O segredo do colecionador - Ana Cristina Massa

Sinopse: Para entender o mistério que une o novo professor de História e um colecionador de livros raros, os Invencíveis - apelido de internet d cinco amigos que formam um dos grupos mais conhecidos do colégio, do bairro e da rede - serão obrigados a mergulhar nas aventuras dos grandes navegadores e nuam enciclopédia desconhecida da Idade Média. Em "O Segredo do Colecionador" - terceiro livro da série Os Invencíveis, Gênio, Goma, Isadora, Jonas e Sofi serão obrigados a correr para salvar seu novo professo e doscobrir o que ele guarda de tão importante e tão valioso. (Skoob)
MASSA, Ana Cristina. O segredo do colecionador. Editora Biruta, 2007. 144 p.


Os Invencíveis são um grupo de cinco garotos: Eugênio, ou Gênio, o líder do grupo; Marco, ou Goma, um viciado em chicletes; Isadora, ou Isa, a mandona; Jonas, o esportista; e Sofia, irmã de Goma. Eles vivem aventuras na cidade do Rio de Janeiro, sempre com muitos mistérios para desvendar, pistas para seguir, perseguições a ladrões e muitos outros perigos. Eu não conhecia os personagens criados pela autora Ana Cristina Massa, e conheci por acaso, quando navegava pela lojinha da editora Biruta. Confesso que fiquei apaixonado pelos cinco e pela narrativa ágil, que mistura ação com informações da história do Brasil, além de locais turísticos da cidade.

O segredo do colecionador é o terceiro volume de Os Invencíveis, e comprei achando que era o primeiro. Sim, sou uma anta distraída. Agora, sem qualquer dúvida, pretendo comprar os dois primeiros, e os seguintes a este. A narrativa da autora lembra muito, demais, os livros antigos da coleção Vagalume. Talvez por isso, bateu aquele saudosismo da época da infância. Mas as aventuras são vividas nos dias de hoje, com toda a nossa tecnologia, maneirismos, gírias, etc.

Os cinco personagens conversam entre si, ou seja, eles combinam, se completam, e cada um tem uma função bem definida na história. Além disso, existem algumas tramas pessoais paralelas à principal, onde o leitor pode conhecer um pouco mais da intimidade, da família, dos problemas de cada um dos garotos. Isso é importante para causar uma ligação de importância, ou seja, o leitor passa a se identificar com eles e a se importar com seus destinos, principalmente nos momentos perigosos.

Voltando à narrativa, exatamente por ser bem ágil, é curta, pouco descritiva, mas sem perder o controle de espaço. Isso é importante para que o leitor consiga visualizar o que está acontecendo. E as partes históricas, quando é inserido um pouco de informação acadêmica, é bastante orgânica, faz sentido, e se liga diretamente ao que está acontecendo. Não entenderam o que estou dizendo? Por exemplo, em determinado momento, Gênio procura o tio, que é versado em determinado assunto. O garoto mostra para o adulto uma determinada peça, e o homem explica para ele um pouco da história desse objeto. Com essa informação, o personagem consegue prosseguir com a solução do mistério, e o leitor fica com um pouco mais de conhecimento histórico. Ou seja, é uma forma inteligente e emocionante de educar.

Fora tudo isso, confesso que em vários momentos me diverti com o que os cinco aprontavam para conseguirem resolver o mistério, e devo destacar uma parte que me fez rir muito, quando eles enfrentam o vilão dentro de uma fonte de água do Jardim Botânico.

Os Invencíveis é uma série nacional nova para mim, mas que existe desde 2004, com vários volumes lançados, de grande qualidade, de fácil leitura, escrita de forma inteligente, criativa, pouquíssimo divulgada, que, embora seja direcionada ao público infanto-juvenil, recomendo ao leitor de todas as idades. Isso porque ela faz algo que vários livros de outras autoras, que abusam das gírias e de enredo rasos, não conseguem: divertir ao mesmo tempo que educa.

E agora só me resta esperar virar o cartão de crédito para comprar os outros volumes :P
Carl
Carl

11 comentários:

  1. Não tenho problema algum com livros com o gênero infanto juvenil, muito pelo contrario sempre me interesse, e este não foi diferente, e apesar de ser a primeira vez que me deparo com esta obra, a sua resenha me chamou bastante a atenção, por ser uma leitura fácil, envolvente, e cativante, com personagens que se completam deixando a trama ainda mais interessante.

    Participe do TOP COMENTARISTA de AGOSTO, para participar e concorrer Ao livro "Dois Mundos", o primeiro da série "Tesouros da Tribo de Dana" da escritora Simone O. Marques, publicado numa edição linda pela Butterfly Editora.
    http://petalasdeliberdade.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Carlos,
    acho que eu teria feito a mesma coisa, comprado o livro na ordem errada.
    Primeira vez que vejo esta obra e não conhecia nada da autora também, mas é um gênero que não me desperta muito a vontade de ler, mas os personagens parecem ser ótimos de serem acompanhados.

    Beijinhos
    She is a Bookaholic

    ResponderExcluir
  3. Carl!
    Nossa! Também não sabia da existência dessa série e se lembra a coleção Vagalume, já anotei aqui para adquirir, porque realmente bate saudade da minha infância.
    Gostei de ver a turminha aprontando para ajudar o professor e também de saber que podemos aprender um pouco mais de História.
    Desejo uma ótima semana!
    “A vida guarda a sabedoria do equilíbrio e nada acontece sem uma razão justa.” (Zíbia Gasparetto)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE AGOSTO 3 livros, 3 ganhadores, participem.

    ResponderExcluir
  4. Oie Carlos =)

    Li algum tempo resenhas bem positivas dos livros dessa série e fiquei bem curiosa em conhecer a história. A premissa remete bem a um livro voltado para o publico infantil, mas apesar de não ler livros do gênero, algo na trama me chama a atenção.

    Beijos;***
    Ane Reis | Blog My Dear Library.

    ResponderExcluir
  5. Olá! Não conhecia essa série, parece ser bem interessante e divertida, fiquei curiosa em conferi o livro, curto uma leitura voltada para o público infanto juvenil.

    ResponderExcluir
  6. Oi.
    Gostaria muito de ler essa série, pois ao lembrar a série Vaga-Lume, até me emocionei. Adorava!
    Uma série nacional, com textos inteligentes e educativos e trazendo uma leitura divertida, com certeza uma dica valiosa!
    Gosto de livros infanto juvenis, suas aventuras e dramas vivenciados, sempre trazem uma boa mensagem.
    Obrigada pela dica.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  7. Não conhecia essa série e parece ser uma graça, é muito bom quando encontramos livros que nos agradam com personagens que nos conquistam. E como tem mistério e ação que adoro despertou meu interesse, gosto muito de livros infanto juvenis tem muitos maravilhosos por aí.

    ResponderExcluir
  8. Não conhecia a série, mas espero ter a oportunidade de ler. Adoro livros juvenis e com muita ventura.

    ResponderExcluir
  9. Ainda não conhecia a série, acho que a única série nacional que li foi Os Karas, o bom dessa série é que ela é bem curtinha, são poucas páginas e rápido de ler, realmente não é uma série muito divulgada, mas parece se rmuito boa.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Como não sentir saudade da série do Vagalume, poi uma das minhas primeiras leituras. Acontece a gente comprar ou ler os livros da série, poi algumas realmente não especificam bem na capa ( já me aconteceu isso também) =(
    Ainda não conhecia os livros,mas realmente parece ser uma leitura fantástica e curta para se ler.

    ResponderExcluir
  11. Olá, não conhecia nada sobre essa série e nada sobre a autora. Mas me parece ser uma leitura gostosa de ser fazer e bem rápida por ser um livro pequeno. E eu gosto de livros com género infantil, são uns dos meus géneros preferidos. Entrou para minha lista de desejados.
    Beijos.

    ResponderExcluir

Agradeço muito sua visita e peço que participe do blog, deixando um recadinho. Opiniões, idéias, sugestões, são muito importantes para fazer o blog cada vez melhor!
Assim que possível, retribuirei a visita.

Beijos, Julia G.