Quase Pronta - Meg Cabot

Sinopse: Samantha foi convidada a passar o final de semana na casa de campo do seu namorado que não é ninguém menos que o filho do presidente! David tem mil atividades programadas para eles, mas Samantha desconfia que ele a tenha convidado por outro motivo. E, se for verdade, ela não tem certeza se vai estar preparada... (Skoob)
 CABOT, Meg. Quase Pronta. Galera Record, 2008. 288p.


Em A Garota Americana, Sam salvou o presidente e sua vida mudou. Agora ela está namorando o filho dele e acredita que ele quer fazer sexo. Ela acaba dizendo isso em voz alta em rede nacional de televisão e sua vida muda mais ainda.

Claro que salvar o presidente e namorar o filho dele já a deixa famosa, mas imagina então dizer para todo mundo que eles estavam transando (apesar de nem estarem ainda) numa época em que até cantoras pop tinham que fingir ser virgens e quando o sogro dela incentiva a abstinência dos adolescentes como melhor método de se evitar gravidez indesejada e DSTs.

São diversos momentos de vergonha alheia de conversas em família sobre sexo que me fizeram rir muito, principalmente os pais e a empregada repreendendo a Samantha e falando da má influência para a irmã mais nova, e esta respondendo que já sabe tudo sobre o assunto. Afinal, lembrando, ela é superdotada. A mídia também é engraçada, ao mesmo tempo que imprópria e intrometida, fazendo perguntas absurdas como "Vocês fizeram no quarto de Lincoln?" se referindo a um antigo presidente.

Nesse livro, a Sam arrumou um emprego na locadora Potomac. Eu li esse livro em 2008 e ainda frequentava locadoras, mas se vocês forem ler agora, vão ter muita nostalgia. A personagem fazia listas desde o primeiro livro e as desse são muito boas, porque várias são de filmes, e eu sempre volto nelas para ver quais eu já vi e quais quero ver. Na locadora, trabalha uma menina superdescolada que tem cabelo colorido e não mora com os pais, tudo que a Sam sonha em ser. Elas se tornam amigas. É interessante, principalmente porque ela é muito mais experiente que a Sam sobre sexo.

Outra que tenta aconselhar e ensinar algumas coisas é sua irmã mais velha, Lucy, que tem também sua própria história nesse livro. Ela precisa fazer aulas particulares e se apaixona pelo professor. Essa parte é fofa. 

Sam continua fazendo aulas de arte e agora tem que fazer pintura de modelos nus, algo que ela tem pavor, ainda mais porque agora está pensando em ter sua primeira vez.

Esse livro é bem criticado. Principalmente porque, quando você chega no final, você vê que não tinha necessidade de tudo aquilo, que foi dramático. Eu concordo, mas até gosto, e não acho que isso seja o bastante para dizer que essa continuação não deveria existir, porque outras histórias, como a da Lucy, foram legais. Na época que eu li, minhas amigas não gostaram do final por um outro motivo: que faltou fechar alguns pontos. Eu concordei, porém gostei mesmo assim, e eu geralmente não gosto quando o final não é muito fechado.
Mah
Mah

Escrever (por prazer) me acalma e resenhas são uma terapia pra mim. Assim como doces, séries e ler. Autora do Programa Resistir, um podcast sobre suicídio.

10 comentários:

  1. Oi, Mah
    Ainda não li nada da autora, mas hoje por coincidência estava fazendo minha lista de metas no Skoob e na pesquisa apareceram uns livros da autora entrei e li a sinopse de cada um.
    Mesmo sendo livros juvenis pessoas de qualquer idade podem ler, como você mesmo diz a respeito das locadoras bate aquela nostalgia. Frequentei muito as locadoras.
    Não gosto também de livros com final em aberto, mas ainda quero ler algum livro da autora.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Se não tiver drama, não é Meg! rs
    Apesar de ler bem pouco da autora, os livros que já li sempre trazem uma gama de sentimentos. Do amor que passeia pela dor, dá um dedo de prosa com o bom humor e vai para a lágrima sem pudor.
    Primeira resenha que leio deste novo livro e quero muito poder conferir, mesmo com estes pontos negativos!!!
    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Duas coisas despertaram minha curiosidade a lista de filmes, gosto de pesquisar os que não assisti, para saber se vou gostar e como a personagem salvou o presidente, depois disso sua vida deve ter virado de cabeça para baixo, isso deve ter deixado a leitura bem divertida. Gosto quando tudo é muito bem explicado no final sem pontas soltas.

    ResponderExcluir
  4. Eu nunca li Meg Cabot!
    Esse livro me parece razoável, é mais uma leitura para descontrair.
    E é o tipo de livro que eu gostava na adolescência, mas os livros dessa autora acabaram ficando em segundo plano.
    Li a resenha do 1° livro e acho que ele é melhor.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Já li o primeiro volume e adorei! Ainda não li esse por falta de oportunidade.. O Diário da Princesa, me irritou por causa das lamentações da Mia, ela aumenta todos os problemas, dando a impressão de que eles são impossíveis de se resolver! Mas é impossível qualquer coisa que a Meg escreva, seja ruim. Parabéns pela resenha, está perfeita.

    ResponderExcluir
  6. Oi Mah,
    Tenho a impressão de que a protagonista Sam é dona de entrar em confusão kkk Fico imaginando ela falando sobre sexo em rede nacional, e o motivo disso.
    Já li alguns livros da Meg, e acho bem engraçado, ela trata de temas bacanas de forma leve, e eu gosto desse estilo de narrativa.
    Não sou fã de finais abertos, prefiro quando tudo se fecha certinho, mais quero dar uma chance para essa duologia.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Li vários livros de Meg Cabot e amo sua escrita, mas esse ainda não li. Pela história vou gostar bastante tanto do primeiro como do segundo, tem uma história adolescente, que ja me apaixonei.

    ResponderExcluir
  8. Mah!
    Apesar de não ter lido nada ainda, já me acabei de rir só imaginando toda a cena de estar na frente de milhares ede pessoas e passaar por um vexame desses...

    Peço jeito o livro além da crítica intrínseca, tem um certo tom hilário.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  9. Oi, Mah!
    Na época da escola uma colega minha me falou sobre A Garota Americana e fiquei bastante interessada em ler a história da Sam - lembro dela falar sobre essas listas que a protagonista fazia e achei bem legal - mas até hoje a oportunidade nunca surgiu, vou tentar ler esse ano, quem sabe eu consiga finalmente?!...
    Em relação a Quase pronta, que vergonha alheia, coitada da Sam!... Mas a irmã mais nova dela deve ser bem divertida, hein, amor crianças superdotada.
    Pena que o final não é fechado, mas se eu gostar de A garota americana com certeza também vou querer ler Quase pronta.
    Abraços!

    ResponderExcluir

Agradeço muito sua visita e peço que participe do blog, deixando um recadinho. Opiniões, idéias, sugestões, são muito importantes para fazer o blog cada vez melhor!
Assim que possível, retribuirei a visita.

Beijos, Julia G.