Depois Daquela Montanha - Charles Martin


Sinopse: O Dr. Ben Payne acordou na neve. Flocos sobre os cílios. Vento cortante na pele. Dor aguda nas costelas toda vez que respirava fundo.
Teve flashes do que havia acontecido. Luzes piscavam no painel do avião. Ele estava conversando com o piloto. O piloto. Ataque cardíaco, sem dúvida.
Mas havia uma mulher também – Ashley, ele se lembra. Encontrou-a. Ombro deslocado. Perna quebrada.
Agora eles estão sozinhos, isolados a quase 3.500 metros de altitude, numa extensa área de floresta coberta por quilômetros de neve. Como sair dali e, ainda mais complicado, como tirar Ashley daquele lugar sem agravar seu estado?
À medida que os dias passam, porém, vai ficando claro que, se Ben cuida das feridas físicas de Ashley, é ela quem revigora o coração dele. Cada vez mais um se torna o grande apoio e a maior motivação do outro. E, se há dúvidas de que possam sobreviver, uma certeza eles têm: nada jamais será igual em suas vidas. (Skoob)

Livro recebido em parceria com a Editora
MARTIN, Charles. Depois Daquela Montanha. Editora: Arqueiro, 2017. 304 p.


Eu não sei bem o que esperava desse livro, porém, o que recebi não supriu minhas expectativas, essa foi uma boa leitura, com personagens interessantes, que superaram suas dificuldades em meio a um ambiente hostil, mas que no fundo não me conquistaram.

Ben Payne, é um cirurgião ortopédico, ele está no aeroporto esperando o avião para voltar para casa, depois de participar de uma conferência, porém, do lado de fora há uma tempestade muito forte se aproximando, o que impossibilita os aviões de decolar, fazendo assim com que os voos sejam cancelados.

No aeroporto, Ben conhecer Ashley, que é colunista de uma revista feminina, ela precisa chegar em casa para o jantar de ensaio da cerimonia do seu casamento, que aconteceria dali a poucas horas, porém, seu voo também foi cancelado. 

Ben decide alugar um avião monomotor, para levá-lo até Denver. Pensando na situação complicada que Ashley se encontra, ele decide convidá-la a ir com ele, afinal, ela tem um ensaio de casamento ao qual precisa chegar o quanto antes. Ela aceita, porém, ninguém esperava que isso fosse terminar de uma maneira tão ruim.

Grover é o piloto do avião, e infelizmente durante o voo sofre um ataque cardíaco, todavia, mesmo assim consegue fazer um pouso forçado, o que garante a sobrevivência de seus passageiros. Agora Ben e Ashley e o cachorro de Grover, estão a quase 3.500 metros, totalmente isolados, em um lugar coberto de neve e sem perspectiva nenhuma de salvação.

"Esperar por alguém faz isso. Transforma os minutos em horas, horas em dias e dias em vidas."

Para mim foi uma surpresa a força dos personagens, mas o romance e a abordagem do autor não me conquistaram. Eu não me vi torcendo pelo casal, por qualquer coisa que poderia envolver os dois, a não ser o fato de que queria muito que eles saíssem daquela situação, porque já não aguentava a agonia e expectativa.

A divergência de personalidades dos personagens é bem perceptível. Ben é um homem que está acostumado a viver sobre pressão, sendo cirurgião, essa é uma constante em sua vida, ele faz escaladas e isso foi essencial para garantir a sobrevivência deles naquele lugar.

Ele se sente culpado pelo que aconteceu, afinal, foi ele quem convidou Ashley para ir com ele no avião, e por isso toma para si a missão de garantir sua sobrevivência. Ela fraturou uma pena e está muito machucada, mas isso não faz com que ele mude de opinião, pelo contrário, faz dele mais forte para lutar por suas vidas.

"Foi um daqueles momentos em que eu entendi, realmente entendi, que a vida não é garantida. Que eu a tomava por certa, sem lhe dar valor. Que acordava todos os dias achando que também acordaria no dia seguinte."

Ashely é uma personagem carismática, e eu sinceramente não esperava por isso, foi impressionante ver a sua força diante das circunstâncias, mesmo machucada e com dor, ela não se deixou abater e eu ouso dizer que Ben só não pereceu por sua causa. Acho que se não fosse por ela, tudo não teria ocorrido da maneira que foi.

Depois Daquela Montanha tem uma escrita bem fluída, mas, em alguns momentos, eu não conseguia avançar mais que poucas páginas antes de dar o braço a torcer e tentar a leitura mais tarde. Isso aconteceu porque Ben é um narrador bem detalhista e o fato de que o autor descreveu alguns termos técnicos em demasiado, confesso, me incomodou bastante.

O romance em si, ficou por conta do Ben e as conversas que ele tinha sobre sua esposa, isso foi sem dúvida o ponto alto da leitura para mim, o amor com que ele falava dela, não é algo que eu possa explicar e mesmo dando a entender que eles passavam por uma crise, não tornou a carga emocional dos trechos menor que do realmente era.

"Paus e pedras podem quebrar ossos, mas, se você quiser ferir alguém bem fundo, use palavras."

Esse livro me levou a refletir muito a respeito da vida e como uma escolha errada ou algo impensado pode mudar tudo. Depois Daquela Montanha foi adaptado para o cinema e eu pretendo assistir nas próximas semanas, e quem sabe ver os personagens por outra perspectiva.

Essa é uma leitura que, apesar das minhas ressalvas, recomendo muito, porque sim, tem uma história de superação, um casal que descobre o companheirismo em meio a uma situação difícil e muitas cenas que vão, com certeza, te tirar o fôlego.


Maah
Maah

10 comentários:

  1. Oi Marlene!
    Adorei sua resenha, eh bom ver os pontos positivos e negativos de um livro, estou bem na expectativa pra conhecer a história, só não sei se vou conseguir ler o livro antes do filme pq a curiosidade tá mto grande...
    Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Ola, Que legal que o livro foi adaptado para o cinema, vou assistir com certeza, gostei da resenha, que pena que o livro não te conquistou inteiramente, mas fiquei com vontade de ler e saber como os dois conseguiu (ou não) sair da floresta, gostei muito da dica e vou ler com certeza se tiver oportunidade!!

    ResponderExcluir
  3. Eita! Que desanimador! Fiquei sabendo do filme e queria muito ler o livro antes, porque geralmente quando vejo o filme antes perco a vontade de ler o livro. Tua resenha me fez querer ver somente o filme! Hahahah Talvez tenha sido devagar, mas acho que pode ser interessante ler, afinal você disse que refletiu bastante por causa do livro. Vamos tentar né?!
    Bjox ♥
    http://www.stalker-literaria.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi Marlene. Eu quero assistir esse filme, mas confesso que o motivo pra isso é a Kate Winslet, atriz que eu adoro, rs. A história em si não me é muito atraente não e, pelo que li da sua opinião sobre o livro, acredito que não é o tipo de leitura que vá me prender. Gosto de me identificar com os personagens, de torcer, de me envolver e, apesar da situação de superação, acho que não é tão envolvente assim. Posso estar enganada, mas não me atraiu a ler.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Marlene!
    É que estamos tão acostumados a ler romances que sempre achamos que os casais ficarão juntos, principalmente numa situação como a que os protagonistas estão passando, porque estão sós e isolados.
    Fiquei bem intrigada para ver como será esse final.
    Desejo um ótimo final de semana!
    “A poesia contém quase tudo que você precisa saber da vida.” (Josephine Hart)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA novembro 3 livros, 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  6. Olá! Tenho esse livro, com a capa original, doida pra ler, curto esse tipo de história que gente sofre acidente, fica perdido e passa por um perrengue pra se salva, vou tenta ler antes de assisti o filme que pelo trailer parece excelente, amei a escolha do protagonista masculino.

    ResponderExcluir
  7. Quero assistir o filme e ler o livro é uma pena que deixa a desejar em algumas partes, quando os personagens não conquistam o leitor fica uma leitura sem graça, como vamos torcer por eles. Deve dar uma aflição esse tempo que eles ficam isolados, fiquei curiosa em saber como vão achá-los.

    ResponderExcluir
  8. Olá Marlene!!!
    Primeiramente parabéns pela resenha e por sua sinceridade.
    Mas apesar de tudo esse é um daqueles livros que provavelmente passarei longe, pois eu tenho uma certa coisa com livros assim e prova disso pra mim é "O Regresso" que foi muito comentado mas não me chamou atenção.
    Fico feliz que a mocinha seja forte e seja totalmente fora das expectativas ^^

    lerelitrario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Sempre que via algo sobre este livro pensava que os dois eram um casal perdidos na montanha, mas gostei de saber que eles eram desconhecidos e se tornam companheiros.
    Quero muito ver o filme pois sou super fã do Idris, mas a trama não me fisgou tanto assim.
    Adorei a resenha.

    beijos
    She is a Bookaholic

    ResponderExcluir
  10. O livro é bom, a adaptação cinematográfica também é boa! A obra surpreende por ter um carisma próprio, por respeitar o seu tempo peculiar de desenvolvimento da história e por nos fazer torcer por essas personagens (além disso, tem um cachorro que os acompanha e que também captura nossa atenção e torcida). Mérito de Idris Elba e de Kate Winslet, que estão ótimos juntos. Um grande acerto é o grau dos desafios a serem contornados pelos sobreviventes. O senso de realismo evita que a ação descambe para o exagero e traz verossimilhança à história. Equilibrado, Depois daquela montanha dosa bem a trama de sobrevivência e o romance e oferece um agradável entretenimento ao longo de suas quase duas horas de duração.

    ResponderExcluir

Agradeço muito sua visita e peço que participe do blog, deixando um recadinho. Opiniões, idéias, sugestões, são muito importantes para fazer o blog cada vez melhor!
Assim que possível, retribuirei a visita.

Beijos, Julia G.