Para Francisco - Cristiana Guerra

Delicado, verdadeiro, denso - Para Francisco é mais do que uma história de amor e superação. É um livro de rara beleza, em que a realidade e a poesia se entrelaçam, despertando nos leitores emoções essenciais. Um homem tem morte súbita, dois meses antes do nascimento do seu único filho. Assim nasceu o blog "para Francisco", de Cristiana Guerra, que foi transformado neste livro. Em seus textos, a publicitária mineira tenta entender e explicar dois sentimentos opostos e simultâneos vividos por ela, que ao mesmo tempo se transformou em viúva e mãe. Muitos questionamentos. Muitos raciocínios. Muito aprendizado. E a ânsia de Cris em falar para Francisco sobre seu pai, sobre o mundo e sobre si mesma. Textos delicados, ora engraçados, ora sensíveis, mas sempre envoltos pela urgência de ser feliz e superar a perda.
GUERRA, Cristiana. Para Francisco. São Paulo: Editora Arx, 2008. 192 p.

Apesar de gostar bastante, eu não acho que escrever seja uma tarefa fácil. Agora pense você como deve ser difícil escrever sobre uma história tão triste e, ainda por cima, real. É justamente isso que eu estou passando agora. É muito difícil imaginar que os "personagens" desse livro existem e viveram situações tão difíceis. 

Para Francisco nos conta um pouco da vida de Cristiana Guerra, mãe e viúva. Não parecer ser tão trágico, não é? Não até você descobrir que o amor da vida dela morreu repentinamente dois meses antes de Francisco vir ao mundo. Nos textos presentes no livro, a autora tenta nos mostrar ao mesmo tempo em que tenta entender tantos sentimentos que transbordam. Posso dizer que Francisco nasceu na dor e no amor.

O livro surgiu do blog para Francisco, o lugar que Cristiana achou para preencher a lacuna da ausência de Guilherme não só da sua vida, mas também da vida do único filho. Pouco tempo depois, Cris transformou em livro todas as fotos, e-mails, textos e histórias para que Francisco pudesse saber o quão incrível era o pai. 

Falo e ele não responde. Ainda assim, 
escrevendo posso colocar seu pai no seu colo. Mas não 
posso, filho, não posso colocar você no colo dele.

Eu queria, de verdade, ter palavras para descrever a grandiosidade desse livro, desse amor todo, mas eu não tenho. Eu costumo ter vontade de que todas as histórias dos livros que eu leio sejam reais. Enquanto eu lia Para Francisco, o que eu mais queria é que fosse tudo uma linda criação. Queria que Francisco pudesse ter conhecido o pai e vice-versa. Queria que a Cris continuasse a viver essa linda história de amor, que pudesse continuar recebendo e-mails de bom dia lotados de beijos e carinhos. Queria... 

Gente, que livro incrível. Cristiana conseguiu expor sua dor de uma maneira tão suave e delicada que, apesar de ser muito triste, não torna a história depressiva. Eu falo, falo, falo mas não consigo expressar tudo o que eu senti enquanto lia. Consegui chorar, rir e chorar de novo. Não conseguia parar de me imaginar no lugar dela, que eu não conseguiria suportar essa situação de forma alguma. Aí eu penso... Só mesmo um filho para fazer uma mulher se tornar tão forte. 

A única coisa que eu tenho para dizer é que vocês leiam esse livro. Que se emocionem também. Que percebam o quanto um amor verdadeiro pode transformar a mais terrível dor em uma forma de consolo. Que passem a valorizar as pessoas, os pequenos detalhes, todos os "tudos". Porque no final, só o que nos resta são as lembranças de tudo o que queríamos que fosse eterno.

Ana Clara Magalhães
Ana Clara Magalhães

8 comentários:

  1. Não conhecia esse livro, para falar a verdade. Mas ele parece ser, realmente, muito intenso. Acho que irei adorar conhecer a obra.
    Excelente dica.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de julho. Serão dois vencedores.

    ResponderExcluir
  2. Nossa, conhecia esse livro, parece uma história mega emocionante, essa resenha me deixou bastante interessada em conferi isso tudo.

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia este livro, adorei a resenha, parece ser muito intenso, vou me informar mais um pouco sobre o livro, mas pretendo ler.

    ResponderExcluir
  4. Oi Ana, também não conhecia esse livro, mas adorei tudo o que você escreveu. A frase que publiquei no facebook para divulgação ficou tão perfeita, e eu imagino inteiramente como você se sentiu.
    O livro parece ser lindo <3

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. me emocionei só lendo a resenha, quando eu for ler o livro vou me desidratar. =( emocionante, sincera e uma lição. vou lê-lo com certeza.

    ResponderExcluir
  6. Nossa, Anna, não conhecia o livro, mas parece ser lindíssimo!

    Beijão, Guta!
    www.opinada.com

    ResponderExcluir
  7. Olá Ana,

    Esse é mais um livro que fico conhecendo aqui e confesso que fiquei super curioso, gosto de livros assim, apesar de triste ensinam muito....ótima dica....bjs.

    www.devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Uau,que triste.É nessas horas que torcemos pra que tudo isso fosse diferente e que não passasse de uma história fictícia.Esse livro deve ser super emocionante e nos passa aquela mensagem no final.
    bjos

    ResponderExcluir

Agradeço muito sua visita e peço que participe do blog, deixando um recadinho. Opiniões, idéias, sugestões, são muito importantes para fazer o blog cada vez melhor!
Assim que possível, retribuirei a visita.

Beijos, Julia G.