Six of Crows: Sangue e Mentiras - Leigh Bardugo

Sinopse: A oeste de Ravka, onde Grishas são escravizados e envolvidos em jogos de contrabandistas e mercadores, fica Ketterdam, capital de Kerch, um lugar agitado onde tudo pode ser conseguido pelo preço certo. Nas ruas e nos becos que fervilham de traições, mercadorias ilegais e assuntos escusos entre gangues, ninguém é melhor negociador que Kaz Brekker, a trapaça em pessoa e o dono do Clube do Corvo. Por isso, Kaz é contratado para liderar um assalto improvável e evitar que uma terrível droga caia em mãos erradas, o que poderia instaurar um caos devastador. Apenas dois desfechos são possíveis para esse roubo: uma morte dolorosa ou uma fortuna muito maior que todos os seus sonhos de riqueza. Apostando a própria vida, o dono do Clube do Corvo monta a sua equipe de elite para a missão: a espiã conhecida como Espectro; um fugitivo perito em explosivos e com um misterioso passado de privilégios; um atirador viciado em jogos de azar; uma grisha sangradora que está muito longe de casa; e um prisioneiro que quer se vingar do amor de sua vida. O destino do mundo está nas mãos de seis foras da lei – isso se eles sobreviverem uns aos outros. (Skoob)
BARDUGO, Leigh. Six of Crows: Sangue e Mentiras. Six of Crows #1. Gutenberg, 2016. 376 p.


Kaz Brekker não é um simples ladrão ou assassino ou qualquer coisa tipo, ele é pior do que isso: ele é um homem de negócios. Conhecido como Mãos Sujas por todos, por não recusar um trabalho, por nenhum trabalho ser ruim o suficiente pelo preço certo (e talvez um pouquinho a mais), todos que o conhecem sabe que ele é um verdadeiro demônio.

Quando Van Eck, um mercante de trabalho "limpo", o contrata para invadir a Corte de Gelo, uma prisão Grisha (seres humanos com poderes não naturais, acusados por simplesmente existirem) nunca antes invadida, para tirar um cientista que conseguiu criar uma droga capaz de tornar os Grisha ainda mais perigosos e mortais e viciados na primeira dose, Kaz sabe que só é mais um trabalho, como todos os outros, e que, pelo valor adequado, pode ser realizado.

Mas, para isso acontecer, Kaz também precisa da equipe certa para o trabalho.

"Um apostador, um criminoso condenado, um filho desgarrado, uma Grisha perdida, uma garota Suli que se transformou em assassina, um garoto do Barril que se tornou algo pior."

Os primeiros capítulos do livro são a apresentação aos personagens, conforme Kaz os integra na sua equipe, para essa missão quase que impossível - impossível quer dizer apenas "nunca antes feito" e essas pessoas, escolhidas a dedo por Kaz Brekker, tornarão o impossível possível e receberão cada um a sua parte da bolada. Ou morrerão tentando.

A esquipe é formada por: Inej, a Espectro, com passos silenciosos, que descobre todos os segredos para Kaz, e facas perigosíssimas; Jesper, um atirador de elite viciado em jogos de azar, com uma energia que o impede de ficar parado; Ninas e Mathias, dois ex-amantes, dois ex-atual-nêmesis, uma Grisha e seu caçador; Wylan, filho do contratante e seguro deles de que receberam realmente o dinheiro, que deixou a segurança de sua casa para viver no meio do Barril (por quê?); e Kaz, o mais sombrio e perigoso de todos eles, com sua perna problemática e sua bengala com cabeça de corvo.


“-Quem negaria uma bengala a um aleijado?
-Se o aleijado for você, qualquer homem de bom senso.”

“-Não confiaria em você para amarrar meus sapatos sem roubar os cadarços, Kaz."

Uou. U-o-u. Estou sem palavras. Quem precisa de palavras, a propósito? Certamente não eu. Todas que poderiam ser útil para descrever como me sinto depois de ler essa história, Leigh usou. Sem dor nem piedade. Quem precisa delas também? Não Kaz. E eu não sei nem como começar a falar dos personagens, dos seis protagonistas que são igualmente importante e valiosos para a equipe, cada um com a sua história de fundo e narração. A autora soube como criá-los únicos e diferentes e ainda conseguiu fazê-los trabalhar juntos, fazendo-os gradualmente e de forma tão sutil, que eles só percebem quando está lá, na frente deles, que eles se tornaram amigos e confiam um no outro para não serem esfaqueados pelas costas ou enquanto estão dormindo.

Tudo com essa história foi sutil, começando pelo romance. O que eu adorei sobre o romance foi que os beijos foram escassos (se é que teve, eu não lembro), que o amor romântico está nos olhares e no toque demorado e na preocupação - e que eles não pararam o que faziam, no meio da pior e mais perigosa situação possível, para se beijarem e esquecerem tudo ao redor deles.

Six of Crows: Sangue e Mentiras estava na minha lista de leitura a um tempo e eu não estava me sentindo animada para lê-lo, embora ame essas histórias de roubo e planos perfeitos que dão errado. Só conseguir me convencer a ler depois que fiquei curiosa com uma postagem no tumblr, que falava da diversidade LGBTQIA+ no livro (eu não vi tanta assim, talvez no próximo), mas eu amei o que tinha e me arrependo de não ter lido antes.


"Posso te contar o segredo do amor verdadeiro? [...]Muitos meninos trarão flores para você. Mas um dia você vai conhecer um menino que vai aprender a sua flor favorita, a sua canção favorita, o seu doce favorito. E mesmo que ele seja muito pobre para lhe dar qualquer um deles, não importa, porque ele terá dedicado tempo a conhecê-la como ninguém mais fez. Só esse menino merece seu coração."

Sim, romance. Ai. Meu. Coração. Quem precisa de romance nesse mundo frio e nefasto e simplesmente horrível? Eu. Minha sorte que me contento com livros e esse foi um amorzinho, com toda a variedade de casais que eu poderia querer e torcer. Eu amei o fato de não ter triângulo amoroso, a propósito, porque essa parece ser a técnica preferida dos autores de fazer o romance andar. Nós temos Kaz e Inej, Nina e Matthias, e - a surpresa do livro (eu não esperava, acho que ninguém esperava) - Jesper e Wylan. Oh, meu... Ai. Eu estou tendo um ataque de amor pelo Jesper e pelos flertes dele. Melhores partes. Concordo com ele quanto "isso é tão bom quanto brigar, mas um pouquinho melhor"... ele não disse exatamente isso, mas foi isso sim.

Meu único problema foi a política. Eu não entendi muito bem ela, são um monte de nomes no livro que não foram  nem um pouco comuns para mim e, de forma simples, o que eu entendi foi que o lugar de onde eles estão é neutro em relação aos Grishas, usando-os como servos para pagar o que deve, não deve e até com o que eles poderiam sonhar em dever (não existe escravidão em Kerch!), enquanto tem os Fjerdanos que acreditam que eles merecem ser mortos e outro povo que abriga Grishas e os ensina a lutar. Ao menos foi assim que eu entendi. Quem não leu a outra série de Leigh (como eu), talvez se sinta um pouco perdida quanto aos Grishas. E com curiosidade de ler mais os livros dessa autora surpreendente. (Como eu.)

“-Qual é a maneira mais fácil de roubar a carteira de um homem?
-Faca na garganta? - perguntou Inej.
-Arma nas costas? - disse Jesper.
-Veneno no copo? - sugeriu Nina.
-Vocês são todos horríveis - disse Matthias."

O final foi algo meio que esperado, mas você não fica assim como eu fiquei por algo esperado, foi pela ousadia de Leigh Bardugo ao fazer isso - ousadia de alguém digno de ter criado Kaz Brekker.

Fico feliz de o próximo livro ser o último e isso ser uma duologia. Não existe fórmula mágica e se você tenta utilizá-la demais, todos descobrem seu segredo e a graça se perde, os personagens perdem os encantos e a verossimilidade, e você fica enjoada das mesmas coisas. Eu ainda não estou enjoada e mal posso esperar por mais trapaças de Kaz, o aleijado do Barril e Mãos Sujas, e sua pequena e confiável gangue.
Yuki Kurohime
Yuki Kurohime

8 comentários:

  1. Puxa, me recordo de quando este livro foi lançado,mas sei lá, acho que na época, nem dei muita atenção a ele não, ao menos não me recordo.
    Mas estou aqui, sem palavras para descrever tudo que li acima, a resenha e no monte de sentimentos que vão surgindo dentro do enredo.
    Não é apenas um roubo, não é apenas um romance, é tudo isso, junto com muito mais coisa. Fiquei meio pé atrás só com a parte política, pois além de não entender, não curto.rs
    Mas com certeza,se for possível, quero sim, poder conferir este livro!!E sim, o outro!
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Olá Bela , tudo bem?
    Confesso que ainda não conhecia o livro, mas sua proposta é bem diferente de tudo o que já li, aspecto que acabou me deixando bem curiosa, pois apesar dos detalhes que não te agradou tanto, creio que seja uma leitura rápida e envolvente de se ler. Irei ler outras resenhas sobre ele antes de adicionar ele a lista de desejados.

    ResponderExcluir
  3. Oi, Bela
    Já tinha visto o livro, mas não sabia do que se tratava.
    Sua resenha é a primeira que leio e gostei muito sobre o que a autora criou.
    Concordo com você ainda bem que é uma duologia (quando tem muitos livros corre risco dos leitores não gostar).
    Quero ter a chance de ler, beijos!

    ResponderExcluir
  4. Faz um tempo que quero ler esse livro, mas ainda preciso comprar primeiro. Gostei de saber que não tem triângulos amorosos que odeio, acho que não a necessidade disso para que um romance ande. Tem bastante protagonistas, mas acho legal assim cada personagem tem sua vez e parecem que foram muito bem elaborados. Deve ser uma leitura que envolve e conquista o leitor.

    ResponderExcluir
  5. Olá! Esse livro já está na minha lista de leitura faz tempo, curto muito esse gênero e agora essa sua resenha me deixou ainda mais curiosa em conferi essa história, não sabia que era uma duologia, que bom, estou meio desanimada em começar ler séries muito longas.
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Bela!
    Pelo visto é bem carregado mesmo de ação e não dá para parar de ler depois de iniciarmos a leitura.
    Sem contar que seis dos maiores criminosos são contratados e ter o envolvimento do leitor com as personagens, facilita demais a leitura.
    “Sede felizes; os amigos desaparecem quando somos infelizes.” (Eurípedes)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA SETEMBRO - 5 GANHADORES - BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM!

    ResponderExcluir
  7. Apesar de não ter lido a série anterior a essa no caso A trilogia grisha eu confesso que tive uma ótima experiência com esse livro e quero muito ler a continuação The crooked Kingdom achei a narrativa muito interessante os personagens muito carismáticos

    ResponderExcluir
  8. Oi Bela!
    Que capa linda, namoro esse livro desde o lançamento...
    Li algumas resenhas, bacanas por sinal, sobre esse livro, não vejo a hora de conseguir ler.
    O enredo aprece ser bom e me prendeu atenção as resenhas positivas sobre...
    Bjs!

    ResponderExcluir

Agradeço muito sua visita e peço que participe do blog, deixando um recadinho. Opiniões, idéias, sugestões, são muito importantes para fazer o blog cada vez melhor!
Assim que possível, retribuirei a visita.

Beijos, Julia G.