Vida e Morte: Crepúsculo Reimaginado - Stephenie Meyer

Sinopse: O clássico de Stephenie Meyer revisitado 10 anos depois.
Novamente, os leitores vão se apaixonar pela arrebatadora história de amor de Bella e Edward... ou, quem sabe, será uma primeira vez. A edição especial de aniversário inclui um conteúdo extra e exclusivo: Vida e morte, nova versão em que a autora inverte o gênero dos principais personagens.
Em Vida e morte os leitores vão se maravilhar com a experiência de ler a icônica saga de amor agora pelos olhos de um adolescente que se apaixona por uma sedutora vampira. Numa publicação ao estilo “vira-vira”, a edição comemorativa traz mais de 400 páginas de conteúdo extra, além da nova capa, com Crepúsculo de um lado e Vida e morte de outro. Os milhares de fãs de Bella e Edward não vão querer perder a oportunidade de ver seus tão queridos personagens em novos papéis.
“Fico maravilhada que já se tenham passado 10 anos da primeira edição de Crepúsculo”, comenta a autora Stephenie Meyer. “Para mim, esse aniversário é uma comemoração dos fãs, que sempre foram inacreditavelmente dedicados e apaixonados.” (Skoob)
MEYER, Stephenie. Crepúsculo: edição especial de aniversário de 10 anos. Intrínseca, 2015. 736 p.

Li cada livro da série Crepúsculo assim que chegaram às livrarias. Essa era uma daquelas séries que conseguiu me fisgar e, na época, os poucos meses para publicação dos livros seguintes pareciam uma espera interminável. A saga ganhou um espaço cativo na minha estante e no meu coração e foi uma das poucas que mereceu uma segunda leitura nos anos subsequentes. O anúncio sobre o lançamento de Vida e Morte me deixou cheia de expectativa e medo, e o principal motivo para esse conflito era porque uma série da qual guardo recordações tão boas ganharia uma versão diferente.

Iniciar a leitura de Vida e Morte foi um pouco difícil. O enredo é o mesmo, o que muda é o gênero dos personagens: Bella agora é Beau, Edward agora é Edythe. Assim, nas primeiras páginas, foi difícil desvincular a narração, agora masculina, da voz feminina de Bella, mas, no decorrer da leitura, consegui esquecer Bella e Edward e ler a voz de Beau como uma história nova, independente de Crepúsculo. O momento em que consegui fazer isso foi o momento em que consegui realmente mergulhar na história e aproveitar a leitura, que conseguiu me surpreender de maneira positiva.

Ainda que o ideal seja fazer a leitura de Vida e Morte como um livro independente, não é possível falar dele sem compará-lo a Crepúsculo. Por causa disso, para explicar alguns aspectos dessa nova versão, terei de recorrer ao original. Diferente de Bella, por exemplo, que via o mundo de uma maneira obscura e era bastante dramática, Beau tem um ar leve e é objetivo, sem os mimimi de uma garota. Como consequência, a narrativa ficou mais divertida e limpa. 

"- Francamente, Edythe. - Senti um arrepio subir pelo corpo ao dizer o nome dela em voz alta, e odiei isso. - Eu não consigo entender você. Pensei que não quisesse ser minha amiga.
- Eu disse que seria melhor se não fôssemos amigos, e não que eu não queria ser.
- Ah, uau, que legal, agora está tudo muito claro. - Sarcasmo pesado. Percebi que tinha parado de andar de novo. Olhei para o rosto dela, molhado de chuva, limpo e perfeito, e meus pensamentos tremeram e sumiram.
- Seria mais... prudente para você não ser meu amigo - explicou ela. - Mas estou cansada de tentar ficar longe de você, Beau." (p. 74)

Da mesma forma, Edythe teve sutis mudanças, e agradou como personagem feminina. Sua beleza como vampira ficou mais nítida nessa versão, talvez pelo fato de ser mulher. Isso porque, no caso de Bella, parecia que o deslumbramento com Edward tinha mais relação com a visão romantizada da personagem do que com o vampiro em si. Com Beau, diferentemente, toda a objetividade atinente ao garoto deu maior credibilidade à beleza que ele descrevia em Edythe e tornou mais fácil visualizar o quão sobre-humana era.

Aqueles que imaginaram Vida e Morte como uma cópia de Crepúsculo com simples inversão dos gêneros dos personagens, não poderiam estar mais enganados. Além das pequenas mudanças que já citei, é claro que Stephenie Meyer não perderia a chance de surpreender, e o final foi totalmente diferente do original. A autora aproveitou a oportunidade que teve de reescrever a história e inseriu um dos outros desfechos que Crepúsculo poderia ter tido, e encerrou a história em um único livro. Este desfecho, aliás, foi muito mais intenso e sofrido e desfez os maiores "e se..." do livro original.

Stephenie Meyer comenta ainda, em um prefácio e um posfácio, os motivos que lhe fizeram reescrever a história e as justificativas para as maiores mudanças, e permite ao leitor compreender o que inicialmente pode parecer despropositado. Independente das razões, este livro traz de volta antigas sensações de histórias tão bem conhecidas, e as mescla com sensações novas, daquilo que nos era desconhecido até então.

Ler Vida e Morte foi o estranho paradoxo de reler um livro antigo, que na verdade não era o mesmo. Não sei se os leitores fiéis ao roteiro original aprovariam as mudanças, mas foi uma ótima experiência revisitar essa história de amor tão igual e tão diferente.














Ju
Ju

Apaixonada pela leitura desde a infância, tantos livros lidos que é impossível quantificar. Alguém que vê os livros como uma forma de viajar o mundo e lugares mais incríveis que possam ser criados pela imaginação, sem precisar sair do lugar. Tem o blog como uma forma de dividir experiências e, principalmente, as emoções que as leituras despertaram, para compartilhar idéias e aproveitar sugestões de leitura, envolvendo mais e mais pessoas em um mundo onde a imaginação não tem limites.

42 comentários:

  1. Oi Ju
    Amei sua resenha. Estou bem curiosa para ler este livro, acho que irei gostar.
    Imagino que de início seja inevitável não comparar ao Crepúsculo.

    Beijoss
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Ju, queria demais comentar sobre essa edição caça dinheiro, e a série Crepúsculo, mas vc ia me dar tanto cascudo, que desisti kakakakakakaka vou deixar só meu abraço! ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkk
      Ia dar não Carlos, também pensei que era só por isso que fizeram a edição. Eu gostei no final das contas, acabou por ser outra história, mas sei que nem todos vão gostar - assim como muitos não gostaram do original.

      Beijos

      Excluir
  3. OMG eu preciso ler esse livro! Obrigada pela resenha inspiradora.
    garotassemcontrole.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Quando crepúsculo foi lançado estava na época da escola ainda, e era uma febre entre as colegas, mas naquela época não gostava de ler, e acabei assistindo somente ao filme, e essa e uma boa oportunidade de ler o livro de um ângulo diferente, espero gostar bastante da leitura, e to super animada com esse livro.

    ResponderExcluir
  5. Tenho todos os livros da série Crepúsculo e li mais de uma vez todos eles. Eu amava demais os personagens e ainda mais o Edward <3
    Quando vi que seria lançado uma releitura pensei que seria totalmente igual, apenas com a inversão de gênero dos personagens, me enganei completamente depois de ler a resenha. Gostei de saber que o livro deixou toda aquela melosidade de lado e gostei também de a personagem feminina ser diferente de Bella. Confesso que li Crepúsculo todo mas não gostava muito dela. Essa é a primeira resenha que leio sobre Vida e Morte e amei descobrir que a autora mudou muitas coisas do livro original. Não estava pensando em lê-lo, mas agora acredito que darei uma chance para ele :)

    ResponderExcluir
  6. Estou doida pra ler esse livro, gostei muito da série Crepúsculo e cada resenha que leio dele me deixa ainda mais curiosa em conferi essa nova história.

    ResponderExcluir
  7. Oi Julia!
    Eu amava Crepúsculo e também li os livros quando eles saíram, mas não sei se leria esse. Sei lá, essa história de inverter os gêneros me incomoda um pouco, mas só lendo pra saber como é.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  8. Gostei da sua resenha... Sou fã da saga Twilight, mas fiquei temerosa de ler este livro por conta da inversão de gênero... Gostei que você ressaltou que a autora não fez uma cópia de Crepúsculo e até mesmo mudou o final do livro... Talvez eu dê uma chance para esta leitura, afinal.

    ResponderExcluir
  9. Se tem uma autora que jamais irei ler, essa autora é a Stephanie, logo que lançou minha amiga viciou e eu decidi dar uma chance mas não consegui passar da página 20, foi um dos poucos livros na vida que abandonei, depois admito que peguei certo preconceito com os filmes e nunca pensei em dar outra chance, mas acredito que para os fãs é um ótimo jeito de matar a saudade.

    ResponderExcluir
  10. Ju tu sabe que eu sou fã incondicional da saga crepúsculo. amo os livros e admitindo ou não, a saga foi a grande responsável por esse BOOM literário que graças a Deus acontece desde 2008, ficou mais acessível. e como fã, quando soube que ela iria lançar uma edição comemorativa, fiquei quicando pq se tem um ponto de vista que eu queria (quero) muito ler é o de Edward. mas aí Sthephenie veio e VRÁ, muda o gênero dos personagens e dá um up na história com algumas coisas mudadas. no primeiro momento eu fiquei puta da vida, esbravejei e tudo. mas aí li a explicação dela e entendi a proposta. e outra, foi uma proposta ariscada e contra a maré das outras autoras, que lançam um livro e logo depois, tem a versão masculina da mesma história. a saga me marcou muito, é com certeza umas das minhas preferidas, e claro, vou ler Vida e Morte sim =)

    ResponderExcluir
  11. Oi Ju, tenho lido vários elogios a esse livro estou doida pra ler e ver os personagens trocados bjs.

    ResponderExcluir
  12. Li todos os livros da série e assisti todos os filmes. Quando vi esse livro achei que era desnecessário, seria uma repetição, mas pelo visto é diferente, tem mudanças e essa troca de gêneros acho que confunde mesmo no começo. Fiquei curiosa com esse final que é diferente.

    ResponderExcluir
  13. Julia!
    Bom saber que além da diferença dos gêneros, a inversão, o final é totalmente diferente, assim dá uma nova visão e podemos ler de forma independente, mesmo que algumas comparações tem de ser feita mesmo.
    “A dúvida é o princípio da sabedoria.” (Aristóteles)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participe do TOP COMENTARISTA de Janeiro, são 4 livros e 3 ganhadores!

    ResponderExcluir
  14. Oi Ju!

    Apesar de concordar com o Carlos, não posso deixar de falar que gosto de Crepúsculo sim e se reclamar falo que gosto dos filmes também, bjs. Mas enfim, eu tô muito curiosa para ler esse livro... Tudo bem que eu acho que Stephanie podia ter feito um livro sobre a história do Carlisle, Jacob e Renesmee etc etc etc, mas ela teve uma ideia até criativa para mudar o gênero dos personagens, vai ser no mínimo interessante acompanhar essa história.

    Beijo!
    http://www.roendolivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkk, eu também gosto Ana, e gosto dos filmes! hahaha Se não gostasse nem teria lido esse, na verdade. A história é interessante sim, vale a pena :)

      Excluir
    2. A Ana concordou comigo \o/ \o\ /o/ rssssssssssss

      Excluir
  15. Muito boa sua resenha, só me faz querer mais e mais ler esse livro <3

    ResponderExcluir
  16. Sou apaixonada pela Saga Crepúsculo, tenho todos os livros, mas ainda não li Vida e Morte. Se antes da sua resenha já estava querendo ler o livro agora estou ansiosa para comprar o meu.

    ResponderExcluir
  17. TENHO TODOS OS FILMES,UM PRESENTE QUE GUARDO COM CARINHO,CREPUSCULO PARA MIMI FOI O ACONTECIMENTO MAIS EMPOLGANTE PARA MINHA FILHA,ELA TINHA MEDO DE VAMPIROS ASSUSTAVA-SE A NOITE PESADELOS SE ASSISTISSE ALGO DO GENERO,MAS A SAGA CREPUSCULO A MUDOU E MUDOU MUITOSA PESSOAS NO QUE DIZ RESPEITO A FILMES COM VAMPIROS E OUTROS GENEROS COMO BRUXAS E LOBOS..AMEI A RESENHA E CREIO QUE SERÁ UMA LEITURA MARAVILHOSA.PARABÉNS.

    ResponderExcluir
  18. Ju amei sua resenha.
    Eu amo o casal Bella e Edward...e podendo acompanhar uma história que veio desta história de amor me deixou empolgada a desvendar e curtir a leitura.

    ResponderExcluir
  19. Maravilhosa resenha.
    Quero muito ler esse livro, li os 4 livros anteriores e com certeza sou apaixonada por essa estória.
    Boa tarde

    ResponderExcluir
  20. Eu li o crepúsculo eu li ele no começo e ele foi uns dos meus primeiros livro que foi lua nova e eu também ganhe o eclipse e eu corri na biblioteca e peguei ele e o amanhecer que tinha acabado de chegar na biblioteca eu ate fui a primeira a reservar e tiver só uma semana pra todos antes de devolver e amei eu devorei ele e eu demorei muito pra ver o filme depois ^^
    bjss

    ResponderExcluir
  21. Li toda a série Crepúsculo, e quando soube que teria algo novo para os fãs, na hora achei que seria uma continuação da vida de Renesmee. Mas de qualquer maneira, uma reinvenção do primeiro livro também é interessante. Quero muito ler. Valeu pela resenha! Beijos.

    ResponderExcluir
  22. Li toda a série Crepúsculo, e quando soube que teria algo novo para os fãs, na hora achei que seria uma continuação da vida de Renesmee. Mas de qualquer maneira, uma reinvenção do primeiro livro também é interessante. Quero muito ler. Valeu pela resenha! Beijos.

    ResponderExcluir
  23. Como fã numero um, kkkkk, não sei se gostaria muito desse novo livro, não sei já estou acostumada com o desfecho original, mas leria numa boa. Ótima resenha!
    Participando do sorteio!

    ResponderExcluir
  24. podem me matar, mas eu nunca consegui ler os livros. acho que de tanto falarem eu já sabia de um jeito a história que não me atraia. achei legal essa edição comemorativa, mas como não sou fã, acho que ficar calada é a melhor coisa que eu faço
    bjs

    ResponderExcluir
  25. Ola, gostei muito da sua resenha!!! Eu sou suspeita a falar, pois sou apaixonada pela saga "Crepùsculo" mas, sua resenha esta belissíma. Confesso que ja vi muitas coisas negativas sobre vida e morte, e sua resenha me animou a ler!!! Mas, tenho uma fila antes, rssss lindo seu blog!! One

    ResponderExcluir
  26. Olá! Também fiquei apreensiva quando vi a notícia do lançamento de Vida e Morte, mas pelas resenhas que venho lendo e agora com a sua, percebi que o livro é mais que uma reescrita de Crepúsculo e acho isso muito bom. Sou fã assumida da série e fico feliz em ver sua opinião positiva, isso me instiga a querer ler a obra.Abraço!

    ResponderExcluir
  27. Li todos os livros da série e assisti todos os filmes. Nunca gostei da Bella mimimi, e nessa versão, não tem mimimi. GLÓRIA A DEUS HAHAHAH quando eu fiquei sabendo do lançamento de Vida e Morte, fiquei meio com um pé atras, mas já li resenhas muito positivas e acho que será uma leitura muito divertida e diferente.
    Beijos

    ResponderExcluir
  28. Oi!
    Adoro essa serie foi um dos primeiro li que li mesmo e virei fã e gostei muito da Stephenie Meyer ter escrito um pouco mais dessa historia e ainda mais um livro inteiro e fiquei muito curiosa para ver Beau é a Edythe acho que não como não comparar e tentar relacionar com a Bella e Edward !!

    ResponderExcluir
  29. Eu to tão empolgada pra ler esse livro e fazer as "comparações" que todos que leem faz com o Crepúsculo porque é inevitável não comparar né! O bom é que todas as resenhas que to lendo, são positivas e descrevem os personagens como cativantes e interessantes...adorei saber que a nova Bella, Beau é bem divertido, ao contrário da mocinha de Crepúsculo né,rsrs! Enfim, sua resenha me deixou mais animada ainda por essa leitura e espero faze-la em breve, bjão!

    ResponderExcluir
  30. o Crepúsculo foi uns dos meus primeiro livros que eu ganhei e ele fez parte da minha vida então preciso ler Vida e Morte pra ontem ^^
    Bjss

    ResponderExcluir
  31. Crepúsculo , o livro q me impulsionou a entrar no mundo da leitura ... amo demais essa saga <3

    ResponderExcluir
  32. Ai, quero muito ler esse livro!!! Vi os filmes mas esse livro vai ser muito melhor

    ResponderExcluir
  33. Parece ser muito fascinante e atraente esta historia sob esta troca de gêneros dos personagens e estou louco pra descobrir como ficaram os outros personagens que adoro estão.

    ResponderExcluir
  34. Olá!
    Sou uma das fãs enormes de Crepúsculo, preferi os livros de presente de 15 anos do que a festa rsrsrs
    Realmente eu também estava temerosa com o livro, mas após sua resenha tenho certeza que vou adorá-lo. ainda tenho que comprá-lo, mas minha esperança é que ganhe aqui no top kkkkk
    Quem sabe né?? ;)
    Adorei a resenha e agora estou mais tranquila em relação a história de Vida e Morte :D

    ResponderExcluir
  35. Nossa pele resenha parece ótimo o livro.
    Vou gostar muito de ler e melhor se ganhar.
    Muito obrigado pela oportunidade beijos.

    ResponderExcluir
  36. Muito bacana esse oposto de um amor diferente e ao mesmo tempo igual ao do livro original. Não me interesso a ler os livros originais, mas estou com curiosidade de fazer isso só p/ ter a experiência de Vida e Morte =D Abraços.

    ResponderExcluir
  37. Estou curiosa para ler este livro, sou fã de Crepúsculo e estes temas sobre Vida e Morte me interessam demais, gosto desse ar de mistério que o livro traz.

    ResponderExcluir

Agradeço muito sua visita e peço que participe do blog, deixando um recadinho. Opiniões, idéias, sugestões, são muito importantes para fazer o blog cada vez melhor!
Assim que possível, retribuirei a visita.

Beijos, Julia G.