A Química - Stephenie Meyer

Sinopse: Ela trabalhava para o governo americano, mas poucas pessoas sabiam disso. Especialista em seu campo de atuação, era um dos segredos mais bem guardados de uma agência tão clandestina que nem sequer tinha nome. E quando perceberam que ela poderia ser um problema, passam a persegui-la. A única pessoa em quem ela confiava foi assassinada. Ela sabe demais, e eles a querem morta. Agora ela raramente fica em um mesmo lugar ou usa o mesmo nome por muito tempo.
Até que um antigo mentor lhe oferece uma saída — uma oportunidade de deixar de ser o alvo da vez. Será preciso aceitar um último trabalho, e a única informação que ela recebe a esse respeito só torna sua situação ainda mais perigosa. Ela decide enfrentar a ameaça e se prepara para a pior batalha de sua vida, mas uma paixão inesperada parece diminuir ainda mais suas chances de sobreviver. Enquanto vê suas escolhas se evaporarem rapidamente, ela vai usar seus talentos como nunca imaginou.
Uma trama repleta de tensão, na qual Meyer cria uma heroína poderosa e fascinante, com habilidades diferentes de todas as outras, e prova mais uma vez por que seus livros estão entre os mais vendidos do mundo. (Skoob)

Livro recebido em parceria com a Editora
MEYER, Stephenie. A Química. Editora Intrínseca, 2016. 496 p.


Esqueçam vampiros, esqueçam alienígenas, esqueçam qualquer coisa que já leram de Stephenie Meyer. Dispam-se de todas as ideias pré-concebidas e não esperem fantasia, pois A Química é diferente de tudo que qualquer um esperaria e é exatamente por isso que eu gostei tanto desse livro. É provável que até mesmo aqueles que não curtiram as obras anteriores da autora encontrem nesse livro algo que vão gostar, pois os aspectos da obra que fazem lembrar suas outras obras se resumem à escrita envolvente e à criatividade sem fim, todo o resto é novidade. Há uma faceta nova da escritora por aqui e, sinceramente, eu adorei.

Primeiro, porque é um livro adulto. Li todos os livros de Stephenie logo que foram lançados, e eu gostei muito de cada um deles, mas tenho a impressão de que não curtiria um drama adolescente na atual fase da minha vida. Visualizar a Dra. Juliana/Alex como uma adulta realista e absurdamente prática foi um alívio inicialmente e, mais tarde, afeiçoei-me à personagem por sua inteligência aguçada e seu raciocínio rápido - isso rendeu algumas passagens bem engraçadas.

Além disso, a protagonista é o símbolo de força e da inteligência e o total oposto da donzela em perigo. Sim, ela está em perigo, mas está longe de ser uma coitadinha indefesa. Alex é independente, é autoconfiante e sabe que depende apenas de si mesma e de mais ninguém. Ela sabe se defender usando as armas que tem - Kevin que o diga - e o seu pragmatismo me inspirou, de verdade. Se existe alguém indefeso nessa história, é Daniel, mas vou falar sobre ele mais à frente.

É fácil mergulhar na escrita de Stephenie Meyer e viver o contexto criado por ela. Cada vez que eu sentava para ler, devorava cem páginas ou mais sem nem perceber. O enredo contribui para isso, visto que é cheio de mistério, ação e segredos que deixam qualquer leitor ansioso. Não faltam brigas, lutas, trocas de tiro, fugas, espionagem... O clima de tensão é sempre presente e a dinâmica da história é arrebatadora.

Kevin foi meu personagem favorito a se relacionar com Alex. O "psicopata" é esperto, é autêntico e, embora tenha cometido algumas grosserias (relativamente justificáveis), forma uma bela dupla com a protagonista. É como se os dois se completassem: ele, com a força e a experiência em campo; ela, com sinapses ágeis e a dose exata de venenos - literalmente. As discussões entre os dois são extremamente engraçadas e eu percebi que uma amizade surgia ali antes deles mesmos. Era bem óbvio que "Espirra" e "mulher-veneno" eram apenas apelidos carinhosos.

"- Quando você estiver misturando seus veneninhos, pode produzir algo que doa desta vez? Que doa muito?
Alex sorriu, apesar do temor.
- Isso eu posso fazer.
Ele espremeu os lábios por um instante.
- Que estranho, Espirra. Eu... bem, eu quase estou gostando de você agora.
- Isso vai passar.
- Você tem razão... já está passando. [...]"

Há também os cachorros. Acho que, na verdade, caí de amores por A Química assim que eles apareceram. Eles transformaram uma história cheia de tensão em algo fofo, mesmo que eu os imaginasse do tamanho de ursos, segundo a descrição no livro. Mas eles eram treinados, espertos e, em algumas passagens, tornaram-se os heróis da trama. Além disso, eram carinhosos como todo amigo canino. Não tem como não amar.

A única coisa que eu não gostei tanto assim foi do romance na trama. Não que eu não tenha gostado exatamente, mas no meio de tanta coisa intensa, ele só estava lá, era quase indiferente. Acho que isso se deve, em parte, pela minha descrença em Daniel. Ele provavelmente é a figura masculina perfeita: bom homem, romântico, bom cozinheiro, tudo o que qualquer mulher esperaria de um parceiro. Mas ele destoava da história, já que tudo era emocionante demais e ele era... comum(?). Não sei se é uma palavra adequada para expressar o que quero dizer, mas foi a melhor que eu encontrei. E mais: que homem se apaixona por sua algoz, sem em nenhum momento ficar com pelo menos um resquício de raiva? A autora até criou uma explicação para isso, mas não foi o suficiente para mim. Para completar, ele foi bem tapado diante de tudo o que estavam enfrentando e só conseguiu me deixar irritada. Por isso, decidi deixar essa parte para lá e curti todo o resto.

"- Não sei como ver o mundo desse jeito - confessou ele. - Isso tudo soa paranoico.
- Sim! Paranoia é exatamente o nosso objetivo. Paranoia é bom."

Para quem já leu e gostou dos livros de Stephenie Meyer, provavelmente vai adorar A Química.  É instigante, intenso e divertido também. Aposto até que quem não gostou dos livros anteriores terá uma ótima surpresa se der uma chance a esse livro.


Ju
Ju

Apaixonada pela leitura desde a infância, tantos livros lidos que é impossível quantificar. Alguém que vê os livros como uma forma de viajar o mundo e lugares mais incríveis que possam ser criados pela imaginação, sem precisar sair do lugar. Tem o blog como uma forma de dividir experiências e, principalmente, as emoções que as leituras despertaram, para compartilhar idéias e aproveitar sugestões de leitura, envolvendo mais e mais pessoas em um mundo onde a imaginação não tem limites.

13 comentários:

  1. Oi Ju! Gosto muito dos livros de Stephenie Meyer, assim que esse foi lançado já fiquei doida pra ler e cada resenha que leio dele me deixa ainda mais curiosa em conferi essa história, principalmente por ser bem diferente de tudo que ela já escreveu.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Nunca li nada da autora, achei a história bem original, pela sua resenha, parece ser bem emocionante!

    Blog aboutbooksandmore.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Da autora li somente o livro dos famosos vampiros. E não tive nada contra.Gostei de como ela é detalhista em sua escrita.
    Assim como também sempre tive uma certa curiosidade em ler seus livros,de gênero completamente diferente.
    Já li alguns comentários sobre A Química , mas não imaginava que tivesse una mistura de mistério ,ação e suspense.
    Enfim,quero muito conhecer as aventuras da personagem Juliana/Alex.

    ResponderExcluir
  4. Ju!
    Não li ainda, mas está na minha lista de desejado.
    Parece que a autora cresceu muito com o novo enredo mais adulto e inseriu de tudo um pouco na trama, até um romance desnecessário.
    Quero ler sim...
    “O saber é saber que nada se sabe. Este é a definição do verdadeiro conhecimento.” (Confúcio)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de FEVEREIRO, livros + KIT DE MATERIAL ESCOLAR e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  5. Já tinha ouvido falar desse livro, mas nunca lido resenhas sobre, gostei bastante da história. Um dos estilos que gosto bastante e falou que tem pet no meio me instiga a ler mais ainda kkk Já marquei nos meus preferenciais nas compras kkk

    ResponderExcluir
  6. Oi Ju
    Eu estava curiosa para ler este livro, tentei comprar ele na Black fraday e estav esgotado e no fim deixei passar. Mas quero muito, parece ser bom.

    Beijinhos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oi, Ju!!
    Gosto bastante dos livros da Stephanie Meyer. E fiquei muito feliz quando sai esse novo livro dela!! Sem dúvida quero muito ler essa história!! Li na resenha que é um livro bem diferente de tudo que ela já escreveu e mesmo assim estou muito curiosa!!
    Beijoss

    ResponderExcluir
  8. nunca li nenhum livro da Stephanie meyer, e nunca tive vontade, mas gostei bastante dessa resenha, gostei muito de saber que a Alex é uma personagem forte e o simbolo da força e da inteligência, e adorei os apelidos kkk eu acho que Daniel n se destacou tanto quanto Kevin, enfim, gostei bastante da resenha e pretendo ler o livro !

    ResponderExcluir
  9. Gosto dos livros da autora e esse já foi pra minha listinha. E é uma historia diferente, gostei pois tem muita coisa que gosto principalmente mistério e ação, sem falar nos cachorros que deve ter deixado a leitura mais gostosa. Dei risada com a parte de você achar o personagem tapado rs.

    ResponderExcluir
  10. Oi! Desde q li uma resenha da obra tenho me interessado á ler, enredo bom, qro mto ler!
    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Só li Crepúsculo da autora e os comentários sobre A Hospedeira me desanimaram.
    Gostei da resenha e fiquei curiosa sobre os cachorros *_*

    ResponderExcluir
  12. Sendo um livro que está sendo lançado agora, tudo o que posso dizer é quero muito ler o livro. Adoro um bom thriller e esse me parece ser bem assim. Gostei da autora ter saído dos vampiros e lobisomens.

    ResponderExcluir
  13. Tenho muita vontade de conferir este novo livro da autora. Gostei da mocinha desta trama, dela ser corajosa, não ser apenas uma donzela em perigo. Uma pena que Daniel não tenha contribuído e se encaixado perfeitamente na história. Fiquei bem curiosa sobre os cães, gosto da presença deles na história. Gostei muito da dica, ótima resenha.
    Abraço!
    A Arte de Escrever

    ResponderExcluir

Agradeço muito sua visita e peço que participe do blog, deixando um recadinho. Opiniões, idéias, sugestões, são muito importantes para fazer o blog cada vez melhor!
Assim que possível, retribuirei a visita.

Beijos, Julia G.