Troféu Literário 2017 #1: Os Melhores e Piores


O blog Além do Livro, junto com o Insta @ka_indica, criaram o Troféu Literário 2017, que funciona como uma retrospectiva cheia de categorias. Eu nunca tinha participado, mas já que não me inscrevi em nenhuma outra retrospectiva este ano, decidi arriscar. Serão cinco postagens aqui no blog, cada uma com uma categoria, conforme a Nadia explica lá no post dela. Não farei em dias subsequentes, mas vou tentar postar tudo até dia 31. Tenho até um cronograma bonitinho, agora cumprir é outra coisa. Vamos ver se dá certo.

A categoria de hoje são os melhores e piores do ano. Quem quiser conhecer as resenhas dos livros, basta clicar nas imagens, ok?

O melhor livro


Acho que consigo contar nos dedos os livros que realmente gostei esse ano, aqueles que ultrapassaram a linha do "é bom, mas...". Para ser sincera, Jogo de Espelhos não foi o único, mas quando olhei a lista de livros que li esse ano, foi ele que me deu aquele calorzinho no coração, por ter conseguido me surpreender e me fazer feliz ao mesmo tempo.

Sei que não é justo, mas não posso deixar de citar nessa categoria também Agora e Para Sempre, Lara Jean e Matéria Escura.

O pior livro


Tive algumas decepções literárias em 2017, e olha que sou uma pessoa que gosta de ver o lado bom das coisas. Acredito, porém, que estou me tornando mais exigente e isso se reflete também em minhas leituras. #Fui foi uma leitura difícil, a mais difícil deste ano, a ponto de pular páginas, coisa que nunca fiz antes. Não foi de todo uma leitura desagradável, mas expliquei o porquê disso na resenha do livro.

O livro com a melhor capa


Quem nunca leu um livro pela capa que atire a primeira pedra!

Tem tanto livro com capa bonita por aí que acho que essa foi a pergunta mais difícil de responder, mas optei por Mitologia Nórdica porque, apesar de simples, o design clean em capa dura torna ela simplesmente MARAVILHOSA. Outras capas poderiam entrar nessa categoria, claro, mas acho que nenhuma é tão bonita quanto essa.

O livro com a pior capa


Depois de toda a trilogia com essas meninas na capa ilustrando as protagonistas da história, achei que o terceiro livro da série Olho por Olho ficou cansativo e até feio. Gosto é subjetivo, não é? E eu realmente acho que a capa de Fogo por Fogo poderia ter sido melhor.

O título mais genial


Ainda não publiquei a resenha de Por trás dos seus olhos, então só posso dizer que só depois de terminar o livro é que se pode compreender o quanto esse título é perfeito para a história.

O título mais nada a ver


Posso até ter colocado Sombras Vivas aqui porque já faz tempo que li e não consigo me lembrar de todos os dados do enredo. Mas se alguém aí já leu, refresque minha memória sobre o por que desse título? Não parece ter nada a ver com a história.

O melhor enredo


Matéria Escura também assumiu a posição de um dos melhores livros do ano, então eu não poderia deixar de citá-lo aqui. Segundo minhas próprias palavras, genial é a palavra para esse livro, que tem o enredo instigante e cheio de reflexões.

O pior enredo


A leitura de A Tempestade não foi traumatizante, nem nada assim, mas eu achava que iria encontrar um thriller de de tirar o fôlego e me deparei com uma trama adolescente mais voltada para o romance do que o suspense. Isso não foi muito animador e resultou em uma obra que tinha uma proposta ótima para se tornar um livro memorável, mas não aproveitou o que tinha de melhor.



A categoria ainda tem outras duas classificações: O livro que rendeu a melhor adaptação cinematográfica e O livro que rendeu a pior adaptação cinematográfica. Só que eu quase não vi adaptações cinematográficas esse ano, então não vou responder essas duas.

Quais livros vocês escolheriam para cada categoria?
Ju
Ju

Apaixonada pela leitura desde a infância, tantos livros lidos que é impossível quantificar. Alguém que vê os livros como uma forma de viajar o mundo e lugares mais incríveis que possam ser criados pela imaginação, sem precisar sair do lugar. Tem o blog como uma forma de dividir experiências e, principalmente, as emoções que as leituras despertaram, para compartilhar idéias e aproveitar sugestões de leitura, envolvendo mais e mais pessoas em um mundo onde a imaginação não tem limites.

19 comentários:

  1. Gente, mas não consigo fazer essas seleções com livros assim. Ahh sei lá, dá vontade de citar um monte no mesmo negócio ou não sei o que escolher xD
    Achei legal suas escolhas. Jogo de Espelhos é um que quero ler. Mitologia Nórdica tem uma capa linda e ainda tô pra ler esse livro. E o de Fogo contra fogo tem uma capa que acho legal por lembrar os personagens. O de Matéria escura é um que parece super bom mesmo, ainda tô pra ler. Achei interessante o de Por trás dos seus olhos, adoro quando o título faz alguma referência ou combina bem com a história. Quero ver do que fala depois...
    De adaptação também tô perdida. Vi mais série mesmo e sei lá como ficaram os filmes que saíram em relação ao livro xD

    ResponderExcluir
  2. Olá! Estou louca pra ler Matéria Escura! Quase comprei na Black Friday, me arrependo de ter perdido essa oportunidade. O Mitologia Nórdica eu tenho e é lindo mesmo. <3
    Os outros que você citou não conheço (ainda), mas fiquei curiosa com o Por Trás dos Seus Olhos.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Tomara que consiga cumprir seu cronograma.

    Estou surpresa com Jogo de espelhos, não imaginava que era tão bom assim. Concordo com Agora e para sempre, Lara Jean. Foi um lindo desfecho.
    Mas escolho O silêncio das águas, é inexplicável o que esse livro significa pra mim.
    E o pior foi Rainbow, esperava uma coisa e li outra, sem aprofundamento. Não gostei.

    Essa capa de Mitologia nórdica é muito bonita, mas escolho a capa de A garota das sapatilhas brancas.
    Gostei das capas dos livros que li esse ano.

    Sorrisos quebrados é um título lindo, e muito significativo.
    Agora, Tartarugas até lá embaixo é um título sem sentido. Apesar de ter uma sido uma boa história.

    O melhor enredo vai para O caminho para casa. Sensacional!

    Amei suas respostas e retrospectiva.

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Achei bem legal este troféu literário!
    Não li nem um dos livros citados por você, mas tem alguns em minha lista de leituras, como Jogo de Espelhos, Mitologia Nórdica e Fogo Contra Fogo.

    ResponderExcluir
  5. Olá Ju! Adorei a ideia pois assim podemos ter uma noção dos livros que valem a pena comprar e os que devemos passar longe rsrsrs. Fiquei feliz com o melhor livro do ano pois quero muito ler Jogo de Espelhos. Todos que você citou eu nunca li. O livro com a capa mais bonita na minha opinião foi Corte de Assas e Ruína. Beijos

    ResponderExcluir
  6. Goste muito desse criaram o Troféu Literário 2017 com os melhores e piores do ano, ainda não li nenhum livro da lista, mas já estão ma minha lista para ler, Jogo de Espelhos e Matéria escura, fiquei curiosa com o livro Por trás dos seus olhos!!

    ResponderExcluir
  7. Sendo bem sincera, ainda não parei pra analisar minhas leituras do ano. Tenho que faze isso e fazer a lista dos melhores e o Oscar literário. Acho que esse ano tive muita sorte. Foram muitas leituras maravilhosas.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
  8. São tantos livros bons, que não dá pravescolher apenas um. Li uns livros ruins, mas também não dá pra escolher somente um também. Pior capa? Nem se fala, então! Essa capa de "Por Trás de Seus Olhos" é horrível! Uma das piores capas desse ano! Enfim, não dá pra escolher apenas um livro em todas as categorias!

    ResponderExcluir
  9. Oi Ju
    Muito legal esta tag, gostei de saber sua opinião sobre as obras.
    Estou louk para ler Jogo de espelhos e foi sua resenha que me convenceu.
    Ai, Matéria escura parece ser ótimo, quero ler.

    Beijinhos
    https://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Como ainda não terminei as leituras do ano, irei fazer estes posts com os melhores e piores do ano, só em 2018. Porém até o presente momento o melhor livro foi Raio de Sol, e o pior foi com certeza a duologia A educação de sebastian. Dos seus citados, quero muito ler Jogo de espelhos, por sempre ver muitos elogios, a respeito da estória.

    ResponderExcluir
  11. Olá, adoro essas tags de fim de ano nas quais podemos eleger nossos queridinhos! Essa capa de Mitologia Nórdica é simples e elegante, mas confesso que o leria baseando-se nela, uma vez que não entrega nada acerca da trama. Tive vontade de ler Jogo de Espelhos quando o mesmo foi lançado, mas o que deixou desapontado foi a jogada de marketing que fizeram, colocaram o nome da Cara ocupando a capa inteira e o do segundo autor quase não dá pra ver. Beijos.

    ResponderExcluir
  12. Adorei ele é fraude legítima Achei bem interessante já tinha lido o primeiro livro da autora mentirosos e eu fiquei impressionada com a leitura prende a pessoa do início ao fim

    ResponderExcluir
  13. Não li nenhum desses, mas quero muito Materia Escura que é bem elogiado. Tenho Mitologia Nordica que não li ainda. Tenho interesse em ler Jogo de Espelhos. Desejo sorte para conseguir cumprir o cronograma.

    ResponderExcluir
  14. Ju!
    Que bacana ver suas escolhas e embora não tenha lido alguns, achei as escolhas perfeitas.
    O que mais quero ler é Matéria Escura, deve ser sensacional.
    Um domingo abençoado na paz do Senhor e FELIZ NATAL!
    “Celebrar o Natal é crer na força do amor, é isto que transforma o homem e o mundo. Feliz Natal!” (Desconhecido)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA dezembro 3 livros + 2 Kits papelaria, 4 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  15. Oii
    Ah, tão difícil responder essas questões, principalmente na escolha dos piores, é difícil eu não curtir um livro, na maioria das vezes eu já evito os que não curto a sinopse, e pra eu não gostar ele tem que ser mto ruim, mas mto ruim mesmo, rsrs.
    "Mitologia Nórdica" tem de fato uma capa maravilhosa, e apesar de não ter lido ainda eu acho que vou adorar a história.
    Sobre as adaptações, eu vi bastante esse ano, classificaria It - A coisa como melhor, e Depois daquela montanha como pior (casal sem química). Enfim, adorei suas escolhas.
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Oi, Ju!!
    Adorei os livros escolhidos para o troféu literário!! Desde quero muito ler Matéria Escura !! E também não vi muitas adaptações esse ano.
    Bjos

    ResponderExcluir
  17. Olá Ju! Ainda não li nenhum desses livros, estou doida pra ler Jogo de Espelhos e Matéria Escura, amei essa capa de Mitologia Nórdica .
    Bjs

    ResponderExcluir
  18. Fiquei surpresa em ver Jogo de Espelhos na lista. Apesar de estar gostando da trilogia, ainda não li Agora e Para Sempre, Lara Jean. Matéria Escura parece ser um livro sensacional, vi várias críticas boas. Vi #Fui durante a Bienal do livro e achei capa estranha de uma maneira bonitinhas, mas sinceramente não sei bem sobre o que se trata a história. A capa de Mitologia Nórdica é assim mesmo, simples e bonita. Gosto da capa e do título de Por Trás dos Seus Olhos apesar de não conhecer a história ainda. Não conhecia o livro A Tempestade. Mas por saber que é um suspense meio chove não olha e que tem mais romance já não pretendo ler.

    ResponderExcluir
  19. Quantos livros incríveis! Fiquei triste apenas pelo fato de não ter lido muitos livros que fugiram do "bom, mas...". Começando por Jogo de Espelhos, fiquei surpreso com tamanha importância para você como melhor do ano, colocarei na minha lista, pois não esperava muito dele. Obrigado por citar Agora e Para Sempre, Lara Jean. Olho Por Olho é um livro que estou há tempos esperando, teve um enorme atraso de publicação da editora e, logo quando publicam, fico sem conseguir comprar, preciso fechar essa trilogia, me acostumei com as capas. Curioso com o livro de melhor enredo.

    ResponderExcluir

Agradeço muito sua visita e peço que participe do blog, deixando um recadinho. Opiniões, idéias, sugestões, são muito importantes para fazer o blog cada vez melhor!
Assim que possível, retribuirei a visita.

Beijos, Julia G.