Nossas Noites - Kent Haruf

Sinopse: Em Holt, no Colorado, Addie Moore faz uma visita inesperada a seu vizinho, Louis Waters. Viúvos e septuagenários, os dois lidam diariamente com noites solitárias em suas grandes casas vazias. Addie propõe a Louis que ele passe a fazer companhia a ela ao cair da tarde para ter alguém com quem conversar antes de dormir. Embora surpreso com a iniciativa, Louis aceita o convite. Os vizinhos, no entanto, estranham a movimentação da rua, e não demoram a surgir boatos maldosos pela cidade. Aos poucos, os dois percebem que manter essa relação peculiar talvez não seja tão simples quanto parecia. Neste aclamado romance, Kent Haruf retrata com ternura e delicadeza o envelhecimento, as segundas chances e a emoção de redescobrir os pequenos prazeres da vida que pode surpreender e ganhar um novo sentido mesmo quando parece ser tarde demais. (Skoob)
HARUF, Kent. Nossas Noites. Companhia das Letras, 2017. 160 p.


Com uma capa singela, mas que muito representa sua trama, Nossas Noites, de Kent Haruf, logo me chamou a atenção, mas por um motivo não tão nobre: suas poucas páginas. Pensei que, se o enredo não conseguisse me envolver, ainda conseguiria fazer uma leitura rápida, então por que não arriscar? Felizmente, eu estava muitíssimo enganada ao pensar assim e percebi isso logo que o livro chegou às minhas mãos, visto que havia uma carta da editora dentro dele com ótimas recomendações. Quando cheguei ao fim da leitura, lamentei essas mesmas poucas páginas.

Nossas Noites conta a história de Addie e Louis, dois vizinhos septuagenários que já cumpriram todas as "formalidades" da vida e, agora, parecem não ter uma função bem definida na sociedade. Tudo muda quando Addie bate à porta de Louis com uma proposta inusitada: que ele passe as noites na casa dela para terem um ao outro como companhia, sem outras intenções além de ter alguém ali do lado.

"Não, sexo não. Não é essa a minha ideia. Acho que perdi todo e qualquer impulso sexual já faz muito tempo. Estou falando de ter uma companhia para atravessar a noite, para esquentar a cama. De nós nos deitarmos na cama juntos e você ficar para passar a noite. As noites são a pior parte. Você não acha?"

A leitura do livro se torna interessante desde sua construção textual. Sem aspas ou travessões que demarquem os diálogos, o texto exige do leitor maior atenção a cada parágrafo, para que se possa acompanhar a história em sua plenitude. Isso não atrapalha em nada e ainda nos obriga a reparar em detalhes da escrita que, com a devida marcação, talvez passassem despercebidos.

Para além da forma, o livro conquista muito mais por seu conteúdo. Um romance entre "velhinhos" pode parecer desinteressante num primeiro momento para quem vive em plena juventude, mas acho que li poucas histórias de amor tão tocantes quanto essa. Acompanhar Addie e Louis é transbordar emoção e, por isso, Nossas Noites se torna um daqueles livros que acalenta o coração.

É inspirador ver um romance nascer sem aquela urgência da juventude e se solidificar nos pequenos detalhes do dia a dia. Não há aqui aquela incerteza incômoda de um futuro, já que o futuro não importa mais, apenas um dia após o outro. É lindo acompanhar os dois se redescobrirem um no outro, deixarem a comodidade de lado para viverem coisas novas, se tornarem pessoas melhores quando ninguém espera mais algo diferente nessa fase da vida. Fiquei fascinada pela forma como a obra de Kent Haruf mostra o amor como ele sempre deveria ser: sem pressa, sem posses, sem interesses; somente o prazer de ter aquela pessoa ao seu lado.

"Quem imaginaria que, a essa altura da vida, nós ainda poderíamos ter algo desse tipo? Que afinal ainda existe, sim, espaço para mudanças e entusiamos na nossa vida. E que nós ainda não estamos acabados nem física nem espiritualmente."

Além disso, são mais do que válidas as reflexões que o texto traz, sobre idade e solidão, sobre ideias pré concebidas de que idosos não têm mais vida e nem podem ter e em quanto sofrimento isso resulta. No livro, essas características se personificam em todos os habitantes da cidade e, principalmente, na figura de Gene, filho de Addie, que acha que a mãe "não tem mais idade para isso" e faz de tudo para que Louis se afaste dela.

Nossas Noites me conquistou por sua simplicidade, por tratar do amor em sua forma mais límpida, por mostrar como é importante viver sem se preocupar com outros e que há muito mais maldade no julgamento do que no fato em si.
Ju
Ju

Apaixonada pela leitura desde a infância, tantos livros lidos que é impossível quantificar. Alguém que vê os livros como uma forma de viajar o mundo e lugares mais incríveis que possam ser criados pela imaginação, sem precisar sair do lugar. Tem o blog como uma forma de dividir experiências e, principalmente, as emoções que as leituras despertaram, para compartilhar idéias e aproveitar sugestões de leitura, envolvendo mais e mais pessoas em um mundo onde a imaginação não tem limites.

8 comentários:

  1. Ola!!
    Adorei essa premissa, gostei muito de saber que o livro é um romance entre pessoas com mais idade, e que não se importam com o que os outros vão pensar e que só querem viver e ter a companhia um do outro. Adorei a Dica.

    ResponderExcluir
  2. Oi!!
    Que interessante a abordagem desse livro. Acho que nunca li nenhum livro com esse tipo de premissa, sem dúvida é um livro que é bem mas focado para reflexão e autoanálise do que para a paixão. Amei a indicação.
    Bjoss

    ResponderExcluir
  3. Ju!
    Tão bom ver que mesmo com idade avançada e sem tantas expectativas mais de muitas coisas, os protagonistas conseguem encontrar uma forma de ser felizes sem se importar com a opinião de ninguém, achei fascinante.
    Tremendo absurdo ter de enfrentar preconceito ainda mais da família e já com uma idade mais avançada.
    Deve ser um livro enternecedor e já imagino o quanto vou chorar ao lê-lo.
    Um final de semana de muita inspiração e paz no coração!
    “Eis um teste para saber se você terminou sua missão na Terra: se você está vivo, não terminou.” (Richard Bach)
    Cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  4. Olá Ju! Um romance entre "velhinhos" já quero esse livro pra ontem, li muito poucos livros com protagonistas mais velhos, principalmente romance, essa sua resenha me deixou mega curiosa em conferi essa história que bem emocionante.
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Olá Ju,
    Que romance mais encantador, são poucos os livros que trazem um assunto tão pouco escrito como esse.
    Tão gostoso quando mesmo uma curta leitura consegue nos de tocar de uma forma tão gostosa.
    Adorei a dica.

    beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo bem?
    Acho que toda a minha vida de leituras nunca li um livro que aborda velhice. Meu deus, adorei! Deve ser bem dramático duas pessoas da terceira idade se juntar e ambos proteger um ao outro. E fiquei bem curiosa pra saber o final desta trama. Gostei muito da premissa do livro e gostaria de lê-lo o mais breve possível!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Quero muito ler esse livro achei bem diferente devido a idade dos personagens que geralmente são adolescentes e gostei mais ainda pela proposta ter partido da mulher. A historia parece ser muito fofa e com reflexões, pois a vizinhança deve julgar os dois e eles parecem que não estão nem aí.

    ResponderExcluir
  8. Olhando pela capa do livro, eu pensei em uma história totalmente diferente da contada no livro!! Gostei da trama do livro. Penso que ele fala com nós leitores, pois todos um dia vamos envelhecer!! Muito linda a forma como os protagonistas compartilham suas vivências!! E muito triste como existem pessoas futriqueiras e maldosas!!

    ResponderExcluir

Agradeço muito sua visita e peço que participe do blog, deixando um recadinho. Opiniões, idéias, sugestões, são muito importantes para fazer o blog cada vez melhor!
Assim que possível, retribuirei a visita.

Beijos, Julia G.