Geekerela - Ashley Poston

Sinopse: Um divertido romance que traz a clássica história de Cinderela para os dias de hoje.
Quando Elle Wittimer, nerd de carteirinha, descobre que sua série favorita vai ganhar uma refilmagem hollywoodiana, ela fica dividida. Antes de seu pai morrer, ele transmitiu à filha sua paixão pelo clássico de ficção científica, e agora ela não quer que suas lembranças sejam arruinadas por astros pop e fãs que nunca tinham ouvido falar da série. Mas a produção do filme anunciou um concurso de cosplay numa famosa convenção valendo um convite para um baile com o ator principal, e Elle não consegue resistir. Na Abóbora Mágica, o food truck vegano onde trabalha, ela encontra a ajuda de uma amiga cheia de talentos para moda que vai criar o traje perfeito para a ocasião. Afinal, o concurso é a chance de Elle se livrar das tarefas domésticas impostas pela terrível madrasta e das irmãs postiças malvadas.
Já Darien Freeman, o astro adolescente escalado para ser o protagonista do filme, não está nada ansioso para o evento, embora o papel seja seu grande sonho. Visto como só mais um rostinho bonito, o próprio Darien também está começando a achar que se tornou uma farsa. Até que, no baile, ele conhece uma menina que vai provar o contrário.
Esta releitura de Cinderela transporta para o universo nerd os principais elementos do clássico conto de fadas, fazendo uma verdadeira homenagem a todos aqueles que sabem o que é ser fã e se dedicar de coração àquilo que amam. (Skoob)

Livro recebido em parceria com a Editora
POSTON, Ashley. Geekerela. Intrínseca, 2017. 384 p.


Quando se fala em fada madrinha, uma abóbora em forma de carruagem e um príncipe encantado, não há dúvidas de que se trata de Cinderela. Mas como seria o conto de fadas se estivéssemos no mundo moderno? Essa é a proposta de Geekerela, de Ashley Poston, que transforma a gata borralheira em uma fã do universo geek, que na verdade não quer ir para o baile, mas para uma convenção em Atlanta para participar de um concurso de cosplay. E o príncipe é a estrela do momento em Hollywood, que está prestes a estrelar a refilmagem de Starfield, série favorita da protagonista. Por mais que essa mistura pareça inusitada, funciona muito bem, e Ashley consegue tornar sua trama adaptada ainda mais interessante que a original.

"[...] - Vai ter um concurso de cosplay daqui a duas semanas na ExcelsiCon, em Atlanta, valendo dois ingressos para a première de Starfield e uma grana e... É uma longa história, mas eu quero muito ganhar. Preciso ganhar. Provavelmente não vou, mas... Sabe, meu pai disse que as coisas só são realmente impossíveis se a gente nem se der ao trabalho de tentar. Então quero arriscar."

Não faz muito tempo que li outra adaptação do conto de fadas, Cinder & Ella, e não consegui deixar de comparar as duas tramas. Isso porque os elementos atualizados dos dois livros são muito semelhantes: o príncipe é o astro de Hollywood, a protagonista é fã de uma série e não está feliz com o ator escolhido para o filme de adaptação e os dois se comunicam por mensagens sem saber quem está do outro lado. De todo modo, as semelhanças não se aprofundam além disso, e o desenvolvimento da história de Ashley Poston se dá de forma bastante diferente daquele livro.

Geekerela intercala os capítulos pela visão de Elle e Darien, sempre em primeira pessoa, e mostra a forma como um vai se tornando importante para o outro, como um porto seguro no meio de tanta agitação. Apesar das aparências, a vida dos dois é repleta de problemas, e eles encontram um no outro suporte, alguém com quem podem ser verdadeiros sem se preocupar, já que, no mundo virtual, estão livres dos problemas que seus nomes carregam. Mesmo que eles sejam absolutamente diferentes para quem vê de fora, suas essências são bastante compatíveis, principalmente no que se trata de ser fã.

"Só consigo me sentir eu mesmo quando... Bem, quando converso com Elle. E isso não faz sentido, porque ela é a única pessoa que não sabe quem eu sou. Como me sentir mais verdadeiro justamente quando estou escondendo minha identidade?"

Essa organização do livro em capítulos intercalados torna a narrativa rápida e leve. Além de poder acompanhar os dois protagonistas por seus próprios pontos de vista, a escrita permite compreendê-los em seu íntimo. A autora conseguiu contruí-los com todas as complexidades da vida adolescente - os anseios e dúvidas, as inseguranças e esperanças de um futuro melhor. Apesar de todas as dificuldades, tanto Elle quanto Darien conseguem manter o bom humor e nos arrancar gargalhadas, mas seus problemas também nos tiram algumas lágrimas durante a leitura.

Fiquei encantada com a forma como a autora manteve todos os pontos principais do conto de fadas, inclusive as reviravoltas da trama, e deixou tudo muito próximo ao conto original, mesmo com a construção de um enredo moderno. Até algumas cenas foram mantidas, com as devidas alterações, claro. Enquanto lia, flagrava-me pensando "ah, é nessa parte que a Cinderela faz isso...". Isso aconteceu diversas vezes e é muito gostoso conseguir identificar a história original em uma releitura.

Geekerela pode até ter uma trama previsível, mas Ashley Poston a tornou algo gostoso de acompanhar, divertido e emocionante e muito romântico. Ademais, a edição da Editora Intrínseca está incrível. As orelhas do livro e as contracapas estão cheias de ilustrações pertinentes ao livro, isso sem falar da própria capa, que, além de linda, tem tudo a ver com o enredo. O livro é todo fofo e, para quem gosta de séries e referências à cultura nerd e pop, é leitura obrigatória.

Ju
Ju

Apaixonada pela leitura desde a infância, tantos livros lidos que é impossível quantificar. Alguém que vê os livros como uma forma de viajar o mundo e lugares mais incríveis que possam ser criados pela imaginação, sem precisar sair do lugar. Tem o blog como uma forma de dividir experiências e, principalmente, as emoções que as leituras despertaram, para compartilhar idéias e aproveitar sugestões de leitura, envolvendo mais e mais pessoas em um mundo onde a imaginação não tem limites.

20 comentários:

  1. Oi, Ju. Também li Cinder e Ella e concordo que parecem bastante, mas diferente do outro livro que tem uma carga dramática a mais, esse é até leve e parece mais um comédia romântica. Com toda a certeza vou ler!
    Beijos
    http://www.leitoraencantada.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Miriã, realmente Cinder e Ella tem uma carga bem dramática, esse aqui tem algum drama, mas não tanto. É mais suave mesmo.

      Beijos

      Excluir
  2. Ola!!
    Gostei de saber que a autora não fugiu do Conto de Fadas original e como gosto muito de livros leves e divertido e com romances com certeza quero ler, adorei a dica.

    ResponderExcluir
  3. Oie Ju =)

    Confesso que é bem dificil, um livro da Intrínseca chamar a minha atenção, mas estou lendo tantas resenhas positivas desse livro que estou começando a ficar bem curiosa para conhecer mais da história. Em especial por saber que a autora conseguiu criar uma obra atrativa e envolvente ao mesmo tempo em que fugiu do clichê.

    Beijos;***
    Ane Reis | Blog My Dear Library.

    ResponderExcluir
  4. Acho essa capa muito fofa e a leitura parece ser muito gostosa além de divertida, mostra também sobre julgar pelas aparências afinal o astro esta sendo julgado pelo seu rostinho bonito e não pelo talento. Fiquei curiosa pra ler pois ainda não fiz nenhuma releitura da Cinderela.

    ResponderExcluir
  5. Olá Ju! Estou doida pra ler esse livro, curto muito uma releitura de clássicos da literatura, cada resenha que vejo de deixa ainda mais curiosa em conferi essa história que parece super fofa.
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Oi Ju
    Este livro está na minha lista de desejados, adoro contos de fadas e releituras. Pelos teus comentários o livro parece ser bem gostoso de ler.

    Beijinhos
    https://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Ju!
    Releituras são sempre muito boas de serem lidas e se essa é uma da Cinderela contemporânea, deve ser interessante.
    Acredito mesmo que a autora ficou mais focada nas malvadezes e deveria explorar mais o romance.
    Gosto também com essas relações que começam de forma virtual, sem se saber quem está do outro lado, embora seja um tanto perigoso…na vida real.
    Que o final de semana seja de alegria e paz!
    “Conhecimento sem transformação não é sabedoria.” (Paulo Coelho)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE SETEMBRO 3 livros, 3 ganhadores, participem.

    ResponderExcluir
  8. Qro muito me deliciar cm essa releitura,adorei a resenha me dx curiosissima ,bjs

    ResponderExcluir
  9. Já li resenhas e comentários positivos sobre essa obra e estou bastante curiosa para ler.

    ResponderExcluir
  10. Ju, é muito bom saber que Geekerela tem um desenvolvimento fantástico do início ao fim; é uma história que encanta, que faz sorrir e chorar com igual facilidade. Portanto, desejo muito conhecer a obra, tenho a certeza de que ela se tornará minha história favorita por ser uma releitura tão genial e emocionante.
    Bjos!

    ResponderExcluir
  11. Oi Ju!!
    Doida pra ler essa releitura!!!!
    Gostei dmais do enredo, a capa tá linda tbm!
    Bjs

    ResponderExcluir
  12. Adorei essa releitura de Cinderela e olha que eu não sou muito fã de releitura de contos de fadas. Amei premissa do livro e olha que nem li e amei saber sobre os e-mails anônimos e o fato que eles se conhecem assim e vai se apegando aos poucos.
    Sinto que vou amar ler esse romance, ai meu coração num aguenta isso...
    Adorei sua resenha e me senti empolgada a ler esse livro.
    Obrigada pela dica.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  13. Desde que soube do lançamento desse livro fiquei com vontade de ler! Ele chamou muito minha atenção por ser uma releitura de um conto que simplesmente amo!! Gostei da ideia de trazer algo geek e contemporâneo para a história, e o romance parece ser muito fofo!! Quero muito ler!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Uma história com uma trama já conhecida, mas com uma narrativa diferente, e eu acho foi isto que me fez interessar-me pelo livro!! Sem contar que ele parece ser bem divertido!! Achei a capa bem simples, para ser sincera!!

    ResponderExcluir
  15. Olá Ju,

    Adorei a resenha, desde que vi esse livro fiquei curioso pela história, gosto demais dessa capa e acho que adorar o livro....bjs.

    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Sou até um pouco suspeita, porque além de amar releituras, eu sou uma nerd/geek assumida, então tenho certeza de que irei me identificar demais com a Elle! Senti que a autora acertou em cheio com essa história, trazendo elementos do dia-a-dia dos jovens para dentro de um contos de fadas clássico. Espero ter a oportunidade de ler essa incrível história em breve!
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  17. Quando vi a capa pensei que o livro pareceria um pouco infantil... De fato ele é adolescente, mas a história parece aquela bem legal e gostosinha de se ler. É bem legal isso de manter o roteiro original com adaptações modernas; fico curiosa pra saber o que a autora transformou. Nunca ouvi falar em Cinder & Ella, mas a premissa está parecida mesmo!!

    ResponderExcluir
  18. Oi, Ju!!
    Gosto muito de livros são releituras dos contos de fadas, mas infelizmente ainda não li esse livro que por sinal está lindo demais!! Gostei da ideia da autora de fazer esse livro com uma roupagem bem diferente!!
    Bjoss

    ResponderExcluir
  19. Gosto de releitura, porém somente com alguns ponto pois acho que quando segue mesma história fica muito enjoativo.
    Acho que para mim também não seria uma boa leitura, pois acho previsível demais.
    Mas pelo a menos a capa ficou realmente bonita, editora está de parabéns.

    beijinhos

    ResponderExcluir

Agradeço muito sua visita e peço que participe do blog, deixando um recadinho. Opiniões, idéias, sugestões, são muito importantes para fazer o blog cada vez melhor!
Assim que possível, retribuirei a visita.

Beijos, Julia G.