Fortaleza Impossível - Jason Rekulak

Sinopse: Até maio de 1987, Billy Marvin – um garoto de 14 anos que mora numa pequena cidade em Nova Jersey – é definitivamente um nerd feliz. Ele e seus amigos inseparáveis, Alf e Clark, passam as noites se empanturrando de biscoitos e milk-shakes diante da TV, assistindo a filmes e conversando sobre música, cinema e seriados. Com a mãe trabalhando no horário noturno e a casa toda para si, Billy vara a madrugada fazendo aquilo que mais ama: programando videogames em seu computador. Mas então a Playboy publica as fotos escandalosas de Vanna White, a famosa apresentadora de TV por quem os três são fascinados. Como ainda não são maiores de idade para comprar a revista, eles planejam um ousado assalto para roubá-la. É quando Billy conhece a brilhante, enigmática e também nerd Mary Zelinsky, e tudo começa a mudar...

Livro recebido em parceria com a Editora
Rekulak, Jason. Fortaleza Impossível. Editora Arqueiro, 2017. 272p.


Fortaleza Impossível foi uma leitura que teve a capacidade de me transportar no tempo para uma época em que ter um computador em casa era para poucos, e que para entender sobre códigos HTML era necessário comprar revistas de informática em bancas de jornal.

Billy tem apenas 14 anos e todo um futuro repleto de escolhas ainda pela frente, mas diferentemente dos outros garotos de sua idade ele sabe muito bem com o que deseja trabalhar desde cedo: Billy quer ser um programador de videogames.

E essa é a base de toda a história, pois apesar de já saber com o que deseja estudar e  trabalhar futuramente - e ser muito bom nisso - , Billy entende que sua escolha profissional não é aceita pela sociedade da época com muita facilidade. Sua mãe, que o criou sozinha a vida inteira, passa o dia inteiro exausta de tanto trabalhar para garantir uma vida com o mínimo de dignidade a que os dois têm direito dentro de casa. Seus melhores amigos da escola não entendem que a criação dos jogos é uma parte muito importante da vida dele e muitas vezes, mesmo sem ter a intenção, acabam por magoá-lo ao ridicularizarem seus projetos que deram tanto trabalho para serem elaborados.

A história tem uma reviravolta quando Billy se junta aos amigos para tentar roubar a revista Playboy de uma loja de conveniências. Ao tentar colocar o plano em prática, ele conhece uma menina capaz de mudar todo o seu futuro. Mary é extremamente inteligente e entende mais sobre computadores do que Billy. A conexão entre os dois é instantânea e juntos eles decidem participar de um concurso em que os competidores devem apresentar um jogo criado completamente do zero – daí vem o nome Fortaleza Impossível. Desse momento em diante os dois passam muitas tardes juntos e acabam se aproximando cada vez mais, mudando completamente a forma de pensar de Billy e o fazendo amadurecer de uma forma completamente inesperada.

"E eis o que acontecera. Após 14 anos de mau futebol, de basquete ruim, de notas deploráveis, e de fazer péssimas escolhas no quesito moda, após 14 anos sendo eu mesmo, eu não estava acostumado a elogios. Meu rosto ficou muito vermelho. Não consegui me controlar. Queria que o tempo parasse naquelas palavras ditas por ela: Perfeito, fantástico, adorei!"

Eu fiquei encantada em muitos momentos com as referências que o autor, Jason Rekulak, faz sobre livros, músicas, objetos e roupas da época. Fiquei me sentindo nostálgica ao acompanhar o dia a dia dos personagens em uma época em que a internet não prevalecia e as pessoas precisavam se desdobrar para estarem mais presentes nas vidas umas das outras.

Billy não é um personagem complexo, mas ele me desapontou em vários momentos. Seus medos e anseios fizeram com que um garoto brilhante se metesse em algumas enrascadas capazes de manchar o seu histórico a troco de nada, e isso acabou por me deixar um pouco frustrada com ele.  Em compensação, Mary só me trouxe alegrias por ser tão positiva e responsável, além de me dar um baita susto com um segredo que ela guarda durante toda a história e que me fez entender o motivo de muitas de suas atitudes durante a história.

Fortaleza Impossível é um livro despretensioso e extremamente nostálgico. Nós faz entrar de cabeça no mundo dos adolescentes nerds da década de 80. Com uma abordagem leve em sua maior parte, a história nos faz refletir sobre os nossos sonhos, esperanças e responsabilidades. Fica aí a dica de um livro que também daria um ótimo filme!
  

Dé Lima
Dé Lima

20 comentários:

  1. Achei interessante esse livro depois de ver uma comparação com a série de Stranger Things. Parando pra analisar até que lembra mesmo. Uma história com jeitinho mais antigo, desses tempos de antes do computador e de tudo que a gente tem hoje já me chama atenção. Passa uma nostalgia pensar naquelas crianças brincando com outras coisas, tendo aventuras malucas do tipo tentar roubar uma revista e etc. O jeito como as pessoas eram mais presentes fisicamente né...ahh, é uma coisa que acaba me dando vontade de ler porque faz lembrar da infância e coisas assim. O Billy parece um bom personagem, acho que iria ficar ali torcendo por ele e ver as mudanças que ocorrem no personagem pode ser bem legal. E o segredo da Mary já me deixou curiosa agora pra entender melhor tudo que ela representa na trama.
    Tem uma graça, acho que seria um livro que iria gostar.

    ResponderExcluir
  2. Um livro de uma época não tão distante me parece muita interessante. Não sou da década de 80, mas pelos vídeos, comentários que já vi sobre, parece que foi uma época muito legal de se viver.
    E é bacana ver como naquela época as pessoas não tinham expectativas sobre a informática, era algo impossível.
    Apesar disso, não é uma leitura que me chama atenção.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi Dé!
    Sempre tive a curiosidade de ler o livro, até hj não consegui acredita?
    O que mais me prendeu nesse livro é a época que se passa, nasci nesse ano e gostaria mto de rever e trazer memórias daquela época que diga se de passagem era ótima...
    Bjs!

    ResponderExcluir
  4. Tenho vontade de ler esse livro, deve ser divertido e deixar o leitor refletindo sobre como serie se o foco não fosse a internet, já que nessa época quase ninguém tinha acesso. Mary deve ser uma personagem encantadora e devemos torcer muito por ela, curiosa com esse segredo dela, pena o personagem deixar a desejar um pouco.

    ResponderExcluir
  5. Olá Débora! Fiquei encantada com esse romance geek, com personagens tão humanos e sonhadores. Adorei o fato desse livro nos teletransportar para a década de oitenta. Deve ser nostálgico mesmo, e fascinante também. Com certeza Fortaleza impossível já entrou pra minha lista de leituras

    ResponderExcluir
  6. Ola, Gosto muito de livros de adolescente, justamente por ser romances leves e divertidos, quero conhecer as loucuras que fizeram para consegui a revista e saber se realmente conseguiram, muito interessante o livro ser baseado na década de 80 e que segredo é esse que Mary guarda, fiquei curiosa, gostei muito da resenha e com certeza vou ler!!

    ResponderExcluir
  7. Oi Dé! Eu já vi esse livro em propagandas por aí, mas honestamente não tinha me chamado a atenção. Sua resenha me animou bastante! Adoro essa coisa nostálgica da década de 80 e isso é uma surpresa bem agradável no universo da literatura teen. Não costumo ler livros do tipo, mas anotei aqui pra dar uma chance depois da sua recomendação.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Olá! Nossa que livro interessante, essa foi a primeira resenha que leio dele, parece mesmo que daria um ótimo filme, fiquei super curiosa em conferi essa história.

    ResponderExcluir
  9. Olá, adoro essa vibe oitentista que permeia a obra, que não entrega muito em enredo, mas deixa uma sensação boa ao leitor. Como adoro essas nerdices a obra já ganhou um espaço reservado na minha estante. Beijos.

    ResponderExcluir
  10. Apesar do livro parecer bom, esse universo geek/ nerd e tal não me atrai!

    ResponderExcluir
  11. Dé!
    Fiquei bem dividida quanto a ler ou não esse livro.
    É que 'voltar' aos anos 80 seria ótimo, já que foi a fase da mminha adolescência, agora esse lance dos jogos e computador, além do amigo idiota que só faz besteiras, não me deixou muito empolgada não...
    Bom domingo!
    “A melhor mensagem de Natal é aquela que sai em silêncio de nossos corações e aquece com ternura os corações daqueles que nos acompanham em nossa caminhada pela vida.” (Desconhecido)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA dezembro 3 livros + 2 Kits papelaria, 4 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  12. Sinceramente fiquei curiosa para saber mais sobre esta trama, já que se passa em uma época bastante curiosa onde não existia internet, e me desperta vontade de saber mais sobre. E como os adolescentes faziam para se relacionar, e estar mais presente na vida das pessoas. Mesmo sendo algo bem nostálgico, por se passar em uma época totalmente diferente da nossa atualmente ainda sim pretendo dar uma chance espero gostar.

    ResponderExcluir
  13. Oi Dé!
    O enredo parece bem Original e a época em que a história se passa desperta a curiosidade do leitor, até porque acho que nem lembramos de como era quando era difícil ter acesso a tudo que envolvesse o mundo virtual né? rsrs. Não vou dizer que é meu tipo de livro, acho meio nerd demais para mim, mas pretendo dar uma chance para a leitura, já que todos tem elogiado bastante.
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Sempre que eu olho pra capa desse livro eu só consigo pensar que é uma distopia tecnológica, confesso que essa resenha me surpreendeu de forma positiva. Com certeza lerei esse livro um dia, o fato de apresentar personagens vivendo na década de 80 parece ser fascinante, visto que sei pouco sobre o período. Quanto a Mary, que personagem incrível! Já me apaixonei kk Bjs!

    ResponderExcluir
  15. Sem dúvidas este livro é bem nostálgico, achei legal a história se passar em uma época em que a tecnologia não era presente na vida das pessoas. Após ler esta sua resenha acabei ficando bem curiosa e ansiosa para ler Fortaleza Impossível, pretendo ler este livro em breve.

    ResponderExcluir
  16. Acabei desistindo da Leitura achei pesada e de certa forma um pouco Entediante e eu ficava me perdendo com o fluxo da história

    ResponderExcluir
  17. Oi, Dé!!
    O livro parece ser bem interessante com uma estória que envolve um pouco os ano 80, que é uma época que adoro principalmente as músicas!! Achei legal a indicação!!
    Bjoss

    ResponderExcluir
  18. Adorei o conceito deste livro que aborda a década de 80. Mas, esta capa acho que fala pouco da historia. Gostei muito da resenha, a gente tem vontade de ler o livro quando acaba. O mais legal é que não entregou spoiler algum, o que me deixa mais curioso sobre a leitura.

    ResponderExcluir
  19. Fiquei sabendo desse livro não tem tanto tempo, na verdade eu vi a capa por aí, mas não chamou tanto a minha atenção. Acabou passando despercebida. E quando li a sinopse fiquei pensando como não tinha procurado saber mais sobre o livro. O Billy parece um personagem cativante, jovem e já sabe o que quer. Já tem um objetivo e deve ser legal ler sobre isso. O livro parece trazer uma aventura bem gostosa entre ele e Mary e que pelo visto é uma daquelas personagens que gostamos de cara. Além disso, achei interessante se passar em cenários dos anos 80.

    ResponderExcluir
  20. E eu me amarrei na dica. Um livro cheio de adolescentes, porém foge dos livros voltados para esse público. Gostei bastante e se eu tiver a oportunidade com certeza vou ler.

    ResponderExcluir

Agradeço muito sua visita e peço que participe do blog, deixando um recadinho. Opiniões, idéias, sugestões, são muito importantes para fazer o blog cada vez melhor!
Assim que possível, retribuirei a visita.

Beijos, Julia G.