A Hora do Lobisomem - Stephen King

Sinopse: O primeiro grito veio de um trabalhador da ferrovia isolado pela neve, enquanto as presas do monstro dilaceravam sua garganta. No mês seguinte, um grito de êxtase e agonia vem de uma mulher atacada no próprio quarto. Agora,a cada vez que a lua cheia brilha sobre a cidade de Tarker’sMill, surgem novas cenas de terror inimaginável. Quem será o próximo? Quando a lua cresce no céu,um terror paralisante toma os moradores da cidade. Uivos quase humanos ecoam no vento. E por todo lado as pegadas de um monstro cuja fome nunca é saciada. Um clássico de Stephen King,com as ilustrações originais de Bernie Wrightson. (Skoob)
KING, Stephen. A Hora do Lobisomem. Editora Suma de Letras, 2017. 152 p.

A primeira vez que tive contato com esta história de Stephen King, foi através de um filme que passava na Sessão da Tarde na época do colégio, Bala de Prata. Nos créditos, descobri que era baseado em um livro e corri atrás para conseguir. Agora, apenas um par de anos mais tarde :), foi lançado este novo volume, ilustrado e com um capricho de fazer chorar.

Narrado em terceira pessoa, no mesmo tom de um contador de histórias, cada capítulo é um mês do ano e um ataque diferente que o lobisomem faz. Sempre em luas cheias, que o autor faz questão de explicar não seguir a padrão natural, mas forçar a coincidência com momentos importantes, como feriados e datas comemorativas, a criatura vai, aos poucos, aterrorizando e matando os habitantes de uma pequena cidade no interior dos EUA.

King não economiza nas descrições dos ataques, o que fica ainda mais visceral por causa das ilustrações das mortes em cada capítulo. Feitas com traços a lápis, ou imitando, elas combinam com o tom casual da narrativa. No fim do livro, somos brindados com mais cinco pinturas feitas por artistas diferentes das partes que eles mais gostaram da história. Estilos diferentes, proporcionam uma beleza e tornam a edição ainda mais primorosa.

A Hora do Lobisomem é aquele terror clássico juvenil, seguindo a tradição do monstro, inclusive com sua fraqueza quanto a balas de prata, por isso o título da adaptação cinematográfica. O livro é bem curto, quase um conto, e pode ser lido sem qualquer pausa. E, como sempre, King traz a salvação nas mãos do mais improvável herói, o que torna a sensação de nostalgia ainda maior.

Divertido, curioso, é uma obra indispensável na estante de qualquer leitor, que, após ser lida, deixa uma vontade imensa no leitor de procurar por mais histórias do gênero. Infelizmente, vai ser difícil de encontrar, ainda mais que os lobisomens de hoje em dia, ficam correndo de tronco nu por florestas onde vivem fadas que são confundidas com vampiros. ;)​
Carl
Carl

17 comentários:

  1. Achei interessante o terror de cada mês ter um ataque diferente desse lobisomem e toda a tensão que isso deve deixar nas pessoas. Ver os ataques sendo narrados daquele jeito do autor de deixar a gente bobo é outra coisa que chama atenção. Com as ilustrações deve ser ainda mais legal. E por ser pequeno é bem legal de poder ler quando bate uma ressaca ou quer algo mais rápido. Gostei dele.

    ResponderExcluir
  2. Preciso dizer que nunca li nada do King, apesar de ler comentários maravilhosos sobre o autor.
    Mas eu sou medrosa, e não leio terror nem se me oferecessem aquela biblioteca incrível da Alemanha. Tá, nesse caso eu abriria uma exceção.
    Fiquei surpresa em saber que tem um lado divertido, nunca imaginei que histórias de terror pudessem ser assim.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Olá Carlos! Eu gosto muito de histórias que abordam o sobrenatural, mas acho que esse livro me fará temer mais os lobisomens, pois é bem sangrento, e não curto muito terror. Vi que o livro é em capa dura com relevo, um atrativo a mais. Beijos

    ResponderExcluir
  4. Esta e uma edição lindíssima, que enche meus olhos, porém infelizmente não e uma estória, principalmente deste autor que me cative ou me chame a atenção, até pelo fato de se trata de um conto, uma leitura rápida, gosto desta premissa que envolve o sobrenatural, com lendas de lobisomem, mas esta obra infelizmente me despertou interesse ao ponto de querer lê-la.

    ResponderExcluir
  5. Olá, eu sou desses que leria até um rabisco feito por King, pois sou apaixonado por sua escrita! Aqui o autor consegue entregar ao leitor uma história envolvendo um dos seres mais cultuados com lendas ao redor do mundo, num plot inovador. King mostra que não precisa de muitas páginas para construir uma história crível. Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Ola!!
    Adoro livros de terror, e gosto muito dos livros do Stephen King, adorei a capa, muito legal o King não economizar nas descrições do ataques do lobisomem e adorei ter ilustrações das mortes nos capítulos, Quero muito ler , já esta na lista dos desejados!!!

    ResponderExcluir
  7. Ainda não li nem um livro do Stephen King, mas sempre leio muitos comentários positivos referente aos livros dele, a diagramação do livro parece estar bem caprichada, gosto de livros com ilustrações. Acabei ficando muito curiosa para ler este livro após ler esta sua resenha, pretendo ler A Hora do Lobisomem em breve.

    ResponderExcluir
  8. Olá Carlos,

    Não li nada do autor ainda e isso é um pouco frustrante, espero quebrar essa barreira e esse livro seria uma boa pedida...abraço.

    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Vindo do Stephen King é até estranho ver um livro de apenas 150 páginas Mas eu achei cedo são tão linda e eu fiquei chateada porque essa edição foi lançada um dia depois de eu comprar uma edição normal

    ResponderExcluir
  10. Oi, Carlos! Recentemente presenteei meu marido, que é fã de SK, com esse livro, mas eu mesma ainda não tive a oportunidade de ler. As ilustrações são realmente lindas e toda a diagramação e edição estão muito caprichadas. Nunca fui muito fã de lobisomens, mas não nego a vontade de conhecer a história, rs.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  11. Ei Carl!
    Não tem como um livro do King não ser bom, né?
    Adoro história com lobisomens e se tem mesmo tanta carnificina como diz, deve escorrer sangue pelas páginas, do jeitinho que gosto.
    Quero descobrir quem é esse danado que anda aterrorizando a pequena cidade.
    Um domingo abençoado na paz do Senhor e FELIZ NATAL!
    “Celebrar o Natal é crer na força do amor, é isto que transforma o homem e o mundo. Feliz Natal!” (Desconhecido)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA dezembro 3 livros + 2 Kits papelaria, 4 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  12. Oii
    King é mestre né? Não li "A hora do lobisomem" ainda, mas vi algumas fotos e percebi como os traços dos desenhos dá uma aterrorizada no leitor seguindo a história.
    Interessante como ao mesmo tempo que ele segue os pontos clássicos de lobisomens ele muda adaptando para o personagem que ele criou, tô bem curiosa por esse livro.
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Não sabia que tinha o filme, fiquei com vontade de assistir, quero esse livro a edição esta um arraso. Com as ilustrações deve ter ficado bem assustador e com as cenas bem descritas tambem.

    ResponderExcluir
  14. Oi, Carlos!!
    Também assisti esse filme só que não sabia que era baseado num dos livros de Stephen King, mas já tem um bom tempo que li esse livro e amei!!
    Bjos

    ResponderExcluir
  15. Olá! Todos os livro do Stephen King estão na minha lista de leitura, principalmente esse, pois apesar deu não ser super fã de terror sempre gostei de histórias com bruxas vampiros e lobisomens, lembro do filme Bala de Prata.
    Bjs

    ResponderExcluir
  16. Mas um ano está acabando e o que eu não estou fazendo? Pois é, lendo um livro do Stephen King. Preciso mudar isso? Preciso. Não sabia que o livro é curtinho assim, só 152 páginas? Deve até dar um gostinho de quero mais. Legal saber que tem ilustrações diferenciadas. Só pela foto já consigo perceber que a edição está linda. Vou dar uma folheada nele quando eu estiver na livraria.

    ResponderExcluir
  17. Esse livro é brutal mesmo, não é? Se você apertar, escorre sangue. Curto muito a escrita do King, por isso corri pra comprar meu exemplar desse livro assim que lançou, mas comprei em ebook e perdi toda a beleza dele. O fato do desenrolar da história ser por meses do ano, onde cada mês é protagonizado por um ataque me foi o que mais me contagiou. Espero ler mais livros do King.

    ResponderExcluir

Agradeço muito sua visita e peço que participe do blog, deixando um recadinho. Opiniões, idéias, sugestões, são muito importantes para fazer o blog cada vez melhor!
Assim que possível, retribuirei a visita.

Beijos, Julia G.