Graça e Fúria - Tracy Banghart

Sinopse: Duas irmãs lutam para mudar o próprio destino no primeiro volume de uma série de fantasia repleta de romance, ação e intrigas políticas. Em Viridia, as mulheres não têm direitos. Em vez de rainhas, os governantes escolhem periodicamente três graças — jovens que viveriam ao seu dispor. Serina Tessaro treinou a vida inteira para se tornar uma graça, mas é Nomi, sua irmã mais nova, quem acaba sendo escolhida pelo herdeiro. Nomi nunca aceitou as regras que lhe eram impostas e aprendeu a ler, apesar de a leitura ser proibida para as mulheres. Seu fascínio por livros a levou a roubar um exemplar da biblioteca real — mas é Serina quem acaba sendo pega com ele nas mãos. Como punição, a garota é enviada a uma ilha que serve de prisão para mulheres rebeldes. Agora, Serina e Nomi estão presas a destinos que nunca desejaram — e farão de tudo para se reencontrar. (Skoob)
BANGHART, Tracy. Graça e Fúria #1. Editora: Seguinte, 2018. 304 p.


Em Graça e Fúria, conhecemos as irmãs Serina e Naomi, duas jovens moradoras do reino de Viridia, onde as mulheres são constantemente oprimidas e vivem as suas vidas sem direito praticamente nenhum. Serina, como irmã mais velha, foi criada para ser uma graça, uma das poucas mulheres que podem servir o rei e os seus herdeiros, em troca de riquezas e uma vida melhor para a sua família.

Em contrapartida temos Naomi, uma jovem de personalidade forte, que não se contenta com o papel que tem na sociedade e sonha com o dia em que poderá fazer as suas próprias escolhas e ser livre. Ela acompanhará a sua irmã na seleção, ou seja, será sua aia e a pessoa que auxiliará Serina se ela se tornar uma graça. 

Contudo, alguns acontecimentos fizeram com que o herdeiro do trono escolhesse Noami como sua graça, fazendo com que Serina, a jovem que sonhava com o dia em que se tornaria uma graça, virasse aia da sua irmã. Para piorar ainda mais a situação, Serina é pega com um livro na mão, que foi roubado da biblioteca pela sua irmã que, mesmo sabendo das regras, aprendeu a ler; como isso é considero um crime, Serina é mandada para uma prisão feminina onde terá que lutar pela sua vida.

Agora as irmãs terão que se adaptar às vidas que nunca quiseram para si, Serina na prisão, tendo que deixar a sua delicadeza e costumes de lado para sobreviver, e Noami, que está num ninho de cobras e terá que aprender rápido e se comportar como uma graça. 

Graça e Fúria é um livro que traz uma história de empoderamento feminino e que trabalha diversos assuntos, como o papel da mulher em meio a sociedade. A trama em si é muito clichê e bem previsível, mas, ainda assim, a autora conseguiu me cativar com alguns personagens e com a sua escrita, que extremamente rápida e fluída.

Serina foi uma personagem que me surpreendeu bastante pela força e coragem que demostrou ter nos momentos difíceis que passou. Naomi, por outro lado, foi uma personagem que não me cativou muito, ela tem uma coragem muito grande, mas o seu jeito impulsivo de ser a colocou em diversos problemas, pelas atitudes impulsivas que ela tomou no calor do momento, a começar pelo roubo do livro. Por outro lado, eu adorei a pessoa que ela se tornou quando o assunto era sua irmã, o amor que ambas demostraram ter uma com a outra, foi lindo de observar e isso foi, sem dúvidas, um dos pontos altos desse livro.

A trama de Graça e Fúria traz uma proposta muito interessante e eu acho que a autora introduziu bem o leitor a esse mundo. Nada foi trabalhado de forma muito profunda, contudo, tudo teve a sua devida introdução. O único ponto que deixou um pouco a desejar, foi plot twist que, a meu ver, estava muito óbvio e já trazia algo que vemos em muitos outros livros.

Em relação à parte física do livro, eu adorei a capa, ela traz uma foto das irmãs, o que deu um charme a edição, as folhas são amareladas e as letras confortáveis. A narrativa é feita em terceira pessoa, alternando entre Serina e Naomi, o que nos possibilita conhecer e acompanhar as irmãs nessa dura jornada. Graça e Fúria foi uma leitura rápida, que trabalha um tema muito interessante e que, apesar dos vários clichês, me deixou muito curiosa para o próximo livro, que tem como título: “Queen of Ruin” em tradução livre “Rainha da Ruína”.
Maah
Maah

10 comentários:

  1. Apesar de ser previsível gostaria de ler, fiquei curiosa com essa troca de papéis entre as irmãs, em saber como elas vão lidar com algo que não estavam preparadas, foram pegas de surpresa. Mas admito que esperava mais desse livro que fosse ter reviravoltas e que surpreendesse. Mas gostei de saber que tem empoderamento feminino, pois é muito bom poder acompanhar isso.

    ResponderExcluir
  2. A capa deste livro é incrível!!!
    Namoro ele desde seu lançamento e não vejo a hora de poder conferir a história destas duas irmãs.
    Tão diferentes e ao mesmo tempo, tendo que descobrir em seus corações, forças que nem sabiam existir!
    Ando gostando demais desta inovação na literatura, onde as mulheres vem mostrando seu poder e a que vieram!
    O livro já está na minha lista de desejados!!!
    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Oi Marlene,
    Achei legal a autora ter mostrado como a aparência não importa, principalmente nesse enredo completamente machista, da até medo imaginar uma sociedade assim né?
    Sabe outro ponto que chama atenção, como as duas irmãs, que mesmo sendo opostas uma da outra, precisaram se unir, uma para salvar a outra, e em como as suas se mantiveram fortes perante a isso.
    Apesar de ser classificado como fantasia, senti um leve toque de distopia também!
    Beijo

    ResponderExcluir
  4. Quero muito ler esse livro!
    A capa é incrível, original.
    E a história parece muito boa.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Para começar a capa deste livro e de muito bom gosto e linda.O que achei mas legal e o fato das irmãs serem o oposto uma da outra e mesmo assim parecem tão iguais no sentimento uma pela outra.Duas pessoas tão diferentes e ao mesmo tempo tão iguais ,gostei muito dessa temática.Quero poder ler logo.Perfeita sua sinopse.

    ResponderExcluir
  6. Marlene!
    Gostei muito de todo plot do livro e chocada em ver uma sociedade onde a mulher é uma 'coisa', afinal não pode nada, a não ser satisfazer as vontades e necessidades dos homens.
    Bom saber que há um amadurecimento de ambas protagonistas no decorrer do livro e confesso que fiquei bem curiosa por fazer a leitura.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  7. Oi, Marlene
    Ganhei esse livro num sorteio da editora Seguinte e a capa é maravilhosa, perfeita.
    Ainda não li e já estou ansiosa para o segundo livro.
    Gostei muito do enredo e tem uma sociedade machista e mesmo com as diferenças as irmãs estão unidas e crescendo como personagens.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Olá! Estou doida pra ler esse livro, curto muito fantasia e essa resenha me deixou ainda mais interessada em conferi essa história, tomara que a editora não demore pra lança os outros volumes dessa série.
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Que legal esse livro, o que me chamou a atenção na resenha é que não falou do mocinho que elas se apaixonam que é algo que tem em todos os livros. Caso esse não tenha, esse ja é o diferencial.

    ResponderExcluir
  10. Oi, Marlene!
    Não curto livros/séries com intrigas políticas e nem personagens impulsivos iguais a Naomi, mas gosto de livros/séries repleta de romance e ação e de personagens fortes e corajosos como a Serina, por isso vou esperar ler resenhas do próximo livro da série - Queen of Ruin -para decidir se lerei ou não a história das irmãs Serina e Naomi... Abraços!

    ResponderExcluir

Agradeço muito sua visita e peço que participe do blog, deixando um recadinho. Opiniões, idéias, sugestões, são muito importantes para fazer o blog cada vez melhor!
Assim que possível, retribuirei a visita.

Beijos, Julia G.