A Fúria e a Aurora - Renée Ahdieh

Sinopse: Personagem central da história, a jovem Sherazade se candidata ao posto de noiva de Khalid Ibn Al-Rashid, o rei de Khorasan, de 18 anos de idade, considerado um monstro pelos moradores da cidade por ele governada. Casando-se todos os dias com uma mulher diferente, o califa degola as eleitas a cada amanhecer. Depois de uma fila de garotas assassinadas no castelo, e inúmeras famílias desoladas, Sherazade perde uma de suas melhores amigas, Shiva, uma das vítimas fatais de Khalid. Em nome da forte amizade entre ambas, Sherazade planeja uma vingança para colocar fim às atrocidades do atual reinado. Noite após noite, Sherazade seduz o rei, tecendo histórias que encantam e que garantem sua sobrevivência, embora saiba que cada aurora pode ser a sua última. De maneira inesperada, no entanto, passa a enxergar outras situações e realidades nas quais vive um rei com um coração atormentado. Apaixonada, a heroína da história entra em conflito ao encarar seu próprio arrebatamento como uma traição imperdoável à amiga. Apesar de não ter perdido a coragem de fazer justiça, de tirar a vida de Khalid em honra às mulheres mortas, Sherazade empreende a missão de desvendar os segredos escondidos nos imensos corredores do palácio de mármore e pedra e em cenários mágicos em meio ao deserto.
AHDIEH, Renée. A Fúria e a Aurora. São Paulo: Globo Alt, 2016. 336 p.


Eu não conheço muito bem o clássico As Mil e Uma Noites, mas por alto eu sei que conta a história do rei da Pérsia, que foi traído por sua mulher e mandou matá-la junto com o amante. A partir de então, ele resolveu passar cada noite da sua vida com uma mulher diferente e, para evitar traições, matava a mulher na manhã seguinte. Sherazade foi a única esposa que conseguiu sobreviver devido a sua incrível esperteza. A Fúria e a Aurora é uma releitura maravilhosa das mil e uma noites de Sherazade. 

Aqui, conhecemos a história do jovem califa de Khorasan, Khalid Ibn al-Rashid, um verdadeiro monstro. Todas as noites se casa com uma mulher e no dia seguinte a mesma é encontrada morta. Uma das vítimas era a melhor amiga de Sherazade e, para vingar a morte dela e de todas as outras moças, resolve se voluntariar para o cargo de esposa do califa, a fim de acabar com sua vida. O seu plano principal é se manter viva por mais de uma noite. É claro que ela consegue, usando a mesma tática que a protagonista de As Mil e Uma Noites: conta uma história para Khalid, prometendo que iria continuá-la apenas no dia seguinte.

Ninguém sabe o motivo de Khalid matar todas as suas esposas, mas é claro que todo mundo tem certeza que ele é apenas um monstro sem coração — até eu achei né, que diacho de homem louco. A medida que Sherazade vai conhecendo o marido e o seu passado triste, ela percebe que ele não chega nem perto do homem odioso que todos pensam que ele é.

"— Eu não estou brincando, Rahim. Eu devia ter imaginado que ela faria algo assim.
— Também não estou brincando. — Rahim franziu o cenho. 
— Você não é capaz de prever o futuro. E
 não há nada que possa fazer sobre o passado." (p. 81)

Não considero o fato de Sherazade se apaixonar pelo califa um spoiler, a gente já imagina isso desde o primeiro momento. Mas eu gostei demais da forma com que as coisas acontecem. Todo o ódio que ela sentia por ele vai se transformando em algo cada vez mais forte, tudo misturado com um sentimento de culpa, já que independentemente do motivo, Khalid não deixa de ser um assassino. Mas ai, gente, é impossível não gostar dele apesar de tudo. Os outros personagens também são maravilhosos, principalmente Jalal e Despina — criada com quem Sherazade tem uma relação de ódio mais parecida com amor. Shazi é daquelas mulheres fortes e decididas, bem do jeitinho que eu gosto mesmo.

Eu já sabia que ia gostar muito A Fúria e a Aurora, mas não fazia ideia que eu ia me apaixonar tanto por ele. Eu gostei principalmente do ambiente e da cultura, que são super diferentes e interessantes, além dos personagens, que são todos muito bem construídos. E ai, pelo amor de Deus, a história é tão instigante que foi praticamente impossível parar de ler. Fiquei querendo morrer com o final de tanta curiosidade, e o pior de tudo é que o segundo volume da série, The Rose and the Dagger, só vai ser lançado no início de 2017! Planejando vários ataques histéricos até lá.

Renée Ahdieh é uma escritora incrível, que narra de forma ágil e de uma criatividade sem tamanho. Apesar de ser uma releitura de um clássico, ela claramente conseguiu deixar a história nada convencional, ou de acordo com o New York Times, uma verdadeira joia — que não pôde deixar de entrar para a minha lista de favoritos.
Ana Clara Magalhães
Ana Clara Magalhães

13 comentários:

  1. Olá! Estou doida pra ler esse livro, curto muito o clássico As Mil e Uma Noites e cada resenha que vejo desse livro me deixa ainda mais curiosa em conferi essa releitura que parece ser excelente.

    ResponderExcluir
  2. Ana!
    Bom vê-la por aqui também.
    Adoro as releituras dos contos e ver As mil e uma noites diferente do conto original, dá aquela curiosidade para saber o que irá acontecer e como será essa transformação de ódio em amor.
    Bom final de semana!
    “A sabedoria dos homens é proporcional não à sua experiência mas à sua capacidade de adquirir experiência.” (George Bernard Shaw)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE MAIO 3 livros, 3 ganhadores, participem.
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Tenho muita vontade de ler esse livro, pois não li As Mil e Uma Noite. Fiquei impressionada com o personagem, pois cada noite mata uma de suas mulheres e mesmo assim ele consegue conquistar a personagem e o leitor para que fiquem do seu lado, intrigada em conhecer sua historia o que aconteceu.

    ResponderExcluir
  4. Oie Ana =)

    Leio resenhas bem positivas sobre esse livro, mas ainda não senti aquela curiosidade em conhecer a história sabe? Mas que sabe mais para frente eu acabe dando uma chance. E como é duologia e já está concluída é um ponto positivo.

    Beijos;***
    Ane Reis | Blog My Dear Library.

    ResponderExcluir
  5. Já li varias resenhas positivas e que falam muito bem sobre esse livro, quero muito ler e conhecer a forma criatura que a autora escreve. Fiquei curiosa para saber porque Khalid mata as suas esposas. Esse entrou para a lista

    ResponderExcluir
  6. Oi Ana!!!
    Esse livro além de te a capa mais linda também contém uma estória super emocionante e com tantas reviravoltas já quero ler faz um bom tempo espero ter a chance em breve.
    Abraços!!

    ResponderExcluir
  7. Oi Ana!
    Tô com esse livro na listinha, mas ainda não consegui ler acredita.
    O enredo tá lindo, qro mto conhecer tbm a escrita da autora que já li mtos comentários bons sobre ela, espero conseguir logo...
    Bjs!

    ResponderExcluir
  8. Simplesmente estou apaixonada por esse livro ,Khalid ganhou meu coração com cenas muito fofas, e Shazi é uma heroina a altura. A fúria e a aurora relembram alguns fatos, por exemplo eu achei que houvessem poucas, mas que existiam passagens com a perspectiva de Khalid, que é personagem fantástico <3

    ResponderExcluir
  9. Quero muito ler sobre a Sherazade e o Califa <3 sei um pouco da história deles e pelo que você falou, a obra realmente é completa. O cenário, o enrendo, os personagens... já tô sabendo que vou me apaixonar por esse livro <3

    ResponderExcluir
  10. Tenho muita vontade de ler esse livro, principalmente por ver tantos elogios em relação a construção dessa estória, a cultural no qual e abordada, a forma como os personagens são bem construídos. Tudo isso de uma forma tem me instigado bastante e dar uma chance a essa leitura.

    ResponderExcluir
  11. Olá,
    Gostei bastante desse livro, apesar de não ter lido nenhuma resenha sobre ele mas já tinha visto antes. Amei a história é a cultura de onde se passa, é incrível a coragem da mulher pode descobrir o motivo da morte de sua amiga. Amei o livro e com certeza vai pra lista de leitura!

    ResponderExcluir
  12. Amo esta onda de reeleitura de clássicos. Conheço um pouco deste conto e acho fascinante a capacidade que algumas pessoas tem de contar histórias e envolver o ouvinte. Fiquei curiosa para conhecer o passado do jovem Califa. Achei linda a capa do livro.

    ResponderExcluir
  13. Ainda não conferi o livro As mil e Uma Noites, mas gostaria de conferir essa releitura, saber mais sobre a confusão de sentimentos de Sherazade se apaixonando pelo cara que matou sua amiga e assim se sentindo culpada por isso, e gostaria de saber o que torna Khalid tão apaixonante mesmo sendo um assassino.

    ResponderExcluir

Agradeço muito sua visita e peço que participe do blog, deixando um recadinho. Opiniões, idéias, sugestões, são muito importantes para fazer o blog cada vez melhor!
Assim que possível, retribuirei a visita.

Beijos, Julia G.