Mundo cão - Matheus Peleteiro

Sinopse: Unindo elementos de literatura marginal com sentimentos altruístas, surge Mundo Cão, que narra, em primeira pessoa, a história de Pedro Contino, um jovem que so­fre desde cedo por conta das peripécias da vida, e, por mais que busque o melhor, vê, em sua sombra, o caos. Morador da favela Roda Vida, Pedro poderia ter traçado qualquer caminho, mas a vida escolheu um em especial. Mesmo em meio à ausência de recursos, é apresentado à literatura por um vizinho mais velho, e, por conta dela, cria uma importante consciência social. Guiado por músicas e livros, ele logo percebe como tudo funciona. Indigna-se e, amargamente, percebe que não tem poder para realizar uma mudança no mundo… (Skoob)
PELETEIRO, Matheus. Mundo Cão. Editora Novo Século, 2015. 168 p.


A escrita de Matheus Peleteiro possui traços únicos que tornam sua identificação clara. Ele utiliza uma narrativa crua, direta, por vezes, até rude, mas sem ser ofensiva. Poderia dizer que é sincera, sem rodeios ou floreios.

Pedro, o personagem principal e narrador, mora em uma favela de Salvador. Rodeado pela violência típica de quem tem por vizinhos traficantes, além de conviver com tiroteios e a constante visita da morte a conhecidos, o rapaz de 18 anos decide escolher seus próprios caminhos. E ele quase consegue, principalmente com a ajuda de Luis, um professor de Sociologia. Mas, apaixonado por Carol, uma garota que mora perto de seu barraco, ele encontra na bebida a coragem necessária para paquerá-la. A partir desse ponto, Pedro começa uma descida vertiginosa de encontro à perdição daquilo que mais desejava.

Os pensamentos de Pedro levam a narrativa de Mundo Cão bem próxima da realidade do que é viver em uma favela. O personagem é machista, preconceituoso, possui uma visão política e religiosa limitada ao que ele sente e a como as pessoas se comportam de forma dogmática à sua volta, mas isso não o transforma em alguém amoral, apenas real.

Por mais que sua mente e seu coração sejam recheados e boa vontade, boas ideias, bondade, quando você vive em um ambiente impregnado de maldade, de precariedade, de falta de qualquer indicação de que o certo pode obter resultados, você acaba se corrompendo, acaba sendo obrigado a se submeter ao meio, ao contrário de transformar esse meio.

Dizem que uma pessoa pode mudar o mundo, mas a realidade é que o mundo muda as pessoas. E um mundo corrompido, corrompe totalmente. É por esse caminho que Pedro acaba seguindo, levando a um final que era esperado, mediante as escolhas que o personagem é obrigado a tomar.

Além da escrita crua, o autor carrega toda a narrativa com várias referências a cantores e obras de outros autores, com o acréscimo de frases de efeito, bem colocadas e com um significado suficiente para se fazer pensar, sem parecer forçado. Isso consegue levar o leitor a e se perguntar se realmente conhece como o mundo funciona, e o quanto cada um de nós representa numa sociedade parcialmente corrupta.
Carl
Carl

7 comentários:

  1. Olá!
    já li essa livro e gostei muito. É ótimo quando você se depara com um livro que contém várias críticas, não apenas às favelas brasileiras, mas sobre a sociedade em geral. A escrita é muito simples, mas ao mesmo tempo me fez questionar sobre o Brasil e os Brasileiros. Gostei muito da resenha. Bjos!

    ResponderExcluir
  2. Oi Carl!
    Achei bem diferente esse livro, não tenho mto o costume de ler o gênero, mas acho que vale a pena conhecer sim, enredo tá bem bacana, dica anotada!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Carl!
    É mais um daqueles livros onde a ficção criada pelo autor, é retrato da sociedade real em que vivemos.
    E se a escrita é crua e relata tudo com realismo, deve ser um daqueles livros feitos para chocar o leitor.
    Uma semana esplendorosa!
    “O amor é a única loucura de um sábio e a única sabedoria de um tolo.” (William Shakespeare)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE JULHO 3 livros, 3 ganhadores, participem.
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia o livro, mas a princípio o título me cativou, depois, lendo sua resenha, fiquei louca. O espaço geográfico da obra muito me interessa, quero saber como o autor trata essa realidade.

    ResponderExcluir
  5. Não faz muito o tipo de leitura que leio, e acho que talvez se me surgir a oportunidade talvez eu leia, mas não me interessou muito.

    Visitem meu blog!
    garotaeraumavez.blogspot.com.br
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  6. Parece ser uma leitura impactante, a realidade parece estar escrita nesse livro, só não gostei muito do personagem por ser preconceituoso e machista, não sei se ele muda pelo menos nesse quesito. Mas mesmo assim gostaria de ler pois tem muitas coisas que abrem nossos olhos para essa realidade.

    ResponderExcluir
  7. Eu não conhecia este livro, a história parece retratar a realidade, parece ser um bom livro, mas não faz meu estilo de leituras e nem despertou meu interesse em ler, quem sabe futuramente se eu tiver uma oportunidade, acabe lendo este livro.

    ResponderExcluir

Agradeço muito sua visita e peço que participe do blog, deixando um recadinho. Opiniões, idéias, sugestões, são muito importantes para fazer o blog cada vez melhor!
Assim que possível, retribuirei a visita.

Beijos, Julia G.