Semana Especial #1: Aconteceu naquele verão


Esta semana a Editora Intrínseca convidou os blogs parceiros para falar sobre Aconteceu naquele verão, livro de contos organizado por Stephanie Perkins e publicado em janeiro pela Editora. A Semana Especial começou ontem, com a publicação da resenha do livro por alguns blogs. Por conta da programação semanal aqui, não pude publicar a minha ontem, mas ainda deve ir ao ar nos próximos dias. O tema de hoje é sobre o conto favorito do livro, porém eu acho absurdo ter que escolher um só. Não posso fazer isso porque, sempre que eu encerrava um conto muito bom, que tinha tudo para ser um favorito, logo lia outro tão apaixonante quanto. Por isso, vou falar sobre os três contos que mais gostei.

Sou uma pessoa solar e amo o verão. As melhores lembranças que tenho da vida ocorreram nessa estação, então mesmo com os aspectos não tão bons da época - calor demais e suor demais - eu sempre espero pelo período com infinitas expectativas. Por isso, viver outras histórias incríveis de verão por meio da leitura do livro foi uma experiência sem igual, que me trouxe de volta a leveza e as recordações que só o verão pode trazer.

Quero deixar claro que minha escolha de tramas favoritas leva em consideração apenas uma coisa: o quanto me envolvi com o texto e os personagens, o quanto eles me fizeram sentir aquilo que sentiam. É totalmente subjetivo e não existem razões lógicas, então não sei se os outros leitores concordariam comigo. De todo modo, o livro possui doze histórias e duvido (MUITO) que todo mundo não se encante com pelo menos uma.

Em noventa minutos, vá em direção a North, de Stephanie Perkins, entra nessa lista. Li em algum lugar que Marigold e North, protagonistas desse conto, também aparecem em O presente do meu grande amor, e eu fiquei ainda mais curiosa para conhecer o início da história desses dois. A intensidade dos sentimentos deles é cativante e o modo como a autora consegue mostrar, pelos olhares e gestos de cada um, o quanto eles se gostam, tocou-me profundamente. Eu compreendi toda a insegurança de Marigold para fazer o que tinha que fazer, depois do que tinha ocorrido entre os dois, e fiquei com meu coração apertado durante toda a leitura. Depois de sentir tudo o que senti ao ler esse texto, fui obrigada a colocá-lo na lista.

Inércia, de Veronica Roth, foi outro que me deixou de coração partido. No início, só se sabe que Matt sofreu um acidente e que está prestes a morrer. A trama se passa em algum futuro não determinado, e o programa Última Visita permite que os escolhidos pelo paciente tenham uma última conversa,  com ajuda da tecnologia, revisitando as recordações que compartilharam. Mesmo depois de um tempo afastados, Claire ainda consta na lista de Matt e, quando é chamada, não pensa duas vezes e corre para o hospital. Foi lindo viajar pela recordação desses dois e eu derramei boas lágrimas ao ler esse conto. Veronica Roth estraçalhou meu coração e eu não podia deixar de falar sobre esse conto nesta lista.

Um dos últimos contos do livro, Mil maneiras de tudo isso dar errado, de Jennifer E. Smith, também conseguiu me conquistar. Não tive problemas para entender o "segredo" de Griffin, mas isso não tirou o brilho da história, pelo contrário. Porque exatamente aquilo que poderia ser um problema, foi o que chamou atenção de Annie para ele. Eu amei a leveza desse conto, a delicadeza do romance e a sinceridade dos personagens. Foi simplesmente lindo.

Alguém já leu o livro? De quais contos gostou? Se não, essa é uma ótima opção para quem gosta de histórias curtas, fofas e apaixonantes. 


Ju
Ju

Apaixonada pela leitura desde a infância, tantos livros lidos que é impossível quantificar. Alguém que vê os livros como uma forma de viajar o mundo e lugares mais incríveis que possam ser criados pela imaginação, sem precisar sair do lugar. Tem o blog como uma forma de dividir experiências e, principalmente, as emoções que as leituras despertaram, para compartilhar idéias e aproveitar sugestões de leitura, envolvendo mais e mais pessoas em um mundo onde a imaginação não tem limites.

13 comentários:

  1. Oi, Ju!!
    Ainda não li esse livro mas pela sua resenha pude perceber que o livro é maravilhoso!! Também acho que por ele reunir doze contos sempre vamos nos identificar com pelo menos um deles!! Achei esse livro lindo e sem dúvida é uma excelente indicação!!
    Beijoss

    ResponderExcluir
  2. Não ligo tanto para estações kkk
    Estou curiosa com esse livro, mas como não curto muito contos estou esperando o resto do especial para me apaixonar. Inércia já me deixou curiosa só por ser da Veronica Roth

    ResponderExcluir
  3. Já li algumas resenhas desse livro e desda primeira eu o coloquei na minha listinha. Eu amo livros neste estilo, com contos, acho muito legal, um livro com vários contos. Pretendo ler ainda esse ano, tenho tantos livros na lista, que reconciliar trabalho, com séries, leituras e afins ta dificil.
    Tenho "O Presente do meu Grande Amor" e ainda não o li também, mas é um dos próximos que lerei.

    ResponderExcluir
  4. Ju!
    Não li ainda, mas estou bem interessada porque contos baseados no verão, que falam de amor e ainda tem vários autores que são interessantes, com certeza é uma leitura imperdível.
    Gostei da escolha dos contos que escolheu, vão muito pelo 'feeling' mesmo.
    Desejo uma semana alegre e feliz!
    “Eu quase que nada não sei. Mas desconfio de muita coisa.” (Guimarães Rosa)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de FEVEREIRO, livros + KIT DE MATERIAL ESCOLAR e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  5. Estou super curiosa com esse livro. Parece que é muito legal e estou bem curiosa com os contos citados. Inclusive pretendo ler O Presente do Meu Grande Amor antes, pois quero saber o começo da história de North e Marigold. Já está na lista de desejados.

    Abraços :)

    ResponderExcluir
  6. Oi Ju! Ainda não li esse livro, quero muito, alguns dos autores já curto muito e para os outros é uma ótima oportunidade de conhecer suas escritas lendo histórias curtas, fofas e apaixonantes.
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Oi Ju!
    Ainda não tive oportunidade de ler esse livro, qro tanto conhecer...
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Oii ! ainda não li o livro, mas quero muito, gosto muito daas autoras, e da autora que organizou o livro, gostei muito dos contos que você escolheu, principalmente de Inércia que quando eu ler, com certeza vou derramar muitas lagrimas como você !

    ResponderExcluir
  9. Esses contos estão sendo bem comentados e estou curiosa para ler. Ao contrario de você não sou fã do verão deixa a gente desanimado prefiro o outono um tempo mais fresco rs. O primeiro conto parece ser cheio de sentimentos. O segundo achei bem interessante o paciente poder ter a oportunidade de ter uma última conversa com quem ele quer. O terceiro parece ser uma graça.

    ResponderExcluir
  10. Ainda não li esta coletânea, mas li O presente do meu grande amor, e gostei tanto de saber que temos mais de Marigold e North, já fiquei super curiosa. Gostei também do conto da Veronica. Fiquei curiosa sobre esse segredo do último conto que você citou, mesmo ele sendo fácil de desvendar, quero saber...rs... Adorei a indicação.
    Abraço!
    A Arte de Escrever

    ResponderExcluir
  11. Também ainda não li o livro, porém pretendo com certeza. Sempre gosto de história que abordam sentimentos, e que faz com que nos apegamos aos personagens, senti isso no primeiro conto citado por você, e acho que também vou adora-lo. Enfim, sei que isso e algo bem subjetivo, porém pela que venho conhecendo dessa obra acho que vou amar a leitura.

    ResponderExcluir
  12. Infelizmente ainda não li esse livro. Mas li o "O Presente do meu Grande Amor".
    E adorei os contos!!!!
    E fico feliz que os personagens Marigold e North, tenham também "participado" desse livro.

    Contos assim,nos deixam sempre com um sorriso no rosto. :)

    ResponderExcluir
  13. Ainda não li o livro, mas os contos merecem ser lidos pois os autores são ótimos. Stephaine, Veronica são ótimas, gosto dos livros delas. Já Jennifer E. Smith, eu ainda não conheço. Espero ter a oportunidade.

    ResponderExcluir

Agradeço muito sua visita e peço que participe do blog, deixando um recadinho. Opiniões, idéias, sugestões, são muito importantes para fazer o blog cada vez melhor!
Assim que possível, retribuirei a visita.

Beijos, Julia G.