Nossa Música - Dani Atkins

Sinopse: Ally e Charlotte poderiam ter sido grandes amigas se David nunca tivesse entrado em suas vidas. Mas ele entrou e, depois de ser o primeiro grande amor (e também a primeira grande desilusão) de Ally, casou-se com Charlotte.
Oito anos depois do último encontro, o que Ally menos deseja é rever o ex e sua bela esposa. Porém, o destino tem planos diferentes e, ao longo de uma noite decisiva, as duas mulheres se reencontram na sala de espera de um hospital, temendo pela vida de seus maridos. Diante de incertezas que achavam ter vencido, elas precisarão repensar antigas decisões e superar o passado para salvar aqueles que amam.
Com a delicadeza tão presente em seus livros, Dani Atkins mais uma vez nos traz uma história de emoções à flor da pele, um drama familiar comovente que não deixará nenhum leitor indiferente. (Skoob)

Livro recebido em parceria com a Editora
ATKINS, Dani. Nossa Música. Editora Arqueiro, 2017. 368 p.


Escrever uma resenha para Nossa Música, de Dani Atkins, será uma tarefa árdua para mim. O livro mexeu tanto com meu psicológico que cheguei a sonhar com sua trama e sofrer mesmo quando não estava lendo. Terminei a leitura há quase uma semana e, ainda assim, não consegui digerir completamente todos os acontecimentos e é difícil colocar em palavras algo que eu senti com tanta intensidade.

O livro é narrado em primeira pessoa por Ally e Charlotte, intercalando as passagens por seus respectivos pontos de vista, tanto no passado quanto no presente. No presente, uma irônica trapaça do destino coloca as duas frente a frente em uma noite difícil em que seus maridos estão na UTI entre a vida e a morte. A partir das lembranças, que não seguem uma ordem cronológica, as duas refazem a história que as levou até ali e deixam claro porque foi tão difícil se reencontrarem depois de tantos anos.

"O que mais me assustava era que estava ficando de repente muito mais difícil me lembrar por que eu odiava David e muito mais fácil recordar por que eu o amara."

É difícil falar do que eu achei do livro sem contar um pouco do enredo, então espero que me perdoem se eu deixar escapar algo fundamental, mas acredito que isso não vá acontecer, pois a trama é até um pouco previsível. O que a torna especial, de fato, é a escrita de Dani Atkins, que consegue colocar emoção em cada linha e nos aproximar dos personagens com muita facilidade. Por conta dessa característica da autora, não consegui culpar ou odiar nenhum personagem. Claro que não concordei com diversas atitudes deles e acho que tudo foi muito injusto com Ally, do começo ao fim, mas pude compreender o porquê de as coisas terem acontecido como aconteceram.

No início, imaginei que iria torcer por Ally e por David, mas sinceramente acho que o tempo deles já tinha passado. Só o fato de ele ter deixado Ally ir da forma como deixou tirou do personagem todo o brilho que parecia ter, já que alguém que dizia amar tanto não abriria mão tão fácil e, ao menos, tentaria. Ele me decepcionou por sua passividade e, em vez de demonstrar ser a pessoa determinada que parecia ser, só comprovou ser um garotinho rico mimado. Acho que isso ofuscou um pouco do que a trama dos dois poderia ter sido e tornou a sequência - Charlotte - ainda mais sem graça.

Charlotte foi a parte mais difícil da história. Acompanhar suas passagens não foi tão animador - ela era aquele tipo de pessoa sempre à espera, sempre à espreita. Ela não fez nada de interessante o livro todo além de circundar até conseguir o que queria, embora fizesse o tipo menina boazinha para dizer que não foi sua culpa. A personagem não me gerou ódio nem nada assim, até porque ela simplesmente estava ali, mas se tornou a segunda opção que aceitou ser exatamente isso. Em outras palavras, foi uma personagem sem graça totalmente ofuscada pela presença de Ally.

"- Por que está me contando isso? Por que agora? Esta noite? Tudo isso aconteceu há muito tempo. A vida seguiu em frente para todos nós.
- Seguiu? Às vezes não tenho muita certeza. Talvez o passado não esteja tão apagado quanto você pensa. Talvez ainda haja segredos escondendo-se em cantos escuros. Talvez seja a hora de eles se revelarem."

Ally, aliás, tem o tipo de brilho que irradia. Que personagem incrível Atkins conseguiu construir. Força, determinação, foco e vontade são apenas algumas das qualidades dessa protagonista, que lutou pelo que queria ao seu próprio modo e independente do quanto doesse. O que mais me doeu foi que em alguns momentos ela só queria um gesto e não recebeu nada, mas mesmo quando perdia a personagem sabia reconhecer e saía disso de cabeça erguida, por saber que fez tudo o que podia. Diferente de Charlotte, Ally era guiada por suas emoções - ela era explosão, bravura, luta, mesmo no silêncio. E Joe trouxe brandura para sua vida.

Infelizmente, Joe ficou um pouco deixado de lado na trama. Só mais para o final do livro é que foi possível conhecer melhor o personagem e, mesmo tendo tão pouco dele, consegui me apaixonar por aquele homem. Se o mundo tivesse mais Joes, seria um lugar muito melhor, definitivamente, porque com sua paciência e sua entrega incondicional, é impossível não querer ser também uma pessoa melhor. Queria que a autora tivesse trazido mais dele, mais cenas entre ele e Ally, mais detalhes desse personagem tão incrível.

Ao contar a história desses quatro personagens, Atkins mostra que a vida nem sempre segue o rumo que queremos, mas que ela pode trazer coisas ainda melhores do que poderíamos pedir. A autora também mostra o quanto é preciso apreciar e vivenciar o presente, porque o passado não pode ser alterado e desejar algo que não se tem impossibilita que outras coisas boas sejam vivenciadas.

Nossa Música me despertou sentimentos intensos e conflituosos, mas trouxe principalmente o lembrete de que tudo pode mudar a qualquer momento. Com uma escrita delicada e cheia de nuances, Dani Atkins construiu uma história linda, dramática e cheia de mensagens para a vida.


Ju
Ju

Apaixonada pela leitura desde a infância, tantos livros lidos que é impossível quantificar. Alguém que vê os livros como uma forma de viajar o mundo e lugares mais incríveis que possam ser criados pela imaginação, sem precisar sair do lugar. Tem o blog como uma forma de dividir experiências e, principalmente, as emoções que as leituras despertaram, para compartilhar idéias e aproveitar sugestões de leitura, envolvendo mais e mais pessoas em um mundo onde a imaginação não tem limites.

9 comentários:

  1. Resenha linda Ju, parabéns!
    Amei o enredo, ele já está na minha listinha de desejados...
    Foto linda tbm!!
    Bjs!!!

    ResponderExcluir
  2. Olá Ju! Nossa, estou doida pra ler esse livro, gosto muito da escrita da Dani Atkins, essa sua resenha me deixou ainda mais ansiosa em conferi essa história que parece mega emocionante.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Ola!! Que resenha mais linda, Parabéns, devo confessar que não conheço a escrita da Dani Atkins, mas fiquei interessadíssima em ler o livro, adoro livros despertam sentimentos intensos e conflituosos e quem trás mensagens do quanto devemos vivenciar o presente, já vai para a imensa lista dos desejados!!

    ResponderExcluir
  4. Já havia visto o livro, porem não sabia do que se tratava.
    Mas fiquei realmente encantada com esta premissa, não é uma leitura que faz meu estilo mas sua resenha foi tão intensa que despertou em mim vontade de saber mais sobre os acontecidos e sobre Ally que parece ser uma personagem sensacional!
    ótima resenha!

    ResponderExcluir
  5. Ju!
    Quando gostamos muito de uma autora e já sabemos a dinâmica de sua escrita, ficamos mesmo com medo de ler um livro que traz uma premissa diferente, porque não sabemos o que virá.
    E que bom ver que mesmo trazendo duas famílias ligadas pelo passado e com seus problemas a serem resolvidos no presente, a autora soube conduzir a trama com maestria.
    “É prova de inteligência saber ocultar a nossa inteligência.” (François La Rochefoucauld)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA novembro 3 livros, 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  6. Oi Ju
    Este livro é intenso e emocionante, eu amei a história, fiquei super envolvida.

    Beijinhos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. A historia parece ser bem comovente e deixar o leitor refletindo sobre os acontecimentos do livro e da vida, deve passar boas lições ainda mais referente ao passado, superá-lo não é fácil mas tem que tentar, a historia parece ser real, pois mostra a nossa realidade e seus acontecimentos.

    ResponderExcluir
  8. Oi Ju! Gostei muito da sua resenha. É ótimo quando os autores conseguem tecer tão bem a trama da história e encaixar todos os personagens de forma que tudo fique interligado. Melhor ainda quando provocam tantos sentimentos e reflexões na gente. Parece uma ótima dica!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Esse tipo de livro causa ódio no meu coraçãozinho em algumas cenas, personagens que não se desenvolvem me dá vontade de... nem dá pra explicar! É bacana coisas da vida, como o fato de o que planejamos não ser sempre o que acontece, serem colocadas na história, e adorei saber que há em foco toda a coisa de viver o agora, não o ontem. Nunca li nada da autora, mas vejo muitos elogios, quem sabe em um dia muito tranquilo eu não resolva dar uma chance?

    ResponderExcluir

Agradeço muito sua visita e peço que participe do blog, deixando um recadinho. Opiniões, idéias, sugestões, são muito importantes para fazer o blog cada vez melhor!
Assim que possível, retribuirei a visita.

Beijos, Julia G.