A Dieta do Microbioma - Raphael Kellman

Sinopse: Você engorda só de olhar um doce? Sente cansaço, ansiedade, depressão ou confusão mental? Tem resfriados, infecções, dores de cabeça ou acne frequentes? A solução para todos esses problemas está nos seus intestinos. Com duas décadas de experiência em medicina funcional, o autor oferece uma alternativa segura, rápida e duradoura às últimas dietas da moda. Com refeições práticas, receitas deliciosas e informações valiosas sobre alimentos e suplementos para o microbioma, você encontra as ferramentas necessárias para ter um peso saudável, melhorar o humor, recuperar o foco mental e atingir sua melhor forma, esbanjando saúde. (Skoob)

Livro recebido em parceria com a Editora.
KELLMAN, Raphael. A Dieta do Microbioma. Editora Cultrix, 2017. 400 p.


Quem me conhece pessoalmente sabe, mas quase nunca comentei por aqui porque não tem nada a ver com o tema do blog: adoro estudar sobre alimentação. Sou daquelas loucas que sai de casa com vários lanches na bolsa, inclusive alguns para os quais a maioria das pessoas faz cara feia, como maionese de abacate e outras versões funcionais que, apesar de não aparentarem, são muito gostosas. Faço acompanhamento com nutricionista e vi mudanças significativas no meu dia a dia - disposição, humor, pele e cabelo, tudo isso mudou. Minha irmã diz que se não me conhecesse me acharia uma chata - afinal, a gente cresceu achando que salada era tomate e alface -, mas eu levo coisas super diferentes para ela e ela gosta, então não pode nem reclamar muito. Sou adepta da ideia de comer "comida de verdade" pela maior parte do tempo possível e faço em casa tudo o que consigo evitar comprar.

Essa introdução longa e bastante pessoal é só para dizer que eu decidi ler A Dieta do Microbioma, de Raphael Kellman, publicado pelo selo Cultrix, do Grupo Pensamento, por motivos também bastante pessoais. Quem estuda sobre alimentação já ouviu falar sobre a importância do intestino para o organismo, tanto que ele é conhecido como o "segundo cérebro", e o livro do Dr. Kellman aborda não só funcionamento desse órgão, mas sua inter-relação com o microbioma que vive dentro de nós.

A ideia do autor - e que ele fundamenta com dados científicos - é que o funcionamento do nosso organismo depende muito do microbioma que existe dentro de nós, algo na proporção de 90%. Isso significa que, se esse sistema estiver desequilibrado, nós estaremos desequilibrados. E isso reflete na nossa vontade de comer doces e industrializados, o que inflama o organismo e, como consequência, nos engorda. A partir daí, o autor elabora uma dieta que tende a alimentar os micro-organismos bons e "matar de fome" os ruins, de forma a reprogramar o sistema para que ele possa emagrecer naturalmente.

"Fico empolgado quando imagino que, em vez de depender de esforços infrutíferos de laboratórios farmacêuticos no sentido de curar uma doença, podemos contar com a sabedoria milenar da própria natureza para nos ajudar a equilibrar o organismo e, dessa forma, recuperar a saúde." (pág. 101-102)

O livro é dividido em cinco partes. A primeira trata do microbioma e explica seu funcionamento e a importância dele para o organismo. A segunda fala dos princípios da dieta elaborada pelo autor, a partir dos quatro Rs para restabelecer a saúde intestinal (Remover, Repor, Reinocular e Reparar). A parte três fala do quanto o estresse influencia todo o organismo e a importância de reequilibrar não só na alimentação, mas também na nossa relação com a comida e os aspectos psicológicos. As partes quatro e cinco falam sobre a manutenção vitalícia e o dia a dia da dieta, inclusive com receitas passo a passo e planejamento para manter tudo em dia.

Adorei conhecer os preceitos trazidos pelo autor e a lógica que ele emprega na elaboração de sua dieta. Muita coisa do que ele falou eu já vejo na prática e sei que é verdade, então acredito que, para quem quer tentar mudar de hábitos radicalmente, a dieta tem tudo para funcionar.

O problema, em minha humilde opinião de leiga, é que a dieta proposta por ele é um tratamento de choque, bastante radical, já que literalmente proíbe tudo o que tem poder inflamatório na alimentação e, se deixar de comer cereais e grãos (arroz e feijão) na dieta brasileira já é bastante difícil por um dia só, imagine ficar três semanas sem comer isso e vários outros alimentos que são muito saudáveis pelo fato de que eles podem ocasionar algum tipo de inflamação. As razões que o autor dá para isso são bastante plausíveis, e é realmente um tratamento de choque para reprogramar o organismo, mas, particularmente, eu não gosto de nada tão proibitivo, então não conseguiria levar isso para minha vida, pelo menos não ao pé da letra.

Além disso, alguns elementos que o autor sugere que sejam utilizados durante o tratamento não são tão facilmente encontrados no Brasil como são nos Estados Unidos, já que a ANVISA é mais restritiva quanto aos produtos que podem ser vendidos sem receita médica. Não conheço todos os que ele citou, mas acredito que alguns não sejam encontrados, a menos que haja acompanhamento médico.

Por outro lado, algumas coisas podem ser sim aplicadas, ainda que em menor escala. Por exemplo, o autor fala bastante da importância do uso de probióticos e prebióticos e a existência de super alimentos. Algumas dessas coisas já são parte do meu cotidiano há alguns meses, outras eu venho adotando inspirada na experiência do autor. Além disso, o livro é repleto de receitas que parecem mesmo deliciosas, então sempre que tenho oportunidade, testo uma ou outra.

De todo modo, para quem gosta de conhecer sobre o funcionamento do organismo e o poder da alimentação, indico muito A Dieta do Microbioma. Além de ser uma leitura fácil e agradável, traz diversos dados interessantes que podem estimular quem quer mudar sua forma de encarar a comida.


Ju
Ju

Apaixonada pela leitura desde a infância, tantos livros lidos que é impossível quantificar. Alguém que vê os livros como uma forma de viajar o mundo e lugares mais incríveis que possam ser criados pela imaginação, sem precisar sair do lugar. Tem o blog como uma forma de dividir experiências e, principalmente, as emoções que as leituras despertaram, para compartilhar idéias e aproveitar sugestões de leitura, envolvendo mais e mais pessoas em um mundo onde a imaginação não tem limites.

21 comentários:

  1. É sempre bom procurarmos uma alimentação mais saudável, só não concordo com essas radicais, ainda mais por ser difícil de tirar muitas coisas de uma vez, mas o livro parece ser interessante, deve dar para saber mais coisas sobre determinados alimentos, só é estranho uma dieta onde é difícil encontrar alguns elementos.

    ResponderExcluir
  2. Eu nunca li nada sobre alimentação; exceto livros de receitas com aquelas comidas maravilhosas.
    Pois é, minha alimentação não é saudável e é ruim admitir que tenho consciência do quanto uma alimentação saudável ajuda no nosso bem estar.
    Achei a dieta interessante, apesar de que sou a favor de comer de tudo mas em pouca quantidade. Equilíbrio, porque é o excesso que faz mal.
    Mas gostei de saber um pouquinho desse assunto, sobre o micribioma. É um assunto que eu desconhecia.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi Ju...
    Adoro livros, artigos e filmes que retratam o funcionamento do corpo humano... No dia a dia, procuro manter uma alimentação saudável e equilibrada, mas de vez em quando é até gostoso 'dar uma derrapada'... rsrs... Gostei bastante da dica do livro e com certeza pretendo lê-lo em algum momento...
    Beijinhos...

    ResponderExcluir
  4. Não vou mentir que esse tipo e livro até seria útil ultimamente porque tô precisando mudar aí a dieta. Comer umas coisas mais saudáveis e tal, ver o que consigo substituir, o que faz bem, qual a melhor opção. Mas nossa, esse negócio de privar das comidas mais comuns é complicado heim! Se não der pra comer nem um arroz com feijão vou viver de água e fruta xD
    Aí nao dá. Também não vou muito com a cara de coisas tão radicais assim. Acho que o livro acaba sendo mais intersaante por mostrar o que seria melhor pro organismo, uma coisa mais do que funciona melhor e etc. Mais pra saber mesmo desse tipo de coisa.

    ResponderExcluir
  5. Olá! Com certeza é um livro útil e bastante interessante para quem sente necessidade de seguir esse estilo de vida e alimentação. Não é algo que me chama muito a atenção porque não é um assunto que eu gosto. Alimentação saudável ok, na verdade é algo meio natural para mim já, mas gosto de me sentir livre para comer o que eu gosto, claro que com moderação.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Ola, Achei bastante interessante esse livro, não sou adepta de uma alimentação saudável e equilibrada, tenho que mudar um pouco, mas não gosto de nada radical, tirar tudo de uma vez, comigo não funciona, mas é muito bom conhecer nosso organismo, gostei da Dica e se tiver oportunidade gostaria de ler o livro!!

    ResponderExcluir
  7. Ju!
    Era daquele tipo de pessoa que comia tudo que era porcaria e claro que meu intestino não suportava tanta eca...kkk Há dois ano faço acompanhamento com a nutricionista e endocrinologista e além de ter conseguido emagrecer 46kg, todo o funcionamento do corpo, pele e mente melhoraram 100% e por isso posso dizer que hoje sou adepta da alimentação equilibrada e saudável.
    Por isso, quando vejo um livro que traz dietas 'radicais' como esse, fico um tanto ressabiada, embora reconheça que algumas partes do livro sejam importantes, como conhecer nosso microbioma e as receitas que devem ser uma delícia!
    Que dezembro seja repleto de realizações e o final de semana cheio de luz e paz!
    “Dentre os mais dignos predicados de um homem está o de saber dizer a verdade.” (Renato Kehl)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA dezembro 3 livros + 2 Kits papelaria, 4 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  8. Olá Ju! Já quero esse livro pra ontem, sempre gostei de alimentação saudável, leio tudo que aparece sobre o funcionamento do organismo e o poder da alimentação.
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Olá, o que não falta são dietas ousadas que prometem resultados milagrosos, porém essa obra entrega não só uma receita pré-concebida da Dieta do Microbioma, mas também um guia informativo muito útil para quem irá levar as restrições adiantes. Beijos.

    ResponderExcluir
  10. Ju eu amei essa dica, adorando esse mundo de conhecimento...
    Ultimamente tenho procurado mto...
    Vou anotar aqui!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  11. Olá Ju! Como estudante de nutrição eu já anotei a dica do livro e quero muito ler. Realmente cuidar do corpo através da alimentação é crucial e as informações do autor devem ser bem valiosas. Eu também não sou muito fã de dietas restritivas, tudo é questão de equilíbrio. Concordo com você que não seria boa ideia excluir da alimentação dos brasileiros nosso sagrado arroz com feijão já que esses alimentos constituem a base da nossa alimentação e muitas vezes são os únicos alimentos na mesa de várias famílias. Acredito que todos devem ler o livro para ter uma visão mais ampla sobre o assunto. Beijos

    ResponderExcluir
  12. Tudo neste livro para mim e uma novidade, pois confesso que meu negocio e comer, sem querer saber o que esta sendo ingerido, sei que estou errada, e que isto de certa forma influência na minha vida, como você citou, no humor, cabelo, pele, entre outros, porém e algo que não faz parte da minha vida. Porém talvez no futuro mude minha perspectiva, pois claro não quero viver desta forma para sempre. Pretendo sim procurar nutricionista, para ver a melhor dieta que se encaixe no meu cotidiano, pois acho que estes livros nos ensina muito, porém não devemos seguir uma dieta da qual foge daquilo que gostamos, ou estamos acostumado a seguir, pois talvez não sera algo que ira nos beneficiar.

    SORTEIO NO AR, VENHAM PARTICIPAR: petalasdeliberdade.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Apesar de nos ajudar a ter uma alimentação mais saudável, não gosto desse tipo de leitura. Pra mim, é totalmente entediante, eu gosto de livros de ficção mesmo!

    ResponderExcluir
  14. Parece ser um livro bom e necessàrio para uma alimentação saudável. É sempre bom a gente saber o que comer e o que não devemos comer em exagero. Gostei muito.

    ResponderExcluir
  15. Oi Ju!
    Não vou dizer que sou uma pessoa saudável, mais como sempre tô brigando com a balança conheço várias dietas, essa eu já tinha visto e apesar de achar interessante, nem tentei, achei bem restritiva, e apesar de imaginar que a perda de peso seja rápida, tem coisas que não vale a pena.
    Sobre os elementos citados que não encontramos aqui, acredito que quase todas as dietas propostas por médicos de fora contenham isso, já vi produtos que nem sabia que existiam, rsrs. É uma leitura interessante de acompanhar, mas com um objetivo mais específico, gostei do livro.
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Acho bem interessante estes livros sobre alimentação, e é muito importante ter uma alimentação saudável, mas acabo não me interessando muito por este tipo de livro, mas quem sabe futuramente eu leia A Dieta do Microbioma.

    ResponderExcluir
  17. Livros assim não fazem muito Meu gênero sempre acabo abandonado a Leitura vou deixar essa sugestão de lado

    ResponderExcluir
  18. Eu entendo sua admiração por alimentação rs. Eu também sou assim desde que peguei um livro medicinal sobre frutas e os benefícios delas, fiquei empolgada para aprender mais sobre, porém alguns livros que encontro são muito voltado para dietas e perda de peso, infelizmente. Achei interessante esse livro pq concordo com o autor no sentido de que nossa alimentação é o que mais regula nossa saúde, claro que não elimina todos os problemas, mas já ajuda muito. Agora... eliminar arroz e feijão do prato?? minha vontade foi de falar "tá bom alice" pro autor kkkk. Acho que seria mais benéfico ir tirando aos poucos, até pq se a pessoa é acostumada a comer tal coisa, e tirar de uma vez só, corre o risco de voltar a velhos habitos alimentares e assim ficando mais dificil seguir o livro. Mas acho que o mais interessante desses livros é que cada pessoa pode criar alternativas acessíveis para que o autor propõe, claro, desde que não fuja muito rs

    ResponderExcluir
  19. Oi, Ju!!
    Sempre ando com meu lanche na bolsa para evitar de comer na rua alguma coisa gordurosa, na maioria das vezes levo frutas e algo que seja fácil de consumir. Nunca li nada sobre esse tipo de livro mas achei bem interessante, mas sinceramente não ficaria sem comer meu arroz com feijão.
    Bjoss

    ResponderExcluir
  20. Adorei ler um pouco sobre esse livro e saber que você pesquisa sobre alimentação. Atualmente estou cursando Nutrição e peguei a dica deste livro para mim. Gostei bastante da resenha, de suas opiniões bem fundamentadas com argumentos plausíveis e discussões em aberto. Amei!

    ResponderExcluir
  21. Preciso ser sincera e dizer que adoro comer! Mas adoro comer de quase tudo, comidas saudáveis e comidas não tão saudáveis assim, como hambúrguer, pizza, lasanha... Hmmmm, muito bom. Uma das coisas que eu achei legal nesse livro é a questão de ter receitas deliciosas e também sobre saber mais pelo microbioma. Mas sendo realista, eu não tenho intenção de começar um dieta assim, ainda mais tão proibitiva, claro que eu sinto um certo cansaço e outras coisas que foram citadas. Não é um livro que eu leria no momento.

    ResponderExcluir

Agradeço muito sua visita e peço que participe do blog, deixando um recadinho. Opiniões, idéias, sugestões, são muito importantes para fazer o blog cada vez melhor!
Assim que possível, retribuirei a visita.

Beijos, Julia G.