Troféu Literário 2017 #4: As sensações


Ei pessoal, já estamos na penúltima postagem do Troféu Literário, logo chegaremos ao fim. Estão gostando das minhas retrospectivas? Espero que sim, porque estou adorando trazer e relembrar alguns livros que li em 2017. 

Como já comentei nas outras postagens, o Troféu Literário 2017 é uma retrospectiva criada pelo blog Além do Livro, junto com o Insta @ka_indica, e a categoria de hoje são as sensações. Se quiserem conferir as resenhas dos livros citados, é só clicar nas imagens.

O beijo que me fez suspirar


Para ser sincera, em 2017 fui toda suspiros com beijos apaixonados! Adoro um romance bem desenvolvido, daqueles que nos fazem sentir aquela paixão junto com os personagens e ver o sentimento crescer, como se nós mesmos também vivêssemos cada momento. Suspirei muito com Lara Jean e Peter, de Agora e para sempre, Lara Jean, por exemplo. Porém, optei por colocar Henry e Taylor como vencedores dessa categoria exatamente porque consegui me conectar muito com os personagens.

O trecho que mais me marcou


É difícil citar apenas um trecho como um que mais me marcou, pois eu sempre anoto quotes dos livros que, em geral, posso levar como ensinamento para a minha vida. Um exemplo é Um verão para recomeçar, que citei na categoria acima, porque é cheio de reflexões e ensinamentos lindos. Mas neste tópico optei por escolher um trecho de A vida que enterramos que pode servir muito bem como algo a levar para a vida:

"[...] Naquele dia, decidi viver a vida em vez de apenas existir. Se eu morresse e descobrisse o paraíso do outro lado, isso seria muito bom, muito legal. Mas se eu não vivesse a minha vida como se já estivesse no paraíso, morresse e encontrasse apenas o nada, bem... eu teria desperdiçado a chance. Eu teria desperdiçado a minha única oportunidade de estar vivo."

A história que mais me inspirou


Felizmente, 2017 foi um ano cheio de leituras incríveis, então poderia encaixar quase uma dezena de livros aqui. Optei por Nossas Noites por ser um livro diferente, que trata de solidão, de preconceito e de afeto, e que com certeza vai emocionar, independente da idade.

O livro que acabou com as minhas lágrimas


Quem já leu Kristin Hannah sabe que é impossível escapar ileso de um dos livros dela, então não poderia ser outra autora a ocupar essa posição no Troféu Literário. O livro que mais me arrancou lágrimas em 2017 foi O caminho para casa.

A trama que me causou arrepios


Para ser sincera, não li nenhum livro assustador a ponto de ficar arrepiada, mas acho que um dos mais sombrios que pude ler esse ano foi Piano Vermelho, de Josh Malerman. Gostei da história criada pelo autor e dos mistérios que ele inseriu na trama, uma pena que optou por não explicar tudo ao final da obra.

O livro que me deixou mais curioso 


Sou curiosa por natureza, mas se teve um livro que realmente me instigou a buscar por respostas em 2017, esse foi Matéria Escura. Fiquei tão envolvida pela história que li tudo em uma tarde, e o livro se tornou um dos meus favoritos do ano. ♡

A obra que me fez gargalhar


Romances de época geralmente são ótimos para arrancar umas risadas, mas percebi que Eloisa James tem um dom especial para isso. Adoro as tiradas que ela insere em seus enredos e, por isso, Quando a Bela domou a Fera está aqui.

A história da qual eu sinto mais saudades


Para responder essa questão, dei uma olhada na minha lista de leitura para ver qual livro me provocava mais esses sentimento de saudades, e percebi que era Caraval. Amo histórias de fantasia, mas amo mais ainda quando essa história consegue me fazer amar e odiar na mesma medida, e Caraval conseguiu fazer exatamente isso. Se tivesse mais tempo, provavelmente faria a releitura da obra, agora na versão física, que já está na minha estante.

O crime que me pegou de surpresa


Não dá para falar muito se eu quiser evitar spoiler, mas a solução do crime de Quem era ela realmente me pegou de surpresa.



E vocês, quais já leram ou gostariam de ler?
Ju
Ju

Apaixonada pela leitura desde a infância, tantos livros lidos que é impossível quantificar. Alguém que vê os livros como uma forma de viajar o mundo e lugares mais incríveis que possam ser criados pela imaginação, sem precisar sair do lugar. Tem o blog como uma forma de dividir experiências e, principalmente, as emoções que as leituras despertaram, para compartilhar idéias e aproveitar sugestões de leitura, envolvendo mais e mais pessoas em um mundo onde a imaginação não tem limites.

24 comentários:

  1. Oi Ju :)
    Tô amando essa retrospectiva..
    Alguns dos livros citados eu li as resenhas e sei que você adorou. "A vida que enterramos" tem um enredo todo original, é um livro que fiquei bem curiosa pra ler. "Quem era ela", eu ouço falar tão bem desse livro, do suspense dele, melhor ainda quando pega o leitor de surpresa.
    Não sei como conseguiu escolher um livro para a categoria de "o beijo que te fez suspirar" eu quebraria a cabeça, rsrs.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Eu li o livro quando a Bela domou a Fera Inclusive eu ganhei ele não sorteio no clube de romance de época e eu adorei o livro Só fiquei um pouco chateada porque ele era o segundo de uma série da Eloísa James que só foi lançado o primeiro porque foi na época do lançamento do filme da Bela e a Fera mas eu adorei a história e foi um dos romances de época que eu mais adorei hein 2017

    ResponderExcluir
  3. eu to amando essas postagens do trofeu literário, eu tbm gosto de pegar quotes dos livros como ensinamentos e coisa que da para aplicar em nossa vida!!! Amo livros que nos rendem booas risadas e tenho muita vontade de ler quando a bela domou a Fera, amo romances de época e tenho muito interesse nesse!

    ResponderExcluir
  4. Olá Ju! Ainda não li nenhum desses livros, mas todos já estão na lista de leitura, provavelmente o primeiro desses que irei conferi será Quando a Bela domou a Fera , curto muito uma releitura de contos de fadas.
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Oi, Ju.

    Como eu estou fascinada por livros de mistérios/crimes e thrillers, "Quem Era Ela" é um dos meus próximos livros a ser lido... Bem como "A Vida Que Enterramos". Ainda mais agora, depois da sua indicação!

    ResponderExcluir
  6. Oi Ju!!
    Adorando as postagens do Troféu Literário 2017, os livros são lindos e já estão na minha listinha, espero conseguir ler o mais breve possível.
    Bjs!!

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Oi Ju, eu também adoro romances bem desenvolvidos, desses livros que você citou eu não li nenhum ainda, mas alguns deles estão na minha lista de leitura do skoob como A vida que enterramos, Caraval e Piano Vermelho. O Josh Malerman pra min também não explicou o final de Caixa de Pássaros fiquei curiosa pra saber qual era a origem das criaturas e tal mas pra min foi um ótimo livro e com certeza Piano Vermelho também vai ser. Amei o post bjs.

    ResponderExcluir
  9. Olá! Quem era ela tá na minha lista, desde que vi uma resenha do livro, fiquei curiosa para conferir a leitura. Quando a bela domou a fera é uma leitura gostosa de fazer, ainda mais que é a minha história favorita das princesas. Ainda não conferir os outros livros, mas sem dúvida estão na minha lista.

    ResponderExcluir
  10. Suspirei com suas escolhas também, então vamos lá: Quando a Bela domou a fera está na minha listinha, só vejo o pessoal comentando que a autora soube criar uma historia incrível e inserir o conto de fadas de forma única.
    Os outros livros que tô super curiosa é Piano Vermelho e Materia Escura, gosto de um mistério, e mesmo os dois tendo temáticas diferentes esse negocio de querer buscar respostas numa história me deixa muito vidrada na história sempre, então acho que iria gostar.

    ResponderExcluir
  11. Olá Ju!
    Ainda não tive a oportunidade de ler nenhum dos livros citados, mas gostaria muito de ler Quando a Bela domou a fera e Piano Vermelho!!

    ResponderExcluir
  12. Ainda não li nenhum desses, mas quero muito ler A vida que enterramos, Materia escura, Quando a bela domou a fera, Caraval e Quem era ela, quase todos rs. Piano vermelho me decepcionei com um livro do autor então não tenho vontade de ler outro ainda mais que faltam respostas no final isso não me agrada.

    ResponderExcluir
  13. O único livro que eu li é Quando a Bela Domou a Fera, e amei esse livro, e também me diverti muito com ele, estou doida pra ler o próximo livro. Estou querendo muito ler A vida que enterramos, De Volta Para Casa e Piano Vermelho.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Não li nenhum desses, infelizmente, mas estou louca pelo Quando a Bela domou a fera e O caminho para casa! Mas o beijos que me fez suspirar e a historia que deixou saudades foi Mr.ROmance, com certeza superou todas minhas expectativas!

    ResponderExcluir
  15. Oiee!
    Amei o tema Sensações, nunca tinha visto nada parecido.
    Desses livros os que já ouvi muitos elogios foram: Carnaval e Piano vermelho, principalmente esse último, ele até foi pra minha lista de desejados. Já Quando a Bela domou a fera é um que desde que vi a capa me apaixonei de cara, ainda não li, mas com certeza pretendo.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  16. Ju!
    Infelizmente não li nenhum dos livros citados, mas bem gostaria de ler todos, principalmente Nossas noites e Quando a Bela domou a Fera, amo as releituras da Bela e a Fera e dizem que esse livro é maravilhoso.
    Novo Ano repleto de realizações!!
    “Meta para o Ano Novo? Ser feliz!” (Desconhecido)
    cheirinhos
    Rudy
    1º TOP COMENTARISTA do ano 3 livros + Kit de papelaria, 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  17. Oie
    Eu estou com bastante vontade de ler Um Verão para Recomeçar, Piano Vermelho e Caraval. Eu já li O Caminho para casa, e esse livro também acabou comigo, chorei muito com ele! Já li também Quando a Bela domou a Fera e também adorei esse livro, ele é super perfeito <3
    Bjss ^^

    ResponderExcluir
  18. Olá Ju!!!
    Mulher então podemos trocar várias figurinhas, pois sou uma romântica incurável e me envolvo com tantos romances que fica difícil escolher também aqueles beijos e casais que me marcaram.
    além disso, tenho a mesma mania que você de marcar quotes em livros e isso porque muitos me encantam e me dão uma certa lição.
    Gostei dos livros que escolheu ^^

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Quero muito ler caraval, ganhei o livro e ainda não o li e também quando a bela domou a fera, são os livros mais esperados para leitura em 2018. Acho que não conseguiria escolher um livro apenas para "o beijo que me fez suspirar" tive muitos rsrsr

    ResponderExcluir
  20. Nossa, um livro que acabou comigo foi Dançando Sobre Cacos de Vidro, da Ka Hancock. Essa história me desestabilizou! Primeiro eu chorei, depois ri, queria ser amiga dos personagens, depois chorei mais ainda, ri mais um pouco e do meio pro fim eu só chorava. Chorava feito uma louca, de cabeça e olhos doerem, rosto inchar... Minha mãe chegou a perguntar se tava acontecendo alguma coisa na minha vida hahahahaha

    ResponderExcluir
  21. Olá!
    Nossa, quanto livros bons!
    Eu quero muito ler Matéria escura, Quando a bela domou a fera, piano vermelho e muitos outros que você citou. São livros muito bons!

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir
  22. Oi, Ju!
    Estou gostando de acompanhar as suas retrospectivas, e claro, anotando as dicas de leitura.
    Em relação As sensações, não vejo a hora de ler A vida que enterramos, amei o quote escolhido!
    Nossas Noites está na minha lista de leitura mas ainda não tive a oportunidade de ler, quem sabe futuramente?!... Outro que também quero ler é Matéria Escura, estou bem curiosa em relação aos mistérios na história.
    Quando a Bela domou a Fera também me fez gargalhar em 2017, ele foi o meu romance de época favorito! ❤
    Abraços!

    ResponderExcluir
  23. Muito bons os tópicos, gostei demais das suas percepções das leituras.
    Quero muitooooo ler O Caminho para casa e Quando a bela domou a fera.
    beijinhos.

    ResponderExcluir
  24. Tô amando ver os melhores e piores de 2017. Eu estou louca para ler Quando a bela domou a Fera, vi vários elogios positivos,amo o gênero e espero ler o mais breve possível.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir

Agradeço muito sua visita e peço que participe do blog, deixando um recadinho. Opiniões, idéias, sugestões, são muito importantes para fazer o blog cada vez melhor!
Assim que possível, retribuirei a visita.

Beijos, Julia G.