Como meu diário pessoal e secreto se tornou um sucesso - Julia DeVillers

Sinopse: Jane tem catorze anos e é uma adolescente como todas as outras. Mas, um dia, seu diário é lido em voz alta na classe e enviado para uma editora.De repente, o diário de Jane vira uma sensação, e ela se torna uma escritora de sucesso!
Da noite para o dia, a vida dela vira de cabeça para baixo: entrevistas, festas cheias de personalidades, assédio de fãs! Mas o melhor de tudo é que Marco Vega, o cara mais gatinho da escola, finalmente descobre quem ela é! (Isso mesmo! Marco Vega! Cabelo preto liso. Olhos cor de chocolate. Ele é tão...tão...gostoso. E poeta. Que profundidade! Que paixão!) Nesse romance bem-humorado, Jane descobre que entrar para o glamouroso mundo das celebridades muda tudo-mas as coisas que realmente importam são sempre as mesmas. (Skoob)
DEVILLERS, Julia. Como meu diário pessoal e secreto se tornou um sucesso. Melhoramentos, 2005. 247p.


Esse é um dos meus livros preferidos e eu tive sorte de ter encontrado ele porque foi numa livraria a qual eu fui pouquíssimas vezes e logo fechou, e eu nunca mais vi em livraria, em blogs, nada. Eu não sei se saberia da existência desse livro se não fosse assim. 

Quando eu li esse livro, eu me vi muito na Jane e eu tinha o sonho de ser escritora e ver alguém tão novo alcançando tudo isso foi bem legal. Óbvio que poderia também ter colocado falsas expectativas na minha cabeça, porque por mais que eu ame o livro, eu sei que não é muito realista. Porém eu não me lembro disso acontecer. E bom, acho que todos conhecemos pelo menos um exemplo de famoso mirim. E algum exemplo de pessoa de qualquer idade que teve sucesso meio que do nada.

O livro que Jane escreveu era sobre uma super-heroína que luta contra garotas que praticam bullying. Então, ela meio que se torna um modelo e uma heroína também para as fãs dela. E o livro em si também traz umas ideias bem positivas como de ir contra os padrãos de beleza. Inclusive, além das garotas da escola dela, o que a fez escrever essa história no diário foi como ela se sentia com relação ao corpo, seja pelo que as colegas diziam e também o que ela mesma sentia ao olhar para as famosas. Assim, ela criou a personagem Isabella, que é parte do que ela é, e parte de como ela queria ser: não se importar com a sua aparência, confrontar as pessoas que a perturbam. A Jane consegue ter seus momentos de IS (nome de heroína da Isabella), mas, como ela é humana, só depois de fazer várias coisas que a IS desaprovaria.

A parte da fama dela também é muito legal nesse aspecto porque ela vê que algumas das atrizes e modelos que ela admirava são tão feias por dentro quanto bonitas por fora, e até o clássico de que as que interpretam as vilãs que ela odeia são mais boazinhas que as que interpretam as mocinhas. 

Também tem toda uma parte de ela passar a ter agente, assessor, e eles quererem mudar várias coisas a respeito dela ao treinar ela para entrevistas e aparições e o quanto isso é irônico considerando o motivo pelo qual ela é famosa, e como ela vai lidar com isso com a auto-estima já baixa que ela tem. Além dos haters e ser sobrecarregada. Como meu diário pessoal e secreto se tornou um sucesso mostra praticamente tudo que artistas mirins/adolescentes enfrentam tirando drogas e assédio sexual.
Mah
Mah

Escrever (por prazer) me acalma e resenhas são uma terapia pra mim. Assim como doces, séries e ler. Autora do Programa Resistir, um podcast sobre suicídio.

8 comentários:

  1. Parece ser um livro legal, gostei da personagem ter criado uma heroína, que não liga para os padrões de beleza e não se preocupa com o que os outros pensam, isso afeta muito as pessoas na vida real. Achei interessante mostrar como são algumas pessoas famosas que não são bem como aparentam.

    ResponderExcluir
  2. Mah!
    Tão lindo poder encontrar um livro com o qual nos identificamos e tem uma história enternecedora.
    Deve ser um livro lindo!
    Ainda não conehcia.
    Um final de semana carregado de luz e paz!
    “A arte de ser sábio é a arte de saber o que ignorar.” (William James)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA novembro 3 livros, 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  3. Ola, não conhecia esse livro, acho que a primeira resenha que leio do livro, achei legal a personagem criar no livro uma super-heroína que luta contra garotas que praticam bullying e sobre como de ir contra os padrãos de beleza, gostei também da parte que ele descobre que as atrizes e modelos que ela admirava não são tão perfeitas quanto aparentam, Gostei da Dica!!

    ResponderExcluir
  4. Nada mais atual do que essa discussão de assédio, bullying, pressão, cobranças, adultização etc no mundo da fama, ainda mais envolvendo talentos mirins, não é? Eu não conhecia esse livro e não é a leitura que eu procuro no momento, mas o livro não deixa de ser super interessante e acredito que traz uma mensagem bem importante, especialmente pra um público mais novinho. Ótima dica! Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Q bela resenha desse livro super fofo e cm temas tao atuais ,vou cmp p minha fikha cm certeza,amei sua resenha bjs

    ResponderExcluir
  6. Olá! Não conhecia esse livro, tema esse super atual hem, parece uma história bem fofa e interessante, essa resenha me deixou bastante curiosa em conferi isso tudo.

    ResponderExcluir
  7. Olá!!
    Adorei conhecer o livro, achei divertido, espero conseguir ler em breve.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  8. Parece ser uma leitura encantadora, e é tão gostoso quando achamos um livro que combine conosco.
    Porém não faz meu estilo de leitura, então sei se leria.

    beijos
    She is a Bookaholic

    ResponderExcluir

Agradeço muito sua visita e peço que participe do blog, deixando um recadinho. Opiniões, idéias, sugestões, são muito importantes para fazer o blog cada vez melhor!
Assim que possível, retribuirei a visita.

Beijos, Julia G.