Vidas Muito Boas - J. K. Rowling

Sinopse: “Como podemos aproveitar o fracasso?” “Como podemos usar nossa imaginação para melhorar a nós e os outros?”. J.K. Rowling responde essas e outras perguntas provocadoras em Vidas muito boas, versão em livro do famoso discurso de paraninfa da autora da série Harry Potter na Universidade de Harvard, que chega às livrarias brasileiras no dia 7 de outubro. Baseado em histórias de seus próprios anos como estudante universitária, a autora mundialmente famosa aborda algumas das mais importantes questões da vida com perspicácia, seriedade e força emocional. Um texto cheio de valor para os fãs da escritora e surpreendente para todos que buscam palavras inspiradoras. (Skoob)
ROWLING, J. K. Vidas Muito Boas. Rio de Janeiro: Editora Rocco, 2017. 80 p.


É inevitável me interessar pelas coisas escritas pela mulher que deu vida a um dos meus personagens preferidos — e que provavelmente introduziu várias pessoas no mundo literário. J. K. Rowling é, provavelmente, uma das maiores fontes de incentivo e inspiração que existem, principalmente àqueles que conhecem a sua história e reconhecem a mulher batalhadora que ela é.

Vidas Muito Boas é um livro com pouquíssimas páginas, e se trata de um discurso que a autora fez para uma turma de formando de Harvard em 2008 como paraninfa. Eu não consigo imaginar a emoção que essas pessoas sentiram ao escutar conselhos vindos de uma pessoa que não tinha absolutamente nada — como ela mesma disse, ela era "tão pobre quanto é possível ser na Inglaterra moderna, sem ser uma sem teto" — vencer na vida de forma tão maravilhosa. 

"[...] a felicidade pessoal está em saber que a vida não é uma checklist de aquisições ou realizações. Suas qualificações, seu currículo, não são sua vida..."

Dentre os temas abordados por Rowling em seu discurso, posso destacar a importância da imaginação e o seu poder de nos fazer sentir empatia pelas pessoas, e a valorização do fracasso. Sim, a autora deixa claro que o fracasso, apesar de não ser nem um pouco divertido, é importante para conseguirmos dar a volta por cima ou, em suas próprias palavras, "[...] o fundo do poço tornou-se a base sólida sobre a qual eu reconstruí minha vida".

O livro em si é maravilhoso. A fonte usada foi ideal, as ilustrações deixam tudo muito mais bonito. Vidas Muito Boas é a personificação daquilo que chamamos de livro de cabeceira: inspira e encoraja as pessoas a correr riscos e lidarem com os próprios medos. Afinal, a vida é uma coisa relativamente simples, somos nós quem insistimos em complicá-la.
Ana Clara Magalhães
Ana Clara Magalhães

8 comentários:

  1. Adoro o trabalho da autora, não somente por Harry, mas por tudo em que ela se arriscou depois desta saga que será sempre a favorita de muitos de nós.
    Acabei vendo apenas este livro na época do seu lançamento,mas nem me recordava dele. E adorei ler acima sobre ser esta palestra gratificante com certeza a todos que puderam ouvir a autora relatando seus fatos e com isso, ajudando a vencer!
    Se tiver oportunidade, quero conferir sim!!!!
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Confesso que ainda não conhecia o livro, mas realmente tua resenha me deixou empolgada, por ser dessa incrível autora, bem como se tratar de uma discurso. Creio que seja uma leitura super rápida.

    ResponderExcluir
  3. Olá, Ana
    Desde que esse livro foi lançado eu desejo muito ele. Sua resenha foi a primeira que li sobre o mesmo.
    Quero muito ler e me sentir motivada pela mulher que me fez encantar com Harry Potter.
    E esse livro nos faz refletir sobre a vida, no próximo.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. As pessoas que estavam no discurso devem ter ficado tão felizes uma verdadeira honra ter a autora lá. Deve ser um livro muito bom, para inspirar quem ler a nunca desacreditar do seu potencial, um livro para ter sempre ao lado para quando precisar, fiquei curiosa em saber como foi esse discurso.

    ResponderExcluir
  5. Olá! Desde a primeira vez que vi esse livro, nem li a sinopse e ele já foi pra lista de desejados, só por essa maravilhosa autora, essa é a primeira resenha que leio dele e me deixou ainda mais curiosa em conferi essa história.
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Ana!
    Imagino mesmo a emoção desses formandos em ter a Rowling como palestrante e falando sobre sua ascensão...
    Assisti um filme sobre a vida dela e todas as necessidades que passou, foi emocionante e imagino que o livro seja instrutivo e estimulante.
    Semaninha de luz e paz!
    “O maior problema e o único que nos deve preocupar é vivermos felizes.” (Voltaire)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA SETEMBRO - 5 GANHADORES - BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM!

    ResponderExcluir
  7. Eu fiquei Deveras surpresa Quando eu soube que esse livro Na verdade era o discurso que altura tinha feito em uma faculdade mas mesmo assim Comecei a ler o livro e o meu amor pela Rowling só aumentou ainda mais

    ResponderExcluir
  8. Oi Ana!
    Adorei conhecer o livro, não tinha lido nd sobre ele ainda, fiquei bastante interessada na leitura, espero ler um dia.
    Bjs

    ResponderExcluir

Agradeço muito sua visita e peço que participe do blog, deixando um recadinho. Opiniões, idéias, sugestões, são muito importantes para fazer o blog cada vez melhor!
Assim que possível, retribuirei a visita.

Beijos, Julia G.