Por trás de seus olhos - Sarah Pinborough

Sinopse: Não confie neste livro. Não confie nestas pessoas. Não confie em você.
Louise é mãe solteira, trabalha como secretária e está presa à rotina da vida moderna: ir para o escritório, cuidar da casa, do filho e tentar descansar no tempo livre. Em uma rara saída à noite, ela conhece um homem no bar e se deixa envolver. Embora ele se vá logo depois de um beijo, Louise fica muito animada por ter encontrado alguém.
Ela só não esperava que seu novo e casadíssimo chefe seria o homem do bar. Apesar de ele fazer questão de logo esclarecer que o beijo foi um equívoco, em pouco tempo os dois passam a ter um caso. Em uma terrível sequência de erros, Louise acaba ficando amiga da esposa do amante. E, se você acha que sabe para onde esta história vai, pense de novo, porque Por trás de seus olhos não se parece com nenhum livro que já tenha passado por suas mãos. À medida que é arrastada para a história do casal, Louise acaba com mais perguntas que respostas e a única coisa certa é que algo naquele casamento está muito, muito errado.
Em Por trás de seus olhos, best-seller do Sunday Times e do The New York Times, Sarah Pinborough não só reinventa o tradicional triângulo amoroso, como o vira do avesso e de ponta-cabeça, numa trama “com tantos jogos mentais que você vai começar a se perguntar se esse triângulo tem mesmo três lados”, como destaca Josh Malerman, autor de Caixa de pássaros. (Skoob)

Livro recebido em parceria com a Editora.
PINBOROUGH, Sarah. Por trás de seus olhos. Editora Intrínseca, 2017. 352 p.

Já leu um livro louco a ponto de fritar seu cérebro e te deixar sem saber o que pensar por muito tempo de tão chocado que você ficou? Se sua resposta for sim, repense esse conceito, porque tudo que achei louco antes de ler esse livro na verdade era bem lightPor trás de seus olhos, de Sarah Pinborough, é esse tipo de livro, que você precisa ler com a mente bem aberta para gostar, porque ele ultrapassa todos os limites da racionalidade e até da realidade. É genial, sim, mas é destrutivo, e estou em conflito sobre ele ainda.

Não quero contar muito sobre a trama, porque o que a torna tão instigante é, definitivamente, o elemento surpresa; mas preciso pincelar uma ou outra coisa para poder comentar o que de fato senti ao ler esse livro. A história começa com um triângulo amoroso - e não, não pense que há clichê, porque não há: David e Adele são casados, e Louise se vê envolvida de forma irremediável com os dois. Ela se tornou sua amiga. Ele se tornou seu amante.

Os capítulos se alternam, em primeira pessoa, entre Adele e Louise, e em alguns momentos há ainda outros trechos para contar acontecimentos do passado. Todos são capítulos curtos, então é fácil passar da metade do livro sem perceber. No início, ele é apenas um thriller - com suspense, muita coisa não explicada e uma dualidade indecifrável dos personagens. Louise é mais transparente, mas David e Adele são instigantes e, na mesma medida, amedrontadores, já que não sabemos qual deles tem algo a esconder.

"[...] Mas o encontro com o homem-do-bar me fez lembrar de como era bom sentir algo. Como mulher. Eu me senti viva. Até pensei em voltar lá e ver se ele retornaria para me encontrar, Mas, é claro, a vida não é uma série romântica. Ele é casado. E eu fui uma idiota."

Em algum momento do livro, quase discretamente, algo muda. É um pouco confuso, porque, do nada, toda a perspectiva sobre a obra é alterada, tanto que comentei no Instagram que tive a impressão de que o livro tinha mudado de gênero no meio do caminho. Percebo agora que haviam indícios sobre essa revelação desde o começo, mas foi fácil ignorá-los, até o momento em que a autora tornou isso impossível.

Com toda a certeza do mundo, posso dizer que ninguém conseguirá imaginar o final trazido pela autora. É atordoante, ilusório e muito, muito revoltante. Por trás de seus olhos não é uma leitura fofa e de aquecer o coração; tem mais a ver com loucura e com manipulação. Os personagens se manipulam o tempo todo e nós também somos manipulados pela autora durante o livro. Não gostei nadinha da forma como a autora fechou a história, mas preciso ser sincera e dizer que foi um final bem excêntrico e fascinante. É aí que está o conflito de que falei no início da resenha.

"A verdade é diferente para cada um."

Por isso tudo, acredito que quem iniciar a leitura com a mente aberta terá uma grande chance de gostar do livro, porque ele é definitivamente surpreendente. Fiquei algum tempo em dúvida sobre ser um livro muito bom, ou sobre me sentir traída pelo twist que a autora criou; fiquei em choque por um bom tempo. Agora, alguns dias depois de finalizar a leitura, concluí que é sim um livro muito bom e definitivamente uma das leituras mais instigantes de 2017.

Ju
Ju

Apaixonada pela leitura desde a infância, tantos livros lidos que é impossível quantificar. Alguém que vê os livros como uma forma de viajar o mundo e lugares mais incríveis que possam ser criados pela imaginação, sem precisar sair do lugar. Tem o blog como uma forma de dividir experiências e, principalmente, as emoções que as leituras despertaram, para compartilhar idéias e aproveitar sugestões de leitura, envolvendo mais e mais pessoas em um mundo onde a imaginação não tem limites.

18 comentários:

  1. Já quero este livro, primeiro pois e necessário embarcar nesta leitura, com a mente totalmente aberta, já que se trata de um livro que mexe com as nossas mentes ao ponto de nos enganar nos manipulando, e iludindo. Além de que esta obra te surpreendeu, e eu também quero ser surpreendida, por isto este e mais um livro que vai para a minha lista de desejados.

    ResponderExcluir
  2. Olá, em meio a tantas obras genéricas aqui somos presenteados com algo ousado e extremamente bem feito. Essa resenha definitivamente me instigou a ler o livro, que promete deixar o leitor no chão com seu conteúdo. Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Uau, que sinopse.

    Não, não me lembro de ter lido nenhum livro louco a esse ponto.

    Uma história um tanto confusa na minha opinião, não é uma leitura que me agrade e desperte grandes interesses. Não sou fã de suspense, então já teria uma dificuldade para abrir a mente e fazer esta leitura.

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Adoro uns livros que deixam a gente bobo com o que leu, já me deixou interessada. E que louco ele mudar assim de ritmo no meio do caminho. Deve deixar a gente perdido mesmo, mas gostei dessa coisa da surpresa, de como isso dá uma confusão. E se tiver um final tão inimaginável parece ainda melhor. Pode vir revolta e pode vir manipulação! Adoro ser surpreendida.
    Gostei desse livro ^^

    ResponderExcluir
  5. Eu já tinha visto este livro, mas ainda não tinha lido nada sobre ele, após ler sua resenha acabei ficando curiosa para ler esta história, ainda não li nada do estilo deste livro, em que a história ultrapassa todos os limites de racionalidade e até realidade, fiquei curiosa para saber qual o final deste livro, e conferir a história então pretendo ler Por trás de seus olhos.

    ResponderExcluir
  6. Olá Ju! Definitivamente esse livro é bem desafiador. Embora eu nuca tenha lido algo desse estilo mais psicológico me senti atraída pela história. Sei que é difícil fazer a resenha sem dar spoilers mas todo esse mistério é angustiante. Gosto de finais surpreendente e imprevisíveis como o do livro. É incrível como os autores deixam mensagens subliminares no decorrer da trama mas somos tolos demais para notar. Beijos

    ResponderExcluir
  7. Olá Ju,

    Vi muita divulgação desse livro mas ainda não tinha lido nenhuma resenha, gostei demais de saber um pouco da história e com certeza vai para a minha lista...bjs.

    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá, é a primeira resenha que lei desse livro e já me conquistou, adoro livros que me deixar sem saber o que pensar e em conflito com a história, fiquei curiosa com o final do livro e de quem é o segredo de David ou Adele e que segredo é esse!! Quero muito ler o livro!!

    ResponderExcluir
  9. Comecei a ler esse livro e acabei abandonando achei história um pouco confusa e me perdi no desenrolar dela

    ResponderExcluir
  10. Bom, não deu pra entender muito do que o livro se trata... Quero ler pra descobrir! Mas, deve ser muito instigante!

    ResponderExcluir
  11. Oi Ju. Detesto esse tema que envolve traição, amantes, me sinto realmente "ofendida" e geralmente crio uma resistência contra a história logo de cara. Mas já que o livro é tão cheio de surpresas e plot twists fiquei interessada. Não é tão comum hoje em dia (infelizmente) ler tramas que fecham de maneira inteligente e inesperada, que manipulam o leitor como você disse. Acho que vale a pena tentar.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  12. Ju!
    Fujo também dos triângulos amorosos, porém aqui, parece que ele tem um sentido, embora deixe o leitor na dúvida até o final.
    Se a trama é criativa, surpreendente e bizarra, já fiquei interessada, ainda mais por saber que o final foge dos padrões normais dos termos policiais.
    Um domingo abençoado na paz do Senhor e FELIZ NATAL!
    “Celebrar o Natal é crer na força do amor, é isto que transforma o homem e o mundo. Feliz Natal!” (Desconhecido)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA dezembro 3 livros + 2 Kits papelaria, 4 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  13. Oi Ju
    Uau, que surpreendente. A princípio o livro não me chamaria atenção nenhum, mas depois dessa sinopse e dessa resenha me peguei curiosa para saber mais desse triângulo amoroso e descobrir os segredos dos três. Tenho a impressão que todos os personagens escondem segredos, e quero saber como eles vão alterar a vida um do outro. Mais um pra lista!
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Intrigante esse livro fiquei curiosa em ler, parece ser uma leitura que envolve, fiquei imaginando que surpresa é essa que o livro reserva, mas esse triângulo amoroso me desanimou, odeio rs.

    ResponderExcluir
  15. Oi, Ju!!
    Fiquei bem curiosa com essa estória tão instigante!! Sem dúvida é um livro bem interessante e envolvente!! Amei a indicação!!
    Bjoss

    ResponderExcluir
  16. Olá Ju! Já estava bastante interessada em ler esse livro só pela sinopse, e agora depois de ver essa resenha fiquei ainda mais curiosa em conferi essa história que parece mesmo ser surpreendente!
    Bjs

    ResponderExcluir
  17. Esse livro é misterioso, instigante e com uma resenha dessas fica difícil não querer ler. Quero saber tudo que há de genial nesse livro. Sua resenha me deixou mais curiosa e uma coisa que esse gênero realmente faz comigo é me deixar doida, eu fico vibrando a cada revelação, confusa. Provavelmente deve até ser engraçado pra quem está vendo de fora. Já quero conhecer a Adele e a Louise. E será que eu vou detestar o David? Será que vou xingar todos? Ou gostar de todos? Só lendo pra saber.

    ResponderExcluir
  18. Primeira resenha que leio sobre este livro, e confesso que desde seu lançamento sua sinopse e sua capa já me chamaram a atenção! Uma historia completamente diferente do que já vi e personagens que já intrigam a gente de cara! Já esta mais do que adicionado a lista de desejados.

    ResponderExcluir

Agradeço muito sua visita e peço que participe do blog, deixando um recadinho. Opiniões, idéias, sugestões, são muito importantes para fazer o blog cada vez melhor!
Assim que possível, retribuirei a visita.

Beijos, Julia G.