Ruínas de Gelo - Kel Costa

Sinopse: Uma nova ascensão.
Um elo de sangue sem precedentes.
Um poder capaz de transformar o mundo.
Na última parte da série Fortaleza Negra, Sasha precisa enfrentar as consequências de seus mais recentes atos. A caça aos mitológicos se intensifica e a jovem se torna peça fundamental na batalha que se aproxima.
Amor, amizade e lealdade se entrelaçam a cada nova decisão que precisa ser tomada antes que o cronômetro pare de rodar. (Skoob)

Livro recebido em parceria com a Editora
COSTA, Kel. Ruínas de Gelo: O Confronto Final. Fortaleza Negra #3. Ler Editorial, 2017. 372 p.


Depois do final arrasador de Tempestades de Sangue, estava curiosa e receosa para conferir o que Kel Costa tinha preparado para o fim da série Fortaleza Negra no tão aguardado Ruínas de Gelo. Desde já, posso afirmar que o livro não decepcionou, mas percebi alguns pontos que poderiam ter sido melhor explorados para criar uma trama ainda mais surpreendente. Não foram, mas isso não tira o brilho da série e não diminui o fato de que Kel Costa tem uma escrita absurdamente viciante.

Repleto de ação, mistérios e romance, o terceiro volume volta com tudo que os anteriores tinham de melhor. Nada em exagero, mas o importante é que não deixa de lado aspectos que fizeram a série ser o que ela é. E é claro que alguns mistérios novos aparecem, só para temperar ainda mais a trama que já estava pegando fogo.

Sasha foi meu único problema durante a série, e já tinha comentado isso nas resenhas anteriores. A garota era irritante e intransigente e, se ela me irritava, não consigo nem imaginar o que os mestres sentiam. Porém, no segundo livro já tinha percebido uma evolução da personagem e agora foi ainda mais nítido o quanto Sasha amadureceu. Além de deixar de lado as motivações egoístas, ela começou a pensar no contexto, nas consequências de seus atos, o que a tornou uma personagem mais madura e responsável. Claro que a língua afiada continua lá, mas dessa vez só serviu para fazer rir um pouco.

"Eu me sentei na cama e a encarei. Apesar de cansada, seus olhos estavam fixos nos meus e mostravam um amadurecimento que eu não notei chegar. Sasha estava diferente, tinha um olhar duro e decidido. Tão nova e já havia suportado tantas dificuldades. Parecia muito distante daquela garota a quem eu precisava proteger e carregar no colo a todo instante."

Isso também contribuiu para o amadurecimento da relação a protagonista e de Mikhail. Os dois continuam a se provocar, mas esse deixou de ser o ponto central do relacionamento. Há cumplicidade agora, como se pudessem conversar como iguais e decidirem juntos os próximos passos. Ninguém precisa mandar ou obedecer. O vampiro bruto também está mais fofo, e algumas cenas entre os dois amoleceu completamente meu coração.

Assim como nos livros anteriores, Kel Costa também traz alguns capítulos narrados por outros personagens importantes, como Klaus, Kurt e Mikhail. Achei essas passagens bastante relevantes, em especial porque nos dá um ponto de vista diferente sobre o mesmo acontecimento. A parte mais divertida, porém, foi acompanhar os "maus tratos" que Klaus infligia a Kurt, que fazia o coraçãozinho do rapaz explodir de felicidade. Definitivamente, Kurt é o melhor personagem dessa série, e fico feliz que a autora tenha dado alguns momentos bons para ele. Também gostei muito da participação de Klaus nesse livro. De alguma forma, o mestre conseguiu me cativar e eu achei muito fofo a forma como ele se vinculou a Sasha.

"- Você não vai ouvir isso muitas vezes de mim, então ouça com atenção - ele fez uma pausa e me encarou. - Eu te amo, Aleksandra!"

Acho que o final do livro, por mais inesperado que fosse, tornou as coisas um pouco mais fáceis para Sasha, já que ela não teve que tomar, de fato, uma decisão. Fora o desentendimento com os pais, todos os outros possíveis problemas desapareceram e até Nadia, que podia dificultar bastante, teve que baixar a cabeça e aceitar. Ainda assim, Kel Costa conseguiu justificar os acontecimentos de forma bastante satisfatória e fez disso algo razoável.

A única reclamação que eu tenho, de fato, é que esse último volume se voltou para Sasha e deixou de lado todas as intrigas políticas que eu tanto tinha gostado no livro anterior. Temas como o tráfico de sangue e a captura dos traidores, que podiam ter rendido bons momentos e revelações, foram comentados muito superficialmente e continuaram sem resolução. Achei uma pena que tenha faltado esse fechamento.

De qualquer forma, Ruínas de Gelo foi uma leitura incrível, do tipo que nem se percebe passar, e deu um bom fechamento para uma série original e repleta de bons momentos. Com um pouquinho dos principais elementos que fazem uma boa trama, a série Fortaleza Negra é uma ótima opção de leitura para quem gosta de fantasia e quer curtir uma boa história escrita por uma autora nacional.


Ju
Ju

Apaixonada pela leitura desde a infância, tantos livros lidos que é impossível quantificar. Alguém que vê os livros como uma forma de viajar o mundo e lugares mais incríveis que possam ser criados pela imaginação, sem precisar sair do lugar. Tem o blog como uma forma de dividir experiências e, principalmente, as emoções que as leituras despertaram, para compartilhar idéias e aproveitar sugestões de leitura, envolvendo mais e mais pessoas em um mundo onde a imaginação não tem limites.

8 comentários:

  1. Ola, Adoro livros de Fantasia e gosto muito de livros de autora nacional, ainda não li nenhum livro da Kel Costa, como não li nenhum livros da Série não conheço muito da história, mas gostei muito da resenha me deixou ansiosa em conferir essa trilogia que parece mega emocionante.

    ResponderExcluir
  2. Como adoro fantasia tenho interesse em ler essa série, pena não ter sido bem fechadinha, com tudo resolvido, mas tem ação e mistério que adoro, então acho que vale a pena a leitura, tem muitos acontecimentos e personagens que melhoraram.

    ResponderExcluir
  3. Olá Ju! O primeiro livro dessa série já está na minha lista de leitura faz tempo, ainda não li porque achei melhor esperar sair os outros dois pois ficou muito ansiosa pra ler a continuação, curto muito fantasia e agora que já saiu o último volume, não vejo a hora de conferi essa história que parece ótima e melhor ainda é nacional.
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Ju!
    Tão bom quando em uma série, os protagonistas crescem de um livro para o outro e continuam com a mesma qualidade dos anteriores.
    Sem contar com toda a ação da trama, deve ser mais um livro ótimo da autora.
    Um final de semana carregado de luz e paz!
    “A arte de ser sábio é a arte de saber o que ignorar.” (William James)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA novembro 3 livros, 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  5. Olá! Adoro fantasia e leio muito menos fantasia nacional do que eu deveria e gostaria, mas não consegui me interessar muito pela história. Lendo a sua resenha consigo puxar pela memória tantas histórias que me lembram algum ponto citado que me desanima a me aventurar nessa série. Inclusive no ponto negativo de desenvolvimento e conclusão da história, essa coisa de acabar deixando alguns plots interessantes de lado que você citou, rs. Não me chamou muito a atenção não, infelizmente.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Oii Ju!
    Aan eu tenho mta vontade de ler essa série, o enredo é mto bacana, as capas estão lindas, espero mto em breve conhecer as obras.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  7. Gosto bastante de fantasia, e acho bem legal incentivarmos nossa literatura!
    Que bom que a autora soube fechar a seria de uma boa forma.
    Gostei da dica, creio que faria a leitura.

    beijos
    She is a Bookaholic

    ResponderExcluir

Agradeço muito sua visita e peço que participe do blog, deixando um recadinho. Opiniões, idéias, sugestões, são muito importantes para fazer o blog cada vez melhor!
Assim que possível, retribuirei a visita.

Beijos, Julia G.