não Pare (que não consegui colocar na foto).
Só não consegui incluir dois desafios, que é de um livro com ilustrações, e de um que vai virar uma adaptação cinematográfica. Até poderia ter feito um esforço para isso, mas preferi optar pelos livros que mais quero ler. Se bem que meu exemplar de Lugares Escuros, que logo ganhará as telonas, deve estar chegando e, caso seja possível, tentarei incluí-lo na maratona.

Tem muita gente participando, que tal participar também?

Mais informações podem ser encontradas no link do evento no Facebook. As inscrições são só até hoje!

Ju
Ju

Apaixonada pela leitura desde a infância, tantos livros lidos que é impossível quantificar. Alguém que vê os livros como uma forma de viajar o mundo e lugares mais incríveis que possam ser criados pela imaginação, sem precisar sair do lugar. Tem o blog como uma forma de dividir experiências e, principalmente, as emoções que as leituras despertaram, para compartilhar idéias e aproveitar sugestões de leitura, envolvendo mais e mais pessoas em um mundo onde a imaginação não tem limites.

14 comentários:

  1. Oi Ju!

    Eu empolguei um pouquinho e coloquei oito livros na minha TBR também, mas coloquei quatro extras para o caso de eu terminar e ainda sobrar tempo (o que eu duvido, mas a esperança é a última que morre). Eu escolhi os meus só pelos desafios, não quis muito seguir as semanas temáticas. Mas enfim. Espero que a gente consiga!

    Beijo!
    http://www.roendolivros.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana, também coloquei oito, mas nem arrisquei inserir extras porque eu quase com certeza não vou passar disso. rsrs
      Eu já preferi as semanas temáticas, e acabei de não seguindo os desafios. :P
      Também espero que a gente consiga.

      Excluir
  2. Oi Ju
    Estou vendo varios blogs participando dessa maratona.
    Eu farei uma maratona, mas não gosto de seguir regras de temas sabe, prefiro ir lendo o que me dá vontade, e principalmente livros de parcerias e mais alguns que estão na fila. Quero ler o maior número possível de livros.
    Boa sorte na Maratona.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nessa, se quiser, se inscreva na maratona, você pode escolher seguir as regras ou não. A intenção é ler mais, não completar tarefas. Elas só servem para pontuar, e concorrer aos prêmios dos organizadores da maratona.

      Excluir
  3. Oi oi
    Que desta vez você consiga completar!!
    Eu também vou participar e essa é a minha primeira vez =D
    Os que eu escolhi foram dos desafios e um da semana temática.

    Boas leituras e beijooos
    www.blogmaiscafe.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Vi diversos blogs participando da Maratona Literária de Inverno 2015, e eu nunca participei de uma maratona, e tipo além de ter pouco tempo para ler, ainda não tenho os livros de todos os gêneros exigidos na maratona, mas boa sorte para você, que consiga completar a maratona e boa sorte para todos os participantes, achei muito legal a criativa a ideia.

    ResponderExcluir
  5. Oiiiiiiiiiiii já quero?
    Nossa superrrrrrrr vou participar, certeza!!
    Já tinha participado da Maratona Literária de carnaval e foi ótimo. Essa é bem diferente, massss vamos lá.

    ResponderExcluir
  6. Oi, Ju!
    Que bom que decidiu participar! Faculdade é complicado mesmo. Digo isso por experiência própria. Até cogitei participar dessa maratona, mas acabei deixando para outro momento. Dificilmente consigo concluir as etapas. :s
    Boas leituras!
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Também vou participar e estou meeega ansiosa haha
    Adorei a sua TBR e boas leituras :3

    Beijos!
    http://aluafoiaocinema.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Ju,

    também já vi vários outros blogueiros participando. Tenho vontade de participar, porém acredito que no momento não vou conseguir cumprir as regras. Gostei da sua lista de livros e sei que você irá se divertir bastante lendo, afinal, é o que você gosta né? Ah e depois de um dia de descanso pós-semestre, nada melhor do que relaxar lendo um bom livro, rsrs.

    ResponderExcluir
  9. Ju sou péssima pra participar de maratonas e desafios literários =/ sempre me perco kkkkkk mas achei muito legal esse, boa sorte! <3

    ResponderExcluir
  10. Muito legal essa maratona literária de inverno, estava pensando em participar porem estou sem tempo, gostei muito da sua TBR

    ResponderExcluir
  11. Oiee
    Sou um mega horror com maratonas,é só eu me propor de ler um livro que chega na hora e parece que eu travo.A história fica entediante,maçante e eu não me contendo até dar uma pausa.Por isso só leio livros aleatoriamente de acordo com meu humor da semana.Gostei dos livros que você escolheu,e Sangue na Neve é um dos meus queridinhos de romance policial.
    beijos

    ResponderExcluir

Agradeço muito sua visita e peço que participe do blog, deixando um recadinho. Opiniões, idéias, sugestões, são muito importantes para fazer o blog cada vez melhor!
Assim que possível, retribuirei a visita.

Beijos, Julia G.