Top School! Código Secreto - Toni Brandão

Sinopse: Top School!, a escola de modelos mais badalada do universo, prepara as garotas e os garotos mais lindos, atrevidos e descolados para entrar pela porta da frente no mundo da moda... e brilhar nas passarelas, fotos, capas de revistas. Mas nem só de caras e bocas vive a Top School!, claro! Tantos gatos e gatas juntos só podia dar em duas coisas: romance e confusão. Acompanhe neste terceiro volume a conclusão eletrizante da história. Como assim Mia e Alice são irmãs?! Onde? Como? Quando? Por quê? E por quem as meninas foram separadas? Quais são os papeis de Antônia e Dona Aparecida nisso tudo? E qual será o desfecho das histórias de Ben, Guel, Ivan, Malu, Klau e das gêmeas indianas? Afinal, quem vai para Nova York representar o Brasil no maior concurso de top models do mundo? Será que todos os mistérios serão resolvidos? O babado fica fortíssimo no final de Top School! (Skoob)
BRANDÃO, Toni. Código Secreto. Top School! vol. 3. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2015.

No que se refere à literatura juvenil, não posso me dizer uma das maiores entusiastas. Eu gosto, leio alguns livros, mas acho que já tenho idade demais para me restringir a esse tipo de leitura. Claro que sempre há algumas exceções e um ou outro livro chega até mim. E foi o que aconteceu com a série Top School!, que se encerra com esse volume, Código Secreto. Enriquecida com mistérios e mais mistérios, a série traz, em seu último volume, as respostas tão esperadas, sem deixar de lado a diversão e a aventura que já estavam presentes nos primeiros livros.
Comentei nas resenhas dos livros anteriores que a linguagem utilizada é jovial e acessível, e a construção do texto é o que dá dinâmica ao livro: há mais opiniões do narrador, em terceira pessoa, do que narração propriamente dita. Ainda que isso pareça estranho inicialmente, na verdade torna a leitura mais divertida, já que os comentários são voltados para o leitor, enquanto os personagens se mantêm alheios aos apontamentos.

Também como nos livros anteriores, a edição conquista o público ao qual se destina, com páginas coloridas e pequenas ilustrações de objetos pertinentes à trama, além das diversas referências às redes sociais. Tudo isso contribui para situar o texto na realidade dos jovens.

Neste último volume, finalmente as respostas surgem. Depois de capítulos e mais capítulos de mistérios, começamos a entender o que está por trás de cada ato dos personagens, e as máscaras começam a cair. Em Código Secreto, descobre-se, finalmente, de que lado estão Antônia e Dona Aparecida, bem como o que são os pingentes de Mia e Alice. As soluções dos casos não chegam a ter cenas de tirar o fôlego, mas mantêm suspense capaz de pregar qualquer leitor.

Além disso, também foi legal conhecer quem iria representar o Brasil no concurso Fierce Beauty, e a escolha foi inusitada. Foi bom também ver um lado sentimental de Malu aflorar, já que a vilã juvenil precisou se adequar a uma boa dose de realidade.

Top School! não chegará a ser memorável para mim, mas se fez uma leitura divertida que conseguiu me surpreender em diversos aspectos. Código Secreto encerrou a série com uma imensidade de pontos fortes e acredito que, para os leitores mais jovens, há grande chances de que sejam apanhados pela leitura.


#3 - Código Secreto
Ju
Ju

Apaixonada pela leitura desde a infância, tantos livros lidos que é impossível quantificar. Alguém que vê os livros como uma forma de viajar o mundo e lugares mais incríveis que possam ser criados pela imaginação, sem precisar sair do lugar. Tem o blog como uma forma de dividir experiências e, principalmente, as emoções que as leituras despertaram, para compartilhar idéias e aproveitar sugestões de leitura, envolvendo mais e mais pessoas em um mundo onde a imaginação não tem limites.

16 comentários:

  1. Nunca tinha ouvido falar dessa serie, as vezes também me sinto meio velha e certos tipos de leitura já não chamam minha atenção, também sou meio seletiva com os livros juvenis que leio e acho que não tem nada mais normal que ficar mais velha e se interessar por outros gêneros de literatura. Essa história parece realmente prender um adolescente a leitura mas eu já não tenho interesse nenhum.

    ResponderExcluir
  2. OI Ju, nunca tinha lido sobre essa serie e sinceramente lendo a sinopse e a sua resenha não me chamou a atenção não é o tipo de gênero literário que eu leio bjs.

    ResponderExcluir
  3. Oi, Ju!
    Não conhecia essa série. E apesar de ter gostado da sua resenha, não é meu tipo de livro.

    ResponderExcluir
  4. é uma sensação boa quando a gente ler uma série e ele termina bem, como a gente gostaria. e vê isso em livros nacionais é melhor ainda! os personagens amadureceram, e é meio que uma lição para seu público alvo. vou ver se compro pra minha sobrinha <3

    ResponderExcluir
  5. Júlia!
    Bom quando uma série encerra trazendo respostas dos livros anteriores.
    O que gosto nos livros infantojuvenis é realmente a possibilidade de ler um livro carregado de aventuras, sem ter que pensar muito. Apenas embarcar na leitura e curtir.
    “Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina.” (Cora Coralina)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participe do TOP COMENTARISTA de Janeiro, são 4 livros e 3 ganhadores!

    ResponderExcluir
  6. Primeiro amo livros juvenis, porém achei esse livro juvenil de mais, e isso fez com que eu não tive tanto interesse de leitura, porém uma coisa que me chamou atenção foi a leveza da história, parece que o livro tem uma leitura rápida, leve e envolvente, quem sabe mais para frente não resolvo ler essa série.

    ResponderExcluir
  7. Olá Ju,

    Eu gosto muito de literatura infantil e infanto juvevil, mas confesso que se dependesse da capa desse livro nunca pegaria, mas sua resenha veio para tirar esse preconceito, dica anotada....bjs.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Tem livros juvenis que nos pegam de jeito rsrs. Esse parece ser legal e muito divertido e me chamou a atenção pelo mistério que tem na trama, adoro esses mistérios rsrs.

    ResponderExcluir
  9. Oi Ju!

    Às vezes eu também fico pensando que os livros juvenis não são mais para mim, mas não consigo abandonar nos YA e sempre tem um infanto-juvenil que me pega de jeito. Não tenho muita curiosidade de ler essa série, não parece muito com o estilo que estou acostumada. Por mais que não tenha sido uma leitura memorável para você, é bom quando surpreende e diverte pelo menos um pouco, né?

    Beijo!
    http://www.roendolivros.com

    ResponderExcluir
  10. não conhecia essa série, mas não faz muito o meu estilo. tanto pela questão de faixa etária quanto a temática,sabe aquela sensação de eu já vi isso antes?
    bom, mas pelo menos serve para divertir, né?

    ResponderExcluir
  11. Ainda não li nenhum livro dessa série, curto literatura juvenil, parece ser bem legal, fiquei bastante interessada em conferi.

    ResponderExcluir
  12. Essa é a primeira vez que leio a respeito dessa série. Até curto literatura juvenil, atualmente tenho vários na minha meta de leitura, mas antes de colocar uma série preciso conhecê-la melhor. Aliás, nem estou com vontade de começar séries, estou no momento de terminar as que comecei.

    ResponderExcluir
  13. Oi!
    Faz um tempo que li a resenha do primeiro livro dessa serie e gostei mais acabou que nunca peguei o livro para ler, mas se tiver oportunidade quero ler o primeiro livro dessa serie para ver se gosto da historia !!

    ResponderExcluir
  14. Não Conhecia esses livros mas infelizmente não sou o publico desse livro :(

    ResponderExcluir
  15. Nunca havia ouvido falar desses livros, mas acho que não seria a pessoa adequada para ler essa série.
    Mas mesmo assim parabéns pela resenha :)

    ResponderExcluir
  16. A história parece ser bem divertida e leve, adoro livros desse tipo mesmo não sendo criança, então acho que fiquei interessado, sim XD Abraços.

    ResponderExcluir

Agradeço muito sua visita e peço que participe do blog, deixando um recadinho. Opiniões, idéias, sugestões, são muito importantes para fazer o blog cada vez melhor!
Assim que possível, retribuirei a visita.

Beijos, Julia G.