O fundo é apenas o começo - Neal Shusterman

Sinopse: Uma poderosa jornada da mente humana, um mergulho profundo nas águas da doença mental.
CADEN BOSCH está a bordo de um navio que ruma ao ponto mais remoto da Terra: Challenger Deep, uma depressão marinha situada a sudoeste da Fossa das Marianas.
CADEN BOSCH é um aluno brilhante do ensino médio, cujos amigos estão começando a notar seu comportamento estranho.
CADEN BOSCH é designado o artista de plantão do navio, para documentar a viagem com desenhos.
CADEN BOSCH finge entrar para a equipe de corrida da escola, mas na verdade passa os dias caminhando quilômetros, absorto em pensamentos.
CADEN BOSCH está dividido entre sua lealdade ao capitão e a tentação de se amotinar.
CADEN BOSCH está dilacerado.
Cativante e poderoso, O Fundo é Apenas o Começo é um romance que permanece muito além da última página, um pungente tour de force de um dos mais admirados autores contemporâneos da ficção jovem adulta. (Skoob)

Livro recebido em parceria com a Editora
SHUSTERMAN, Neal. SHUSTERMAN, Brendan. O fundo é apenas o começo. Valentina, 2018. 272 p.


Sei que a Bela, colunista aqui no blog, recentemente resenhou O fundo é apenas o começo, de Neal Shusterman, mas por coincidência, também estava lendo esse livro e achei importante falar sobre ele novamente, em especial porque minhas impressões foram um pouco diferente das dela. O livro é ótimo e traz reflexões essenciais, mas tive alguns problemas durante a leitura que acho interessante mencionar.

"Fiquei pasmo de ver como as pessoas podem viver assim tão próximas, como é possível estar literalmente cercado por milhares de seres humanos a apenas centímetros uns dos outros - e ainda assim, completamente isolado. Eu achava difícil imaginar uma coisa dessas. Agora, não acho mais."

O fundo é apenas o começo trata as doenças mentais de uma forma muito lúcida. Através da narrativa de Neal Shusterman, é possível entrar na cabeça de uma pessoa que sofre dessa doença e é sufocante, por ser tão real. É como um mergulho aos cantos mais profundos da mente e, assim como o próprio personagem, é difícil ao leitor identificar o que é real ou não, porque ele vive tudo aquilo, mesmo que de uma maneira não convencional.

Acredito que, por ter acompanhado seu filho, Brendan, durante uma jornada semelhante à do personagem do livro, o autor escreva com tanta propriedade sobre o assunto e consiga demonstrar, de fato, o que é a doença mental e como ela pode surgir inesperadamente. Não há rótulos aqui, a doença do protagonista, Caden, não é classificada no livro e, em um trecho do livro, o personagem conversa sobre isso e fica claro que a classificação da doença é só uma tentativa de facilitar o tratamento, já que a mente humana é tão complexa.

"Você sabe que pode tornar o navio de piratas tão real quanto qualquer outra coisa, porque não há mais diferença entre o pensamento e a realidade."

No decorrer do livro, os acontecimentos ficam mais nítidos e as cenas começam a fazer mais sentido. Tudo o que o personagem descreve tem alguma justificativa, tudo se encaixa depois que se compreende o contexto. Acredito que essa construção do texto tenha contribuído em muito para a compreensão do personagem, já que o leitor dá um salto no escuro, sem nenhuma explicação prévia, e só quando já conhece os fatores envolvidos é que compreende o porquê deles. Como já comentei, o livro é ótimo, acho que nunca tinha tido contato com uma trama que me permitisse compreender tão bem o tema quanto essa.

O meu único problema durante a leitura foi o momento. Comecei o livro em uma fase de muito estresse na minha vida, então a mistura de realidade e imaginação e a sensação de angústia pela situação do personagem não ajudaram para que eu me envolvesse com a história. Eu tinha a mesma sensação de afastamento que Caden, o que me impediu de criar vínculos e obstou meu interesse em continuar o livro. Levei semanas para concluir a leitura, ficava dias sem tocar no livro e, só quando estava da metade para o final é que o enredo se tornou mais interessante. Por isso, acredito que a leitura será muito mais prazerosa para aqueles que estejam em uma fase leve e possam se envolver emocionalmente com uma história como essa.

De qualquer forma, O fundo é apenas o começo traz lições importantíssimas e esclarecimentos essenciais para diminuir preconceitos acerca das doenças mentais. Quem tiver interesse em conhecer mais sobre o tema, leitura mais do que recomendada.


Ju
Ju

Apaixonada pela leitura desde a infância, tantos livros lidos que é impossível quantificar. Alguém que vê os livros como uma forma de viajar o mundo e lugares mais incríveis que possam ser criados pela imaginação, sem precisar sair do lugar. Tem o blog como uma forma de dividir experiências e, principalmente, as emoções que as leituras despertaram, para compartilhar idéias e aproveitar sugestões de leitura, envolvendo mais e mais pessoas em um mundo onde a imaginação não tem limites.

9 comentários:

  1. Eu acabei ganhando este livro tem poucos dias em outro blog que acompanho(aliás, escolhi ele como presente) e não vejo a hora de poder conferir.
    Mas por tudo que li sobre ele, há isso de o momento correto para se jogar nessa viagem.
    Eu não estou muito bem nos últimos dias, cansada, exausta e com pensamentos nada bons(sou uma sobrevivente de três tentativas de...ah, dá pra entender)
    Por isso, ainda estou deixando para fazer esta leitura em outro momento, quando minha alma estiver mais calma!
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Ainda não li esse livro mas eu me lembro bem da quantidade imensa de blogs que eu vi falando muito bem a respeito da história e do autor Apesar de eu ainda não ter tido contato com nenhum dos dois Já estou cheia de expectativas em relação a história é algo que me chamam atenção

    ResponderExcluir
  3. Ju!
    Não li nada do autor ainda, embora tenha lido várias resenhas de outros livros dele.
    Gostei de ver que os capítulos são curtos e que ele aborda a mente de uma pessoa com esquizofrenia.
    Gosto dos livros com temas que abordem doenças psicológicas e que nos façam refletir e aprender mais.
    Bom final de semana.
    “Sede felizes; os amigos desaparecem quando somos infelizes.” (Eurípedes)
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  4. Tenho interesse em ler esse livro e saber mais sobre essa doença, ainda não li nenhum livro que focasse nela. Deve ser uma leitura angustiante e para o personagem também, não saber o que é real ou imaginário é uma tortura. Ainda bem que o autor soube muito bem explicar o tema, assim fica fácil entender melhor como funciona a doença.

    ResponderExcluir
  5. Oi, Ju
    Ainda não li nada do autor, li várias resenhas deste livro.
    A cada resenha que leio fico mais curiosa para ler o livro, amo livros que posso me sentir como o personagem.
    A leitura desse livro deve ser uma viagem e tanto.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Oi Ju!
    Não consegui ler ainda esse livro, mas pelo que andei acompanhando parece ter um enredo bom e bem desenvolvido.
    Espero conseguir ler me breve.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  7. Olá! Essa é a primeira resenha que leio desse livro, gosto muito de história que aborda as doenças mentais, fiquei ainda mais curiosa em conferi tudo que foi dito aqui.
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Oi Ju
    Não conhecia este livro, mas eu adoro livros com este tipo de tema, fiquei interessada na obra.
    Isso também acontece comigo, tem livros que começo a ler no momento errado e acabo não me envolvendo ou a leitura não flui. Tenho parado com a leitura e termino em outro momento, isso às vezes funciona pra mim.

    Beijinhos
    https://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Realmente as resenhas do livro nos deixa com aquela sensação de interesse pela historia, bem como que deve ser uma leitura mais lenta e que fala sobre este tipo de tema, tão já se torna algo que necessita de mais atenção. Mas creio que livros com que falem sobre problemas mentais sempre nos ensinam algo, e isso sempre me interessa. Livro mais do que adicionado a lista de desejados.

    ResponderExcluir

Agradeço muito sua visita e peço que participe do blog, deixando um recadinho. Opiniões, idéias, sugestões, são muito importantes para fazer o blog cada vez melhor!
Assim que possível, retribuirei a visita.

Beijos, Julia G.