Momentos - Gisele Souza


Sinopse: Joana viveu sua vida cercada de momentos - bons, ruins, alegres e tristes. Momentos estes que mudaram sua vida completamente. Quando conheceu Bernardo e André, viu naqueles dois garotos uma linda amizade. Os três se tornaram inseparáveis. Até que, por uma brincadeira do destino, tudo passou a ser sombrio.
Depois de anos vivendo cercada de culpa e tristeza, uma chance lhe é dada. Só que nem tudo é como gostaríamos que fosse. A vida muitas vezes nos prega peças e somos desviados de nosso caminho.
Momentos plenos de felicidade se tornam apenas lembranças.
O amor pode ser incondicional até que ponto? (Skoob)
SOUZA, Gisele. Momentos: que mudam uma vida. Independente: 2014. 250 p.


Faz bastante tempo, bastante tempo mesmo, que Gisele Souza me enviou o ebook de Momentos. Foi logo que o livro foi lançado, no fim de 2014, e eu o li no início deste ano. Desde então, não havia conseguido escrever uma única palavra a respeito da obra, e não consigo justificar isso. Porém, depois de revirar as anotações que fiz enquanto lia, e revisitar os quotes que marquei, agora sim, sinto-me preparada para comentar com vocês.

"- Mas, me diga, o que gosta de fazer? - Sua voz interrompeu meus devaneios, 
surpreendendo-me com a pergunta que pra mim era, no mínimo, curiosa.
Olhei em seu rosto forte e franzi a testa.
- Por que quer me conhecer?
- E por que não?"

Eu não conhecia o trabalho da autora, mas pude verificar, em Momentos, o talento e o potencial que Gisele tem para criar personagens marcantes e narrar situações cotidianas de uma maneira extremamente simples, mas fluida, que, quando o leitor percebe, já compreende os personagens por inteiro e criou uma sintonia com eles. Cada palavra do texto transmitia a força dos sentimentos daqueles indivíduos, e é difícil ser imune a isso.

A mensagem que o livro traz também é ótima: a importância dos momentos. Porque não importa que tipo de vida a pessoa leve, são os pequenos desvios, as 'pequenas' tragédias, aqueles instantes mínimos em que algo acontece e modifica tudo a nossa volta que vão fazer a diferença na nossa vida. Modificam os sonhos, modificam nossa visão de mundo, podem trazer muita alegria ou muita tristeza, mas, sem dúvida alguma, sempre trazem aprendizados.

"Olhei para o livro em meu colo e sorri. Mais uma vez, aquela história me ensinava alguma coisa. Toda forma de amor vale a pena. Antes ter amado e perdido do que nunca ter amado."

O livro inicia com acontecimentos que deixam qualquer um com um nó na garganta, e também termina com acontecimentos desse tipo. Eu comecei e terminei o livro com lágrimas nos olhos, e isso é um bom termômetro para saber o quanto me envolvi com a obra.

No entanto, também tenho de citar alguns pontos que me incomodaram um pouco, apesar de não tirar o brilho da história, como a linguagem coloquial utilizada na narrativa. Acho um pouco chato ler um texto que tenha "tá" no lugar do verbo correspondente, com muitos pontos de exclamação ou com colocações pronominais escritas da mesma forma como se fala. É uma opinião minha, e pode não incomodar a outros leitores, até porque é provável que seja um instrumento literário utilizado propositalmente pela autora.

Também senti falta de mais cenas com Deco e Bernardo adolescentes. Eu adorei esses meninos, mas grande parte das aparições deles eram pelo ponto de vista de Joana. Eu queria conhecê-los mais, ver tudo pelo ponto de vista deles.

A história de Momentos é linda e o romance é apaixonante e mostra como, apesar dos percalços que a vida nos traz, existe sim a possibilidade de ser feliz. Espero poder ler outros livros da autora em breve, já que não faltam obras dela elogiadas por aí.

Ju
Ju

Apaixonada pela leitura desde a infância, tantos livros lidos que é impossível quantificar. Alguém que vê os livros como uma forma de viajar o mundo e lugares mais incríveis que possam ser criados pela imaginação, sem precisar sair do lugar. Tem o blog como uma forma de dividir experiências e, principalmente, as emoções que as leituras despertaram, para compartilhar idéias e aproveitar sugestões de leitura, envolvendo mais e mais pessoas em um mundo onde a imaginação não tem limites.

15 comentários:

  1. Oi Ju,

    eu particularmente não me incomodo com palavras coloquiais nos diálogos de um livro. Acho que as vezes serve até mesmo para demonstrar características essenciais de cada personagem ou marcar alguns traços (como idade, nível de escolaridade, posição social, etc.). Todavia, concordo que não seja algo que agrada a todos. Me interessei pelo livro e por outras obras da autora. =]
    Beijos,
    Moara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo Moara, às vezes o uso do coloquialismo é intencional, mas, no meu caso, para esse livro, eu preferiria que não fosse assim. Por isso já comentei que outros leitores podem não se importar, mas eu sou chata com essas coisas. :P

      Excluir
  2. Oie Ju =)

    Não conhecia o livro e nem a autora, mas só de ler a sua resenha foi tão emocionante que mesmo com os pontos "negativos" que você comentou fiquei bastante curiosa para conhecer a história.

    Adorei a dica!

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ane, o livro é uma fofura e lindo demais. Se você ficou curiosa, provavelmente vai gostar de ler.

      Excluir
  3. Bom não conhecia o livro, mas lendo a resenha o livro parece bem interessante, mas não me deixou curiosa e nem ansiosa para ler, e a capa não me chamou muito atenção, então não pretendo ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jura que a capa não te chamou atenção Mariele? Fiquei louca por ela na época do lançamento, achei linda <3

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Oi Ju*
    Também não conhecia a autora e o livro, mas o tema é bem interessante e parece ser uma história linda!
    Ai, dependo o livro esse palavreado que vc mencionou também me incomoda, parece que não combina né? Fica uma coisa forçada.
    Super beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo Nessa, parece que não combina. Não havia um motivo óbvio para o uso dessa linguagem, por isso fiquei com o pé atrás.

      Excluir
  6. Oi Ju ♥
    Fiquei super interessada em ler esse book e já vou dar uma olhada, será que acho na amazon?

    Milhoes de Beijos!

    Marina Lima.
    Meu Doce Apartamento | Literatura, Culinária, Caseirices & muito amor ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acha sim Marina, acho, inclusive, que só tem lá.

      Excluir
  7. olha que legal, me pareceu um livro bonito apesar de triste, mas a vida é feita de momentos, nem sempre felizes. enredo seguro, personagens bem humanos, plausíveis. a capa é um mimo, amei a capa! vou procurar lê-lo com certeza <3

    ResponderExcluir
  8. Estou doida pra ler o livro Pecaminoso dessa mesma autora e e agora depois de ler dessa resenha, esse livro Momentos também foi pra lista de leituras, parece ser ótimo.

    ResponderExcluir
  9. Oi Julia!
    Já vi vários ebooks da autora na Amazon e sempre fico com vontade de ler... Agora fiquei com mais vontade ainda! Vou ver se consigo ler Momentos ainda esse ano.
    Eu também me incomodo com linguagem coloquial em livros, acho estranho!

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  10. Oie
    Quero muito ler algo da Gisele pois já vi várias resenhas sobre suas obras.Adorei a mensagem que o livro busca passar,os momentos são mesmo muito importantes,todos eles tem ou vão ter seus significados.Parece ser uma leitura bem confortável mas um pouco monótomo.Não consegui identificar algo que realmente me chamasse atenção na história.

    ResponderExcluir

Agradeço muito sua visita e peço que participe do blog, deixando um recadinho. Opiniões, idéias, sugestões, são muito importantes para fazer o blog cada vez melhor!
Assim que possível, retribuirei a visita.

Beijos, Julia G.