Os Garotos Corvos - Maggie Stiefvater

Todo ano, na véspera do Dia de São Marcos,­ Blue Sargent vai com sua mãe clarividente até uma igreja abandonada para ver os espíritos daqueles que vão morrer em breve. Blue nunca consegue vê-los — até este ano, quando um garoto emerge da escuridão e fala diretamente com ela. Seu nome é Gansey, e ela logo descobre que ele é um estudante rico da Academia Aglionby, a escola particular da cidade. Mas Blue se impôs uma regra: ficar longe dos garotos da Aglionby. Conhecidos como garotos corvos, eles só podem significar encrenca. Gansey tem tudo — dinheiro, boa aparência, amigos leais —, mas deseja muito mais. Ele está em uma missão com outros três garotos corvos: Adam, o aluno pobre que se ressente de toda a riqueza ao seu redor; Ronan, a alma perturbada que varia da raiva ao desespero; e Noah, o observador taciturno, que percebe muitas coisas, mas fala pouco. Desde que se entende por gente, as médiuns da família dizem a Blue que, se ela beijar seu verdadeiro amor, ele morrerá. Mas ela não acredita no amor, por isso nunca pensou que isso seria um problema. Agora, conforme sua vida se torna cada vez mais ligada ao estranho mundo dos garotos corvos, ela não tem mais tanta certeza. (Skoob)
STIEFVATER, Maggie. Os Garotos Corvos. A Saga dos Corvos #1. Verus, 2013. 376 p.


O livro conta a história a partir de vários pontos de vista e a trama gira principalmente em volta da procura de um rei galês que está adormecido e enterrado na linha ley, que são linhas poderosas com muita energia; e o rei concederá um desejo a quem acordá-lo. Dentre os quais o busca, há Gansey, Adam, Ronan e Noah, os garotos corvos, e Blue.

Em Os Garotos Corvos, há três partes principais, em que todo o resto órbita. Primeiro, a procura pelo rei adormecido, em que Gansey é obcecado. Segundo, o fato de que a família de Blue é composta por médium, verdadeiros médiuns que enxergam coisas, e eles viram que ela matará sua alma gêmea quando a beijar. E, por último, Blue é a única na família que não vê nada, embora tenha a estranha capacidade de amplificar os poderes dos outros, contudo no dia de São Marcos, em que se pode ver os mortos do ano, ela enxergou Gansey, o que só pode significar que ela o matou ou ele é sua alma gêmea e o beijou. De qualquer forma, Gansey morrerá em um ano.

"-Coincidência? - perguntou Ronan. - Acho que não.
A intenção era que isso soasse sarcástico. Gansey havia dito tantas vezes 'Eu não acredito em coincidências' que ele não precisava mais repetir."

Eu odeio de paixão livros com triângulos amorosos. Eu comecei a ler Os Garotos Corvos há um tempo e desisti, porque, adivinhe: triângulo amoroso. A notícia de uma série e posts no tumblr me convenceram a dar uma chance novamente e obrigada por isso. Se vocês forem como eu e odiar esse elemento narrativo, é só ignorar, porque não é nada tão óbvio e irritante, embora esteja lá, sutilmente;. Para mim, foi mais um pensamento secundário de quem é o amor verdadeiro de Blue, quem ela beijará e, se não for Gansey, como ela o matará. Eu gosto dessa coisa melodramática de uma bela adormecida ao contrário, então posso facilmente reconsiderar o triângulo amoroso. Ainda mais levando em conta que eu tenho spoilers na manga.

Os personagens são maravilhosos e cada um é tão único que não tem como não se ligar a um só. Ou dois. Ou todos. Eles são apaixonantes. Blue é teimosa e corajosa e eu adorei ela, meu santo e o dela se bateram de primeira; Adam é orgulhoso e trabalhador, lutando para permanecer fiel ao seus princípios enquanto luta para ser mais; Ronan tem uma escuridão dentro dele que eu só quero cavar mais fundo, descobrir a luz nesse garoto no próximo livro, porque ele parece fantástico; Gansey... Gansey, Gansey é um garoto-homem realmente, não existe tempo melhor, é um velho preso no corpo de um jovem, com uma tristeza tão grande dentro de si, tanto peso em seus ombros; e Noah, abençoado e silencioso Noah, que é tão calmante e maravilhoso, que é claro que ele tem algo trágico como fundo.

"De três maneiras diferentes, ele (Gansey) havia conquistado os amigos, dias, semanas ou meses antes, para que, quando chegasse a hora, todos o seguissem aonde quer que ele fosse."

A escrita de Maggie Stiefvater é encantadora, eu não sei nem como começar a falar sobre. Ela dar uma informação que não vai acontecer agora e eu só queria saber quando iria chegar nela, como iria chegar, porque a longo prazo tal acontecimento faz sentido, todavia imediatamente não e eu sou uma pessoa sedenta por mais. A autora sabe como te prender, jogando esses pedaços e te amarrando na trama.

Além de que, tudo passa tão rápido, que eu terminei o livro querendo o próximo. Estou entre lê-lo agora, nesse instante, o quanto antes, ou não, dar uma pausa e passar para outro. Eu provavelmente vou ler o mais rápido possível, porque eu quero saber o que acontece.
Yuki Kurohime
Yuki Kurohime

9 comentários:

  1. Parece ser muito envolvente essa história. Se eu fosse você, já corria ler o próximo livro!

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá! Esse livro já está na lista de leitura faz tempo, história com triângulos amorosos não me incomoda não, cada resenha que vejo dele me deixa ainda mais curiosa em conferi essa história.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Eu ainda não li essa série, mas sei que preciso. Todo mundo fala bem,todos dizem que a pegada desse livro é bem diferente do que a Maggie costuma escrever.Dizem que ela coloca no papel num nível assustador. Você vê as cores das quais ela fala, sente os cheiros que ela escreve e se teletransporta para os lugares que ela menciona. Num momento você está na fila do banco segurando um livro e no outro está num bosque verde-esmeralda com árvores escuras que falam latim, num momento está estirado na sua cama começando uma leitura preguiça enfim me descreveram o livro numa grande aventura mental também...kkkk

    ResponderExcluir
  4. Acabei lendo este primeiro livro(peguei emprestado) tem um bom tempo e não vejo a hora de poder ler os demais livros da série!
    Sem sombra de dúvidas, a autora criou não só um cenário único, mas personagens também. A carga emocional de cada um deles, é ímpar e fica impossível não querer chegar ao fim do livro para saber o que mais terá!!!
    Beijo

    ResponderExcluir
  5. Oie
    Nossa, sua resenha me deixou bem curiosa pelo livro. Gostei do enredo e acho que seria o tipo de leitura que me agradaria. Ando lendo pouco do gênero. Acho linda esta capa.

    Beijinhos
    https://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Não curto histórias contadas a partir de vários pontos de vista, e assim como você também DETESTO triângulo amoroso, se sei antecipadamente que o livro gira em torno de um triângulo amoroso eu não leio e qualquer interesse que eu tinha pelo livro ao descobrir que ele possui triângulo amoros meu interesse é anulado, é sempre assim... E mesmo você dizendo que esse elemento narrativo está presente de forma sutilmente prefiro não arriscar a leitura de Os Garotos Corvos. Abraços!

    ResponderExcluir
  7. Sempre tive vontade de ler essa série, mas não sabia desse triângulo amoroso e odeio então fiquei um pouco receosa. Mas fiquei muito curiosa com essa historia de beijar a alma gêmea e ela morre e de ver os mortos uma vez ao ano, achei interessante isso, então acho que daria uma chance, ainda mais que os personagens parecem que nos conquista fácil, gosto quando tem uma turma de jovens na trama, fica mais animada.

    ResponderExcluir
  8. Oi, Bela
    Sabia da série mas ainda não li.
    Não sabia do triângulo amoroso, mas pelo enredo e os personagens que você citou deve ser uma leitura fascinante e envolvente. E ainda você se identifica com muitos personagens, preciso ler.
    Leia o próximo livro e traga a resenha pra gente, beijos!

    ResponderExcluir
  9. Oiii
    Também odeio triângulos amorosos, mas não senti tanto isso presente nessa obra, ainda não li, mais pelas resenhas vemos que o enredo é original, gostei de como mostra bem a família da protagonista e o que a difere deles!
    Confesso que tenho vontade de ter os livros da série porque acho as capas belíssimas, e porque corvo é um pássaro sombrio, remete bem a história toda!
    Que bom que deu uma nova chance a leitura e curtiu!!
    Beijos

    ResponderExcluir

Agradeço muito sua visita e peço que participe do blog, deixando um recadinho. Opiniões, idéias, sugestões, são muito importantes para fazer o blog cada vez melhor!
Assim que possível, retribuirei a visita.

Beijos, Julia G.