Claro que te amo! - Tammy Luciano



LUCIANO, Tammy. Claro que te amo! A felicidade pode chegar quando mais esperamos. Ribeirão Preto, SP: Novo Conceito Editora, 2013. 320 p.


Piera foi criada apenas por seu pai desde bebê, quando sua mãe a abandonou. Mesmo com essa falta em sua vida, ela se tornou uma garota estudiosa, educada, feliz... até que André, seu noivo, a traiu e terminou o relacionamento de seis anos. Um ano após esse fim, Piera não conseguira superar, e doía mais agora que ele estava se casando com outra – e ela foi assistir ao casamento.

Contudo, agora ela não tinha mais motivos para não seguir em frente. O problema era que alguns acontecimentos pareciam querer abalá-la: depois de tantos anos, sua mãe volta querendo conhecê-la e fazer parte de sua vida. Mas, apesar das reações conflitantes de Piera em relação à mãe, a garota ainda precisa ser paciente em razão da doença que desestabiliza aquela “desconhecida”. No meio disso tudo, um novo amor parece estar surgindo, mas talvez não tenha vindo em boa hora.


“Fiquei com certo medo de meu pai e aquele moço repararem que eu olhava para ele. Tentei fazer cara de paisagem, de fila de banco, de caminhando no supermercado ou de quem olha para um brócolis... Não existe lugar em que as pessoas estão com mais cara de nada do que supermercado. 
[...] 
Fiquei pensando longe, em como seria a vida daquele candidato a médico: Casado? Filhos? Morava onde? Qual a sua rotina? 
Fui viajando no pensamento, longe, sorrindo por dentro, quando me deparei com meu pai e ele me olhando. 
- Então filha, o que você acha? 
- Desculpa, estava distraída. 
- Reparamos.” (p. 70 - 71)


Desde o começo do Conjunto da Obra – e muito antes, aliás –, não faltaram obras nacionais entre minhas leituras. Além de querer conhecer os conflitos criados por autores tupiniquins, conterrâneos, acredito que a abertura que eles nos dão para conhecê-los, discutir suas obras e até opinar – e dar dicas! – sobre elas nos possibilita adentrar e incentivar ainda mais esse mundo literário. Claro que te amo! foi o primeiro livro que li de Tammy Luciano e, ainda que eu tenha gostado da história, a surpresa que esperava da obra não veio.

No início da leitura, estranhei um pouco a forma como se desenrolava a narrativa, em primeira pessoa e bastante reflexiva, com poucos acontecimentos e muitas impressões de Piera sobre aquilo que a rodeava, e também com aquilo que já havia acontecido em sua vida e a maneira como ela encarava isso, tudo nesse entremeio de reflexões. Com o passar dos capítulos, essas reflexões dão mais espaço a acontecimentos novos sem, contudo, serem abandonadas. Trata-se de uma forma bem peculiar de narrativa, que estranha quem não conhece, mas não desagrada.

Não foi exatamente a forma como o texto foi montado que me incomodou, mas em alguns momentos os pensamentos de Piera se tornavam repetitivos. Também achei a garota bastante dramática, devo dizer. Quem, em sã consciência, joga fora uma história linda, que a faz feliz, por medo?

“Por que alguns momentos da nossa vida existem sem a menor necessidade de terem existido? Será mesmo que são assim tão sem sentido quanto parecem? Ou existe motivo até nas experiências rasas e nos encontros fúteis?” (p. 76)

Por outro lado, é preciso ressaltar que Tammy Luciano consegue inserir muitas mensagens lindas e frases de impacto em seu texto. Eu adoro quando frases isoladas conseguem nos fazer refletir mesmo sem conhecer o contexto e, neste caso, pude destacar várias delas. Ainda, a autora conseguiu narrar relações de amor e carinho – entre pai e filha, entre amigas – que pareciam ser naturais, sem inveja ou qualquer coisa ruim. E também conseguiu construir um Doutor muito paciente que, mesmo que quisesse, não conseguia me deixar irritada, de tão fofinho.

O único ponto que posso dizer realmente não ter gostado foi a facilidade com que tudo se destrinchou. O problema de Piera foi sempre a falta de decisão, a necessidade de ter atitude e ela simplesmente não precisou fazer isso. O final foi lindinho, mas ficou devendo nesse ponto.

Ju
Ju

Apaixonada pela leitura desde a infância, tantos livros lidos que é impossível quantificar. Alguém que vê os livros como uma forma de viajar o mundo e lugares mais incríveis que possam ser criados pela imaginação, sem precisar sair do lugar. Tem o blog como uma forma de dividir experiências e, principalmente, as emoções que as leituras despertaram, para compartilhar idéias e aproveitar sugestões de leitura, envolvendo mais e mais pessoas em um mundo onde a imaginação não tem limites.

12 comentários:

  1. Oi Julia!
    Eu tbm fiquei bastante incomodada com esse livro. Confesso que estava com expectativas bem alta, e apesar de não ter me decepcionado muito, tbm não terminei a leitura sentindo que tinha encontrado tudo o que o esperava. A narrativa da Tammy evoluiu muito, mas a história é bem chatinha e o final foi decepcionante...

    B-jussss!♥

    ResponderExcluir
  2. ainda não li nada da Tammy Luciano, mas não é a primeira vez que vejo uma certa "decepção" com Claro que te Amo! da a impressão que a personagem é enraizada na insegurança sem motivo, apesar de ter um bom relacionamento com amigos e outros. é ótimo quando a gente encontra frases que nos marcam nos livros, amo! sepro todas tambpem rs. a capa é simples e ok, nada de muito ÓÓ. não sei se o leria agora, quem sabe. bj Ju!

    ResponderExcluir
  3. Oi, Ju!
    Li somente um livro da Tammy Luciano, "Garota Replay" e é um livro em que eu considero bom. Percebi que o fato que me incomodou consideravelmente em "Garota Replay" se repetiu em "Claro que Te Amo": a narrativa repetitiva, e sua protagonista dramática.
    Porém há realmente, como você citou, frases bem impactantes.
    Espero gostar deste livro.

    Beijo

    ResponderExcluir
  4. Eu estou lendo Claro que te Amo! desde a época da Bienal, mas pretendo terminar durante essa semana. Tenho gostado do que encontrei até aqui e pretendo gostar do livro como um todo, já que gostei do outro livro da Tammy que li.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Oi Julia!
    O único livro da Tammy que li foi Garota Replay, eu gostei desse livro. Mas esse livro novo não me atraiu, até agora não li nenhuma resenha positiva...

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  6. Oie Ju
    essa capa é muito linda. Eu já li um livro da Tammy (garota replay) e achei tão ZzZ
    você conseguiu definir o que eu não tinha curtido na narrativa: excesso de reflexão rs
    Apesar de ter gostado da história, eu achei que faltaram diálogos, e um foco nos outros personagens além da narradora. Acho que com esse livro vou sofrer com o mesmo problema, mas vale a capa bonitinha na minha estante :p
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
  7. Já li um livro da autora e gostei bastante
    Mas esse ainda não tive oportunidade de ler
    Gostei bastante da resenha

    ~* Boas Festas ;)
    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Ju
    Eu adoro a autora e tenho muita vontade de ler este livro.
    Já li garota replay e gostei.
    beijos

    ResponderExcluir
  9. OLá!! Tudo bem??
    Fiquei até animada para ler assim que soube do lançamentos, mas depois de ler sua resenha eu meio que desanimei um pouco, pois gosto bastante de romances, mas gostaria de ler,mas não estou com tanta pressa para a leitura =)
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  10. Oi Ju! <3
    Fiquei com um pé atrás sobre isso do livro ser repetitivo e que o final seja tão esperado assim. :( Mas eu acho que, quando a gente tá esperando por um livro assim, já fica mais fácil encarar, não é? Aí fica mais legal.
    Obrigada pelo alerta!

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  11. Oie Ju =)

    Eu tenho uma experiência negativa com essa autora ... Li "Garota Replay" e não curtir muito e após ler algumas criticas bem negativas desse livro perdi totalmente o interesse.

    Fico feliz que vc tenha curtido o livro ^^

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary


    ResponderExcluir
  12. Olá Julia !
    Li este livro em apenas 2 dias de tão linda que a história é ... Me apaixoneeeei por Claro que te amo !
    Mas, é claro que cada um gosta daquilo com o que se identifica ...
    e eu me identifiquei muito com essa autora !
    Piera tem tudo haver comigo !
    Obrigada Tammy você me proporcionou momentos incríveis escrevendo este livro !

    ResponderExcluir

Agradeço muito sua visita e peço que participe do blog, deixando um recadinho. Opiniões, idéias, sugestões, são muito importantes para fazer o blog cada vez melhor!
Assim que possível, retribuirei a visita.

Beijos, Julia G.