Semana Especial O Regresso: Livro x Filme


Um dos filmes mais comentados nos últimos dias, sem sombra de dúvidas, é O Regresso, que finalmente deu a Leonardo Dicaprio o Oscar de Melhor Ator. Por conta dessa movimentação sobre a história, somada ao recente lançamento do livro que deu origem ao filme, a Editora Intrínseca convidou os parceiros para participar da #SemanaEspecialORegresso. A semana especial começou na segunda-feira, mas em decorrência do cronograma semanal do blog não consegui participar naquele dia. Hoje, diferentemente, vou comentar as semelhanças e diferenças entre livro e filme.

Em uma expedição pelo território selvagem americano por conta do comércio de peles, interrompido por atritos com tribos indígenas, Hugo Glass foi brutalmente atacado por um urso. Extremamente ferido, foi deixado para trás por seus companheiros de viagem, que roubaram ainda seus pertences e suas armas. De maneira surpreendente, Hugo Glass conseguiu se recuperar e seguiu atrás daqueles que o prejudicaram, com imenso desejo de vingança.


A diferença mais gritante entre livro e adaptação é a existência de Hawk, filho de Glass. No livro, ele não tinha um filho, por isso é uma grande surpresa essa inclusão no filme. Acredito que, além de ilustrar o período que Glass viveu com os Pawnee, essa liberdade criativa serviu para tornar os motivos para a vingança de Glass mais fortes. No livro, ele quis se vingar por ter sido abandonado à própria sorte apenas. No filme, os motivos foram além dele. Por outro lado, isso tornou a versão cinematográfica mais dramática e dolorosa, o que causa certa revolta, por termos que digerir uma história que já era dura o bastante sem isso.

O desenvolvimento do enredo se dá de forma semelhante nas duas versões. Não há muitos diálogos e, enquanto no livro as descrições ocupam a maior parte do texto, no filme há mais acontecimentos do que falas. Claro que e trata de uma versão hollywoodiana, que inclui queda a cavalo do penhasco, por exemplo, enquanto a versão literária demandava páginas e mais páginas para narrar a fome de Glass e sua dificuldade em conseguir comida. Ação e aventura foram incluídas em boa dose no filme, o que não significa que estavam igualmente presentes no livro.


A maquiagem e a fotografia do filme são impecáveis, apesar de terem poupado o rostinho bonito do Leo. rsrs No livro, Glass fica cheio de cicatrizes na face, no couro cabeludo, no pescoço, e muito pouco do descrito no livro aparece no personagem do filme.

Claro que Hollywood tem suas artimanhas para tornar um filme mais atrativo aos espectadores, então vários momentos do filme se afastaram do que o livro propunha. De qualquer forma, gostei de poder conhecer as duas versões, e indico, tanto o livro quanto o filme, para aqueles que desejam conhecer a história desse homem que virou mito.



















Ju
Ju

Apaixonada pela leitura desde a infância, tantos livros lidos que é impossível quantificar. Alguém que vê os livros como uma forma de viajar o mundo e lugares mais incríveis que possam ser criados pela imaginação, sem precisar sair do lugar. Tem o blog como uma forma de dividir experiências e, principalmente, as emoções que as leituras despertaram, para compartilhar idéias e aproveitar sugestões de leitura, envolvendo mais e mais pessoas em um mundo onde a imaginação não tem limites.

17 comentários:

  1. Assisti esse filme e não gostei muito, achei muito parado e a falta de diálogo me incomodou bastante. Creio que também não iria gostar do livro, pela resenha o livro é bem detalhista e foi exatamente por isso que abandonei Senhor dos Anéis, não gosto muito de longas descrições.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maíra, esse é um dos problemas dos livros sem tantos diálogos, eu já fui preparada para assistir porque sabia como era o livro. O livro é bastante detalhista sim.

      Beijos

      Excluir
  2. Eu saí da sala de cinema e só conseguia pensar "porra, o livro desse filme deve ser fantástico", e realmente, pelos comentários que tenho visto eu não devo estar enganada. Eu só não sabia ainda que o Glass não tinha filho no livro, essa é novidade pra mim.

    Mago e Vidro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tisa, se você gosta de narrativas detalhistas, tenho certeza que vai gostar. Mas o livro e o filme tem boas diferenças, então se prepare para isso ;)

      Excluir
  3. Olá Ju! Ainda não assisti o filme e nem li o livro, pelo trailer parece ser ótimo, história super emocionante e eletrizante, ainda ganho Oscar de melhor ator e diretor e fotografia, fiquei surpresa por não ter ganho melhor filme, o outro filme levo pelo tema.
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Oiii!! Eu simplesmente amei o filme gte! Leo mereceu esse prêmio! Tva dmais msm! Agora qro mto ler o livro, pra ter mais detalhes dessa história fantástica! Amei! Bjs!

    ResponderExcluir
  5. Oi Ju
    Não creio que ele não tinha filho, fiquei de boca agora!!
    Fui ao cinema assistir, curti muito o filme e fiquei curiosa para ler o livro. Pelo que percebi na sua resenha o livro parece ser mais parado, mas essa que ele não tinha filho me chocou, como vc mesma disse no filme é a existência do filho que faz com que ele tenha forças para a vingança. Agora estou na dúvida se irei ler...
    Adorei sua resenha!!

    Beijos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Ainda não li e nem vi o filme, mas estou ansiosa para fazer os dois!
    Que pena que tem fatos diferentes né? É como se duas pessoas tivessem contando a mesma história, mas cada uma coloca um detalhe ao seu gosto!
    Mas valeu, assim, não me decepciono qdo eu for ler o livro, kkkk

    Um super bjo!

    Alê - Bordados e Crochê
    Facebook
    Twitter
    Instagram

    ResponderExcluir
  7. Adoro histórias de sobrevivência, reais ou não, em filmes, livros e aqueles programas da TV fechada que ensinam como sobreviver em diversas situações. Também gosto de livros detalhistas (Anne Rice faz muito isso) e não me incomoda o estilo do filme, adorei o Naufrago, por exemplo, que teve bem pouca fala.

    ResponderExcluir
  8. Ainda não li o livro e nem assisti o filme, mas pretendo estão sendo muito comentados. Minha irmã assistiu e adorou. Tenho que concordar porque colocaram um filho, a historia já é bem sofrida.

    ResponderExcluir
  9. Se tem um filme que não irei descansar em paz enquanto não assistir, é O Regresso. Amei o fato do personagem ser interpretado pelo Leo (mereceu e MUITO o Oscar), além de estar encantada com a maquiagem produzida nele (costumo reparar muito nesses detalhes kkk). Tenho certeza que o filme irá superar minhas expectativas.
    Bjssss

    ResponderExcluir
  10. Julia!
    Acabei de ler um resenha sobre o livro e quem a fez disse que o livro é bem tedioso e ficção, achei que tinha fatos verídicos.
    Espero que o filme seja bem melhor.
    “Quando todo mundo quer saber é porque ninguém tem nada com isso.” (Millôr Fernandes)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de março com 4 livros 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  11. Na verdade, atualmente, só quero mesmo assistir o filme pela atuação do Leo. O livro não me interessa, já que várias resenhas que li dele são negativas, falando que a história se perde e não cumpre o esperado. Abraços!

    ResponderExcluir
  12. Ainda não tive a oportunidade de ler o livro ou ver o filme...Mas com certeza assim o farei. Estou louca para ver o filme primeiramente, pois admiro o ator Leonardo. Ainda não sei se irei comprar o livro, mas gostaria de ler tbm. Adoro esse blog e todas as informações que ele nos proporciona. Abraços.

    ResponderExcluir
  13. Quero ler o livro e ver o filme, mas pelo que você disse acho que o filme pode acabar sendo melhor, já que tem mais ação do que o livro. Descrições demais e poucas falas às vezes me deixam com tédio, mas pretendo tanto ler quanto assistir.

    Abraços :)

    ResponderExcluir
  14. Olá,

    Vou ter que confessar uma coisa.. Não sabia absolutamente nada sobre a história desse livro/filme até agora!
    Ouvi diversos comentários, porém, foram todos sobre o DiCaprio e não sobre a história em si.. Mas gostei bastante do que li aqui! Não sei se vou ler o livro, mas com certeza verei o filme!
    Sempre tem aquelas diferenças entre livros e filmes né? Eu queria que todas as adaptações fossem bem fiéis aos livros u.u

    ResponderExcluir
  15. Olá Ju!!!
    Apesar do livro e do filme está sendo muito bem falado ainda não me fez dar aquele up para querer lê-lo.
    Mas pra mim foi uma felicidade que o filme que é baseado no livro foi indicado ao Oscar e que o Leo ganhou como melhor ator.
    Até uma próxima o/

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir

Agradeço muito sua visita e peço que participe do blog, deixando um recadinho. Opiniões, idéias, sugestões, são muito importantes para fazer o blog cada vez melhor!
Assim que possível, retribuirei a visita.

Beijos, Julia G.