O Problema do Para Sempre - Jennifer L. Armentrout

Foto: Literatura Estrangeira 
Sinopse: Mallory viveu muito tempo em silêncio. Mas o destino lhe reserva um novo desafio. E ela percebe que está na hora de encontrar a própria voz. Já na infância, Mallory Dodge percebeu que só poderia sobreviver se ficasse calada. Teve que aprender a ficar o mais quieta possível. Aprendeu a passar despercebida. A se esconder. Mas agora, após ter sido adotada por pais amorosos e dedicados, ela precisa enfrentar um novo desafio: sobreviver ao último ano do Ensino Médio numa escola de verdade. O que Mallory não imaginava é que logo no primeiro dia de aula daria de cara com um velho amigo que não via desde criança, quando viviam juntos no abrigo. E começa a notar que não é a única que guarda cicatrizes do passado, além de uma paixão adormecida e inevitável. (Skoob)
ARMENTROUT, Jennifer L. O Problema do Para Sempre. Rio De Janeiro: Editora Galera Record, 2017. 392 p.


Gosto muito de ler livros que falam de superação. Quando li a sinopse de O Problema do Para Sempre, não tive dúvidas de que ia gostar da história, mesmo com o clichê da paixão que a personagem provavelmente sentiria pelo amigo de infância que não vê há muito tempo — algo que nos é entregado logo na sinopse. O que me interessou de verdade foi o trauma vivido por Mallory Dodge na sua infância, e como isso seria retratado na fase da vida que ela se encontra na trama. 

No início, tudo o que sabemos sobre Mallory é que ela teve uma infância terrível em um orfanato, onde ela e outras crianças eram abusadas pelo dono do estabelecimento. A protagonista sofreu longos anos até que aconteceu um "acidente" e os médicos que cuidaram dela acabaram se afeiçoando tanto a menina que a adotaram. Mallory teve muita sorte, mas quatro anos após o acontecido, ela não esqueceu nem por um minuto o seu melhor amigo Rider, que era o seu porto seguro, sua fonte de paz, e quem geralmente a salvava de acontecimentos muito ruins.

Depois de quatro anos de tratamentos intensivos, estudando em casa, Mallory decide que está na hora de frequentar uma escola como pessoas normais, pois quer mais que tudo entrar em uma faculdade. O que ela não esperava, obviamente, era encontrar Rider logo no primeiro dia de aula, depois de tanto tempo. Não é difícil de imaginar o desenrolar da história: os dois se reaproximam e um sentimento maior que amizade aparece entre eles — o que, até certo ponto, é normal, já que eles têm uma ligação muito forte.

O que me deixou incomodada com O Problema do Para Sempre não foi o clichê do reencontro e o romance em si. Provavelmente essa foi a parte que mais gostei, porque eu não engano ninguém falando que eu não gosto de clichê sendo que eu claramente adoro. O que me irritou foi que Rider queria porque queria fazer tudo por Mallory, como se ela não tivesse nem um pouco de capacidade de se defender ou fazer qualquer coisa sozinha. Até certo ponto pode ser entendível, visto que na infância tudo era muito confuso e ele protegia a menina de tudo de ruim que acontecia, mas começou a ficar uma coisa muito irritante mesmo. Não sei como autoras ainda não superaram essa coisa machista de todos os personagens masculinos que escrevem!

Um detalhe super importante sobre Mallory é que devido aos traumas, ela desenvolveu uma dificuldade gigantesca de se comunicar com as pessoas, e quando eu digo isso quero dizer que ela não conseguia dar um simples "oi" para uma pessoa que não fosse Rosa e Carl — seus pais adotivos —, Rider e sua melhor amiga. Gostei muito, muito mesmo de como a personagem foi abandonando esse medo aos poucos e ia se tornando um pouco mais sociável, se aproximando mais dos colegas de classe, dos amigos do Rider.

O Problema do Para Sempre é um jovem adulto e como todo livro do gênero, existem algumas partes um pouco mais quentes. A tensão sexual entre Mallory e Rider estava sempre marcada, mas não era o foco das cenas, o que me agradou bastante. A única coisa que me incomodou nesse ponto foi uma sensualização super forçada que Armentrout acrescentou à personagem, uma coisa que não tinha absolutamente nada a ver com ela. 

Uma última coisa que eu preciso falar e que me deixou muito pistola foi uma personagem feminina que aparece em certo ponto da narrativa, Paige. Meu Deus do céu, eu tinha vontade de esfregar a cara da menina no asfalto de tão insuportável e injusta. Parece muito aquelas vilãs de filme de Sessão da Tarde, tipo a Regina George de Meninas Malvadas, que fala coisas muito horríveis para as pessoas e acha que está tudo bem. Em relação aos outros personagens, gostei muito, principalmente de Hector e Jayden, os irmãos adotivos de Rider. Gostei tanto que realmente queria que eles tivessem uma presença maior no livro.

Apesar de alguns pontos negativos, eu realmente gostei de O Problema do Para Sempre. Foi um livro que li num espaço de tempo muito curto, após um período onde eu não estava conseguindo ler nada ou não gostava de nada que estava lendo. Gostei tanto que li o livro em praticamente o dia e realmente fiquei grata por conhecer essa história da Jennifer L. Armentrout. Acho que a única coisa que a gente tem que ter em mente é que não é legal e nunca vai ser um garoto achar que uma mulher não é capaz de fazer as coisas sem algum tipo de ajuda.
Ana Clara Magalhães
Ana Clara Magalhães

10 comentários:

  1. Ruim quando um enredo que parece tão bom, acaba meio que se perdendo em meio a algumas coisas tão negativas.
    Primeira resenha que leio deste livro e apesar de adorar o tema,vejo que a autora deu uma viajada na maionese ao incluir machismo e sim, personagens que a certo modo, nem foram tão bem ambientados assim.
    Talvez eu acabe lendo sim!
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Amo esse livro!
    Gostei da narrativa seguir o ritmo da Mallory, Rider é um menino tão incrível...
    E essa capa é linda!

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Me senti lendo o próprio livro rsrs Que resenha!! Adorei seu ponto de vista, e também já odiei a Paige!!
    Eu também não gosto nem um pouco do fato das autoras quererem sempre colocar a mulher como frágil e o homem fazer tudo por ela e ser super protetor, achando que ela não é capaz.
    Além disso, amei de saber que a história aborda um tema bem interessante, o abuso e a superação. Isso ocorre de forma frequente com muitas crianças.
    Amei demais e já estou com muita vontade de conhecer ainda mais essa história 😍❤

    Bjos

    ResponderExcluir
  4. Olá! Essa é primeira resenha que leio desse livro, também gosto muito de história que falam de superação, fiquei bastante interessada em conferi tudo que foi dito aqui,, foi pra lista de leitura.
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Olá Ana, tudo bem? Desde o lançamento desse livro eu fiquei muito curiosa por achar que seria um dramão, sabe? E depois conferi algumas resenhas que destacaram assim como você esse foco forçado das dificuldades da personagem, o que já acabou me desanimando um pouco sobre o livro. Creio que a historia deva ser bem bacana, mas tinha uma grande expectativa sobre ele, e li muita resenha negativa sobre ele. Mas ainda sim amei conferir tua palavras, que pôs na balança do que gostou e o que de desagradou na leitura.

    ResponderExcluir
  6. Ana Clara!
    Essa questão do abuso psicológico e físico nas crianças é um caso sério mesmo.
    Fico feliz em ver que a autora soube abordar o tema de forma mais crível e mostrando que o amor de todas as formas, pode ajudar a melhorar os traumas que são deixados.
    Deve ser um livro doloroso, ao mesmo tempo, enriquecedor.
    Gostaria de ler, mesmo com suas ressalvas que enteni.
    Semaninha de amor e paz!
    “O mais feliz dos felizes é aquele que faz os outros felizes.” (Alexandre Dumas)
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  7. Oi Ana!
    Não tinha lido nd sobre esse livro ainda, parece ter um enredo bem forte e triste, mas que vale a pena, pois deve deixar boas reflexões.
    Qro ler!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  8. Gostaria de ler mesmo com os pontos negativos, parece ser uma historia que mexe com a gente com esses abusos em crianças, o trauma que deixou na personagem que sente dificuldades em se comunicar com outras pessoas, não gostei dessa parte do machismo. Essa Paige deve ter aparecido só para irritar o leitor.

    ResponderExcluir
  9. Olá, Ana
    Ainda não conhecia o livro, mas gostei muito da premissa.
    Concordo com você que o homem não precisa ficar protegendo demais a mulher. Gostei muito de saber que a autora souber escrever um enredo maravilhoso sobre um tema tão triste que é o abuso infantil.
    Quero ter oportunidade de ler esse livro, beijos!

    ResponderExcluir
  10. Simplesmente adorei quando você falou a questão da proteção exagerada do homem em relação a mulher mas esse livro realmente não é algo que eu leria primeiro é um gênero completamente fora da minha zona de conforto e eu não tenho uma boa experiência com essa autora acho que realmente é uma história que eu vou deixar passar

    ResponderExcluir

Agradeço muito sua visita e peço que participe do blog, deixando um recadinho. Opiniões, idéias, sugestões, são muito importantes para fazer o blog cada vez melhor!
Assim que possível, retribuirei a visita.

Beijos, Julia G.