A Poção Secreta - Amy Alward

Sinopse: A Princesa do Reino de Nova toma acidentalmente uma poção do amor, e se apaixona por si mesma! Para encontrar o antídoto que possa curá-la, o rei mobiliza todos numa expedição chamada Caçada Selvagem. Competidores do mundo todo saem em busca dos mais raros ingredientes em florestas mágicas e montanhas geladas, enfrentando perigos e encarando a morte para encontrar a fórmula da poção secreta. Dentre eles, está Samantha, uma garota comum que herdou dos seus ancestrais alquimistas o talento para preparar poções. Esta pode ser a oportunidade para reerguer a decadente loja de poções da família, afinal o mundo todo estará acompanhando a Caçada nas mídias sociais. Será que ela conseguirá descobrir a cura e salvar a Princesa? (Skoob)

Livro recebido em parceria com a Editora
ALWARD, Amy. A Poção Secreta. Diário de uma Garota Alquimista #1. Editora Jangada, 2017. 368p.


A Poção Secreta é um livro do qual eu não iria necessariamente atrás, mas a Ju precisava de ajuda e ele pareceu legal, então pensei: Por que não? Também achei que podia ser um jeito de ver se eu gosto desse tipo de livro, já que eu tenho interesse na coleção Magic in Manhattan da Sarah Mlynowski, que é sobre bruxas. Acredito que a abordagem dos mundos pode ser parecida, além de que muitas bruxas são espécies de alquimistas, já que fazem poções.

O livro é o primeiro de uma trilogia, que eu creio que se chamará Diário de uma Garota Alquimista. É meio confuso porque esse nome é usado também como um "subtítulo". Nesse primeiro volume, nós somos apresentados à Samantha e acontece a Caçada Real. Ele é dividido em capítulos em primeira pessoa da Samantha e da Princesa Evelyn.

Um ponto negativo para mim foram os capítulos da princesa, pois eles só servem para mostrar o que a poção fez com ela e o perigo caso não achem uma cura, mas algumas vezes, no capítulo, não aconteceu nada além de mostrar ela apaixonada por si mesma. O jeito que fizeram essa paixão eu também não gostei muito. Talvez só eu tenha pensado assim, mas eu achei que ela ia ficar apaixonada por si mesma mais num sentido egocêntrico, mas ela ficava achando que a pessoa no espelho era mesmo outra pessoa, e ao ouvir si mesma dizendo que o nome era Evelyn resolveu que como elas eram xarás, ela iria chamar a amada de Lyn e chamar a si de Evie. Quando ela reflete no passado, ela pensa sobre a pressão para se casar, por exemplo, e parece com a cabeça bem no lugar nesses momentos, mas não consegue perceber que quem ela está apaixonada, além de menina (que, obviamente, haveria preconceito, além de não gerar herdeiros biológicos e a questão de que a princesa só consegue virar rainha ao se casar com alguém. Precisa de um rei para haver uma rainha), é igual a ela. Mas como eu acho que você tem que esquecer um pouco da lógica nesse tipo de livro, isso não faria muita diferença na leitura para mim, não fosse os capítulos repetitivos dela.

Esse foi o primeiro livro que eu li que mistura os dias de hoje com os dias antigos (tipo a monarquia), e também o primeiro misturando modernidade e magia, já que em Harry Potter, os dois mundos são bem separados, e eu amei como foi escrito o mundo de A Poção Secreta. Os países tem nomes diferentes, como Nova e Bharat, mas poderiam ser qualquer país que nós conhecemos. Dá para relacionar Nova com a Inglaterra, por ser fria e chuvosa, e Bharat com países da África ou América Latina, por ser tropical e não muito desenvolvido. Eles usam redes sociais e carros tanto como teletransporte. Os "comuns" e os Talentosos vivem na mesma sociedade e têm plena consciência do que se passa com os outros, apesar de haver uma segregação. Eu realmente adorei essa mitologia. A autora até inventa propriedades de ingredientes de poções para coisas do nosso dia-a-dia como chocolate.

Outra coisa ótima nesse livro é que ele tem um final totalmente fechado, algo que eu não tinha certeza se aconteceria, até porque alguns momentos parecia que os personagens estavam muito longe de achar a poção certa. E não só foi um final que não obriga você a ler o próximo volume, como também foi um bom final, na minha opinião.

Ainda não sei se lerei os próximos livros da série, acho que lerei despretensiosamente, se aparecer uma oportunidade, como foi com esse. Mas eu adorei esse primeiro livro e gostei até do romance que, apesar de não me incomodar na maioria das vezes, ultimamente não tem me deixado muito empolgada também, e em A Poção Secreta eu realmente torci pelo casal.


Mah
Mah

Escrever (por prazer) me acalma e resenhas são uma terapia pra mim. Assim como doces, séries e ler. Autora do Programa Resistir, um podcast sobre suicídio.

8 comentários:

  1. Oie
    Pelos teus comentários e ressalvas achei o enredo curioso, ao mesmo tempo que me pareceu muita informação em um livro só. Esperava um outro tipo de história, ainda sim é interessante, mas não sei se eu leria. Adorei sua resenha.

    Beijinhos
    https://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Fiquei em dúvida quanto a ler o livro, pois parece ser bem chatinho em relação a princesa com essa paixão por ela mesma, eu esperava mais conteúdo em relação a ela. Por outro lado fiquei curiosa em saber como vai ser para desfazer esse feitiço.

    ResponderExcluir
  3. Já li muitas resenhas a respeito deste livro, e os leitores estão bem dividido, você ainda não decidiu se gostou ou não desta estória, até porque teve alguns momentos desanimados como as cenas da princesa, e a situação tensa em que ela estava passando por causa da poção, e o perigo que corriam, se não descobrissem uma cura. Neste momento da sua resenha me peguei curiosa em saber o que realmente aconteceu, e como será o desenrolar pela procura da cura. Um ponto que gostei, e intercalar os momentos atuais com o passado, criando novos mundos, trocando os nomes dos países. Espero ter a oportunidade de ler está obra.

    Participe do TOP COMENTARISTA de AGOSTO, para participar e concorrer Ao livro "Dois Mundos", o primeiro da série "Tesouros da Tribo de Dana" da escritora Simone O. Marques, publicado numa edição linda pela Butterfly Editora.
    http://petalasdeliberdade.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Nossa nem sabia que esse livro é primeiro de uma trilogia, mas ainda bem que ele tem final fechado, a trama parece ser bem interessante, essa resenha me deixou super curiosa em conferi essa história.

    ResponderExcluir
  5. Oi.
    Eu não sabia que esse livro fazia parte de uma série. Apesar de não ser um dos meus gênero preferidos de leitura, gostei da capa e a sinopse me deixou curiosa. Talvez uma indicação mais leve, para intervalos de leituras mais pesadas.
    Ótima resenha.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Achei o romance forçado, nem dá pra gostar direito dele, mas de resto, todos os aprendizados que ela ganha e a dedicação verdadeira pela poção é maravilhoso. Uma obra que realmente não cai no clichê apesar do tema, gostei muito!

    ResponderExcluir
  7. Mah!
    Adoro livro com magia, poções mágicas, alquimistas e seres fantásticos.
    Achei que a autora criou um enredo bem inteligente e com vários personagens secundários importantes para a protagonista cumprir a missão que lhe foi imposta: salvar a princesa!
    E toda a ação que está descrita, nos faz viajar, acompanhar e torcer por Samantha.
    Quero demais poder ler.
    Amei a capa!
    "...Aceite com sabedoria o fato de que o caminho está cheio de contradições. Há momentos de alegria e desespero, confiança e falta de fé, mas vale a pena seguir adiante..."(Paulo Coelho)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE AGOSTO 3 livros, 3 ganhadores, participem.

    ResponderExcluir
  8. Olá, gosto de livros que envolve esse universo de magia, fantasia. Não sei porque a maioria dos autores insistem em enfiar um romance no meio da história. Tem livros que não precisam disso. Não sei se eu vou ler esse livro e se, um da, eu ler espero que eu goste desse livro.
    Beijos.

    ResponderExcluir

Agradeço muito sua visita e peço que participe do blog, deixando um recadinho. Opiniões, idéias, sugestões, são muito importantes para fazer o blog cada vez melhor!
Assim que possível, retribuirei a visita.

Beijos, Julia G.