Semana da Amizade: Plutão - R. J. Palacio

Em Plutão, R. J. Palacio traz a história de Christopher, o melhor amigo de infância de August Pullman, um garoto de feições incomuns que encantou leitores do mundo inteiro no romance Extraordinário.

Exclusivo em e-book, o livro alterna entre o presente e flashbacks de quando os dois meninos eram vizinhos. Plutão acompanha Chris ao longo de um dia especialmente complicado. Os pais estão se divorciando e ele está com dificuldades na escola, mas mesmo afastado do velho amigo, é relembrando alguns desafios e aprendizados que teve ao lado de Auggie que Chris encontra algum conforto. Uma linda história sobre o valor da amizade na vida das crianças, uma vivência intensa e marcante.
PALACIO, R. J. Plutão: uma história de Extraordinário. Intrínseca, 2015. 90 p.

Em decorrência do dia da amizade, que foi na última segunda-feira, dia 20 de julho, a Editora Intrínseca convidou seus parceiros a comentarem Plutão, ebook lançado este mês pela Editora, e a amizade. Plutão é uma das histórias de Extraordinário, que conta também com 365 dias extraordinários e O capítulo de Julian. Eu não havia lido nenhuma das obras anteriores, confesso, foi o Carlos quem resenhou Extraordinário no blog, mas era louca para conhecer Auggie e seus amigos há tempos. Por isso, não pude resistir ao convite.

A leitura de Plutão é extremamente rápida. São apenas 90 páginas de uma escrita bastante dinâmica e fofa. Pelo fato de ser narrado em primeira pessoa por Chris, tem uma linguagem bem simples e quase infantil, mas é isso que dá o charme à narrativa. Mesmo quando o personagem está irritado, há certa graça no modo como seus pensamentos se desenvolvem, como acontece com qualquer criança que acredita que os seus problemas são os maiores do mundo.

O livro conta o que se passa em um único dia na vida de Chris, e os capítulos são divididos de acordo com as horas do dia. Entre eles, no entanto, Chris relembra os momentos importantes que viveu com Auggie e é perceptível o carinho que o protagonista desta obra sente pelo amigo, ainda que estejam distantes. E é encantador acompanhar o quanto os desafios que Chris enfrenta durante o dia o fazem refletir sobre as coisas que realmente importam na vida.

A capa e o título do livro também não poderiam ser mais perfeitos e significativos. Depois que terminei a leitura, compreendi o sentido que cada detalhe tem e fiquei ainda mais apaixonada pela história.

Plutão conseguiu me atingir em cheio, fez com que eu terminasse a leitura com um sorriso no rosto e os olhos banhados em lágrimas, de tanto que tocou meu coração. Porque Chris, mesmo que tenha seus rápidos deslizes e sua cota de erros, tem o coração enorme e sabe que as amizades mais difíceis são as mais verdadeiras, exigem dedicação, mas valem muito à pena.



E agora eu lanço um desafio para vocês: que tal contar o que, para vocês, é a amizade? Pode ser em um post no blog, em alguma rede social, ou um comentário aqui mesmo, ok?















Ju
Ju

Apaixonada pela leitura desde a infância, tantos livros lidos que é impossível quantificar. Alguém que vê os livros como uma forma de viajar o mundo e lugares mais incríveis que possam ser criados pela imaginação, sem precisar sair do lugar. Tem o blog como uma forma de dividir experiências e, principalmente, as emoções que as leituras despertaram, para compartilhar idéias e aproveitar sugestões de leitura, envolvendo mais e mais pessoas em um mundo onde a imaginação não tem limites.

12 comentários:

  1. Oi Ju
    Vi vários blogs publicando resenha deste livro nos últimos dias, e te confesso que sua resenha foi a que me deixou com mais vontade de ler. Eu adorei ler o Livro Extraordinário, é lindo. Vou agora mesmo procurar o e-book para ler.

    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nessa, procure sim, eu achei uma graça <3 Terminei de ler com um sentimento realmente bom, sabe? Vale a pena.

      Excluir
    2. Oi Ju
      Voltei aqui pra te dizer, que baixei na mesma hora o conto no celular e eu amei. É emocionante tudo que se relaciona com o livro Extraordinário, a escrita da autora é impecável. Eu amei.
      Eu não sabia do outro conto "Capítulo de Julian", fiquei com vontade de ler também. Beijos

      Excluir
    3. Oi Nessa, que bom que você voltou aqui para dizer isso! Fiquei realmente feliz em saber. Eu, que nem conheço Extraordinário gostei, imagine você! Fiquei ainda mais curiosa para ler o livro.

      Beijão e obrigada!

      Excluir
  2. Bom já li o livro Extraordinário e pretendo ler 365 Dias Extraordinários, não me interessei muito pelo livro Plutão, por que não curti muito Extraordinário, mas talvez futuramente eu mude de ideia e resolva ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mariele, que pena que você não gostou de Extraordinário, parece ser um livro tão lindo. Eu ainda quero ler. Mas acho que você deveria dar uma chance para Plutão sim, o foco é quase todo em Christopher.

      Excluir
  3. Oi Ju!

    Extraordinário é um livro lindo, espero que você leia depois de ter lido Plutão. Fiquei muito curiosa para ler o conto, mas como não tenho nenhum leitor de e-book não vale a pena comprar. É difícil para mim falar o que é amizade, sabe? Para mim é mais que um sentimento entre duas pessoas, tem que ter companheirismo e amor, ah, não tenho como falar. HAUEHAUEHAUEHAE

    Beijo!
    http://www.roendolivros.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana, pretendo ler Extraordinário sim! Eu tenho o livro em casa, mas a gente às vezes vai deixando...
      Entendo bem a dificuldade de falar em amizade Ana, é que tem coisas que simplesmente não conseguem ser explicadas, né? :)

      Excluir
  4. Adorei Extraordinário e não sabia o que esperar de Plutão e agora fiquei cheia de vontade de ler, esses livros que nos deixam sorrindo ao final da leitura são incríveis.

    Beijos
    http://aluafoiaocinema.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. a que lindo <3 é muito bom ler algo que nos toca e seja uma leitura leve e divertida. ainda não li nada do autor, mas só vejo comentários positivos sobre o livro e seus contos. Amizade pra mim, é algo sério rs. acho que é um dos sentimentos mais nobres, tem mesmo que ser valorizada. as vezes meu grande problema é justamente esperar que alguns tenha a mesma consideração que eu tenho. mas meus amigos eu sei quem são e são poucos. mas os melhores <3

    ResponderExcluir
  6. Amei o livro Extraordinário e também o 365 Dias Extraordinários, história linda, maravilhosa, super emocionante, estou doida pra ler esse livro, essa resenha me deixou ainda mais ansiosa, já foi pra lista de desejados.

    ResponderExcluir
  7. Oiee
    Que fofura esse livro <3
    Faz tempo que quero ler Extraordinário mas até agora não tive tempo para apreciar tal obra.E respondendo sua pergunta,amizade pra mim é tudo.Aquele abraço quando tudo parece desabar,aquela piada que só vocês entendem em algum momento aleatório,amizades são feitas de pequenos momentos especias em que vivemos ao lado de alguém que nos compreende.
    beijos

    ResponderExcluir

Agradeço muito sua visita e peço que participe do blog, deixando um recadinho. Opiniões, idéias, sugestões, são muito importantes para fazer o blog cada vez melhor!
Assim que possível, retribuirei a visita.

Beijos, Julia G.