Já faz um bom tempo que não trago nenhuma reflexão para o blog, mas há algo que vem martelando em meus pensamentos há alguns dias e que, por algum motivo, achei que faria bem dividir com vocês.
Conjuntando #38: As Mudanças e o Medo
Arquivado em: ConjuntandoJá faz um bom tempo que não trago nenhuma reflexão para o blog, mas há algo que vem martelando em meus pensamentos há alguns dias e que, por algum motivo, achei que faria bem dividir com vocês.
Quantas vezes ouvimos de pessoas próximas que nós mudamos? Que não somos mais os mesmos? Muitas, não é? Talvez, o que as pessoas não percebam é que cada experiência nova, cada contato com outras pessoas, cada livro que lemos, tudo, por pequeno que seja, nos inspira algo e nos muda de alguma forma.
Crescemos. Encaramos o mundo de um modo diferente. Aquilo que era uma tragédia quando éramos adolescentes, hoje, é algo que não tem qualquer relevância. Percebemos que fazíamos coisas erradas, ainda que todos achem que estávamos certos, e mudamos. Precisamos mudar, faz parte da vida.
De uns anos para cá, tenho percebido como provocar as mudanças é importante. Porque significa tomar as rédeas do seu destino e buscar aquilo que se quer, guiar as mudanças para o caminho desejado. As mudanças virão, queiramos ou não, então cabe a nós decidir se vamos esperar por elas ou vamos, nós, fazê-las.
Mas mudanças também causam medo. Por quê? Não sei dizer. Talvez porque gere a incerteza de que o que não é bom hoje pode ser ainda pior de outro modo. Talvez por não saber se tudo seguirá como desejamos e se as consequências serão diferentes do que pensamos. Pode ser também porque queremos algo mais do que já temos hoje, mas preferimos o certo ao duvidoso. O motivo, não importa, mudanças dão medo.
Terminei agora há pouco o livro Caixa de Pássaros e, nele, o que mais assustava era perceber que o mundo mudava e que não se podia fazer nada para evitar, porque não era possível saber o que estava mudando. O medo do desconhecido. E acho que essa é a principal causa do medo em relação às mudanças.
As mudanças virão, sempre. Algumas mais leves, outras mais dolorosas. Precisamos aprender a lidar com elas e a ficar mais fortes com cada rasteira do destino. Mas precisamos também desejar mudar, quando as coisas não estão bem. Fazer o nosso caminho. Porque, por maiores que sejam as dificuldades de mudar, há sempre algo a aprender com a mudança.
Ju
Apaixonada pela leitura desde a infância, tantos livros lidos que é impossível quantificar. Alguém que vê os livros como uma forma de viajar o mundo e lugares mais incríveis que possam ser criados pela imaginação, sem precisar sair do lugar. Tem o blog como uma forma de dividir experiências e, principalmente, as emoções que as leituras despertaram, para compartilhar idéias e aproveitar sugestões de leitura, envolvendo mais e mais pessoas em um mundo onde a imaginação não tem limites.
Leia também
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Sobre
Julia G
Busca
Curta no Facebook
Seguidores
Categorias
Outras Histórias
-
▼
2015
(259)
-
▼
abril
(21)
- Top School! Seleção Natural - Toni Brandão
- Conjuntando #40: Encontro com Leitores em Florianó...
- Astronauta: Singularidade - Danilo Beyruth
- Conjuntando #39: Março em Fotos
- Colin Fischer - Ashley Edward Miller e Zack Stentz
- Promoção: Mariposa
- Mariposa - Patrícia Baikal
- Reboot - Amy Tintera
- Conjuntando #38: As Mudanças e o Medo
- Novidades #94: Editora Intrínseca em Abril
- Eve & Adam - Michael Grant e Katherine Applegate
- Top Comentarista - Abril + Resultado
- Boneca de Ossos - Holly Black
- Meme das 7 coisas
- A namorada do meu amigo - Graciela Mayrink
- Vaclav & Lena - Haley Tanner
- Conjunto de Ganhadores #15
- Caixa de Pássaros - Josh Malerman
- Leituras do Mês: Março
- Promoção: A Garota do Penhasco
- A Garota do Penhasco - Lucinda Riley
-
▼
abril
(21)
Leitura Atual
Postagens Populares
Livros Lidos em 2019
01 - A Nuvem
02 - Uma noiva para Winterborne
03 - Sol em Júpiter
04 - Leah fora de sintonia
Oi.
ResponderExcluirMudanças geralmente são boas quando é vindo de um desejo de mudar.
O medo vem por estarmos acostumados com nossa zona de conforto.
Mas, por mais que não percebamos, estamos mudando a cada dia.
A nossa essência permanece, mas algumas coisinhas vão sendo acrescentadas.
Belo tema.
Abraços.
Diego,
http://diegomorais18.blogspot.com/
Oi Ju
ResponderExcluirAdorei a reflexão e realmente a mudança, o novo, sempre nos dão aquele frio na barriga, aquele medo do desconhecido, e tudo faz parte.
Penso que é necessário mudar, dar o passo, crescer, e a cada dia isso vai acontecendo, bem como vc falou.
Beijos
http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/
amei Ju! "As mudanças virão, sempre. Algumas mais leves, outras mais dolorosas." vou levar pra vida! ñ podia concordar mais, aprendi agora depois de adulta que as mudanças sempre vão nos deixar uma lição, boa ou não, fica o aprendizado. amei o texto Ju!
ResponderExcluirOlá Julia,
ResponderExcluirAs mudanças são necessárias, apesar de não serem fáceis pois nos tiram da zona de conforto, lindo texto parabéns....bjs.
devoradordeletras.blogspot.com.br